Helene Hegemann e o plágio

Podem perguntar: Quem é Helene Hegemann?


 Helene Hegemann é a nova sensação Alemã por aos 17 anos ter editado o seu primeiro romance intitulado Axolotl Roadkill que é neste momento um dos livros mais vendido na Alemanha.
O que sempre achei estranho nesta menina, que foi rotulada como menina prodígio, foi o demonstrar ser um prodígio unicamente no livro. Na sua vida social abraçou a fama com uma fantástica rapidez e impressionante arrogância, onde usando do seu novo título de menina prodígio iniciou uma onda de entrevistas e aparições na TV onde se dedicava a criticar autores conceituados por lhes faltar "estaleca" literária.
Confesso que comprei o livro e confesso que não gostei, mesmo tendo em conta que está dentro do novo estilo literário "Kapput zu Sein", um estilo iniciado na Alemanha pelo livro da autora de "Fucking Berlin" e que se define por um estilo literário de "está tudo fodido e a minha vida é uma merda", algo que apela aos adolescentes e aos adultos interessados em perceber até que ponto esta nova geração está fodida da tola.

O que percebi da escrita dela foi uma certa variação de estilo ao longo do livro, algo complicado de se fazer mas não impossível. No entanto para o fazer tem de se ser um escritor experiente ou um génio. Será Helene Hegemann mesmo um génio? Não! Helene Hegemann é uma plagiadora sem um mínimo de vergonha.

O livro não passa de uma colecção de textos plagiados de diversos blogues, que a autora juntou numa única obra a qual editou em seu nome.

- Helene Hegemann negou as primeira acusações de plágio, referindo-se a elas como: inveja.

- Helene Hegemann após surgirem as primeiras provas, negou as acusações de plágio dizendo que: uma colagem de textos não é plágio.

- Helene Hegemann após admitir que de facto usou textos que encontrou online, continua a dizer que não é plagio alegando que: a originalidade não existe.

Eu discordo pois não se trata de inveja, uma obra que consiste em textos de outras pessoas não é um  plágio mas sim vários plágios e a originalidade existe, só não existe no livro dela.
É mais do que claro que Harry Potter (1997) não passa de uma cópia de Willy the Wizard (1987) e Percy Jackson (2008) uma cópia de ambos numa eterna roda de: Adrian Jacobs processa J.K.Rowling por plágio, ela safa-se mas agora acusa Rick Riordan de plágio. J.K.Rowling inspirou os mais fanáticos fãs que nem conhecem Willy the Wizard, tem a mais poderosa industria literária e cinematográfica a dar-lhe apoio, pois se algum juiz declarasse Harry Potter como sendo plágio estaríamos a falar de milhares de milhões de euros em direitos de autor indevidos. 
Agora é a anedota total, pois a autora que roubou de um autor acusa outro autor de roubar dela. Será que vai ganhar? Claro que não, pois Percy Jackson já tem o primeiro de 3 filmes feito e está a nascer uma legião de fãs tão loucos como os os de Harry Potter. O único roubado foi mesmo Adrian Jacobs que tem Will the Wizard que é Harry Potter e é Percy Jackson mas Willy nunca chegou ao cinema nem seque a best seller e após a polémica deste processo, perdeu até o direito de ter uma página na Wikipédia, ou melhor, Wikimérdia pois só serve para manipular informação e apagar o que não interessa às elites que sustentam o site com donativos em troca de favores...

Já repararam na quantidade de autores que recorrem ao plágio e se safam? Safam-se pois se o plágio vende a industria defende, e hoje o argumento para defender esta jovem não-autora é: Ela faz parte de uma nova geração que bebe inspiração de todo o lado. Então, fico a perceber que roubar algo que vende muito passa a ser legal. As justificações continuam comparando a prosa aos DJ's que usam obras de terceiros e misturam criando uma obra original, no entanto nenhum DJ reclama originalidade. E terminam usando como argumento o lema de Berlim onde se diz: "Berlim existe para misturar tudo com tudo", uma interpretação errada do significado desta frase que serve para salientar a riqueza cultural e social de Berlim e não o furto de direitos de autor. 

