Fumar!


Entrou em vigor a nova lei anti-tabaco. A lei que proíbe fumar em locais públicos. Não sei até que ponto a lei foi aplicada em Portugal, mas em Hamburgo, que é a cidade com mais fumadores per capita da Europa, a lei tomou proporções ridículas.



Não se pode fumar em locais públicos, ponto final. Quer sejam fechados ou não. Isto incluí, cafés, bares, restaurantes, casinos, tascas, estações de metro e de autocarro, quer sejam cobertas ou até mesmo ao ar livre. Ao ar livre!!! É incrível!!


Concordo que não se fume em restaurantes, eu como fumador nunca o fiz. Não concordo com esta imposição em que os empresários são os fodidos.
A lei não permite ao dono de uma discoteca, fazer uma discoteca para fumadores. Porquê? De acordo com os políticos, "porque um não fumador podia entrar!" IDIOTAS!!!! Se um não fumador entra numa discoteca que tem um sinal de "autorizado fumar" à porta, vai porque quer e se quer, sujeita-se!


A lei aqui, permite aos empresários criar salas reservadas a fumadores, MAS tem de haver um acesso ao WC livre de fumo! Quando digo "livre de fumo", não é que seja proibido fumar lá, significa que tem de haver 2 acessos, uma para não fumadores e outro para fumadores! Nem para mijar esses seres sensíveis podem respirar o mesmo oxigénio? Quer dizer, não podem respirar o mesmo oxigénio no acesso ao WC, mas lá dentro já não há problemas. Que eu saiba o cheiro a mijo, não purifica o ar!
Outra merda é que os empresários têm de contratar empregados fumadores, para essas áreas e empregados não fumadores para as outras! Fumar ou não fumar, já tem de fazer parte do Curriculum Vitae! Se isso não será descriminar, o que é?


Acho um abuso, um desrespeito pelos empresários e pela liberdade de escolha.


Ah e tal... os fumadores passivos e mais não sei o quê! E as vantagens dos não fumadores por existirem fumadores? Isso não importa?
Um fumador gasta mais dinheiro, gastar dinheiro estimula a economia. Um fumador vive menos tempo, portanto é mais dinheiro na segurança social, para a reforma de quem não fuma.
Não fumam, não fumam, mas para ir ao café que fica a 300 metros de casa, vão de carro e já não se queixam do monóxido de carbono ingerido e expelido para a atmosfera. Será que todos os não fumadores são "verdes", reciclam andam mais a pé ou de transportes, comem bem e evitam comer lixo? Não, são iguais aos fumadores!


As casas Turcas de fumo, onde a malta vai para fumar cachimbo de água, vão ter de fechar. É ridículo, um gajo vai a uma casa de fumo para fumar, o que caralho vai um não fumador fazer lá? Só se for arranjar merda!


Eu concordo com a proibição de fumar em locais públicos, mas um empresário deveria ter o direito de escolher que tipo de clientela quer, e a lei Alemã torna impossível o mínimo, que é criar salas de fumo.


Eu sei que em Portugal há salas de fumo, criadas à pressão, sem condições e à margem da lei, mas a lei Portuguesa é branda e eu refiro-me às leis Francesas, Inglesas e Alemãs, que são mais rigídas e têm fiscais. Foi criada uma policia anti-fumo na Alemanha com um polícia por cada 10 locais públicos fechados... ninguém escapa a uma multa de 200€ por cigarro (fumador) e de 500€ para o dono do bar ou discoteca.


Como já disse concordo com uma proibição mas esta é abusiva e viola direitos, como o direito à escolha.


Toda a gente é pró proibição, como não podia deixar de ser, eu sou contra qualquer lei feita em cima do joelho, que viola liberdades e não deixa a opção de escolha.
Fumar é um direito, pois não ilegal, mas deixa de existir um único local onde se possa fumar e beber uma cerveja. No entanto a malta pode-se injectar numa esquina... tadinho... é drogado!

220 Comentários:

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 3:08:00 da manhã

Certo. Foi feita em cima do joelho. Mas, do q depreendi, um local género café ou discoteca pode escolher fumar, desde que instale os extractores adequados. Há um café em Loulé onde continua na ser permitido fumar, porque foram espertos e instalaram um sistema de extracção de fumo. Resultado: como nos outros cafés escolheram o não-fumar, os fumadores fugiram todos para aquele. E eu fugi dele, obviamente.
E não sei se o problema estará totalmente na lei ou se no modo como está a ser aplicada. Fui, por ex, ao shopping da guia em albufeira e na zona de restaurantes, que é fechada, era proibido fumar. Na zona das lojas, ao ar livre, era também proibido fumar...isso sim, não faz sentido absolutamente nenhum. Mas quem é q fez merda, a lei ou quem a está a aplicar ou fiscalizar ou o catano?
Em Loulé agradou-se a gregos e troianos: há cafés para fumadores, onde não-fumador sabe ao que vai. E há cafés para não fumadores, onde o fumador sabe ao que vai. Portanto, mais uma vez, um exemplo de como pode resultar.

Agora, se começa tudo com extremismos, então merda, não há-de funcionar mesmo. O fumador puxa de um cigarro e lá lhe cai o não fumador em cima com o decreto lei na mão. O não fumador reclama do fumo e lá lhe cai o fumador em cima a chamar-lhe hipocrita e o catano.

Quanto ao monoxido de carbono que eu liberto ao ir para o trabalho, dêem-me um preço razoável por um carro hibrido ou deem um autocarro que leve menos do que duas horas a chegar lá e eu já posso considerar que tenho escolha. Mas não tenho. Não tenho outro remédio senão andar de carro, pois com o meu trabalho ando sempre de uma ponta à outra do algarve...não sou rica para comprar um hibrido, não existe uma rede de transportes decentes cá em baixo...não tenho escolha.
Quanto ao tabaco, supostamente devia ter escolha. Decidi não fumar. Porque é que tenho de fumar à mesma porque o merdas do lado se está a cagar para se está a atirar-me com o fumo para cima ou não?? É por merdas e vacas desses e dessas q esta lei apareceu: já que não vai a bem, que vá a mal. Como a maioria se está perfeitamente a cagar para os pulmões dos vizinhos, quem é que se lixou??? ah pois, aqueles que até fumam com cuidado e civismo.
Outra coisa são as discotecas. Sempre foram salas de fumo. Mas não custava nada meter a porcaria de uma ventilação decente e ficavam todos felizes (os fumadores mais que os não-fumadores, mas pronto). Ou então, como em loulé: discotecas com fumo, discotecas sem fumo e cada um que escolha. Mas, nas pistas de dança, esmurro quem me aparecer com um cigarro: foi o que aconteceu à tipa que me queimou a testa com aquela porra. E se fosse o olho??
Quanto às salas de fumo, é como dizes.

Mas agora não te ponhas a mandar vir contra os não-fumadores, porque isso não é justo. Não é justo ter que levar com fumo quando escolhi não fumar. Não é justo ter um cancro quando escolhi não fumar. Apartir do momento em que a liberdade de outrém interfere com a minha, deixa de haver civismo.

Portanto, acho muito bem que existam zonas para se fumar e zonas livres de fumo (tirando a cena da casa de banho...numa casa de banho publica não se devia fumar e ponto final, não baixa o cheirete dos odores corporais como ainda mais aquela porcaria...) e que cada um saiba ao que vai e escolha.
O mal não está na lei, mas em quem a está a aplicar.

Ah, e eu reciclo xim xenhora. E tento comer como deve ser xim xenhora. E poupo água xim xenhora. E poupo luz xim xenhora. E poupo gás xim xenhora. E formo nisso xim xenhora. Não uso peles não xinhora.
Mas que sei eu, sou só uma não-fumadora. :-p

  Mulheka

sábado, janeiro 05, 2008 3:23:00 da manhã

"Nem para mijar esses seres sensíveis podem respirar o mesmo oxigénio? (...) Que eu saiba o cheiro a mijo, não purifica o ar!"

Comentário bastante ridiculo que vou tentar comentar da melhor maneira possível!
Esses seres sensíveis como tu lhes chamas, têm todo o direito de não querer fumar do TEU cigarro. Por alguma razão são não fumadores por opção! E respondendo a uma comparação sem nexo: De facto, o mijo não purifica o ar mas plo menos não te muda a cor dos pulmões!

"Acho um abuso, um desrespeito pelos empresários e pela liberdade de escolha."

Os não fumadores nunca tiveram liberdade de escolha até agora. É lixado, não é?
Lembro-me de estar num bar ou disco e por vezes não parar de tossir, ficar com os olhos a arder, o ficar sem ar por causa do tabaco.
Ser sensivel? Pois, se calhar sou!

"Ah e tal... os fumadores passivos e mais não sei o quê! (...)Um fumador vive menos tempo, portanto é mais dinheiro na segurança social, para a reforma de quem não fuma."

Um desculpa completamente tresloucada que nem parece ter sido escrita por uma pessoa inteligente como tu!
Já agora, um fumador vive menos tempo? Sabes que não é tão linear quanto isso, se não sabes, ficas agora a saber!

"Não fumam, não fumam, mas para ir ao café que fica a 300 metros de casa, vão de carro (...) Não, são iguais aos fumadores!"

Nem todo o não fumador tem de ser "verde", no entanto, EU tenho TODO o direito de não querer levar com o fumo do TEU cigarro, certo?

"Eu concordo com a proibição de fumar em locais públicos, mas um empresário deveria ter o direito de escolher que tipo de clientela quer"

Concordo. Em cafés e restaurantes. Se os proprietários de bares e discotecas tiverem essa opção de escolha, todos irão optar por permitir o tabaco e as coisas ficam na mm. Se um não fumador não quiser ser obrigado a fumar fica em caselas. Se quiser sair para dançar, tem que sujeitar.
Porquê? Então esses seres fortes não podem ir dar uma passa à rua? O frio ou o calor mexe-lhes com o sistema nervoso? Coitados! São seres sensiveis, afinal!

"Fumar é um direito"

Ora nem mais! Assim como não fumar também o é!!!

Eu até posso ir a um restaurante de fumadores porque maior parte das pessoas com quem estou pode fumar mas eu QUERO e TENHO o direito a ter opção de escolha.

A nossa liberdade nunca foi respeitada e agora que estão a POR LIMITES à vossa, estão a fazer um pé de vento que é uma coisa impressionante! Clap clap clap! Welcome to the underworld!

  tavguinu

sábado, janeiro 05, 2008 3:50:00 da manhã

olha pois eu como fumador em vez de ir pedir seringas, comprimidos para o cu e metadona, vou pedir uns cigarros para passar o vicio.

assim não trabalho, não produzo e ainda me pagam.

passo a coitadinho...

vai na volta vou mas e fumar umas ganzas com o pessoal do be e destruir uns campos de milho com génicos !

então é assim na minha empresa fuma-se e sabes pq, pq o chefe fuma, vai haver muitas assim...

sempre quero ver os ministros a não fumarem...

só pq o PM fuma pela palhinha por trás quem faz pela frente tb é fodido ?

