Vira o disco e toca o mesmo!


E quando eu pensava que tinha lido comentários e textos com opiniões radicais do pessoal que é anti-tabaco... Leio um texto que bate todos os limites do aceitável, com o título:


"Caça aos criminosos do cigarro!"


Já imagino a GNR de G3 em punho à saída de bares, a deter fumadores e a enviá-los para campos de concentração, onde serão mortos em câmaras de gás, em nome da sua saúde e da preservação da dos não fumadores.


Do blogue deste senhor e após uma curta discussão no blogue da Nina, retirei frases dignas de um Hitler anti-tabaco, como:


"Quanto a mim, as medidas deveriam ter sido mais radicais: a proibição deveria ser mais abrangente, as restrições deveriam ser mais rigorosas e as multas deveriam ser mais avultadas!"


Medidas mais radicais? Como por exemplo? O fumador terá de fumar na rua, enquanto faz o pino?
Medidas mais rigorosas? Como por exemplo? Proíbir o fumador de fumar em sua própria casa? Ou as mulheres de fumarem charuto de cueca?
Quanto às multas, isso que se foda. Pois se eu pagar 100 o dono da casa paga 200 e a injustiça por injustiça continua!


O texto deste senhor, que consiste em excertos de um texto de outro blogue, onde ele acrescentou radicalismos, dignos de um xénofobo em relação à liberdade de terceiros, termina com um fantástico:


"fumar é um crime!"


Vamos então adoptar o código penal Iraniano e fazer justiça, cortando as mão aos fumadores. Um país não fumador e livre de impostos de tabaco, irá "liderar o mundo civilizado"... Ou não...
Andar a violar mulheres e crianças, é um crime. Andar alcoolizado e a conduzir, é um crime. Roubar, matar, é um crime. Muita coisa é crime, mas fumar não é uma delas. Quando este senhor respondeu a um comentário meu, com "os fumadores devem ser discriminados", ele sim, cometeu um crime, pois discriminar em Portugal bem como no mundo civilizado, é um crime!


Comprar tabaco pagando os impostos devidos. é legal. Acender um cigarro e prejudicar a minha saúde, é legal. Fumar, é legal e é também um direito!


Na minha opinião, isto são radicalismos de "trazer por casa", que se ridicularizam a si mesmos ao serem tornados públicos. No entanto, Hitler era um tirano de "trazer por casa" e vejam no que deu...


Falar é fácil, quando não se tem nada para dizer!

88 Comentários:

  maria inês

terça-feira, janeiro 08, 2008 12:40:00 da tarde

passou uma noticia na tv, que achei interessante e que focava o aspecto da quebra na "produtividade" Imagina quem trabalhe num 10º e muitos andar tem que vir para a rua fumar, tem uma paragem de cerca de 10 a 15 minutos, será isto benéfico á nossa economia?
ou irão contrabalançar com as multas dos ditos caçadores a fumadores?

como em tudo, neste país é o tudo ou nada! (isto até se torna cómico... há muito mais gente na rua!)

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 12:51:00 da tarde

Bom dia alegria!!!!
E a polémicainstala-se de novo...ou não!!!
Pois não acredito que haja muita discordância relativamente ás frases escritas por esse cromo!!!
Crime???Crime é o "carneirismo social" daqueles que,não tendo as suas próprias ideias nem uma vida própria interessante de que falar,se aproveita das modas "anti isto" e "anti aquilo" para escrever barbaridades e fazer-se ouvir...da pior forma é claro...
Ó senhor caça cigarros,vai uma passa????

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 12:54:00 da tarde

ines:

Como empresário, nem preciso de trabalhar num décimo andar para concordar com a perda de produtividade. No meu escritório não se pode fumar, os trabalhadores estão autorizados a fumar nas 3 pausas diárias, no bar da empresa mas não no restaurante.

Não fumar enquanto se trabalha, não matará ninguém!

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 12:59:00 da tarde

Ana Reis:

"E a polémicainstala-se de novo...ou não!!!"

De todos os blogues que tenho visitado, este sem dúvida tem a opinião mais radical e injustificavel, chegando ao cúmulo de mencionar os milhões gastos no sistema de saude Portugues... Não seria uma melhor luta, levantar a voz contra o sistema de segurança social Português? Um sistema primitivo, tornado privado em todos os países civilizados?

Se eu for hospitalizado, nenhum sistema de segurança social público irá gastar um cêntimo comigo, pois moro num país que já privatizou o sistema há muitos anos.

Que tal, toda a malta anti-tabaco, pegar num luta aceitável e lutar pela privatização do sistema de segurança social? Ao ser privado os descontos dos trabalhadores são os mesmos, mas passam a ser cobertos médicamente de uma forma eficáz, desde medicina geral, a especialistas e até saude dentária!

  Teté

terça-feira, janeiro 08, 2008 1:00:00 da tarde

Eu aceito todas as opiniões, mas no meu blog não dou propaganda a idiotas desses...

Nem a Guiduchas, nem a Paulinhos, nem a Lilis (por acaso hoje está lá uma, porque faz anos, mas não tem a ver com a outra), tento não falar de gentalha que me irrita!

Mas aqui passou-se do 8 para o 80 e as cenas são ridículas. Completamente!

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 1:19:00 da tarde

Crest,não podia estar mais de acordo contigo!!!

Eu comecei a trabalhar muito cedo,ainda andava no secundário e já trabalhava para ajudar a pagar os estudos,sempre foi assim até sair da faculdade e hoje em dia,apesar de ser empresária,tenho além da empresa um part time para me ajudar a segurar o barco,pois o nosso país está como sabemos...
Sempre descontei para a segurança social,desde os 16 anos ...
E o que acontece quando vou a uma urgência de um hospital?Fico 6 horas á espera(verdade!) para no final ainda me virem cobrar taxa moderadora(que eu me recuso sempre a pagar,deitando de imediato ao lixo a nota de débito que me dão para pagar posterormente!)

E o que acontece quando vou a um centro de saúde a uma consulta?Tenho que ir para lá ás 7 da manhã marcar vaga,pois estou á 8 anos á espera de ter médico de família...

E o que acontece quando a minha avó,internada no hospital devido a uma crise de alzheimer,cai,fica a queixar-se durante dias que a perna lhe doi imenso ao que as enfermeiaras respondem "isso é fita,ela quer é atenção" até eu me fartar e fazer um escândalo a exigir uma radiografia?
Verifica-se que tem a bacia partida,é operada,como tem 80 anos e esteve muitos dias com a bacia partida nunca mais se consegue levantar,ganha asseptissémia e acaba por morrer no hospital...

E o que tenho eu de fazer,apesar das dificuldades económicas por que estou a passar,se quero preservar a minha saúde e ter um futuro mais tranquilo?
Descontar todos os meses uma parte do meu ordenado para um seguro de saúde e um PPR que ao menos me traz benefícios fiscais...

Sim,também aqui o governo não nos deixa escolha!!!Se não têm soluções deixem-nos cria-las!!!Mas não nos obriguem a todos os meses descontar do nosso ordenado um valor exorbitante para podermos aceder a um sistema de saúde débil e a uma reforma que nunca iremos receber...

Sabes o que te digo???
Haja saúde!!! :)

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 1:21:00 da tarde

Desculpem lá o comment um bocado sensacionalista,mas tudo o que escrevi é verdade...
E falar do estado de saúde em Portugal deixa-me DOENTE!!!!!