Por enquanto está tudo em águas de bacalhau pois o autor plagiado de 29 anos, nascido na Bavaria não quer envolvimento público nem que o seu verdadeiro nome seja divulgado, simplesmente referiu que está a analisar o livro para determinar quanto e de que forma o seu romance underground Storbo, e as entradas do seu blogue formam plagiados. A editora obviamente quer evitar que o caso chegue aos tribunais e prontificou-se a resolver qualquer questão de plágio fora dos tribunais... quem tem cu, tem medo... Neste caso, medo de perderem os direitos de um best seller. Um último argumento é usado para defender o plágio: Graças às vendas de Axolotl Roadkill, Storbo beneficiou de um considerável aumento de vendas.

Para terminar este caso: Até agora o autor plagiado (que escreve sob o pseudónimo: Airen), só se referiu uma vez a este caso publicamente e foi através de um post no seu blogue, estranhamente é a única página no seu blogue que não pode ser lida, a única página em todo o blogue que foi deitada a abaixo dando um erro 404, ou seja, o texto não foi apagado pelo autor, simplesmente foi bloqueado o acesso a essa página por factores externos ao blogue. Podem ver onde deveria estar o texto: aqui.
Além disso, desde o lançamento oficial de Storbo que o autor nunca mais publicou no blogue e coloca-se em causa se ele ainda tem acesso ao mesmo, visto ser a única ferramenta onde ele pode publicitar o seu trabalho mantendo o anonimato.

Pelo menos algumas das principais publicações Alemãs referem-se ao caso não como plágio mas sim como roubo.

Agora vamos a uma nota irónica que ainda não foi mencionada em nenhum das dezenas de textos que li sobre este assunto. O autor plagiado (Airen) é Alemão, nascido na Bavaria e encontra-se a trabalhar no México como representante de uma firma de Berlim. A autora que o plagia é de Berlim, o livro que o plagia chama-se Axolotl Roadkill... Ora roadkill é o termo usado para definir animais mortos na estrada pelo transito e Axolotl é uma espécie de salamandra que existe... adivinhem onde?... No México, exactamente onde se encontra e encontrava o autor plagiado quando esta plagiadora andava a beber inspiração no seu livro e blogue. Irónico, não? Mais irónico seria chamar ao livro: Airen Roadkill!

O último texto sobe mau photoshop... ou não

Em principio será este o último texto sobre mau photoshop e para que não pensem que só falo mal, o próximo texto será sobre excelente photoshop, pois há quem saiba trabalhar com ele. No entanto essas pessoas não são publicitários nem jornalistas.

Vou começar por um importante alerta a todas a mulheres que usam os produtos de beleza Shiseido. Se bem que de certa forma todas elas achem que o homem agradece que nos enganem com a ilusão de beleza de uma cara pintada até vocês se tornarem noutra pessoa. Na verdade preferimos uma mulher saudável. Os produtos Shiseido não são testados em animais e por isso são testados em mulheres. Um dos efeitos secundários causados pelo uso destes produtos é, entre outros ainda a determinar, a queda da perna direita:



O Surf é também um desporto perigoso em particular quando há tubarões por perto... Olhem só esta menina toda gira... Tendo em conta as zonas para onde os homens olham, certamente a maioria não reparou que ela perdeu uma perna:



Por falar em pernas... Neste filme a mãe trabalha e o pai fica em casa a cuidar dos filhos. Neste dia a mãe estava tão atrasada que ao dizer até logo à família, as pernas dela já iam a caminho do trabalho.


 As revistas cor-de-rosa, adoram quando os pseudo-VIP engordam. Adoram também quando depois de engordarem voltam a perder peso. Neste caso, não só ela perdeu 50Kg como perdeu também uma perna.




Ai, ai que a Whitney está tão gorda... A mulher come tanto, tanto mas tanto que até precisa de 3 mãos...



O Segredo da Vitória's Secret, é: Como a mulher consegue ter o braço atrás das costas e manter a mão na barra do vestido:



A GQ, resolveu fazer uma montagem bastante interessante com a sombra de uma mulher a apontar a arma a um homem... Não posso deixar de me perguntar se aquele braço não lhe está a sair das virilhas... Sexo com esta mulher não é próprio para cardíacos!