  Jumpseat

sábado, janeiro 05, 2008 3:54:00 da manhã

Eu juro que não ia comentar este texto. Quando comecei a ler, vi logo que isto ia dar "bronca"! LOOOL E sinceramente, a mim tanto me faz!
Mas não me contive, aqui vai comentário! :D

Sou fumadora, mas se fizer um voo de 32horas seguidas, nem apito, quanto mais fumar!!

Portanto, façam as leis que quiserem, que eu já tou habituada a conter-me. Em NY fui multada por fumar num passeio PERTO do Museu de História Natural e em Singapura fui multada por estar a fumar NA RUA e o cinzeiro mais perto estar a DOIS METROS de mim!

Mas na verdade, o que me levou a comentar este texto, foi esta frase:
"Fumar é um direito, pois não ilegal, mas deixa de existir um único local onde se possa fumar e beber uma cerveja. No entanto a malta pode-se injectar numa esquina... tadinho... é drogado!"

Opá!!!! O Que eu já me ri!!!!
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL :D:D:D:D


Boas discussões! Que eu vou ali fumar um cigarrinho...

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 3:54:00 da manhã

Subscrevo inteiramente o comentário da mulheka, fumar é um direito não fumar só o será a partir de agora (porque o fumo passivo é uma forma de fumo e tb nefasto)


"Um fumador vive menos tempo, portanto é mais dinheiro na segurança social, para a reforma de quem não fuma"

mentira - gasta-se em tratamentos para o cancro e outras doenças pulmonares (não que seja o dinheiro a justificação para gostar ou não gostar dos fumadores e facilitar-lhes ou não a vida, trata-se de respeitar quem não quer fumar, até porque é uma questão de saúde!!)


PS- nc fui mt "sensivel" mas ja tive de abandonar alguns locais pq as lentes de contacto não suportavam a nuvem espessa que existia e agora claro que só posso ver a nova lei com bons olhos...literalmente:)

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 3:59:00 da manhã

PS2 - claro k a nova legislação vem quebrar muitos hábitos instituidos, daí a sua polémica e acredito que não seja fácil para os fumadores. Avaliando o que escreveste acerca da situação na Alemanha considero que é excessivo: querem fumar em espaços abertos e em salas com condiçoes de ventilaçao adequadas fumem a vontade, poramordedeus!

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:00:00 da manhã

Vanadis:

"um local género café ou discoteca pode escolher fumar, desde que instale os extractores adequados."

Sem falar em divisórias isoladoras adequadas. E isto em Portugal, pois em outros países as instalções já estão feitas com um único acesso ao WC.

"E não sei se o problema estará totalmente na lei ou se no modo como está a ser aplicada."

Está em ambos.

"Portanto, mais uma vez, um exemplo de como pode resultar."

Mais uma vez, só se aplica em Portugal.

"Quanto ao monoxido de carbono que eu liberto ao ir para o trabalho, dêem-me um preço razoável por um carro hibrido ou deem um autocarro que leve menos do que duas horas a chegar lá e eu já posso considerar que tenho escolha."

Sabes que se fores a um centro de reciclagem de carro que fique a 3 km entregar 3 jornais, já compensas a emissão de CO2, dessa viagem?

"discotecas com fumo, discotecas sem fumo e cada um que escolha."

O fumo de efitos especiais das próprias discotecas, serão saudáveis?

"Não é justo ter que levar com fumo quando escolhi não fumar."

Não é justo eu ter de ir para o meio da neve fumar um cigarro, só porque não existe um local onde possa fumar.

"Apartir do momento em que a liberdade de outrém interfere com a minha, deixa de haver civismo."

Ora aí está o errado da lei, a liberdade do não fumador viola a do fumador. Foram trocadas as posições em vez de ser atingido um equilibrio.


Olha que lutei muito para escrever um texto onde pudesse ter a maioria contra mim :) adoro discutir :P eheheh

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 4:02:00 da manhã

PS3- acho que "compraste" uma discussão do caraças ;P

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:07:00 da manhã

Mulheka:

Ridiculo porquê? Será que a presença de um fumador sem estar a fumar pului o ar, pois para serem necessários 2 caminhos para o wc, deve ser isso!

"Esses seres sensíveis como tu lhes chamas, têm todo o direito de não querer fumar do TEU cigarro."

Tal como eu tenho o direito de o fumar, mas não tenho onde!!

"o mijo não purifica o ar mas plo menos não te muda a cor dos pulmões!"

Que bases ciêntificas sustentam isso?

"Os não fumadores nunca tiveram liberdade de escolha até agora. É lixado, não é?"

Sempre existiram zonas da não fumadores! Havia escolha.


"Um desculpa completamente tresloucada que nem parece ter sido escrita por uma pessoa inteligente como tu!"

Mas é um argumento válido, para quem acha que fumar mata!

"Nem todo o não fumador tem de ser "verde", no entanto, EU tenho TODO o direito de não querer levar com o fumo do TEU cigarro, certo?"

Não contesto, mas eu tenho o direito de fumar.

No fundo são direitos que se cruzam é corrige-se um erro com outro. Isolar os fumadores... nem é isolar pois não existe um local para fumar!

"Em cafés e restaurantes. Se os proprietários de bares e discotecas tiverem essa opção de escolha, todos irão optar por permitir o tabaco e as coisas ficam na mm."

E de quem é a culpa?
Eu seria o primeiro a abrir uma discoteca para fumadores.

"Então esses seres fortes não podem ir dar uma passa à rua? O frio ou o calor mexe-lhes com o sistema nervoso? Coitados! São seres sensiveis, afinal!"

Vai para a rua durante 5 minutos com -20 graus!


"A nossa liberdade nunca foi respeitada e agora que estão a POR LIMITES à vossa, estão a fazer um pé de vento que é uma coisa impressionante! Clap clap clap! Welcome to the underworld!"

Então mas é uma lei ou uma vingança? Parece-me uma vigança, corrigir um erro com outro, CLAP; CLAP, CLAP!

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:09:00 da manhã

tavguinu:

"então é assim na minha empresa fuma-se e sabes pq, pq o chefe fuma, vai haver muitas assim..."

No bar da minha empresa, apartir do dia 1 de Janeiro passou a ser permitido fumar, coisa que eu como fumador proibia!

"sempre quero ver os ministros a não fumarem..."

Na Assembleia pode-se fumar enquanto não estiver a decorrer uma sessão!

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:12:00 da manhã

Jumpseat:

"Eu juro que não ia comentar este texto. Quando comecei a ler, vi logo que isto ia dar "bronca"!"

Eu havia de arranjar algo para disutir com 90% do pessoal :P

"Sou fumadora, mas se fizer um voo de 32horas seguidas, nem apito, quanto mais fumar!!"

Sou fumador e não fumo no trabalho, mas apartir do dia um de Janeiro passei a autorizar fumar no bar da empresa. Os não fumadores podem ir ao bar num outro horário.

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:15:00 da manhã

*Joana*:

"mentira - gasta-se em tratamentos para o cancro e outras doenças pulmonares"

Se elas aparecerem...

"até porque é uma questão de saúde!!"

O poder político deve preocupar-se com a sude da economia que estão a estrangular e não com a minha.

"querem fumar em espaços abertos e em salas com condiçoes de ventilaçao adequadas fumem a vontade, poramordedeus!"

Nada, querem fumar vão para a neve. Ainda esta noite saí, fui a British Pub e estava mais gente a beber e a fumar à porta do que não fumadores lá dentro...

Em Hamburgo é extremo visto que 3 em cada 5 fumam.

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:16:00 da manhã

*Joana*:

"PS3- acho que "compraste" uma discussão do caraças ;P"

Ahahaha, e estou a adorar como começou... acho que se vivesse em Portugal já tinha uma "espera" à porta :)

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:17:00 da manhã

Marta:

Ainda nem sequer comentaste, mas como podes ver nem sempre concordam comigo.

Ahahahah ;P

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 4:17:00 da manhã

Como em todas as questões, existem pelo menos dois pontos de vista. pelo menos! Eu sou fumador e chateia-me sinceramente a lei cega. Já sei que existe "possibilidade" de fumo ou condições para tal em certos espaços. Mas não querendo afirmar, tenho a impressão que a parte prevista para fumadores, mesmo com a devida extracção não pode ultrapassar 30% da área total! Meus amigos: aqui ao lado , sim, em Espanha, os estabelecimentos puderam optar por espaço fumador ou não fumador e garanto-vos que ninguém entra nesses locais ao engano! Estão bem sinalizados e só entra quem quer! Eu até passo bem se não fumar num espaço em que não o posso fazer mas fundamentalismos custa-me a aceitar.

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:20:00 da manhã

Noivo:

"Meus amigos: aqui ao lado , sim, em Espanha, os estabelecimentos puderam optar por espaço fumador ou não fumador e garanto-vos que ninguém entra nesses locais ao engano! Estão bem sinalizados e só entra quem quer! Eu até passo bem se não fumar num espaço em que não o posso fazer mas fundamentalismos custa-me a aceitar."

Ora lá está, assim é que é uma lei justa, dar opção de escolha.

Não me digam que todos os empresários iriam optar pelos fumadores, pois conheço donos de discotecas que estão felizes e outros que estão fodidos pois nem eles podem fumar dentro da sua discoteca no seu próprio escritório!

Mas quem é que paga a renda da casa?

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 4:24:00 da manhã

Ahhhh a melhor de todas e que me esqueci é ver o pessoal nos parques subterrâneos dos shopping's a fumar dentro do carro antes de sair, porque também não se pode fumar num espaço onde tem placas a avisar que o ambiente é nocivo:) Mas já se lembraram que basta abrir a portinha do automóvel para o fumo de espalhar?:)

  Bruno Fehr

sábado, janeiro 05, 2008 4:30:00 da manhã

Noivo:

Mas isso é contornar a lei, dentro do meu carro mando eu. Vejo a malta a fumar à porta dos bares e a criar uma onda de fumo por onde os não fumadores têm de passar.

Qualque dia, só se pode fumar a 100 metros de um bar, o que num local com centenas de bares como a Reeperbahn, significa andar 5 km e 100 mentros!

  Mulheka

sábado, janeiro 05, 2008 4:40:00 da manhã

"Ridiculo porquê? Será que a presença de um fumador sem estar a fumar pului o ar, pois para serem necessários 2 caminhos para o wc, deve ser isso!"

Um fumador sem estar a fumar?
Quantas vezes se entra num WC e o ar é irrespirável por causa do tabaco? Quantos cigarros estão apagados no chão? Quando mal abres a porta e tens que voltar a fecha-la?