  Marta

terça-feira, janeiro 08, 2008 1:42:00 da tarde

Isso nem radicalismos são, isso já é mesmo estupidez natural! Enfim...temos que viver com eles!

  Afrika

terça-feira, janeiro 08, 2008 1:49:00 da tarde

Eu do tempo que moro cá, não me lembro de ter assistido a tempestade a catástrofe sobre o tabaco e lei do tabaco que esta a ser feita em Pt... estive duas semanas em Pt e os comentários dos fumadores contra a nova lei os comentários dos não fumadores a favor da nova lei enfim...cá a lei entrou e ponto final, se bem que ouve quem contestasse pela perda de clientes ate agora não se sabe de semelhante coisa. Nao há desacatos a lei, e' proibido fumar em todos e quaisquer sítios públicos ponto final.Eu achei piada no dia um ter que sair da mesa do bar onde estava e ir fumar la fora, pois não estava habituada, no fundo e' isso uma questão de habito e tempo. Como fumadora que sou eu concordo com a lei, pois reconheço que o tabaco faz mal a saude, mas não vai ser por isso que vou deixar, eu não fumo em casa nem perto de crianças ora então não vejo mal nenhum esticar as pernas e ir fumar um cigarro ao ar livre , mas de que já notei a redução do numero que antes fumava pra o numero que agora fumo isso sim notei!

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:05:00 da tarde

Boa, agora sou criminosa além de fumadora invertebrada (como diz o outro)!!
Não entendo a polémica, é proibido fumar em locais fechados, tudo bem, na boa. Compreendo perfeitamente os maleficios do fumo do tabaco, é totalmente justificavel que se queira salvaguardar a saude dos que optam por não fumar.
Agora transformar isto numa guerra anti fumadores, Meus Senhores, é ridiculo!
O sistema de saude não vai gastar um chavo quando e se eu adoecer por causo do fumo do meu cigarro! Tenho um seguro de saude, assim como todas as pessoas da minha familia mais proxima e ha mto k deixei de recorrer ao serviço publicoo para o que quer que seja.
Néao kero, não preciso, obrigada. Apesar de continuar a descontar todos os meses para que outros, talvez os não fumadores que enchem o peito para acusar os fumadores dos gastos incorridos pelo estado no tratamento das hipotéticas (às vezes, mas nem sempre reais)doenças causadas pelo fumo.

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:15:00 da tarde

Teté:

O que faço no meu blogue ao comentar o que leio noutros, é como que um teste. Será que sou eu que estou louco?

Com os comentários que recebo, esclareço-me :)

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:28:00 da tarde

Ana Reis:

Eu posso-te dizer que aqui existe uma taxa moderadora de 10€ que se paga só quando vais ao médico é válida para 4 meses, quer seja médico, dentista ou qualquer especialista.

É tudo grátis.

Por exemplo, durante uma limpeza oral, foi-me detectado um problema num dente, após 15 minutos de exames o dentista veio a saber que era o osso do maxilar superior que estava a pressionar esse dente e com o tempo poderia danificá-lo. A solução era cortar um pouco desse osso. Foi-me marcada a uma Quinta-Feira uma cirurgia para a Terça-Feira seguinte às 11:00. Cheguei eram 10:30 e estava anestesiado às 11:15. 30 minutos depois já ia todo contente para casa.

Pagar? Nada. Segurança social privada é isto.

Se eu não for ao meu dentista durante 4 meses, ele telefona-me para casa amarcar uma consulta de rotina, nem que seja só para limpar os dentes.

Vou ao meu médico de medicina geral e ele faz-me um exame geral de 6 em 6 meses, que inclui análises a tudo e mais alguma coisa, exame aos pulmões por ser fumador e ecografia. Pago? Nada!

Vou fazer exames à audição e visão. Pago? Nada!

Isto é um sistema privado e resulta. O problema em Portugal é que o dinheiro da segurança social foi usado indevidamente em Expos 98, em Euros 2004, OTA e TGV, toda a gente sabe disso. Hoje não há dinheiro e de maneira a recuperar dinheiro para os cofres do estado, a privatização é impossível.

Portugal é e sempre foi um país corrupto e sempre o será pois estamos sempre a mudar PSD-PS, PSD-PS a culpa do estado do país é sempre de quem saíu e quem está lá faz o mesmo.


Num hospital em Portugal, levei a minha Avó que teve o início de uma trombose. Passado 7 horas na sala de espera, perguntei por ela. Ninguém sabia onde estava a velhota. Perderam uma mulher de 86 anos, dentro de um hospital.

Após encostar um securita contra a parede, fui encontrar a minha avó num corredor, numa maca, que me disse que não foi vista por nenhum médico. Passado 30 minutos, estava a ser assistida por um médico e eu a ser indentificado pela polícia.

A policia necessitou de 30 minutos para chegar lá. O médico precisou de 7,5 horas!!!

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:28:00 da tarde

Marta:

É bom estar longe!

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:30:00 da tarde

Afrika:

"Como fumadora que sou eu concordo com a lei, pois reconheço que o tabaco faz mal a saude, mas não vai ser por isso que vou deixar, eu não fumo em casa nem perto de crianças ora então não vejo mal nenhum esticar as pernas e ir fumar um cigarro ao ar livre"

Mas porque não haver casas para ambos, basta colocar um sinal de fumadores à porta e os não fumadores que vão a outro local, destinado a eles.

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:33:00 da tarde

Maya Gaarder:

"fumadora invertebrada"

LOOOOL

2Agora transformar isto numa guerra anti fumadores, Meus Senhores, é ridiculo!"

A questão é que há idiotas que querem agora falar, reclamando uma vitória por uma luta que não travaram. É como se o Vitória de Setubal fosse campeão Nacional e eu ir festejar como se fosse um adepto desde pequenino. Hipocrisia!

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:35:00 da tarde

Quero ir viver para a Alemanha!!!
:)

  Afrika

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:47:00 da tarde

Eu não concordo com a criação de locais pra não fumadores e pra fumadores, primeiro por que caso contrario eu e os meus amigos nunca estaríamos juntos no mesmo sitio e não acredito que a criação de locais separados seja a solução! Se os meus amigos estão num local de não fumadores eu ao querer estar com eles e se me apetecer fumar terei de sair do local pra o fazer, se eu me encontrar num local pra fumadores os meus amigos como não fumadores evitarão esses lugares ao máximo! E que mal tem ser proibido em todos os locais públicos? O

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:51:00 da tarde

Ana Reis:

Livre circulação de pessoas e bens. Autorização de residência e trabalho para Europeus. Voos baratos dentro da Europa. Baixo desemprego. A única barreira é a língua e até aí é barato.

Existem escolas para estrangeiros que dão cursos de Alemão, onde se pagam 50 Euros por semestre durante os primeiros niveis e 154 € por semestre em níveis avançado. A certificação final dá-te a equivalência ao 13° ano Alemão ou seja o nosso 12°.

Mais, a vantagem de o carro ser dispensável e ser mais um adereço ou luxo do que uma necessidade.

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:54:00 da tarde

Afrika:

"primeiro por que caso contrario eu e os meus amigos nunca estaríamos juntos no mesmo sitio"

Só se não quiserem!

"e não acredito que a criação de locais separados seja a solução!"

Fumar em -10 graus não é opção, é recurso, pois não existe opção!