A Microsoft faz tudo para vender e se necessário recorre ao racismo só para apelar à clientela que acham poder ser racista, mostrando que nada sabem sobre o povo Polaco que historicamente foi mais vitima de racismo do que alguma vez foi racista. Apesar de a Microsoft ter já pedido desculpas por este photoshop não deixa de ser interessante a forma como eles pensam:




Quando Cinha Jardim pousou com a filha para Maxmen (se não estou em erro), o photoshop no corpo dela foi tão mas tão óbvio que filha até parecia mais velha que a mãe. Neste caso que se segue, mente-se deixando a verdade escondida. Este mestre do photoshop fez uma perna de menina de 20 anos e deixou a outra de uma mulher 50.




Termino com um Photoshop jornalístico com fins políticos. Mubarak não contente em seguir Obama preferiu que nos jornais do seu país o povo visse Obama a segui-lo. Se os Egípcios fossem tão cegos como ele pensa, esta foto nunca teria chegado aqui:



Estranhos caso de fotografia

É sabido que Espanha não deveria ter ganho o Europeu nem o Mundial de futebol, uma equipa banal com um futebol medíocre que beneficiou dos seus adversários jogarem ainda pior. Mas... será que os adversários jogaram pior ou será que a selecção Espanhola foi raptada e substituída por aliens só para ganhar estas competições? É que no mais recente Portugal - Espanha os 4-0 de Portugal mostraram o resultado real com duas equipas humanas.
Mas que raio estou eu a dizer? Não tenho provas que eles eram E.T.'s mas esta modelo Espanhola ou é um E.T. ou é um Android:


Digo isto pois a imprensa não manipula fotos *inserir ironia". Sem umbigo e se não é Android ou ET deve ser a primeira mulher de acordo com a Bíblia...

Por falar em ET's, aqui ficam duas interessantes fotos para tentar justifica que a Angelina Jolie fez um face-lift e que acabou por fazer com que alguns malucos dissessem que ela na verdade é um Alien capaz de alterar a sua forma e passar-se por humano:


Na verdade, e apesar de ela poder ser um ET, aquelas cicatrizes são falsas e a segunda foto foi tão manipulada com o photoshop como a primeira e uma serviria para justificar a veracidade da outra.

A fotografia é arte que se divide em diversas áreas e uma dela é a fotografia publicitária. Aqui está um exemplo de uma obra de arte:


Um cartão de memória de 4GB fotografado para um cartaz publicitário. A empresa Lexar decidiu depois publicitar o seu novo cartão de 8GB e não o de 4. O fotógrafo que foi pago pelo trabalho, em vez de fotografar o novo cartão de 8GB, editou a fotografia com o photoshop... mas esqueceu-se do reflexo...

O futebol é muito mais bonito com as bancadas cheias. Há qualquer coisa num jogo sem espectadores que nos desmotiva a ver. Por isso, se as pessoas não vão ao futebol, editam-se pessoas nas bancadas. Poderiam era editar um pouco melhor:


Estranhas mutações, são também algo muito comum nos dias de hoje e aqui ficam alguns exemplos:

Mãos a nascerem nos ombros de pessoas famosas e atletas:



E tal como a ilusão mal feita do meu último texto, aqui está mais um exemplo de alguém que nas fotografias ganha 30Kg de músculos:

Como dizia o meu avo quando via alguém a fazer peito: "as galinhas também fazem peito e levam no cu".

Photoshopa-mos

Já aqui falei e critiquei os livros e filmes do Harry Potter que considero muito pouco originais com inspiração em obras anteriores, acusação essa de que a autora sempre se safou apesar de as provas serem claras. Safou-se muito ao estilo do Miguel Sousa Tavares onde as provas eram claras ao ponto de uma obra anterior ter mesmo um aprendiz de feiticeiro chamado Harry Potter. 