"Tal como eu tenho o direito de o fumar, mas não tenho onde!!"

Não tens onde, aí na Alemanha. Eu tou a falar na lei Portuguesa. Aqui os proprietários têm opção de escolher o tipo de estabelecimento.

"Que bases ciêntificas sustentam isso?"

Epá, não sei, talvez do facto de existirem pessoas com cancro do pulmão sem nunca terem tocado num cigarro... mas só assim por acaso, claro!

"Sempre existiram zonas da não fumadores! Havia escolha."

Em restaurantes! Se tivesse num café tinha de me sujeitar a levar com o fumo do fulano ao lado, ou à frente a fumar! Estivesse a comer, estivesse a fazer o que fosse! Tinha opção de escolha? Não! Em bares? Não! Em discotecas? Não!
De qualquer forma, havenda lados diferentes para fumadores e não fumadores, o espaço era o mesmo, as divisórias inexistentes!

"Não contesto, mas eu tenho o direito de fumar."

O direito de fumar e o dever de não me incomodares! Eu tou contigo num café e não tou a fumar... Incomodo-te?

"No fundo são direitos que se cruzam é corrige-se um erro com outro. Isolar os fumadores... nem é isolar pois não existe um local para fumar!"
Lá está, Alemanha. Eu tou a falar de Portugal onde há sitios para os fumadores. Não concordo com o radicalismo da Alemanha!

"Vai para a rua durante 5 minutos com -20 graus!"

Alemanha...

"Então mas é uma lei ou uma vingança? Parece-me uma vingança, corrigir um erro com outro, CLAP; CLAP, CLAP!"

Não é nenhuma vingança! É por as coisas fifty fifty ou queriam que o vosso lado prevalecesse sempre e seriam vocês a decidir quem fumava? É mau quando as coisas que são boas para o nosso lado mas injustas para o outro, mudam! Não é? Pois, acredito que sim!

"Sou fumador e não fumo no trabalho, mas a partir do dia um de Janeiro passei a autorizar fumar no bar da empresa. Os não fumadores podem ir ao bar num outro horário."

Vigança? CLAP!

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 5:08:00 da manhã

Não fumo, nunca fumei e também acho que não é agora aos 21 anos que o vou fazer. A minha mãe fuma, o meu pai também. Praticamente todos os meus amigos o fazem. Eu não me importo que as pessoas fumem (toda a minha vida convivi com isso) mas importo.me SIM quando levo com o fumo em cima. Importo.mo quando estou a jantar e alguém saca de um cigarro. Acho uma tremenda falta de respeito por quem ainda não terminou de comer. Importo.me quando fico com o eyeliner todo esborratado, porque tenho os olhos a arder de tanto levar com fumo de tabaco e por consequencia começo a lacrimejar.
=P

Eu sei que é dificil mudar habitos culturais que estão enraizados e por isso podiam era resolver a questão de outra forma... os fumadores passariam a andar com sacos de plástico para que cada vez que dessem um bafo num cigarro o fumo ficasse acumulado no saco. Desta forma poderiam fumar em qualquer lado e viviamos todos felizes para sempre =P

(Pronto, vou.me já deitar!)

  mjf

sábado, janeiro 05, 2008 10:49:00 da manhã

Olá!
E mais uma vez está instalada a discórdia!!!
Eu como não fumadora e na área da saúde, acho que os fumadores, devem estar todos elucidados dos efeitos nocivos do cigarro...e têm Opção: fumar ou não.
Se decidiram e assumiram ser fumadores, quem sou eu para os criticar... mas vão-se suicidar longe de mim. Gostava que todos os fumadores pudessem assistir, a um utente com insuficiência respiratória,todos "azulinhos", a pedir socorro!!!
Depois de terem presenciado o episódio e continuassem a fumar...achava-os muito...corajosos( já sei que há médicos que fumam e muito), mas se estão elucidados dos contra e prós e continuam a fumar...temos pena, cá os esperamos, mais tarde, quando vierem pedir ajuda!!!
Beijos

  Foi Bom

sábado, janeiro 05, 2008 1:34:00 da tarde

Concordo com a nova lei. So de pensar que ja posso estar no serviço descansada sem o fumo dos atrasados mentais dos meus colegas, que ja posso estar no cafe com os putos sem ter uma besta a atirar o fumo do cigarro para cima da bebe, fico muito mais descansada! E apesar de nao parecer, a maioria dos fumadores concorda com esta lei. Tenho falado com muitos, mesmo muitos, e a maior parte bate palmas. Alguns dizem que a proxima medida devia de ser a de aumentar o custo do maço de cigarro para 50€, para eles deixarem de fumar de vez. Quando aos drogados a injectarem-se na rua, sou daquelas que e' a favor das salas de chuto, das casas de prostituiçao legalizadas, e de tudo o que tenha a ver com o minimo de dignidade social. Mas isso e' uma outra conversa!

  Rafeiro Perfumado

sábado, janeiro 05, 2008 1:52:00 da tarde

Sim, a situação que descreves já roça e muito o fundamentalismo. Até dá a ideia que foi a revolta dos não-fumadores oprimidos este tempo todo!

  Bela Sonhadora

sábado, janeiro 05, 2008 1:54:00 da tarde

eu como não fumadora a mim a lei passa-me completamente ao lado, sinceramente, mas tal como tu disseste não é preciso cair em extremismos ora vamos la ver quais os sítios que a meu ver não deveriam ser permito fumar:

. Hospitais (cm já há mt tempo o é)
. Restauração: Restaurantes, Pastelarias, cantinas, etc etc
. Escolas: Isto é, até à semana passada era permitido fumar-se nos corredores das faculdades contudo a meu ver poderia muito bem ser permito fumar-se nos bares das faculdades ou em espaços mais amplos e abertos...
e por ultimo que não me lembro de mais nada, nas pistas das discos e apenas por uma razão: Pelos descuidos!! POrque já nao foram as poucas vezes que se estragaram roupas de alguém por um cigarro ter tocado nessas roupitas ou mesmo em braços nus (a mim já me aconteceu)

Quanto aos bares e discotecas em geral, à partida quem vai para lá já sabe que aquilo é um local aonde existem muitos fumadores e inclusivamente fumadores sociais, que só fumas aí, se os quiserem tornar exclusivamente para não fumadores deveria de ser, como tu proprio o disseste, uma opção dos donos.

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 2:11:00 da tarde

Eu sou contra todo e qualquer estigma...Contra toda e qualquer discrimanação que divida as pessoas por grupos,que as marque!!!
Onde estão os direitos dos fumadores???Onde está a liberdade de escolha dos empresários?
Todos sabemos os malefícios do tabaco,mas como adultos e seres livres temos o direito de escolha!!!
mjf,acredito que passem pelas tuas mãos imensos doentes com insufuciência respiratória mas...são todos fumadores?Posso dizer-te que tenho casos na família de doentes asmáticos que...nunca fumaram!!!!E cancros do pulmão em pessoas que sempre levaram uma vida saudável!!!O tabaco aumenta o risco dessas doenças,mas nem sempre é a causa principal!!!
Campanhas publicitárias contra o tabagismo?Acho muito bem!!!
Ajuda nos centros de saúde para quem quer deixar de fumar???Aplaudo essas iniciativas!!!
Mas retirar aos fumadores os seus direitos,NÃO!!!
Sou ex-fumadora e nem por isso me vanglorio nem ostraciso os fumadores!!!E ainda hoje,livre do vício,gosto de fumar um cigarro ocasionalmente,depois de um bom jantar,num restaurante que mo permita sem interferir com a comodidade dos outros clientes,como é óbvio!!!
Sinceramente pensei que em Portugal a lei não fosse cumprida á risca,como país um tanto ou quanto "anárquico" que somos...:)
Até agora a lei parece estar a ser cumprida.Mas ...nós somos Portugueses,ou seja,peritos em dar a volta a situação e "contornar" as leis...
Vamos ver até onde os Potugas são cumpridores...e com a polícia que temos estou mesmo a ver o "sr guarda" de charuto na boca a multar o comum mortal...:)

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 2:20:00 da tarde

Mais uma questão:não sou totalmente a desfavor desta lei:aceito que existem espaços demasiado pequenos e sem ventilação onde fumar é um crime,até para os próprios fumadores!!!
Mas se querem "poupar" os não fumadores,preservando a sua liberdade de escolha e a sua saúde,preservem também os direitos dos fumadores criando alternativas que os poupem á humilhação social de ter que fumar ás escondidas ou de enfrentar um tornado para vir fumar á porta de um qualquer bar,restaurante ou discoteca!!!
Será que nos hoteis/moteis/residênciais/pensões e afins a lei também vai ser cumprida??Estou mesmo a ver,depois da real foda,o pessoal embrulhado no lençolito de cama a fazer fila ás portas para vir matar o vício...:)Ao menos dá aso ao convívio...e a sabe-se lá mais o quê...Bem ,nem tudo pode ser mau não é???:)

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 2:22:00 da tarde

Eu sou contra todo e qualquer estigma...Contra toda e qualquer discrimanação que divida as pessoas por grupos,que as marque!!!
Onde estão os direitos dos fumadores???Onde está a liberdade de escolha dos empresários?
Todos sabemos os malefícios do tabaco,mas como adultos e seres livres temos o direito de escolha!!!
mjf,acredito que passem pelas tuas mãos imensos doentes com insufuciência respiratória mas...são todos fumadores?Posso dizer-te que tenho casos na família de doentes asmáticos que...nunca fumaram!!!!E cancros do pulmão em pessoas que sempre levaram uma vida saudável!!!O tabaco aumenta o risco dessas doenças,mas nem sempre é a causa principal!!!
Campanhas publicitárias contra o tabagismo?Acho muito bem!!!
Ajuda nos centros de saúde para quem quer deixar de fumar???Aplaudo essas iniciativas!!!
Mas retirar aos fumadores os seus direitos,NÃO!!!
Sou ex-fumadora e nem por isso me vanglorio nem ostraciso os fumadores!!!E ainda hoje,livre do vício,gosto de fumar um cigarro ocasionalmente,depois de um bom jantar,num restaurante que mo permita sem interferir com a comodidade dos outros clientes,como é óbvio!!!
Sinceramente pensei que em Portugal a lei não fosse cumprida á risca,como país um tanto ou quanto "anárquico" que somos...:)
Até agora a lei parece estar a ser cumprida.Mas ...nós somos Portugueses,ou seja,peritos em dar a volta a situação e "contornar" as leis...
Vamos ver até onde os Potugas são cumpridores...e com a polícia que temos estou mesmo a ver o "sr guarda" de charuto na boca a multar o comum mortal...:)

  Sílvia

sábado, janeiro 05, 2008 2:25:00 da tarde

Bem, já aqui foram mostrados argumentos e pontos de vista e para não estar a escrever o mesmo digo que subscrevo o que a Mulheka te diz.