"Se os meus amigos estão num local de não fumadores eu ao querer estar com eles e se me apetecer fumar terei de sair do local pra o fazer, se eu me encontrar num local pra fumadores os meus amigos como não fumadores evitarão esses lugares ao máximo!"

Então e se sais com amigo fumadores? Assim não tens onde ir e ficam num banco de jardim a fumar como se fosse ilegal. Isto até a malta dizer que o fumo faz mal às árvores!

"E que mal tem ser proibido em todos os locais públicos?"

Tem, pelo facto de fumar socialmente, deixa de ser feito de forma social, passado a ser um acto de reclusão.

  Sílvia

terça-feira, janeiro 08, 2008 3:03:00 da tarde

Vá...vamos ser racionais e perceber que tanto fumadores como não fumadores estáo a fazer disto uma guerra... é o que me parece.

Bj

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 3:16:00 da tarde

SílviA:

Uma guerra que foi iniciada após dever terminar. Aceito muita coisa, mas não de ser chamado de criminoso!

  Afrika

terça-feira, janeiro 08, 2008 3:18:00 da tarde

Crest, Fumar e' nocivo pra saude! não so de quem fuma como dos que estão ao redor...como fumadora a 17 anos eu não pretendo deixar de fumar, mas estou a favor da lei e já fumei ao ar livre com -9, alias quem corre por gosto não cansa! a mim não me incomoda ter que ir pra o ar livre fumar e não vejo o por que de tanta guerra a lei foi criada no fundo so me beneficia como já disse no fundo fumo menos.

  GoMi

terça-feira, janeiro 08, 2008 4:10:00 da tarde

Este comentário foi removido pelo autor.
  Ana

terça-feira, janeiro 08, 2008 4:11:00 da tarde

Nunca comecei tão seriamente a pensar em emigrar como agora, verdade seja dita. Infelizmente nem tudo é assim tão simples e a barreira da língua não me ia sair nada barata ;-).

Por outro lado, não posso queixar-me de estar na miséria, porque não estou. E porque será? Exacto. Porque os meus pais podem apoiar-me, e o gaijo arranjou um emprego melhor que muitos.

O sistema de saúde publico em portugal é um nojo. O privado funciona. Mas, paga-se, e bem.
Os bons médicos fogem do sistema publico, e porque? Porque a corrupção que existe nos hospitais e afins publicos não lhes permite trabalhar, progredir e salvar vidas. Chega uma altura que, qd podem, fogem para o privado, onde lhes são oferecidas todas e mais algumas condições e onde não são mandados à ordem dos médicos por terem exigido material e equipamento novo aos chefes de serviço... ah pois.
O Hospital de Faro é do piores do país, é uma nulidad autentica. Há lá bons médicos, mas são impedidos de trabalhar em condições. Esses, assim que puderem, raspam-se para o privado ou para o estrangeiro, onde o sistema funciona melhor. Um bom senão: a maternidade, contudo, é das melhores do país. Ao menos isso...
Não me posso queixar muito porque sempre fui ao privado. Tirando um otorrino que me fez esperar 2h e 30 pela minha consulta (o que no privado é inadmissivel) e que depois ainda me chamou lá de dentro do consultório (só percebi que era a minha vez porque estava tudo a entreolhar-se)...mas eu sou um caso à parte, ;-)...

Quanto a esse senhor de que falas...porra, e a mim é que me perguntam se iria para uma discoteca de fumadores carregada de bombas??? :-p

Há espaço para todos, possa!! Como não-fumadora, apenas quero poder optar por um lugar sem fumo! O que não implica q ache q os fumadores deviam ser discriminados!! Eu li bem, esse senhor disse mesmo isso? :O

Enfim, não te esqueças q na net quem vê letras não vê caras e corações. Ele pode ter escrito isso para provocar polémica. Acho eu...estou só a fazer de advogada do diabo.

  NiNa

terça-feira, janeiro 08, 2008 4:17:00 da tarde

Olá Crest!
Realmente toda esta discussão tem tomado dimensões que n poderia imaginar...a verdade é que num debate cada um exacerba os pontos dos "adversários" e tenta ridicularizá-los!
Mas RIDÍCULA era a situação em que estávamos... em que, tu concordando ou não, os não fumadores eram discriminados, em nome de um "direito".
O fazer uma pausa no serviço para ir fumar o seu cigarro, em condições de resto muito mais saudáveis do que estar no gabinete fechado, não vai prejudicar a economia! Só o fará se alguns dos fumadores o quiserem e passarem longos períodos a fumar e na conversa, quais meninos mimados a fazerem birra...
Há que haver equilibrio e mútuo respeito! De resto ninguém proibiu de fumar!
Concordo qdo dizes q os empresários pudessem escolher para os seus negócios a condição de fumadores/não fumadores... Talvez ajudasse às duas partes entenderem-se!
E relativamente aos comentários que aqui expuseste, de um amigo meu, devo dizer que concordo com ele em quase tudo...começando com "fumar é crime" - o TABAGISMO PASSIVO MATA!
E se apresentas todos e quaisquer argumentos para contrariares essa afirmação, convido-te a visitar algumas enfermarias pelas quais tenho passado...talvez mudasses de opinião!
E isto não é de todo nenhuma "retaliação pessoal" contra ti, de resto tenho sido leitora assiudua do teu blogue, mto menos quanto aos fumadores em geral (tenho amigos fumadores que de resto já cumpriam a lei mto antes de ela ser imposta!!! é uma questão de princípios)
O meu irmão fuma :/ e a única coisa q lhe disse um dia foi "se gostas de mim não fumes ao meu lado" - ele mudou a sua conduta, mas continua a encharcar-se em cigarros...
Será que custa assim tanto aos fumadores fazer um esforço e fumar ao ar livre, já que não conseguem fazer um favor a si próprios e deixarem de fumar?

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 4:25:00 da tarde

cá pra mim ele quer um filho teu:)

  Erotic Spirit

terça-feira, janeiro 08, 2008 4:54:00 da tarde

Where I live is it already forbidden to smoke in enclosed spaces and I'll be honest I like that but don't think anyone looks at smokers as criminals. They r free to smoke just not free to impose their second hand smoke on anyone that does not care for it.
But u r right, it is not a crime - I see it as a measure of well being for the community in general... not a crime! I guess I can see your astonishment at such ridiculous outpours when rea; crime stares at us everyday and not much is done regarding it... not even radical cries for rape, child pornography, child abuse... I wonder sometimes if we becoming retarded instead of more evolved.

:)

  Francis

terça-feira, janeiro 08, 2008 5:01:00 da tarde

não há pachorra para estes fundamentalismos. nós, os fumadores, até parece que somos mais compreensivos, e fomos os penalizados, do que os outros que foram beneficiados. Foda-se não tenho pachorra.

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 6:06:00 da tarde

Crest,assim fazes-me pensar seriamente no assunto!
De facto a unica barreira seria a lingua,mas como sempre tive jeito (tb sou formada em letras)penso que seria ultrapassável!
E isso do carro ser dispensavel é muito apelativo...detesto conduzir!!!nao que seja azelha,mas porque me chateia,porque prejudica demais o ambiente,porque nao tenho tempo a perder no transito!


E como funcionam as ópticas aí?
Há muitos restaurantes japoneses?
beijos e keijos

  Mil

terça-feira, janeiro 08, 2008 6:25:00 da tarde

Crestfallen..
Até agora tratei com respeito e consideração todos os teus comments, mesmo discordando a 99% da tua posição em relação ao tabaco!