Mas Harry Potter não me irrita tanto quanto os livros e filmes Twilight em que a autora, Stephenie Meyer, diz ter sonhado com a história e o sonho que ela descreve ter tido a 2 de Junho de 2003 não é mais do que a base da série de livros de Charlaine Harris, The Southern Vampire Mysteries que começou a ser editado em 2001 tendo o 10° volume sido editado em 2010. Não digo que toda a obra seja um plágio, digo sim que o sonho que ela teve deverá ter sido depois de ler Charlaine Harris. A base se Twilight é uma cópia de uma obra anterior onde a única parte original da obra é também a parte mais estúpida... Vampiros que brilham ao sol.

Se eu sonhar que sou um vampiro e estou a ser entrevistado pelo Diário de Noticias contando a história da minha vida, será que estou a plagiar Anne Rice e o seu Entrevista com o Vampiro ou será que passo a ser original se descrever os vampiros como tendo 1 olho na testa e brilham no escuro?

Não me digam que está tudo inventado, que está tudo imaginado e que hoje temos de nos inspirar no já que foi feito para fazer algo novo, pois isso não é verdade. Não tenho nada contra ter uma obra inspirada noutra pois até Camões se inspirou em textos biblicos para muitos dos seus poema e sonetos. O que não concordo é que a actual moda de inspiração passe por furtar a base da história que depois é pintada com outras cores.

Mas vamos deixar este assunto e passar às mentiras visuais.
Um actor desenvolve o seu físico ao seu máximo de forma de maneira a desempenhar um papel num filme:



E mesmo depois de todo esse trabalho, acham que o máximo de forma do actor não chega e por isso apresentam-no assim:


Este corpo não é deste actor. Basta analisar a foto do actor quando era mais novo para perceber que os peitorais dele eram atrofiados e por mais que os desenvolva eles não iriam alargar.

Não consigo perceber como é que escolhem um actor com a cara e físico desejados para o filme, (não me venham falar de talento a representar, pois no Twilight não há talento), mas depois contratam duplos de corpo. Até a bela Angelina Jolie não é Jolie o suficiente para mostrar o corpo e recorrem a duplos como Rachel Bernstein para as cenas em Bikini e a Kate Clarke para cenas mais elegantes como a capa do Mr. & Mrs. Smith.

Não irei discutir com as insanas fãs radicais do Twilight, deixo-vos só com um jogo de "encontrar as diferenças":


Pintam-se as cuecas de preto, troca-se a cabeça e voilá, temos uma treta que ninguém irá descobrir pois o consumidor é burro... yeah, right...


Julian Assage

Quando se deu o recente caso Wikileaks, referi aqui que achava o caso muito estranho e mal explicado e nada nesta história me inspira confiança. No entanto Julian Assage entregou-se às autoridades, não por causa do mandato de captura internacional devido ao caso Wikileaks, mas sim porque foi acusado por duas mulheres de violação...



Será que sou o único a ver um padrão nestes casos? Já repararam que todos aqueles que expõem caso graves de agendas governamentais acabam acusados de algo que lhes destrói a reputação perante os hipnotizados por jornais, zombies de Televisão e tolinhos-vai-na-onda que são os que recebem toda a sua informação em conversas de café?

William Cooper
Ex-militar com acesso a documentação secreta que expôs a agenda Nasa Area51 entre outros e casos concretos de investigação extra-terrestre no seu livro "Behold a pale horse", sofreu um atentado onde perdeu uma perna. Expôs documentação governamental referente a uma agenda politica criminosa. Antes do 11 de Setembro de 2001 avisou a população no seu programa de rádio de  um plano governamental de ataque terrorista. Após o 11 de Setembro tornou-se o mais activo a expor a verdade. Foi acusado de evasão fiscal e morto a tiro 24 dias depois do 11 de Setembro de 2001 acusado de resistir à prisão e ter morto um agente da autoridade.

Fritz Springmeyer
Um dos primeiros a expor a agenda Illuminati, autor do livro "Be wise as serpents". Foi acusado de evasão fiscal e preso, foi mais tarde acusado de ter assaltado um banco e foi novamente detido. Cumpre pena até 2012.

Serge Monast
Jornalista que expôs o Projecto Blue Beam, durante as tentativas de o silenciar a sua filha foi raptada, a sua reputação e sanidade mental colocada em causa pelo governo Canadiano e sem que tenha qualquer problema cardíaco, é encontrado morto onde a causa foi declarada como tendo sido enfarte. A sua filha nunca apareceu.