Ainda ontem fui a Guimarães e entrei num café onde costumo ir...qual o meu espanto tinha "fumadores" à porta... ar irrespirável, recebi um telefonema de vários amigos que na sua maioria são fumadores a dizerem para irmos a outro porque não se podia estar no café, que preferiam ir fumar à rua.lol.

Preferem pagar as multas, mas vão acabar por ficar sem clientes.

Acho as discotecas e os restaurantes casos flagrantes...ainda na passagem de ano fui queimada e nem desculpa me pediram...nunca houve respeito pelo não fumador e nos restaurantes? A area dos fumadores é quase sempre perto da dos não fumadores o que faz com que estejas a comer e leves na mesma com o fumo nas trombas.

O meu pai era fumador até à dois anos atrás, fumava desde os 13, tem 52 e nunca nunca fumou dentro de casa, nem que nevasse ia para o Jardim, nunca fumou dentro de um restaurante porque ele proprio nao gostaria de ser incomodado quando está a comer. Se as pessoas fossem todas assim não havia necessidade de leis extremas na perpectiva dos fumadores e essenciais dos não fumadores.

Beijoca

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 2:34:00 da tarde

Crest, sempre existiram zonas de não fumadores?...ai agora o fumo sabe de que lado está o fumador e o não fumador?...

Bem, neste aspecto iremos sempre concordar em discordar. ;-p

Já agora, um professor e amigo meu morreu no ano passado de cancro no pulmão. Não fumava. Quer dizer, activamente. Tinha 38 anos. Pois...serviu-lhe de muito escolher não fumar.

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 2:38:00 da tarde

LOOOOOL, li agora o teu comentário à Marta. Por acaso qd vi o poste pensei: a Marta vai ficar contente, vai haver muitas discordâncias!!

Pelo menos ficámos a saber o seguinte: não é o tabaco que faz com que gostemos ou não de Paulo Coelho =D talvez a cannabis, a nicotina não. =D

E sabias que o alcool faz os machos começarem a cortejar machos e femeas por igual?????? Ahahahahah!!! Está provado e publicado!!!! =DDDD Portanto, machus, cuidado com as bubas!!!

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 2:40:00 da tarde

há várias coisas neste teu artigo com as quais não concordo em absoluto !
o blogue é teu, é teu o direito, é a tua opinião obviamente... inquestionável !
noutras, em que simplesmente apontas (afinal) para uma clareza e objectividade no aplicar da lei... concordo plenamente.

sou não-fumador, nunca fumei na vida.
no meu blogue tenho falado sobre alguns aspectos disto, não me vou alongar.

à semelhança do que aconteceu com outras discussões em que o estado "fez crer" que qualquer cidadão podia ser uma "extensão" sua... esta situação que agora se vive é exorbitante e mais uma vez há uma facção que se mostra mais hipócrita, fundamentalista, asquerosamente "moralista" e radical do que a outra.
assusta !

devo ser um privilegiado nos meus conhecimentos... pois a maioria dos que tenho são fumadores, já tinham as suas próprias normas de civismo não precisando de "leis" postas em acção com hipocrisia e que... a única coisa de que se queixam é dos rambos de pacotilha que, de costas quentes, agora e só agora, são tão defensores de tantos e tão altos valores cívicos e de saúde.
é isso que enoja muitos fumadores, não o acatamento de uma lei !

sou não-fumador mas, dado que não partilho destas posturazecas de pé fincado já fui "acusado" de andar a fazer campanha a favor dos fumadores.
pensem o que quiserem... nunca serei é um demente imbecil que diga coisas do género "todos os fumadores deviam morrer de cancro do pulmão", conforme disseram a um amigo meu.

como não-fumador incomoda-me mais a merda que sai da boca de muitos destes "paladinos da razão" que o fumo dos fumadores !
porque a razão quando serve a gente vingativa e de mente pequena transforma-se em merda.

porque o problema não é o fumar ou o não fumar, como não o foi noutras questões... o problema é de mentalidades.

neste caso específico, apenas desejo uma coisa: que as pessoas fumadoras que sejam inteligentes não "paguem" aos não-fumadores que sejam imbecis "na mesma moeda".

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 2:52:00 da tarde

Vanadis:
"Já agora, um professor e amigo meu morreu no ano passado de cancro no pulmão. Não fumava. Quer dizer, activamente. Tinha 38 anos. Pois...serviu-lhe de muito escolher não fumar."

E os médicos diagnosticaram o cancro do pulmão por ser fumador passivo?Não creio...´´E este tipo de fundamentalismo que não compreendo...

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 3:38:00 da tarde

Olha, ana reis, tens lido tudo tudo o que tenho escrito? Leste aquele texto com olhos de ler?...não deves ter lido.

Onde é que eu digo que ele teve cancro por ser fumador passivo? Hás-de-me mostrar. Eu só disse que ele não fumava.
Conclusão: não é preciso fumar para se ter cancro. Por acaso ele morreu de cancro no pulmão por ser portador do gene egoista. Percebeste do avesso e ainda me me acusas de fundamentalismo...

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 3:49:00 da tarde

Mas, já agora, se quisermos dar o significado avesso à coisa: o ser fumador passivo aumentou as hipóteses se activação do gene egoista, logo, do cancro.

Outra coisa, o tabagismo não provoca cancro. Não é tão linear assim. O Tabagismo enfraquece, sim, os pulmões que, deste modo, ficam muito mais susceptiveis às mutações que provocam os cancros (muitas delas provocadas pelos excipientes adicionados ao tabaco, entre eles cádmio, um metal pesado tóxico, se te dissesse o que tem mais até caias para o lado; não é a nicotina que tem efeitos nefastos...). Ou aos virus que provocam os cancros.

Portanto, repito: serviu-lhe de muito escolher não fumar. Morreu na mesma, e com cancro no pulmão (por acaso o que o matou nem sequer foi o cancro, mas o tratamento para este...e esta hem?), porque tinha provavelmente um chamado gene egoista, cuja activação foi proporcionada também (eu não digo só, digo também) pelo facto de ser fumador passivo.

Diz-me lá, onde é que está o fundamentalismo?...em mim? Tá bem.

Outra coisa, antes de mandares vir com alguém na blogosfera, certifica-te que leste pelo menos alguma coisa do que esse alguém já escreveu. Não podes andar a construir teorias com base numa frase, que ainda por cima foi mal interpretada.

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 3:51:00 da tarde

Cá em portugal, a lei em cafés, regra geral, cumpre-se. Agora, em discotecas fazem-se desvios muito grosseiros. Eu, como não fumador, acho bem que haja uma sala de xuto em cada discoteca para se poderem drogar à vontade.
Se é legal, há direito ao consumo desde, como é óbvio, não se forcem outros a consumir.
Quanto a essa lógica de menos tempo de vida = poupança de dinheiro, não concordo.
Se morreres aos 50 anos, o estado perde um cidadão activo que tinha ainda 15 anos de descontos pela frente. Já para não falar nos gastos enormes que há na área da oncologia.
E não me fodam, quer queiramos quer não, o tabaco é um malefício. Ouvi ha dias um dono de um restaurante dizer-me que ia reduzir o consumo de tabaco de 3 maços por dia para um simplesmente porque nao tinha onde fumar e queria aproveitar esta lei para reduzir.
Pode-se considerar uma medida de combate ao tabagismo.
Acho a lei portuguesa bem feita. Não há infra-estruturas, não se fuma e acabou.

  Mulheka

sábado, janeiro 05, 2008 4:09:00 da tarde

ANA REIS:

"Onde estão os direitos dos fumadores???"

E o dos não fumadores que até agora eram INEXISTENTES? Se não quisesse levar com o fumo dos outros, ficava em casa que lá tava muita bem!

"mjf,acredito que passem pelas tuas mãos imensos doentes com insufuciência respiratória mas...são todos fumadores?Posso dizer-te que tenho casos na família de doentes asmáticos que...nunca fumaram!!!!E cancros do pulmão em pessoas que sempre levaram uma vida saudável!!!"

Creio que não percebeste o ponto em que ela quis tocar. Exactamente, não são todos fumadores... activos! Por mais que levas uma vida totalmente saudavel, ao andares a fumar do tabaco dos outros... esquece o saudavel!
Há os que ficam doentes por fumar activamente, os que ficam doentes por não terem outra opção senão andar do tabaco dos outros e os que ficam doentes por qq outra razão!
Independentemente de qual destas situações tenha a percentagem maior, mesmo que a segunda opção só TIVESSE (mas que não tem) 1%, já havia razão para esta lei!!!

"Mas retirar aos fumadores os seus direitos,NÃO!!!"

Lá está, mais uma vez: E os direitos dos não fumadores em escolherem NÃO fumar? Ninguém está a TIRAR os direitos aos fumadores. estão a impor LIMITES! É totalmente diferente!
Mas como bons portugueses, há que reclamar, com ou sem razão! Reclamar fica bem, dá um ar de rebeldida... uhhh, so sexy!!!

SILVIA:

"O meu pai era fumador até à dois anos atrás, fumava desde os 13, tem 52 e nunca nunca fumou dentro de casa, nem que nevasse ia para o Jardim, nunca fumou dentro de um restaurante porque ele proprio nao gostaria de ser incomodado quando está a comer. Se as pessoas fossem todas assim não havia necessidade de leis extremas na perpectiva dos fumadores e essenciais dos não fumadores"

Ora nem mais. Se todos tivessem respeito e civismo, não havia necessidade de nada disto.
Num blog vizinho, uma comentadora de um post sobre o mm assunto tb dizia que o seu pai não fumava num restaurante, dentro de casa, etc. Ao que a autora do post lhe respondeu. "Se calhar esta lei foi criada porque a maior parte não pensa como o teu pai" e é mesmo assim!

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 4:13:00 da tarde

Claro que o tabaco é um maleficio! Mas, o que é maléfico não é propriamente a nicotina (tirando em doses elevadas; em doses diminutas até ajuda os neurotransmissores a passarem mais rápido nas sinapses, ou seja, pensa-se melhor), são os excipientes (o chamado condensado) que se atiram para lá. Todo o benificio que poderia advir de fumar um cigarro, foi todo fodido pelas tabaqueiras ao atirar todo o tipo de merdas lá pra dentro.
E repito, o tabaco aumenta grandemente as hipóteses de contrair cancro, mas não é o causador directo-directo. LOL!! E esta, hem? O que faz é aumentar o numero de mutações no DNA, criando-se células descontroladas. Bem...não me vou por a explicar aqui o que é um cancro... :-p

Quanto à minha posição face ao tabaco. Oh, crest, já a conheces. Na me fumes pra cima e já não terei de te bater... :-p =D

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 4:15:00 da tarde

Ah, eis que leio "secalhar essa lei foi criada porque nem todos pensam como o teu pai". Pois. Duuuuuh! :p

Note-se, é o que eu já me fartei de dizer por esta blogosfera fora. Mas que sei eu, sou só uma não fumadora fundamentalista. Mas ao menos sei o que digo...