Os excertos descontextualizados que publicaste e a forma como os inseriste são próprios de quem não tem mais argumentos válidos para esgrimir!

ANA REIS.. Aqui o "cromo" convida-te a ires ler ao meu blog o que escrevi e o que debati com o Crestfallen..
Para além disso, posso dizer-te que "Carneirismo Social" é fumar para parecer bem, ou para se mostrar que é uma menina crescida frente aos meninos mais velhos do secundário.. mesmo quando não se tem um pingode descernimento!

TÉTÉ.. idem.. mas desta vez é o "idiota" que faz o convite!

MARTA.. a ti é o "estúpido"!

  Mil

terça-feira, janeiro 08, 2008 6:33:00 da tarde

Esta é a minha opinião não deturpada pelo Crestfallen. Se fores um homenzinho.. reconhece-a!

1- a lei é boa. Impede quem costumava sujeitar terceiros ao fumo nocivo, sem qualquer respeito pela sua saúde e bem estar.

2- Fumar mata. Seja o fumador, ou os fumadores passivos. Está cientificamente provado:
Vejam o seguinte link:
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/fpassivo.htm

3- Independentemente dos graus de gravidade de cada acção, lembro que é normal as acções que prejudiquem terceiros serem alvo de restrições e punições!

4- Citando o Crestfallen:
"Coloco esta frase ao lado de muitas frases em relação à discriminação racial e religiosa."
Crestfallen.. com esta frase posso apenas dizer-te que o "fumo está a cegar-te"!
Quando eu falo em discriminação, não falo em ostracização, nem em perseguição! Mas em jeito de resposta a esse comentário desproporcionado, lembro-te apenas que o cancro dos pulmões já matou mais que Auschwitz ou o Apartheid (racial) e mais do que a Romanização dos bárbaros ou as Cruzadas (religiosa)!

5-126 milhões de euros anuais gastos em internamentos hospitalares devido ao tabaco. A este número podemos acrescentar 308 milhões de euros em cuidados ambulatórios (consultas em centros de saúde, hospitais e meios complementares de diagnóstico). Estes números são o resultado de um estudo realizado pela Universidade Católica e a Faculdade de Medicina de Lisboa.

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 6:50:00 da tarde

Lunatic:

Desconheço o teu blog e por isso não posso falar dele;

Mesmo descontextualizado,dizer que fumar é um crime é idiota e discriminador para com os fumadores;

Não sou nenhuma pita que ande a fumar para parecer bem como dizes,tenho 28 anos,comecei a fumar cedo,agora fumo apenas socialmente,quando me apetece,sem vício nem necessidade;

Quanto ao convite a passar no estaminé,está aceite!Gosto de saber com quem falo.Se soubesses com quem falas também saberías que carneirismo social não é comigo!!!

E mais não digo!!!

  Mil

terça-feira, janeiro 08, 2008 7:09:00 da tarde

ANA REIS:

Eu disse que fumar é um crime, no sentido que infringe a lei, apartir do momento em é feito em edifícios públicos, empresas privadas, hotéis, bares e restaurantes!

Não te chamei de pita, ao contrário, foste tu que me chamaste de "cromo".

Eu apenas disse, em resposta ao teu comentário de Carneirismo Social, que "Carneirismo Social" é fumar para parecer bem, ou para se mostrar que é uma menina crescida frente aos meninos mais velhos do secundário! Facto que é recorrente!

O convite mantém-se, porque a bem, todos são bem-vindos (mesmo a mal, as vezes são bem-vindos..)!

  Ana

terça-feira, janeiro 08, 2008 7:41:00 da tarde

Lunatic, li o teu post. Sou não-fumadora e não concordo contigo, sorry.
O crest não descontextualizou a tua frase "fumar é um crime". Não a inseriste em contexto em algum, escreveste apenas isso e em destaque. Depois, nos comentários trocados, é que explicas o que querias dizer com aquilo.
Quanto a mim, que observo de fora, o português aqui empregue só tem um significado: que disseste que fumar é um crime. Se pretendias reduzir isso aos locais proibidos, devias tê-lo acrescentado a seguir, e não usar uma frase sensacionalista e passivel de más interpretações. Mas tu até querias que fosse mal interpretada, certo? A polémica gera discussão, e nada melhor que uma boa discussão, LOOOL!
Sou não-fumadora e reconheço radicalismo no teu post...
Porra, gaijos e gaijas, há lugar para todos, páh!!! Fumador e não fumador!!
E uma correcção científica: o tabagismo PODE matar. Não mata. PODE matar. Fumar aumenta enormemente as hipóteses de cancro no pulmão, uma vez que o condensado que é incluido no tabaco contém inumeras substâncias q danificam o DNA, levando à acumulação de mutações que, por seu turno, geram células defeituosas (cancerígenas). Portanto, o que provoca o cancro são as mutações. Que por sua vez podem ser induzidas (mas tb pode ser que não) pelo tabaco.
Um fumador está muito mais exposto ao cancro do pulmão do que um não-fumador. Um fumador passivo tb tem mais hipóteses de desenvolver cancro no pulmão do que quem nunca esteve em contacto com o fumo.
Por fumador passivo não se entende propriamente que, inala fumo de outrem de vez em quando, mas sempre, no dia a dia.
Mais uma vez, cuidado com o Português. O Tabagismo PODE matar. Não mata assim sem mais nem menos.
Mas que não se iludam os fumadores, pois estão muito mais expostos que os outros.
Mas, isso é problema deles, certo, sabem os riscos em que incorrem.
E dos que têm vindo aqui opinar, a maioria é civilizada e sempre evitou fumar indiscriminadamente, respeitando portanto a liberdade de quem escolheu não fumar.
Deste modo, não vejo qual é o problema de tentarmos ser tolerantes e respeitarmos as escolhas de cada um.

  Ana

terça-feira, janeiro 08, 2008 7:47:00 da tarde

Lunatic, e os milhões gastos com idosos? Por exemplo?...qual é a solução, abatê-los?
E os milhões gastos em tratamentos de alcoolismo? E gastos no tratamento das vitimas de alcóolicos (nomeadamente acidentes provocados por condutores bebados)? Qual é a solução, abater os alcoolicos?
E os milhões gastos em tratamentos de obesidade, a epidemia do nosso século? Qual é a solução, proibir de comer?
E os milhões gastos com tratamentos cardiacos? E Sida?
E por aí fora...
O que quero dizer é que há inúmeras doenças que o ser humano desenvolve devido a maus hábitos e vicios. A obesidade pode ser evitada. Os ataques cardiacos e avcs podem ser evitados. A diabetes dois pode ser evitada (a um é genetica). A sida pode ser evitada. Tudo isto adoptando determinados comportamentos sociais e levando um estilo e vida regrado e saudável. Contudo, e apesar de ser ponto mais do que assente, continuam a haver obesos, HIVposit, e por aí fora.
O tabaco é mais um desses maleficios que podiam ser evitados. Se vamos a entrar por esta linha de raciocinio, então quase todas as doenças e padecimentos de hoje não deviam ter tratamentos comparticipados.

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 8:23:00 da tarde

mais radical não digo, mas assim está muito bom.
Fumar é um direito mas os nossos direitos não devem interferir com os dos outros e o de fumar não deve interferir com o de não fumar.
Não pode haver meios termos na lei porque ja sabes como são os tugas, ao mínimo buraquinho na lei exploram até à exaustão.