Charlie Sheen
Apoiante do movimento "911 was an inside job" e um dos mais notórios activistas. Publicou uma carta  online aberta ao Presidente Obama solicitando uma reunião com ele. Dias depois é acusado pela sua actual esposa de a agredir fisicamente.

Mel Gibson
Após filmes como: "Conspiracy Theory" e  "Paixão de Cristo", começou a falar abertamente de programação mental feita pelos serviços secretos Americanos como descrito no primeiro filme que mencionei. Em pouco tempo estava nos jornais como Alcoólico e por agredir a sua companheira.

Scott Ritter
Inspector chefe da unidade de armas das Nações Unidas foi inspector no Iraque entre 1991 e 1998 e foi ele que tornou público que o argumento usado pelos EUA para a guerra era falso, pois o Iraque não possuía armas de destruição em massa. Depois da invasão do Iraque ele tornou-se o principal activista anti-guerra expondo todas as mentiras do Governo Americano. Pouco tempo depois Ritter foi preso, acusado de pedofilia ao ter conseguido que um juiz permitisse que ele aguardasse julgamento em liberdade, foi preso novamente por uma segunda acusação de pedofilia e como se não bastasse há agora uma terceira acusação à espera de julgamento.

Estas são exemplos entre muitos outros de quem após abrir a boca para abordar assuntos que incomodam governos e elites, são descredibilizados e destruídos. Não digo que estas pessoas sejam santas, mas porque motivo todos os que adoptam uma posição honrada acabam por ser criminosos?

Agora temos o caso do fundador da Wikileaks:

Julian Assage
Vitima de um mandato de captura internacional por expor documentos que mostram a mentira das guerras no Iraque e Afeganistão. Um exposição protegida pela liberdade de imprensa (pois a imprensa livre é imprensa) e liberdade de expressão, onde o seu site está a ser vitima de algo inédito mundialmente que é o facto de governos americano e Europeus estarem a lutar para fechar o site, foi agora acusado por duas mulheres que ninguém conhece de violação. Ora bem, um homem que conseguiu iludir todas as policias secretas da Europa e EUA, com recursos financeiros para mesmo assim viajar e dar entrevistas, violou a namorada e a amiga dela que por acaso era sua amante?



Até que ponto é que um homem se pode defender de uma acusação destas? Se eu fizer sexo com uma namorada, amante, amiga, deixando o meu DNA dentro dela (ou fora, basta um pelo púbico), como posso provar que foi sexo e não violação?
Julian Assage não tem antecedentes criminais ou história de violência quer para com mulheres, homens ou animais mas parece que enquanto fugia e se escondia de toda a policia do mundo, resolveu violar duas mulheres com quem mantinha uma relação sentimental... algo não bate certo, mas certamente há duas meninas com carrinho novo e dinheiro no banco!

Bullshit! Na verdade, nenhum tribunal no mundo iria alguma vez condenar um homem por tornar público documentos secretos quando esses documentos são noticia, são prova de corrupção e mentiras a nível internacional. O mandato de captura Americano seria invalidado em tribunal pela primeira emenda da constituição Americana "Liberdade de expressão". Mas com uma conveniente acusação de violação ele será sem dúvida condenado a uma dura pena onde no mínimo o esperam 6 anos.

Um homem que nada de ilegal cometeu, fugia, mas esta acusação é de tal maneira violadora da honra de uma pessoa que o levou a desistir e a entregar-se às autoridades. Agora além de no mínimo 6 anos de prisão, após a sua pena será extraditado para os EUA onde poderão fazer o que bem entenderem pois daqui a 6 anos ninguém se irá lembrar deste homem e o seu julgamento poderá ser uma farsa como os governos gostam, nestes casos.