  Foi Bom

sábado, janeiro 05, 2008 4:17:00 da tarde

Pegando nessa parte de haver fumadores que nao fumam dentro de casa, nem em restaurantes ou pastelarias, pronto, também vou falar do meu pai, que e' um desses casos. Uma vez fui, por ele, a farmacia, pedir um panfleto com um plano correcto para ele seguir, para deixar de fumar. A farmacia tinha um ecran onde passava continuamente um comercial chocante sobre as mortes por cancro do pulmao, especialmente provocadas pelo tabaco. Eu so tive uma reaçao: Caraças, por que raio e' que esta porra nao passa na televisao? Nao tenho a minima duvida que seria o unico remedio capaz de por o meu pai em alarme absoluto para ele deixar de fumar. E continua a questionar-me, porque e que aquela porra nunca passou na televisao?

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 4:29:00 da tarde

Foi bom, aaaaaaaah, afinal vieste juntar-te à polémica!! :D

Porquê? Porque aposto que se passasse a discussão agora era sobre se deve ou não passar na televisão...

E, claro, todos sabemos o que o estado factura à conta do tabaco, não é? Não lhes convém nada que o pessoal deixe de fumar...

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 4:32:00 da tarde

Mas já passou algo semelhante: na sic mulher, um dos programas da oprah foi sobre o que a má alimentação, tabaco e alcool fazem aos orgãos. Mostraram pulmões, fígados, corações...ali estavam eles, em cima da mesa. De um lado, os doentes. Do outro, os saudáveis.

O meu jóve viu os pulmões pretos e apodrecidos que eram de um fumador. Chocou-se. Alarmou-se. Mas deixou de fumar? Não.

  Foi Bom

sábado, janeiro 05, 2008 4:34:00 da tarde

E nao so Vanadis, mais do que chocante, tocava o coraçao, e mais do que a saude, tocava na perda de quem se ama. Mais do que cancros, e tratamentos, e dinheiro gasto, etc etc etc... Por detras de qualquer morte, fica ca alguem a sofrer por ter perdido alguem que se ama. As pessoas nao sao numeros nem estatisticas, mas para o governo sao!

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 4:44:00 da tarde

Exactamente!! E eu até sei o que isso é, mais uma vez, com a morte (até foi subita...num dia estava a falar com ele, no outro ele tinha morrido) do meu professor. Muitos se esquecem que por detrás dessas mortes há pessoas e ficam pessoas.

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 4:45:00 da tarde

Eh, CRest, ganda polémica, heeeeeeeem? até foi levada para outros tascos, LOOOOOOOOOOL! =D

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 5:58:00 da tarde

Vanadis:
Eu já li várias vezes o que escreves,e sinceramente nunca tinha achado que fosses fundamentalista em nada,aliás nunca tinha comentado um comentário de alguem,pois não me sinto nesse direito,apesar de este ser um espaço livre.
Eu não te acusei de nada ,dei uma opinião segundo a minha interpretação e sendo este um espaço onde reina a democracia sinto-me no direito de o fazer...
E sim,acho que estás a escrever de uma forma fundamentalista e que te estás a ressentir qdo apenas estamos a debater opiniões!!!
Acho que quem esta a mandar vir com alguém és tu comigo qdo eu sou livre de dar a minha opiniao,assim como és livre de dar a tua!
Interpretei mal?Paciencia!A mim pareceu-me um comentario despropositado e para fazer chorar as pedras da calçada...Chateou-te???Azar,tenho o direito de escrever o que quero...Assim como tenho o direito de fumar!!!:)

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 6:00:00 da tarde

E quanto aos outros comentários a mim dirigidos...eu já lá vou...:)
E podem barafustar bastante que eu aguento!

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:05:00 da tarde

Pois tens, tens todo o direito de te enganar e o catano. Mas o que tu fizeste foi dizer que o meu comentário era fundamentalista, logo, estavas a dar a tua opinião sobre mim e ainda por cima sem perceberes o que eu tinha dito. E eu é que sou fundamentalista...

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:08:00 da tarde

"é este tipo de fundamentalismo que não entendo", disseste tu. Tens tanto direito a opinar qto eu e eu opino que não fui fundamentalista.

"interpretei mal? paciência!!" não, não é paciência. Interpretaste mal e fizeste um comentário baseado numa interpretação errada. Obviamente que eu iria "mandar vir".

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:11:00 da tarde

Pois, tens o direito de fumar. Mas não te tinhas deixado disso? :-p

Ah estou a escrever de uma forma fundamentalista? Que engraçado, eu defendo que se criem locais de fumadores e locais de não-fumadores e que cada um escolha consoante os seus pulmões. Isso é ser fundamentalista? Xinamen...

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:12:00 da tarde

"Chateou-te??? Azar!" veste o bikini e vamos para a lama!! já te mostro o quão chateada fiquei... :-p

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 6:15:00 da tarde

--> Vanadis

« Mas, do q depreendi, um local género café ou discoteca pode escolher fumar, desde que instale os extractores adequados. »

julgo que isto é para todos os estabelecimentos de restauração mas, tomei conhecimento através da documentação enviada para o café de um conhecido :

há dois pontos na caracterização para os cafés, os já quase "famosos" pontos-4-e-5, que aparentam ser "conflituosos" na forma como estão escritos (talvez propositadamente) e que têm deixado os proprietários "à nora".

não os tenho aqui mas, a leitura que deve ser feita é a seguinte:

4 - os estabelecimentos com MENOS de 100m/2 de área podem optar por ser "p/fumadores" ou "p/não fumadores".
sendo que, para serem "p/fumadores" têm que ter instalado um sistema de exaustão de fumos (e aqui é importante) reconhecido pelas entidades competentes.

5 - os estabelecimentos com MAIS de 100m/2 não podem optar, têm que ser "p/não fumadores".
mas... caso queiram criar uma zona "p/fumadores" terão que ter uma área total que... dela retirando 1/3 (no máximo) para área de fumadores, fiquem salvaguardados (no mínimo) os 100m/2 livres para não fumadores.

básicamente, o exemplo limite (pelas minhas contas e +/-) será um estabelecimento ter 142,857m/2 de área total... retirar os 100m/2 para não fumadores e deixar os 42,857 para fumadores.
mas este terço de área tem de ficar total e fisicamente isolado dos outros dois terços (através de normas a apontar pelas entidades competentes) e ter os tais sistemas de exaustão de fumos, etc.

só que... além de haver uma grande confusão acerca de quem são estas "entidades competentes" (ainda não ficou bem definido se é a ASAE, se a DGS, se outro organismo qualquer)... não se sabe exactamente que "sistemas de exaustão de fumo" são esses, nem que normas de isolação são essas, etc...

por outro lado...

- já se andam a "avisar" os proprietários para não instalarem sistemas de exaustão ou de ar-condicionado, porque... podem não ser os preconizados pelo estado e depois têm que deitar o investimento fora ou... podem correr o risco de serem multados...

ou seja... podes optar por o teu café ser para fumadores, o sistema Xpto que lá tens fazer o trabalho de exaustão, mas... se não for o "reconhecido", tens de o substituir, ou... por artes desconhecidas, um fiscal achar que é inadequado (ainda que ele próprio não saiba qual o "adequado") e multar-te (surreal).

- também já se falam em valores mínimos de 2000 euros para um sistema básico - ou seja, ainda ninguém sabe que sistema será esse tal, o "reconhecido", mas já há estimativa de valores mínimos (fantástico !!!).

- fala-se também em que, nas tais divisórias das áreas as portas terão de ser estanques... e também há valores apontados, entre os 750 euros (porta simples) e os 1200 euros (porta dupla).

estas, pelo menos, são três coisas já avançadas por jornais e por comunicados de algumas associações.

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 6:19:00 da tarde

Mulheka:

"E o dos não fumadores que até agora eram INEXISTENTES? Se não quisesse levar com o fumo dos outros, ficava em casa que lá tava muita bem!"
Inexistentes???Sempre houve espaços para não fumadores,e nos últimos tempos eram cada vez maiores e mais frequentes,o que ate posso concordar!Mas se havia um espaço de nao fumadores porque nao haver de fumadores???

"Creio que não percebeste o ponto em que ela quis tocar"
Percebi perfeitamente!!!Mas mais uma vez acho a ideia de ficarmos azulinhos a pedir socorro fundamnetalista e exagerada...mais uma vez é a minha opiniao e posso dize-la!!!!

"Lá está, mais uma vez: E os direitos dos não fumadores em escolherem NÃO fumar? Ninguém está a TIRAR os direitos aos fumadores. estão a impor LIMITES! É totalmente diferente!
Mas como bons portugueses, há que reclamar, com ou sem razão! Reclamar fica bem, dá um ar de rebeldida... uhhh, so sexy!!!"

Minha querida,eu não conduzo por opção porque acho que ja existem demasiados carros e o monóxido de carbono prejudica-me imenso (a mim e a todos)...
Há demasiados carros a poluir io ar em Portugal,concordas comigo???
Há alguma lei a impor limite de carros per capita??Não pois não?Acho que já te respondi,ou não???
E quanto ao facto de reclamar,não é para ser sexy pois ser sexy é daquelas coisas que não consigo evitar ser ,mesmo sem reclamar...:)

  Unknown

sábado, janeiro 05, 2008 6:19:00 da tarde

Escrevi lá no meu blog a minha opinião sobre isto! Eu não fumo, mas, quando saio com amigos fumadores, preferia estar com eles num café para fumadores do que o contrário! Sim, porque eu continuo a defender a escolha! Os proprietários que decidam se deixam ou não fumar e os consumidores que decidam se querem ou não entrar! Radicalismos nunca foram a solução para nada!

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:22:00 da tarde

Certo. Mas a questão principal continua, então: os exaustores. Se um fiscal chegar lá e disser, "não está de acordo com as normas", o comerciante ou lá o que é pode perguntar, que normas são essas e porque é que a ASAE ou a DGS não informou ainda correctamente quais são os requisitos. Se ainda não se sabe, não vão andarb a chatear o pessoal. Para já.

Ok, 7oo e 1000 e tal euros...o facto de não se afugentarem fumadores de todos os cafés, não vai compensar a instalação do equipamento?...

A questão tb é, como já outros disseram, a liberdade de escolha, que pode prevalecer. Antes, o não fumador que se lixasse.