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 8:39:00 da tarde

Vanadis,clap clap clap!!!
Não teria dito melhor!!!:)

Numa sociedade perfeita não existiriam vícios,doenças,poluição,crimes...Mas os problemas existem e não é com fundamentalismo ou medida proibitivas que os problemas se resolvem...Mas sim com diálogo e acima de tudo bom senso!!!
Li o post,visitei o estaminé,não faz o meu género...
Continuo a achar o post fundamentalista e ditaturial.

  China Girl

terça-feira, janeiro 08, 2008 8:39:00 da tarde

Este comentário foi removido pelo autor.
  afectado

terça-feira, janeiro 08, 2008 9:28:00 da tarde

Que exagero o que ele diz... nem merece muitos comentários (e eu até sou a favor da lei, ou pelo menos em parte...)

  Ana

terça-feira, janeiro 08, 2008 9:48:00 da tarde

LOOL, ana reis, não podiamos andar sempre de bikini no ringue, né, ainda nos constipavamos... :D

  Aline Cedrac

terça-feira, janeiro 08, 2008 9:53:00 da tarde

Fumar é uma opção. É incrível haver pessoas que acusam os fumadores, indiscriminadamente, de criminosos. Uma coisa: se eu fosse fumadora eu sei bem o que fazia com as piriscas.

Beijo

Aline

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 10:31:00 da tarde

Crest: Obrigado por possibilitares uma visita tão calorosa ao meu espaço, do autor visado:) Acho que me vou divertir imenso:)

  turbolenta

terça-feira, janeiro 08, 2008 10:38:00 da tarde

Continua a acessa discussão sobre o tabaco.
Fumar ou não fumar... Eis a questão !
Agora quero referir que nos últimos dias do ano, o dono de um pequeno café aqui ao pé de casa dizia:
" A partir do dia 1 nem sei como vai ser!. A maior parte dos clientes fumam. Elas mais que eles! Eu tenho ali a máquina de venda de tabaco...ora....não é justo eu vender cigarros e isqueiros e não deixar que os clientes fumem!"
A partir do dia 1 ninguém entrou com o cigarro acesso.
Mas aconteceu o que ele tinha previsto:no passeio, junto à porta era só beatas.
Resultado: o dono do café virou empregada de limpeza dos serviços camarários: sempre de vassoura na mão a limpar o lixo.
Hoje: apareceu do lado de fora da porta, um enorme cinzeiro de pé alto, para depositarem as beatas.

Perguntei-lhe: então? a clientela diminuiu?
Não...respondeu ele. Só que agora não fazem sala aí sentados horas na fumarada!.

boa semana

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 11:07:00 da tarde

porreiro...
já sei os números oficiais de quanto custa tratar os fumadores.
agora falta saber os números reais e totalmente credíveis de quanto ganha o estado com a porra do tabaco !...

uns anos atrás garantiam-me : 21% iva + 35% imposto do tabaco = 56%
média de um maço = 3€ (1,68 p/estado)
fazemos média por baixo? digamos o quê (?) 1/10 da população é fumadora (é justo?):
(o estado diz que é 38% da população, mas tento ser mais realista)
1 macito por cada um, por dia, vale ?!
okay...
1,68 € x 1.100.000 = 1.848.000 €/por dia.
multiplicamos por 365 dias ?!?

quem me disse dos 21+35 tem uma tabacaria... provavelmente mente (?)...
talvez !...
mas porque é que NINGUÉM sabe ao certo quanto o estado ganha com o tabaco e "TODA A GENTE" já sabe quanto ele gasta com fumadores ?!?

fosga-se... fugi... já fui !

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:02:00 da manhã

Afrika:

"Crest, Fumar e' nocivo pra saude! não so de quem fuma como dos que estão ao redor..."

Nunca disse o contrário!

"a mim não me incomoda ter que ir pra o ar livre fumar e não vejo o por que de tanta guerra a lei foi criada no fundo so me beneficia como já disse no fundo fumo menos."

Mas eu não quero ser beneficiado por uma lei que me segrega. Para haver justiça social têm de haver opções e não há!

  tavguinu

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:02:00 da manhã

FUODASSSSSSSSSSSSE !

esta merda da lei do tabaco só me faz chegar a uma conclusão !

ANDA MUITA GENTE MAL FODIDA !

é que não falam noutra coisa !

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:05:00 da manhã

Vanadis:

"Infelizmente nem tudo é assim tão simples e a barreira da língua não me ia sair nada barata ;-)."

50€ de 6 em 6 meses em escolas estatais é caro?

"O sistema de saúde publico em portugal é um nojo. O privado funciona. Mas, paga-se, e bem."

Paga-se bem, porque existe o público, acabando o público a concorrência no privado baixa os preços!

"Enfim, não te esqueças q na net quem vê letras não vê caras e corações. Ele pode ter escrito isso para provocar polémica."

Acredito que sim, mas achei ofensivo e como fumador tenho o direito a comentar e mesmo que não fosse!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:13:00 da manhã

NiNa:

"Mas RIDÍCULA era a situação em que estávamos... em que, tu concordando ou não, os não fumadores eram discriminados, em nome de um "direito"."

Claro que eram, mas agora passámos ao outro extremo sem nunca passar por um meio termo!

"Há que haver equilibrio e mútuo respeito! De resto ninguém proibiu de fumar!"

Onde? Na rua?

"Concordo qdo dizes q os empresários pudessem escolher para os seus negócios a condição de fumadores/não fumadores... Talvez ajudasse às duas partes entenderem-se!"

Isso seria uma lei justa. Temos Espanha mais uma vez a dar o exemplo à Europa. E em nem curto os Espanhóis, mas lá que eles estão 1.000 anos à nossa frente, lá isso estão.

"devo dizer que concordo com ele em quase tudo...começando com "fumar é crime" - o TABAGISMO PASSIVO MATA!"

Como médica deverias saber que isso está por provar. Pois se o tabagismo activo PODE matar, lógicamente a morte não é certa no passivo!

"E se apresentas todos e quaisquer argumentos para contrariares essa afirmação, convido-te a visitar algumas enfermarias pelas quais tenho passado...talvez mudasses de opinião!"

O que está lá? Fumadores passivos? Será que esses imensos fumadores passivos que morrem não serão soldadores, trabalhadores em cimenteiras e vidreiras ou em pedreiras? Culpar o tabagismo passivo é o fácil ao explicar o problema e a evitar grande indeminizações às familias das vitimas.

"Será que custa assim tanto aos fumadores fazer um esforço e fumar ao ar livre, já que não conseguem fazer um favor a si próprios e deixarem de fumar?"

Não é o facto de não conseguir, eu fumo por gosto, não como cigarros, nem fumo um maço por dia. Não me custa nada fumar na rua, saindo de uma bar de não fumadores. Irrita-me é não ter um bar onde ir. Pedir um, não é pedir todos.

Havia um monopólio de vida noturna dos fumadores e era uma injustiça. Como fumador reconheço essa injustiça. Não percebo é o radicalismo vingativo dos não fumadores de perceberem que realmente um fumador deveria ter locais para exercer o seu direito de se poluir à vontade!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:14:00 da manhã

Noivo:

Uso Durex!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:16:00 da manhã

Erotic Spirit:

"I wonder sometimes if we becoming retarded instead of more evolved."

I will write a text about a German scientific study about human "evolution", that seems to have stoped in a vast majority of the human kind!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:17:00 da manhã

Francis

"não há pachorra para estes fundamentalismos. nós, os fumadores, até parece que somos mais compreensivos, e fomos os penalizados, do que os outros que foram beneficiados. Foda-se não tenho pachorra."