Desculpem, mas 9 em cada 10 violadores, pedófilos, assaltantes de bancos e burlões fiscais, lutam por levar vidas aparentemente normais sem atrair atenções. 9 em cada 10 são descritos como simpáticos mas calados pelos seus vizinhos após serem presos. No entanto estes casos mais mediáticos que envolvem governos... enquanto todo o mundo os ouvia, todo o mundo os seguia  eles supostamente andavam a cometer crimes que ninguém via... só os governos e elites viram... e como é conveniente que os criminosos se tornem vitimas quando as vitimas são pintadas de criminosos... e o povinho papa a papinha toda pois uma pessoa honrada nunca irá dar ouvidos a violadores, burlões, pedófilos mesmo que só o sejam por suspeita.

Não há inocentes até que se prove a culpa! Não há culpados até que se prove a inocência! Pois a opinião pública fica formada só pela simples suspeita, independentemente de provas ou decisões em tribunal. Quem inocentemente é acusado de um crime, mesmo que prove ser inocente terá sempre parte da opinião pública a duvidar e a nuvem negra da suspeita pairará para sempre sobre essa pessoa.



Perguntas sem resposta? 6

"Porque é que a laranja se chama laranja e o limão não se chama verde?"

Porque há limões amarelos e foi preciso agradar a Gregos e Troianos.


Uma pergunta melhor seria: "Porque é que o pepino não entra na salada de fruta sendo um fruto?"

NaNoWriMo

O mês de Novembro é, como todos os anos, o mês Nanowrimo, uma interessante "competição" literária que consiste em escrever um mínimo de 50.000 palavras em 30 dias. A ideia obviamente não é escrever um livro, é unicamente escrever, escrever e escrever sobre uma qualquer ideia que com muito trabalho nos meses seguintes será refinada ou simplesmente abandonada.
Participei não oficialmente no ano passado porque invariavelmente durante uma história, penso noutra e esqueço a primeira e por isso tenho um cemitério imenso de palavras esquecidas. Este ano foi a minha primeira participação onde não só cumpri o objectivo mas ultrapassei-o em mais de 200% (+-163.000 palavras).

 (É parvo o termo "winner" pois não é uma vitória mas sim um "Achievement".)

Foi por este motivo que estive ausente do blogue, pois pretendia ganhar disciplina a escrever sem distracções.

Após vários dias a pensar sobre o que escrever e cheguei à conclusão que não cheguei a conclusão nenhuma. Primeiro pensei em escrever algo ridículo como uma qualquer história de vampiros que andam entre os mortais durante o dia e que brilham quando expostos à luz solar, mas chamaram-me à atenção para a obra semi-original: Twilight.

Se ser semi-original dá estatuto à obra, pensei em escrever algo ridículo como uma qualquer história de vampiros que andam entre os mortais durante a noite e que brilham no escuro, mas chamaram-me à atenção para a ineficácia de um predador nocturno fluorescente e que iria sem dúvida atrair diversos insectos.

E que tal uma espécie de tragédia Grega? Poderia ser a história não de um filósofo Grego mas sim do seu nemesis que um dia se torna primeiro ministro de uma nação que se julga o topo do mundo mas que é na verdade um barco de madeira à deriva, sem leme nem capitão navegando pelo meio de Icebergs armado em Titanic.

O que reparei desde que decidi participar oficialmente, é no ódio que existe em imensos blogs pelo Nanowrimo. Esse ódio é sempre de escritores profissionais que argumentam que ao escrever 50.000 palavras em 30 dias teremos 50.000 palavras de merda e não as suficientes para um livro. Mas quem é que disse a estes ET's que alguém está a tentar escrever um livro? E quem é que disse as estes ET's que após o dia 30 de Novembro vamos considerar a história pronta e publicável? E quem é que disse a estes ET's que quem participa quer publicar?

O NaNoWriMo é só uma forma de nos obrigarmos a escrever. Escrever merda, merda e mais merda e mesmo sabendo que é merda continuar sem parar e no final, certamente teremos uma história cheia de lacunas e muito mal elaborada com devaneios semelhantes a alucinações devido ao sono, mas... lá pelo meio haverá sempre algo de muito interessante, mesmo que seja uma só frase.

Mas a loucura será em 2011 onde irei participar no Milwordy: 1 milhão de palavras em 365 dias.

Ditado do dia: "Quem escreve por gosto, não cansa mas gasta o teclado"