  Teté

sábado, janeiro 05, 2008 6:27:00 da tarde

Bem, Crest, tal como a anterior, esta polémica parece estar animada...

Concordo contigo no geral: os donos de bares, cafés, cervejarias e discotecas é que deviam decidir se se fuma ou não. E as pessoas iam, se queriam! Tenho a certeza que existiriam proprietários a decidir de maneira diferente. Como fumadora, francamente não me incomoda por aí além não fumar num restaurante - ninguém come e fuma ao mesmo tempo. Sabe bem um cigarrinho no fim? Tá! Mas dá para aguentar alguns minutinhos né? Agora se vou conversar com os amigos, petiscar qualquer coisa e beber umas bjecas, tenham dó! Venho cá fora fumar prá chuva, no teu caso para a neve??? Não venho, nem vou! Combino com os amigos em casa de uns ou de outros, que além de ser mais barato, nínguém está proibido de nada. Por outro lado, conhecendo o espírito português de gostar de infringir regras, tenho quase a certeza que as casas de banho de restaurantes e cafés vão virar autênticas salas de fumo...

Mas o mais ridículo de toda esta questão fundamentalista, é que o fumador de tabaco, se quiser fumar fica à chuva ou neve, que é proibido em quase todo o lado (aqui não é em 100% dos casos, ainda vou tentar descobrir um sítio onde possamos fazer as nossas tertúlias, de pôr conversetas em dia). Mas aos coitadinhos do drogados (que eu saiba a droga ainda não foi legalizada), vão-lhes arranjar salas próprias para o efeito... Ora se alguém me explicar a coerência deste entendimento, fico muito agradecida, porque não lhe encontro nenhuma...

O tabaco faz mal! Eu sei, se fumo é porque assim o decidi! Eu pago os meus cigarros, e o governo recebe uma pipa de impostos à conta dos tabagistas. Ah mas quer receber os impostos, mas simultaneamente proibir a malta de fumar em tudo quanto é sítio??? E ainda arrecadar as receitas das multas dos prevaricadores??? Se isto não é o cúmulo da hipocrisia e da sabujice, não sei o que será. Preocupação com a minha saúde, o tanas!!!

A relação entre o tabaco e o cancro não é tão linear como os próprios maços avisam e sugerem. É perda de tempo estar aqui a discutir aquilo de que a medicina ainda não tem certezas. Concordo que as probabilidades sejam maiores para um fumador. Mas não estamos a falar de números, e sim de pessoas, em que cada caso é um caso...

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 6:30:00 da tarde

Vanadis:

Tanto fusué para quê?
Quando digo que estás a ser fundamentalista é com essa maneira agressiva de falar!!!!
E sim,deixei de fumar.Mas se leste o que escrevi com olhos de ler ,de vez em quando ainda faço o gostinho á boca...:)
Só que apesar de não fumar acho que os direitos dos fumadores devem ser respeitados.E os dos não fumadores também.Há que encontrar um meio termo,só isso!!!

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:31:00 da tarde

Sempre houve espaços para não fumadores, ana reis? Pois. E tb sempre houve fumo tão inteligente que até sabia de que lado ficar...

Porque não haver espaços de fumadores??? Mas o espaço foi sempre dos fumadores!...querem mais ainda?...

Não conduzes por opção porque tens essa opção, e ainda bem para ti e para o ar. Mas, há quem não tenha escolha.

Não há nenhuma lei a impôr numero de carros, mas o pagamento de impostos inclui o volume de monóxido de carbono libertado pelo carro.
E já agora, conduzir mais devagar liberta menos monóxido e dióxido de carbono. E ter menos indústrias também. E uma porção de outras coisas. Bora voltar à idade da pedra?

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:35:00 da tarde

Tanto fusué porque continuas a dizer o mesmo. E eu continuo na minha: tomaste-me como agressiva com base num comentário mal interpretado.

E afinal eu até estou a dizer o mesmo que tu: encontrar um meio termo.

Outra questão, que o Crest e a tete chamaram: tb não entendo muito bem essa cena de poder haver salas de chuto mas não de fumo...

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 6:39:00 da tarde

Quanto aos exaustores penso que o governo não permitiu que isso fosse avante,é proibido em todo o lado e acabou.E com isso eu concordo e sabem porque???Porque só os comerciantes com grande poder económico poderiam fazer essa alterações e enriquecer ainda mais!!!
Se o governo quer lançar uma lei deve dar apoios aos empresarios para fazerem essa lei funcionar.Ajudavam a criar infraestruturas que permitissem que a lei fosse cumprida e que a liberdade de escolha de todos os cidadãos também.

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 6:39:00 da tarde

eu "acho que sim"...

mostremos imagens de pessoal retalhado às postas em acidentes de automóvel - para as pessoas, não só cumprirem códigos e limites, mas até mesmo ganharem medo aos automóveis, motas, autocarros, etc e utilizarem exclusivamente transportes públicos 100% seguros.

mostremos fígados e rins desfeitos - para as pessoas deixarem de consumir bebidas alcoólicas e derivados.

mostremos pessoas completamente caquéticas e dependentes de fármacos "multimilionários" - para aprendermos a não cair em depressões.

mostremos autópsias feitas a obesos mórbidos - para as pessoas repensarem as suas dietas e hábitos sedentários.

a sério... "acho que sim", mostremos todas as consequências maléficas de todas as situações perniciosas que existem, para que se limitem e castiguem (ou mesmo se persigam) todos os responsáveis, desde O PRÓPRIO até à FONTE DO PROBLEMA.
concordo completamente !

creio até, que a dependência da TV iria decrescer !

poderíamos começar gradualmente a apertar cercos.
neste caso específico, devia o estado fazer aumentos de 100% nos produtos de tabaco e obrigar-se a si próprio, depois de reter a taxa mínima de IVA sobre estes produtos, a destinar o restante ao tratamento dos malefícios em que tanto se queixa de gastar dinheiro.

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 6:45:00 da tarde

Ora, sextrip... e porque não?? Não deviamos estar sempre a par das consequencias dos nossos actos? Ou é melhor viver de olhos fechados?

Conduzir depressa e mal, mata.
O excesso de tabaco, mata.
O execsso de Alcool, mata.
O excesso de colesterol, mata.
Qualquer excesso mata.

O que faz o veneno é a dose. Portanto, o que mata são os excessos, não o veneno em si. E infelizmente o ser humano é um animal de vicios e excessos. Andar bem informado não lhe fará mal nenhum.

  Mulheka

sábado, janeiro 05, 2008 6:47:00 da tarde

ANA REIS:

"Inexistentes???Sempre houve espaços para não fumadores,e nos últimos tempos eram cada vez maiores e mais frequentes,o que ate posso concordar!Mas se havia um espaço de nao fumadores porque nao haver de fumadores???"

Deixar lá ver, 1 em cada 10 cafés exclusivamente para não fumadores que havia até hoje? Espectaculo!
Ou estás-te a referir aqueles restaurantes em que num lado ficavam os fumadores e no outro os não fumadores e que apesar de se fumar só num lado o fumo não ficava lá, estático e quieto???
E quem defendeu que não fossem criados espaços para fumadores?
Vá, lê lá novamente, lê!

"Percebi perfeitamente!!!Mas mais uma vez acho a ideia de ficarmos azulinhos a pedir socorro fundamnetalista e exagerada...mais uma vez é a minha opiniao e posso dize-la!!!!"

Não vou voltar a explicar porque simplesmente não me apetece. Quando leres é perceberes que não é essa a questão, depois pode ser que sim. Até lá...
E claro que podes ter opinião e dizê-la. Sejam elas fundamentadas ou não! Mas isso depois já depende do bom senso de cada um!

"Minha querida,eu não conduzo por opção porque acho que ja existem demasiados carros e o monóxido de carbono prejudica-me imenso (a mim e a todos)..."

Sweet Pie, não conduzes porque se calhar podes ir trabalhar sem precisares ir de carro. Para várias pessoas o carro é essencial devido à distância entre trabalho/casa. De qq forma o carro está fora de questão para ti,não é? Vais sair à noite a pé ou de autocarro, vais passear a pé ou de autocarro, vais ao hospital, a pé ou de autocarro, vais ao supermercado a pé ou de autocarro?

"Há demasiados carros a poluir io ar em Portugal,concordas comigo???
Há alguma lei a impor limite de carros per capita??Não pois não?Acho que já te respondi,ou não???"

Concordo! Mas há que começar por algum lado ou queres tudo num estaladar de dedos???

"E quanto ao facto de reclamar,não é para ser sexy pois ser sexy é daquelas coisas que não consigo evitar ser ,mesmo sem reclamar...:)"

Presunção e água benta cada um toma a que quer ;)

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 6:48:00 da tarde

Vanadis:
Há quem não tenha escolha de conduzir ou não???lol
Há sempre escolha!!!

Bora voltar para a ditadura e impor ás pessoas o que podem ou não fazer?????

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 6:52:00 da tarde

Bolas ,tenho mesmo as costas largas!!!
Vou ali trabalhar um bocadinho e já volto ok???

E Mulheka,quem veio com as histórias do ser sexy foste tu e não eu,se ao fazer uma piada acerca dos hoteis e do fumar provoco estas reacçoes só me resta falar mais uma vez em fundamentalismo...

Tenho mesmo de ir mas i'll be back!!!

Beijos e Keijos

Cansei de ser sexy.... :)

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 6:55:00 da tarde

--> Ana Reis

« Quanto aos exaustores penso que o governo não permitiu que isso fosse avante,é proibido em todo o lado e acabou. »

isso é na proposta para uma futura versão da lei.
que saiba, não está ainda aprovada.

« E com isso eu concordo e sabem porque???Porque só os comerciantes com grande poder económico poderiam fazer essa alterações e enriquecer ainda mais!!! »

o estado preocupa-se com o "enriquecer ainda mais" dos comerciantes ?!?!?
lol lol
desculpa mas... essa é giríssima !
espero que o senhor sócrates venha dizer essa à TV...

  Ana

sábado, janeiro 05, 2008 7:00:00 da tarde

Ana Reis, sim. Há quem não tenha escolha senão conduzir. Vou repetir o que já escrevi lá acima: qd o teu trabalho (isto é, aquilo que te põe a comida na mesa) implica andar de um lado para o outro constantemente (género distâncias de 70 kms) e quando não existe uma rede de transportes publicos decentes, que remédio tens tu. Qual é a solução, diz-me lá tu. Ir de bicicleta?...Ir de metro? Ok, mandem fazer um e eu passo a andar de metro...isto aqui não é a capital e os transportes inter-urbanos são mentira...
Se arranjares solução melhor do que ir de carro, sou toda ouvidos, olhos e lábios.