O incrível é que os fumadores parecem aceitar o facto de que os não fumadores foram injustiçados, mas eles são incapazes de ver a actual injustiça!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:22:00 da manhã

Ana Reis:

"De facto a unica barreira seria a lingua,mas como sempre tive jeito (tb sou formada em letras)penso que seria ultrapassável!"

O Alemão é fácil para quem tem conhecimentos de Inglês e Latin. No Latin é mais pelas declinações de resto o Inglês ajuda, visto que ambas originaram Plat Deutsch do povo normando com algumas influências do Império Romano.

De casa ao trabalho de carro, preciso de 35 minutos. A pé demoro 20, de metro demoro 10 :)

"E como funcionam as ópticas aí?"

Não faço ideia, pois tenho uma visão perfeita, mas visto que a medicina é grátis, quem há mais pessoas a usar óculos. Ainda por cima em cidades como Hamburgo, Frankfurt, Berlin e Munique em que 70% dos postos de trabalho é em frente a PC´s.

"Há muitos restaurantes japoneses?"

Poucos, na maioria é fast food em centros comerciais.

  Foi Bom

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:22:00 da manhã

Subscrevo o Tav...

  Ana

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:22:00 da manhã

Gajo, 50 € não era caro. Mas eu ia precisar de uma vida inteira. ;-)

  Ana

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:23:00 da manhã

Ps - em trinta anos não consegui aprender a falar e, pior, perceber o inglês falado. Só sei le-lo e escreve-lo. O que dizer do alemão...

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:34:00 da manhã

Lunatic:

"Os excertos descontextualizados que publicaste e a forma como os inseriste são próprios de quem não tem mais argumentos válidos para esgrimir!"

Desculpa? Eu publiquei no meu blogue o TÍTULO do teu texto, o comentário mais grave e dos únicos que não eram teus e não do GoMi e o final do teu texto. Não retirei NADA do contexto e tens diversos comentários em que afirmas que fumar é crime. Porque raio não estou preso?`

O título do teu texto é ofensivo, principalmente usando a palavra "caça" como se fossemos animais ou figitivos à justiça!

"Para além disso, posso dizer-te que "Carneirismo Social" é fumar para parecer bem, ou para se mostrar que é uma menina crescida frente aos meninos mais velhos do secundário.. mesmo quando não se tem um pingode descernimento!"

Poupa-me de paternalismos, não estás a falar com putos de 16 anos a fumar no pátio da escola. Estás a falar com adulto formados e com uma vida profissional activa. Só me faltava esta, alguém dizer-me aos 30 anos que fumo para parecer crescido!

"Esta é a minha opinião não deturpada pelo Crestfallen. Se fores um homenzinho.. reconhece-a!"

Sou não sou um homenzinho, sou um homem, qualquer pessoa pode ir ao teu blogue e ver a minha "deturpação". O que fiz foi a ridicularização das ofensas ridiculas que fizeste!

"2- Fumar mata. Seja o fumador, ou os fumadores passivos. Está cientificamente provado:
Vejam o seguinte link:
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/fpassivo.htm"

Isso a mim não me diz nada, mostra-me o historial dessa pessoa! Um mineiro não fumador pode morrer de insuficiência respiratória, culpar o tabaco é escapatória das seguradoras!

Eu, na minha empresa tenho um departamento de seguros e são DEZENAS os casos que recebemos de familiares de vitimas a pedir indeminização das seguradoras nossas associadas. O médicos das seguradoras para evitar pagamentos por falta de protecções para mineiros, soldadores e afins, culpam o tabagismo passivo!

Nada está provado é só a desculpa fácil!

Em que é que haver bares para fumadores e não fumadores, vos afectava? Se é para fumadores não entram, ponto final. Agora esta merda de lei é discriminatória e os teus comentários são radicais, sem bases ciêntificas e cair para o rídiculo!

"Quando eu falo em discriminação, não falo em ostracização, nem em perseguição! Mas em jeito de resposta a esse comentário desproporcionado, lembro-te apenas que o cancro dos pulmões já matou mais que Auschwitz ou o Apartheid (racial) e mais do que a Romanização dos bárbaros ou as Cruzadas (religiosa)!"

No entanto usas a frase "Caça aos fumadores" a caça é uma perceguição!

"5-126 milhões de euros anuais gastos em internamentos hospitalares devido ao tabaco."

Segurança social privada, eu pago a merda que faço!

Agora só falatava culparem o estado da segurança social nos fumadores!

Porra, matem-me já!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:36:00 da manhã

Lunatic:

"ANA REIS:

Eu disse que fumar é um crime, no sentido que infringe a lei, apartir do momento em é feito em edifícios públicos, empresas privadas, hotéis, bares e restaurantes!"

Desculpa, tu estás a descontextualizar o que escreveste, falaste em caçar fumadores e que fumar era um crime, depois desta frase não escreveste nem mais uma palavra!

  Ana

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:41:00 da manhã

Crest, estás muito suicida, páh!! agora a pedir que te matem!!! Calma lá, então e depois o blog, comé??? em que outro sitio vamos andar à porrada, hem???

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:41:00 da manhã

Vanadis:

"O crest não descontextualizou a tua frase "fumar é um crime"."

No dia que o fizer, fecho o tasco!

"E uma correcção científica: o tabagismo PODE matar. Não mata. PODE matar."

Os fumadores até aceitam que fumar pode matar, só afirmam por b+c que fumar passivamente mata concerteza!

"Por fumador passivo não se entende propriamente que, inala fumo de outrem de vez em quando, mas sempre, no dia a dia."

Que pode ser um mineiro, um soldador, um empregado fabril, etc, sem protecções adequadas. Juntando ao teu comentário a minha experiência de seguros, 95% dos casos de morte por insuficiência respiratória o culpado é o tabaco, pois evita que saia dinheiro dessas empresas e respectivas seguradoras!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:42:00 da manhã

Osama das Alturas:

"Fumar é um direito mas os nossos direitos não devem interferir com os dos outros e o de fumar não deve interferir com o de não fumar."

Concordo, por isso é que deveria haver espaços para ambos, sem que uns fiquei discriminados na rua, como que a fumar às escondidas do pai!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:43:00 da manhã

Ana Reis:

"Continuo a achar o post fundamentalista e ditaturial."

Objectivo atingido, afinal não estou assim tão frito!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:44:00 da manhã

afectado:

"Que exagero o que ele diz..."

Obrigado pela confirmação!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:45:00 da manhã

Vanadis:

"LOOL, ana reis, não podiamos andar sempre de bikini no ringue, né, ainda nos constipavamos... :D"

Eu tenho chá, e máquina de café, tenho alguns Duvet quentinhos e aquecimento central, ficavam curadas num instante :) LOOOOOOLLL

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:46:00 da manhã

Aline:

"É incrível haver pessoas que acusam os fumadores, indiscriminadamente, de criminosos. Uma coisa: se eu fosse fumadora eu sei bem o que fazia com as piriscas."

Com as piriscas? Que má!!!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:47:00 da manhã

Noivo:

Não me referi a ele mencionando o seu blogue nem o seu nome. Ele veio aqui voluntáriamente!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:51:00 da manhã

turbolenta:

" A partir do dia 1 nem sei como vai ser!. A maior parte dos clientes fumam. Elas mais que eles! Eu tenho ali a máquina de venda de tabaco...ora....não é justo eu vender cigarros e isqueiros e não deixar que os clientes fumem!"

