NaNoWriMo

O mês de Novembro é, como todos os anos, o mês Nanowrimo, uma interessante "competição" literária que consiste em escrever um mínimo de 50.000 palavras em 30 dias. A ideia obviamente não é escrever um livro, é unicamente escrever, escrever e escrever sobre uma qualquer ideia que com muito trabalho nos meses seguintes será refinada ou simplesmente abandonada.
Participei não oficialmente no ano passado porque invariavelmente durante uma história, penso noutra e esqueço a primeira e por isso tenho um cemitério imenso de palavras esquecidas. Este ano foi a minha primeira participação onde não só cumpri o objectivo mas ultrapassei-o em mais de 200% (+-163.000 palavras).

 (É parvo o termo "winner" pois não é uma vitória mas sim um "Achievement".)

Foi por este motivo que estive ausente do blogue, pois pretendia ganhar disciplina a escrever sem distracções.

Após vários dias a pensar sobre o que escrever e cheguei à conclusão que não cheguei a conclusão nenhuma. Primeiro pensei em escrever algo ridículo como uma qualquer história de vampiros que andam entre os mortais durante o dia e que brilham quando expostos à luz solar, mas chamaram-me à atenção para a obra semi-original: Twilight.

Se ser semi-original dá estatuto à obra, pensei em escrever algo ridículo como uma qualquer história de vampiros que andam entre os mortais durante a noite e que brilham no escuro, mas chamaram-me à atenção para a ineficácia de um predador nocturno fluorescente e que iria sem dúvida atrair diversos insectos.

E que tal uma espécie de tragédia Grega? Poderia ser a história não de um filósofo Grego mas sim do seu nemesis que um dia se torna primeiro ministro de uma nação que se julga o topo do mundo mas que é na verdade um barco de madeira à deriva, sem leme nem capitão navegando pelo meio de Icebergs armado em Titanic.

O que reparei desde que decidi participar oficialmente, é no ódio que existe em imensos blogs pelo Nanowrimo. Esse ódio é sempre de escritores profissionais que argumentam que ao escrever 50.000 palavras em 30 dias teremos 50.000 palavras de merda e não as suficientes para um livro. Mas quem é que disse a estes ET's que alguém está a tentar escrever um livro? E quem é que disse as estes ET's que após o dia 30 de Novembro vamos considerar a história pronta e publicável? E quem é que disse a estes ET's que quem participa quer publicar?

O NaNoWriMo é só uma forma de nos obrigarmos a escrever. Escrever merda, merda e mais merda e mesmo sabendo que é merda continuar sem parar e no final, certamente teremos uma história cheia de lacunas e muito mal elaborada com devaneios semelhantes a alucinações devido ao sono, mas... lá pelo meio haverá sempre algo de muito interessante, mesmo que seja uma só frase.

Mas a loucura será em 2011 onde irei participar no Milwordy: 1 milhão de palavras em 365 dias.

Ditado do dia: "Quem escreve por gosto, não cansa mas gasta o teclado"

2 Comentários:

  Mel

quarta-feira, dezembro 01, 2010 10:51:00 da tarde

E quando e' que me vais deixar ler essa merda?

  Laila

segunda-feira, dezembro 06, 2010 10:24:00 da tarde

Parabéns por ter conseguido, foi uma maratona literária. Não entendo o ódio dos blogs, pensei que eles surgiram da vontade das pessoas escreverem.