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:04:00 da tarde

--> Vanadis

eu disse que concordava e não estou simplesmente a ironizar.
mas EU... não ligaria a televisão.
garanto-o !...

acho "engraçada" a função de estado, através dos meios de comunicação, de "me mostrar" os "meus excessos".
somos todos criancinhas e precisamos de alguém que nos mostre !

façam-no !
mas depois não se queixem das consequências psicológicas... que irão cair em cima de quem comete excessos e... de quem não os comete.
têm experiências realizadas noutros países para servirem de lição.

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:10:00 da tarde

--> Vanadis

gostei da subtileza :

"conduzir depressa (e mal), mata"

lol

é que, por todo o lado, apenas se diz "conduzir depressa, mata" !
donde... talvez depreenda que ou és politicamente incorrecta, ou conduzes depressa e distanciaste de quem conduz mal, ou ainda ambas as coisas.

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:11:00 da tarde

Não tinha comentado, nem ía comentar... desta vez concordo contigo! :D E como eu gosto é de uma boa briga, estava resolvida a ficar caladinha, mas... não resisti qd li isto:

"Marta:

Ainda nem sequer comentaste, mas como podes ver nem sempre concordam comigo.

Ahahahah ;P"

Há muitas Marias na terra, mas parece-me que esta sou eu!

Fico contente por ver estas opiniões contrárias, estou farta de rir!

Mas eu, desta vez, uma vez sem exemplo, concordo contigo!
Os fumadores ficaram sem opção. Concordo com um equilíbrio, com opção de escolha para todos e neste momento eu como fumadora não tenho.

Boa sorte com as pneumonias... ;)
(que ficam baratas de tratar, mas como o tabaco não paga quase impostos nenhuns...)

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:19:00 da tarde

Estive a ler mais uns comments, na diagonal, tenho que concordar em parte com alguns não fumadores.
Eles não tinham opção antes desta lei. Isso é errado. Agora sou eu como fumadora que não tenho. O que é igualmente errado.
Tal como é errado a falta de bom senso!

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:21:00 da tarde

--> Marta

quando fores ao meu blogue, já sabes... se quiseres fumar, tens de ir para a varanda !!!!

[diabo] :))

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:23:00 da tarde

( uppsss... desculpa... não és a Marta que conheço )

:|

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:28:00 da tarde

No problem!
Qd eu lá for, fumar na varanda ficamo-nos a conhecer! :P

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:28:00 da tarde

Crest... diz-me uma coisa... vês alguma hipótese de vir a ocorrer uma campanha semelhante contra consumidores de conhaque ????...

(pergunto-te a ti porque, estás na Alemanha e como costumamos copiar dos outros países... se houver tal hipótese, tu saberás antes de mim... topas?)

por favor avisa-me.
hasta 2ª... BFS

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:28:00 da tarde

Este meu comentário era para o Sextrip.

  Anónimo

sábado, janeiro 05, 2008 7:30:00 da tarde

okay Marta II (lol) combinado !

(prometo que ponho uma cadeirinha, um cinzeiro e um aquecedor na varanda)

  China Girl

sábado, janeiro 05, 2008 7:49:00 da tarde

sextrip:

O governo deveria ajudar a criar infraestruturas para todos os estabelecimentos,era isso que estava a dizer...Se houver concenso e todos os estabelecimentos estiverem em iguladade de dircunstâncias é mais justo para todos ,e se os cafés ,restaurantes e afins estiverem cheios é bom para a economia do país!!!
Mas sim,eu sei que a preocupação do governo com o que quer que seja,pricipalmente com a igualdade de direitos que é,de facto,o motor de toda esta discussão,é uma utupia...

  Teté

sábado, janeiro 05, 2008 7:51:00 da tarde

Pois olha, acho que a Marta sintetizou muito bem. Falta o bom-senso!
(em que a história dos extractores de fumo também é um exemplo)...
Tem um resto de bom fim de semana!

  Marta

sábado, janeiro 05, 2008 7:56:00 da tarde

Em Portugal pode-se fumar, desde que os estabelecimentos tenham mais de 100m2 e tenham a ventilação adequada! Portanto pode-se beber uma cervejinha enquanto se fuma desde que s proprietários invistam!
Quanto à lei, concordo com ela.

  Helluah

sábado, janeiro 05, 2008 8:52:00 da tarde

xiii...

amore mio, eu como nao fumadora agradeço que protejam a minha saudinha, no entanto concordo com a ridicularidade de certos aspectos da lei!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:05:00 da manhã

Cheguei, vi 80 comentários e deu-me vontade de ir dormir :P

Mas vamos à luta, pois acho que coloquei sal na ferida :P

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:12:00 da manhã

Mulheka:

Se for proibido fumar no WC e no acesso ao WC, porque raio o acesso tem de ser diferente se o WC é o mesmo?

"Eu tou a falar na lei Portuguesa."

Eu estou a falar da lei Alemã, o meu texto deixou Portugal de parte, pois já sei que pouco funciona e que as leis são aplicadas pela metade!

"Epá, não sei, talvez do facto de existirem pessoas com cancro do pulmão sem nunca terem tocado num cigarro..."

Eu perguntei que bases ciênticas sustentam o teres dito que o cheiro a mijo não te afecta os pulmões!

"O direito de fumar e o dever de não me incomodares! Eu tou contigo num café e não tou a fumar... Incomodo-te?"

Incomodas-me ao eu ser impedido de fumar por tua causa. Se eu estou numa mesa, pergunto se alguém se importa. Esta lei não me dá qualquer tipo de chance.

O fumador perturbava o não fumador, mas esta lei não é justa, pois o fumador é simplesmente proibido de fazer algo que não é ilegal!

"Alemanha..."

Mas esu estou a falar da Alemanha, por mim podiam proibir de fumar em casa, em Portugal!

"Vigança? CLAP!"

Justiça, acho que quem fuma tem o direito de fumar, autorizo fumar tendo fumadores e não fumadores com horários de café diferentes!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:15:00 da manhã

Ana:

"Não fumo, nunca fumei e também acho que não é agora aos 21 anos que o vou fazer."

Nunca digas nunca, eu fumei o meu primeiro cigarro aos 21!

"Importo.mo quando estou a jantar e alguém saca de um cigarro. Acho uma tremenda falta de respeito por quem ainda não terminou de comer."

Concordo eu nunca fumei à mesa.

"os fumadores passariam a andar com sacos de plástico para que cada vez que dessem um bafo num cigarro o fumo ficasse acumulado no saco."

Eu só peço espaços para o fazer.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:18:00 da manhã

mjf:

"acho que os fumadores, devem estar todos elucidados dos efeitos nocivos do cigarro...e têm Opção: fumar ou não."

Exacto, eu tomei a opção de fumar. Quanto a fumar ser uma morte lenta... bem, eu não tenho pressa de morrer.

"Gostava que todos os fumadores pudessem assistir, a um utente com insuficiência respiratória,todos "azulinhos", a pedir socorro!!!"

Não acredito que a culpa seja de um cigarro ocasional, isso é de quem come cigarros!

Seja o que for, só faz mal se for em excesso! Podemos comer plastic food, comida pré-feita, fritos, fumar, etc, tudo isto só faz mal quando se abusa. Eu fumo, não como tabaco!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:22:00 da manhã

Foi Bom:

"So de pensar que ja posso estar no serviço descansada sem o fumo dos atrasados mentais dos meus colegas"

Isso é culpa do patrão e não unicamente do fumador, onde trabalho nem fumo eu nem ninguém no lacal de trabalho.

"E apesar de nao parecer, a maioria dos fumadores concorda com esta lei."

Concordo, mas há limites que foram ultrapassados entrando no campo do desrespeito. Ninguém tem o direito de se preocupar com a minha saude, mais do que eu. De boas intenções está o inferno cheio.

"Alguns dizem que a proxima medida devia de ser a de aumentar o custo do maço de cigarro para 50€"

Até poderiam aumentar para 100€, na minha empresa tenho charutos cubanos de 25€ cada um e não é o preço que nos impede de os comprar. Fumar quem quer e quem pode, o preço é só um detalhe!

"Quando aos drogados a injectarem-se na rua, sou daquelas que e' a favor das salas de chuto, das casas de prostituiçao legalizadas,"

E porque não casas de fumo, discotecas de fumo, bares de fumo?

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:23:00 da manhã

Rafeiro Perfumado:

"Até dá a ideia que foi a revolta dos não-fumadores oprimidos este tempo todo!"

A piada é que é isso mesmo.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:24:00 da manhã

Bela Sonhadora:

"Quanto aos bares e discotecas em geral, à partida quem vai para lá já sabe que aquilo é um local aonde existem muitos fumadores e inclusivamente fumadores sociais, que só fumas aí, se os quiserem tornar exclusivamente para não fumadores deveria de ser, como tu proprio o disseste, uma opção dos donos."

Ora, mais eu não peço!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:28:00 da manhã

Ana Reis:

"Mas retirar aos fumadores os seus direitos,NÃO!!!"

Exacto, neste momento um fumador social é impedido de fumar em sociedade.

"Sinceramente pensei que em Portugal a lei não fosse cumprida á risca,como país um tanto ou quanto "anárquico" que somos...:)
Até agora a lei parece estar a ser cumprida."

As laterações feitas em imensos restaurantes não cumprem a lei.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:31:00 da manhã

SílviA:

"A area dos fumadores é quase sempre perto da dos não fumadores o que faz com que estejas a comer e leves na mesma com o fumo nas trombas."

Será a culpa dos fumadores? Eu não tenho culpa que as àreas de fumadores e não fumadores na Pizza Hut, seja uma parede invisível!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:33:00 da manhã

Vanadis:

"Crest, sempre existiram zonas de não fumadores?...ai agora o fumo sabe de que lado está o fumador e o não fumador?..."

E a culpa é de quem fuma, ou de quem cria essas parede invisíveis. Porque é que foram os fumadores atacados e não os donos dessas zonas imaginárias?

"E sabias que o alcool faz os machos começarem a cortejar machos e femeas por igual?"

Não sabia e nem acredito, pois de já apanhei muitas e nunca fiquei confuso!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:36:00 da manhã

sextrip:

""todos os fumadores deviam morrer de cancro do pulmão", conforme disseram a um amigo meu."

Quem diz isso devia nascer-lhe um corno no cu, acaba por ser um desejo idêntico!

"o problema é de mentalidades."

Exacto e uma lei que discrimina, não proteje.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:38:00 da manhã

Ana Reis:

"E os médicos diagnosticaram o cancro do pulmão por ser fumador passivo?"

Ora lá está, concordo plenamente.

Um soldador, um gajo que trabalhe numa empresa a inspirar fumos, pode apanhar cancro do pulmão, os seguros podem dizer que é de ele ser fumador passivo, mas isso é só para proteger as empresas.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:40:00 da manhã

Vanadis:

"Mas, já agora, se quisermos dar o significado avesso à coisa: o ser fumador passivo aumentou as hipóteses se activação do gene egoista, logo, do cancro."