Exacto, mas de facto têm de o fazer, no lugar desse homem, deixaria de vender tabaco e é o que recomendo a todos os que conheço. Aqui em todas as ruas há duas coisas, caixotes do lixo e máquinas de tabaco, mas em Portugal...

"no passeio, junto à porta era só beatas."

Aqui a malta colocou cinzeiros (baldes de metal cheios de areia em cima de um pé alto), é um exemplo a seguir.

"Hoje: apareceu do lado de fora da porta, um enorme cinzeiro de pé alto, para depositarem as beatas."

Pois...

"Não...respondeu ele. Só que agora não fazem sala aí sentados horas na fumarada!."

Só disse isso? O que me dizem aqui é que ao não fazerem sala, ficam menos tempo e consomem menos. Em vez de 10 cervejas intervaladas por 5 cigarros, quando lhes apetece o primeiro, vão embora!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:53:00 da manhã

sextrip:

"já sei os números oficiais de quanto custa tratar os fumadores.
agora falta saber os números reais e totalmente credíveis de quanto ganha o estado com a porra do tabaco !..."

A questão é que há muitos outros factores a serem culpados no tabaco!

"mas porque é que NINGUÉM sabe ao certo quanto o estado ganha com o tabaco e "TODA A GENTE" já sabe quanto ele gasta com fumadores ?!?"

Para os radicais anti-tabaco, isso não importa.

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:56:00 da manhã

tavguinu:

"ANDA MUITA GENTE MAL FODIDA !"

Claro um gajo tem de engatar na rua e na rua estão as prostitutas, ora bem nos bordeis também não se pode fumar, pois são casas de divertimento nocturno!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:56:00 da manhã

Foi bom:

Tu a concordar com o Tav?

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:59:00 da manhã

Vanadis:

Uma vida interira não, isso seria aprender Alemão em Portugal. Já recebi CV´s de licenciados em Alemão com 10 a 20 erros ortográficos por página e não saberem responder a uma simples pergunta em Alemão "tem carta de condução?".

Ao estar no país, tens mesmo de aprender, pois ouves a língua em todo o lado.

Quanto ao mate-me! Era uma piada à caça do fumador.

Agora vou acender um cigarro, matem-me!

  Teté

quarta-feira, janeiro 09, 2008 3:05:00 da manhã

Olha, fui visitada por um Lunatic, por ter dito aqui que não dava propaganda a idiotas... Eh, eh, eh! Ainda me dei ao trabalho de ir ler o blog dele, mas nem me dei ao trabalho de comentar... :)))

  Ana

quarta-feira, janeiro 09, 2008 4:46:00 da manhã

Tu queres é a gente de bikini no teu apartamento, páh... :-p

Quanto ao alemão, duvido que me adaptasse. Só as duas semanas que passei em espanha foram um terror em comunicação. Valeu-me uma amiga que foi comigo e que ia traduzindo. O resto era gestos, inglês, portunhol, tudo misturado LOOOL.

Mas se pusesse um sotaque brasileiro na coisa, os espanhois percebem melhor...mas eu não os percebo a eles... :-S

  Anónimo

quarta-feira, janeiro 09, 2008 5:30:00 da manhã

É PROIBIDO.PROIBIR...
não lhes diz nada???apois não...
tou contigo TAV...ANDA MTA GENTE
MÁL FODIDA...

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 1:53:00 da tarde

Teté:

Eu não percebo as ofensas sentidas pela palavra "idiota", não acho que seja ofensivo!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 1:54:00 da tarde

Vanadis:

"Tu queres é a gente de bikini no teu apartamento, páh... :-p"

O único apartamento que tenho é em Portugal e eu não estou lá, por isso não me vale de nada!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 1:55:00 da tarde

anocas:

"tou contigo TAV...ANDA MTA GENTE
MÁL FODIDA..."

Depende de definição de mal... estar sempre a falar de sexo é muito mais suspeito :)

  Mil

quarta-feira, janeiro 09, 2008 2:16:00 da tarde

Está mais que provados e reconhecidos os maleficios do "fumo alheio":
No wikipédia têm links para vários estudos CIENTIFICOS, reconhechidos MUNDIALMENTE, adoptados por 192 países!!:
http://en.wikipedia.org/wiki/Passive_smoking


#1 ^ WHO Framework Convention on Tobacco Control; First international treaty on public health, adopted by 192 countries and signed by 168. Its Article 8.1 states "Parties recognize that scientific evidence has unequivocally established that exposure to tobacco causes death, disease and disability."

#2 ^ U.S. Department of Health and Human Services. "The Health Consequences of Involuntary Exposure to Tobacco Smoke: A Report of the Surgeon General", 2006; One of the major conclusions of the Surgeon General Report is: "Secondhand smoke exposure causes disease and premature death in children and adults who do not smoke."

#3 ^ a b c California Environmental Protection Agency: Air Resources Board, "Proposed Identification of Environmental Tobacco Smoke as a Toxic Air Contaminant" (June 24, 2005); on January 26, 2006, the Air Resources Board, following a lengthy review and public outreach process, determined ETS to be a Toxic Air Contaminant (TAC).

#4 ^ WHO International Agency for Research on Cancer "Tobacco Smoke and Involuntary Smoking" IARC Monographs on the Evaluation of Carcinogenic Risks to Humans, Vol. 83, 2002; the evaluation of the Monograph is: "There is sufficient evidence that involuntary smoking (exposure to secondhand or 'environmental' tobacco smoke) causes lung cancer in humans. [...] Involuntary smoking (exposure to secondhand or 'environmental' tobacco smoke) is carcinogenic to humans (Group 1)."

  NiNa

quarta-feira, janeiro 09, 2008 2:23:00 da tarde

"Como médica deverias saber que isso está por provar. Pois se o tabagismo activo PODE matar, lógicamente a morte não é certa no passivo!"

Crest, PODE MATAR,como queiras, o resultado vai dar ao mesmo! Aumentar exponencialmente o risco de cancro pulmonar (e não só) e de outras complicações respiratórias, cardiovasculares que mesmo não podendo ser terminais dão uma m....de qualidade de vida não significa matar; mas o que é que significa? (sim, porque há sempre a possibilidade da dita pessoa ser atropelada e ser essa a causa de morte, no sentido literal da palavra!).
É uma questão de língua portuguesa, como já disse uma leitora do teu blog, mas que a meu ver, não tem um impacto assim tão significativo, nem no que estamos a falar nem na opinião das pessoas que continuam a fumar, porque assim o querem, porque lhes dá gozo, por mimetismo social, etc etc etc.
Para mim, as percentagens falam por si, mas quem quer continuar a fumar apesar de saber tudo isto, é livre de fazer o que quer com a sua saude (desde que claro nao prejudique quem n quer!)

"O que está lá? Fumadores passivos? Será que esses imensos fumadores passivos que morrem não serão soldadores, trabalhadores em cimenteiras e vidreiras ou em pedreiras?"

O convite mantém-se (inclusive uma a uma autópsia - o aspecto de um pulmão de um fumador é "lindo"!) Lembra-te que há muito mais fumadores do que qualquer profissao das q enumeraste, sem esquecer as pessoas suficientemente pouco espertas que conjugam as duas coisas!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 2:55:00 da tarde

NiNa:

Eu faço uma separação entre fumadores e comedores de cigarros. Eu falo por mim que fumo socialmente e que um maço de 17 cigarros me dá para 7 a 10 dias. Não falo como quem come 16 cigarros ao pequeno almoço e vai dormir terminando o seu terceiro maço.

O tabaco pode matar, mas atravessar a estrada também. É tudo uma questão de probabilidades.

Não podemos é fazer de probabilidades certezas, isso não está correcto, nem colocar um fumador no mesmo saco de um condutor alcoolizado.

Vejo toda esta luta contra o tabaco e não vejo nada contra o alcool, que mata bem mais inocentes em Portugal de forma 100% comprovada. Mais de 1,000 condutores presos em Portugal na operação Ano Novo?

Porque não virar os canhões para eles e deixar quem fuma, fumar?

Se eu me matar com um cigarro na boca, será um suicidio consciente, no alcool além do suicídio existe o factor homicidio. No entanto os ataques estão centrados nos fumadores que jáperderam a batalha!

Os pró-saúde devem lutar, mas lutar batalhas que devem ser lutadas e não bater e chamar criminosos a quem já perdeu a guerra.

Se eu fumar num bar de fumadores, estarei a cometer suicidio e a afectar pessoas que voluntáriamente estão lá para morrer lentamente.

Depois da morte, eu não me irei preocupar se deixo um corpo bonito por dentro, eu vivo o momento, não tenciono chegar aos 100 anos. Quero fazer tudo e vivendo ao máximo e não o máximo.

Tudo o que é em excesso faz mal, tudo o que é moderado é um prazer. O tabaco, alcool e até as drogas podem ser incluidas aqui!

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 3:01:00 da tarde

Lunatic:

"No wikipédia têm links para vários estudos CIENTIFICOS, reconhechidos MUNDIALMENTE, adoptados por 192 países!!:
http://en.wikipedia.org/wiki/Passive_smoking"

Eu já dei a minha explicação profissional para muitos desses casos e mantenho-a!

Se fores a Xangai irás encontrar imensos exemplos que irás incluir em fumadores passivos, profissionalmente também os incluo lá, mas todos nós sabemos que não é o tabaco que está a matar os Chineses mas sim a falta de protecções dos mineiros e refinadores, soldadores e empregado fabris, bem como da população em geral.

Culpar o tabaco é a maneira barata de fugir ao assunto.

Eu não compro tudo o que leio, sem me darem a informação toda.

Tal como disse, mostrem-me que a maioria dos casos de morte atribuidos ao fumo passivo, as pessoas levavam uma vida saudável e eu acreditarei!

Numeros suspeitos não compram o meu voto. Sou Agnóstico e Séptico, acreditar em tudo o que me dizem o que escrevem para justificar finaciamentos de investigação, não me convencem!

  Escrever não dói

quarta-feira, janeiro 09, 2008 5:25:00 da tarde

Eu não sou fumadora e como é óbvio, concordo com a nova lei mas... esse texto não é uma opinão, é uma estupidez...
o senhor desse blog é "um bocadinho" (!!)exagerado..

  Bruno Fehr

quarta-feira, janeiro 09, 2008 11:47:00 da tarde

Escrever não dói:

"concordo com a nova lei"

Eu não discordo na totalidade, só no extremisto que anda em torno da lei!

  Capitão Merda

quinta-feira, janeiro 10, 2008 3:54:00 da tarde

"Fumar é um crime"?!
De onde saiu esse tal "senhor"?
Desenterraram-no de alguma campa paleolítica?

  GoMi

sexta-feira, janeiro 11, 2008 1:34:00 da manhã

Vou ser curto, pq toda esta 'palhaçada' é algo irreal... Esta lei não é nenhuma proibição, é apenas uma defesa de direitos. O direito a uma pessoa poder estar num local livre de tabaco. Isto não está a ir contra ninguém, apenas defende a maioria. Não é proibição, porque ninguém vos proibe de fumar, metam-se dentro de casa, e fumem, fumem até não conseguirem mais. Ou é preciso que alguém vos veja fumar? Filmem e metam no youtube! Fumem no carro, fumem na rua, fumem, fumem à vossa vontade, desde que não queiram prejudicar a liberdade de quem não fuma!
A verdade é que a lei existe e felizmente que o estado fez algo, a situação era caotica quando no meu local de trabalho tenho (tinha) de passar o dia a levar com uma nuvem de nevoeiro...

Já disse mais do que queria, mas aqui fica.

  Bruno Fehr

sexta-feira, janeiro 11, 2008 12:19:00 da tarde

Capitão Merda:

Não diria tanto mas a opinião dele é no minimo perigosa.

  Bruno Fehr

sexta-feira, janeiro 11, 2008 12:25:00 da tarde

GoMi:

"Vou ser curto, pq toda esta 'palhaçada' é algo irreal..."

Um conflicto de opiniões nada tem de palhaçada.

"Esta lei não é nenhuma proibição, é apenas uma defesa de direitos. O direito a uma pessoa poder estar num local livre de tabaco."

E o direito de se um local onde fumar?

"Isto não está a ir contra ninguém, apenas defende a maioria."

Se não deixa opção à minoria, não é uma lei justa.

"Não é proibição, porque ninguém vos proibe de fumar, metam-se dentro de casa, e fumem, fumem até não conseguirem mais."

Isso é discriminatório, tudo o que os fumadores querem é ter um local para fumar, o que no meio de milhares de estabelicimentos não é pedir muito.

"Ou é preciso que alguém vos veja fumar? Filmem e metam no youtube!"

Agora estás tu a entrar na palhaçada. Fumar é também um acto social, há fumadores sociais. Nem toda a gente come cigarros como os puristas pensam!

"Fumem no carro, fumem na rua, fumem, fumem à vossa vontade, desde que não queiram prejudicar a liberdade de quem não fuma!"

Ao dar a opção aos empresários de ter uma casa de fumadores ou não fumadores, não estaremos a prejudicar a liberdade de ninguém, pois um não fumador entre se quer.

"A verdade é que a lei existe e felizmente que o estado fez algo, a situação era caotica quando no meu local de trabalho tenho (tinha) de passar o dia a levar com uma nuvem de nevoeiro..."

A culpa é em primeiro lugar do teu patronato e só depois do fumador!

Gomi, obviamente não leste nenhum dos argumentos apresentados. Limitastes a rotulas como palhaçada quando o teu cometário foi uma palhaçada pegada, não tão ridicula como a do lunatic, mas extremista, por isso comparável!

  turbolenta

sábado, janeiro 12, 2008 7:19:00 da tarde

cREST
´Há novidades aqui no homem do café da esquina...
Veio a fiscalização e foi multado.
Não por haver alguém lá dentro a fumar,mas....por ter o cinzeiro do lado de fora da porta.
Também não pode haver cinzeiros às portas dos cafés!

Não sabia!
Mas apontei!

Afinal...é-se preso por ter cão....e preso por não ter!
Assim vão as leis neste lindo e belo país!

bom fim de semana

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 13, 2008 1:23:00 da manhã

turbolenta:

"Não por haver alguém lá dentro a fumar,mas....por ter o cinzeiro do lado de fora da porta.
Também não pode haver cinzeiros às portas dos cafés!"

Isso é ridículo e pode ser contestado, legalmente. Em Portugal o dono de um café é responsável pela limpeza da frente da sua casa, ter um cinzeiro é uma forma de minimizar a sujidade!