Se provarem por b+c talvez acredite, até lá...

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:44:00 da manhã

Osama das Alturas:

"Eu, como não fumador, acho bem que haja uma sala de xuto em cada discoteca para se poderem drogar à vontade."

E mais não peço!


"Se é legal, há direito ao consumo desde, como é óbvio, não se forcem outros a consumir."

Ora lá está, com esta lei mais vale tornar o tabaco ilegal, mas o dinheiro que rende ao estado, não é de deitar fora!

"Se morreres aos 50 anos, o estado perde um cidadão activo que tinha ainda 15 anos de descontos pela frente."

Se morrer aos 65, já não :)

"Já para não falar nos gastos enormes que há na área da oncologia."

Em Portugal, visto que aqui as despesas médicas são pagas pela minha segurança social privada. O estado é que poupa na minha reforma!

"E não me fodam, quer queiramos quer não, o tabaco é um malefício."

Malefício legal!

"Ouvi ha dias um dono de um restaurante dizer-me que ia reduzir o consumo de tabaco de 3 maços por dia para um simplesmente porque nao tinha onde fumar e queria aproveitar esta lei para reduzir."

Esse homem não é um fumador é um comedor de cigarros e são esses os causadores de toda esta discriminação!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:48:00 da manhã

Mulheka:

"E o dos não fumadores que até agora eram INEXISTENTES? Se não quisesse levar com o fumo dos outros, ficava em casa que lá tava muita bem!"

Os teus argumentos sustentam-se na vingança...

"Há os que ficam doentes por fumar activamente, os que ficam doentes por não terem outra opção senão andar do tabaco dos outros e os que ficam doentes por qq outra razão!"

Ainda faltam bases ciêntificas para poderes afirmar isso, sem se saber o passado da pessoa, o local de trabalho e os seus hábitos, NUNCA se pode dizer que a sua doença é por ser fumador passivo, isso é a desculpa fácil dos fundamentalistas radicais anti tabaco, que se deviam preocupar com a saude deles e não em presseguir os fumadores.

Porque é que não mandam vir com quem vende tabaco a menores e alcool? Eu já sou crescidinho e faço do meu corpo o que quero!

"estão a impor LIMITES!"

Errado, estão a retirar qualquer tipo de opção da mesa, estão a isolar, discriminar.

"Reclamar fica bem, dá um ar de rebeldida... uhhh, so sexy!!!"

Um caracteristica dos que são contra tudo e mais alguma coisa, não exclusiva de fumadores!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:52:00 da manhã

SILVIA:

"Ora nem mais. Se todos tivessem respeito e civismo, não havia necessidade de nada disto."

O civismo nuns assuntos não torna uma pessoa inteiramente cívica. O civismo é respeitar os outros, neste momento não há qualquer tipo de respeito por quem fuma.

Os Holandeses, podem fumar droga num coffé Shop, porque raio não podemos nós fumar tabaco no tacaco shop?

As lojas de tabaco para cachimbo, já nem podem deixar os clientes provar tabaco. O que é que um não fumador lá vai fazer?

Os restaurantes que oferecem tabaco no final do jantar, podem continuar a oferecê-lo mas já não se pode fumar. Um não fumador, sabe muito bem onde vai.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:54:00 da manhã

Vanadis:

"Claro que o tabaco é um maleficio!"

É se ingerido em excesso! Não me lixem que um fumador ocasional está a dar cabo da saude. Uns dizem que o azeite faz bem, outros dizem que faz mal, tudo tem os seus limites.

"Na me fumes pra cima e já não terei de te bater... :-p"

Só por causa das merdas acabo de acender um cigarro, SAI da frente!!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:58:00 da manhã

Foi Bom:

"E continua a questionar-me, porque e que aquela porra nunca passou na televisao?"

Eu recebi, maços de tabaco Marlboro vindos do Canadá, com fotos de autópsias, o que se via não era um pulmão preto, mas sim pedaços de alcatrão, mas o Canadianos não foram hipócritas a culpar o tabaco, em legendas dizia, "fumador de 35 cigarros por dia", " fumador de 2 maços por dia".

Poupem-me, eu fumo um maço por semana e por vezes nem isso!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 12:59:00 da manhã

Vanadis:

Podia passar na TV, e depois? O excesso de velocidade também mata e sempre que entro em Portugal, sinto-me numa corrida de rally! Parece que toda a gente pensa que é melhor que o Schummy!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:05:00 da manhã

Foi Bom:

Ao perder quem se ama, que se perca sabendo que essa pessoa sabia os riscos que corria e que continuou por prazer.

Perdi imensos amigos meus em acidentes de mota, que eram malucos tal como eu, mas morreram a fazer algo que lhes dava prazer, morreram sozinhos e não mataram ninguém. Deixaram a familia a sofrer, concordo, mas eles sabiam os riscos.

Só dói perder alguém estupidamente por algo que é impossível de prever, como ser morto por alguém, morrer por falta de assistência, por doença incurável, ou pela simples arrogâncias das pessoas "normais" e saudáveis que se recusam a dar um pouco de si para salvar uma vida!

É muito bonito dizer, "ele fuma está-se a matar", não é isso que preocupa os não fumadores mas sim o pensamento que não exprimem, "está a matar-me". No entanto se para salvar uma vida lhes for pedida medula óssea, não dão, pois dói!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:07:00 da manhã

Vanadis:

"Muitos se esquecem que por detrás dessas mortes há pessoas e ficam pessoas."

E há também vidas vividas. Perdi um colega meu com 26 anos, morto pelo condutor de um camião TIR, que juntou no seu funeral 6.500 pessoas numa cidade com 20.000. Muita gente chorava, mas quem o conhecia sabia que ele tinha vivido em 26 anos mais do que qq outra pessoa alí presente.

O lema dele era "go big, or go home". Fumava, bebia e morreu por causa de uma outra pessoa.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:08:00 da manhã

Vanadis:

"Eh, CRest, ganda polémica, heeeeeeeem? até foi levada para outros tascos, LOOOOOOOOOOL! =D"

Mas eu estou a adorar :) Dá pica. Até me apetece fumar outro cigarro!!!

Siga a polémica!!!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:10:00 da manhã

Ana Reis:

"sendo este um espaço onde reina a democracia sinto-me no direito de o fazer..."

Por acaso este reino é absolutista :) eu sou um tirano :P


"Assim como tenho o direito de fumar!"

E já somos dois!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:13:00 da manhã

Vanadis:

"e eu opino que não fui fundamentalista."

Vai-me dizer que nunca te apeteceu vestir um colete de TNT, gritar "achmalah alah shalam" e rebentar com uma discoteca cheia de fumadores?

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:16:00 da manhã

sextrip:

"4 - os estabelecimentos com MENOS de 100m/2 de área podem optar por ser "p/fumadores" ou "p/não fumadores"."

Em PT e Espanha que são mais brandos, isso já não se aplica à Irlanda, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Noroega, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, etc.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:19:00 da manhã

Ana Reis:

"Sempre houve espaços para não fumadores,e nos últimos tempos eram cada vez maiores e mais frequentes,o que ate posso concordar!Mas se havia um espaço de nao fumadores porque nao haver de fumadores???"

Exacto, repartições públicas não se podia fumar, obrigando um fumador a estar 6 horas na fila do IRS sem fumar, ora isso é civismo!

"E quanto ao facto de reclamar,não é para ser sexy pois ser sexy é daquelas coisas que não consigo evitar ser ,mesmo sem reclamar...:)"

Na verdade o maior problema é que os fumadores já não podem reclamar, por isso deixam de ser sexys!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:19:00 da manhã

BlackStar:

"Os proprietários que decidam se deixam ou não fumar e os consumidores que decidam se querem ou não entrar! Radicalismos nunca foram a solução para nada!"

Mai nada!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:21:00 da manhã

Vanadis:

"Ok, 7oo e 1000 e tal euros...o facto de não se afugentarem fumadores de todos os cafés, não vai compensar a instalação do equipamento?..."

Não, não vai, pois ganhar 2 cêntimos por volume de tabaco (a comissão do bar ou discoteca), não paga o investimento nem aos netos do proprietário!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:26:00 da manhã

Teté:

"Como fumadora, francamente não me incomoda por aí além não fumar num restaurante"

A mim também não, mas eu só peço um bar no meio de 20.000.

"ninguém come e fuma ao mesmo tempo."

Conheço que o faça :P

"Mas aos coitadinhos do drogados (que eu saiba a droga ainda não foi legalizada), vão-lhes arranjar salas próprias para o efeito..."

Ora lá está. Se a lei tornasse o tabaco ilegal iriamos ter casinhas de chutos e pontapés no tabaco!

Tadinhos dos drogados, a culpa não é deles é da Heroína que lhe invade as veias sem eles darem por ela!

"A relação entre o tabaco e o cancro não é tão linear como os próprios maços avisam e sugerem."

Em Portugal os maços dizem "Fumar mata" no entanto não mata, PODE matar. Os maços dizem "O tabaco pode reduzir a produção de espermatozóides e causa a infertilidade". É ridiculo, pois de PODE reduzir não causa a infertilidade, PODE causar.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:29:00 da manhã

Ana Reis e Vanadis:

Você estão-se a interpretar mal uma à outra. Visto que uma fuma e a outra não é fundamentalista.

No entanto já lí aqui comentários dignos de terroristas anti-tabaco :)


Vanadis:

Quanto a haver espaços, havia. Há muitos anos que há locais livres de fumo.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:31:00 da manhã

sextrip:

"mostremos imagens de pessoal retalhado às postas em acidentes de automóvel - para as pessoas, não só cumprirem códigos e limites, mas até mesmo ganharem medo aos automóveis, motas, autocarros"

Exacto, isso não resulta. Eu vi o meu avo a morrer de cancro da garganta mas não por fumar, mas sim por comer 60 cigarros por dia sem filtro!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:33:00 da manhã

Vanadis:

Nada disso mata. PODE matar.

Atravessar a estrada pode matar, sair da banheira pode matar, até um orgásmo pode matar.

Até um tiro nos cornos PODE matar, nada é linear.

E aqueles dois lava janelas que cairam de uma altura de 500 metros, 45 andares? Um morreu o outro está vivo. Até isso PODE matar. A matemática é uma ciência exacta, tudo o resto são probabilidades!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:35:00 da manhã

Mulheka:

"Deixar lá ver, 1 em cada 10 cafés exclusivamente para não fumadores que havia até hoje?"

1 cada 10 é melhor do que zero em cada todos!






"Minha querida,eu não conduzo por opção porque acho que ja existem demasiados carros e o monóxido de carbono prejudica-me imenso (a mim e a todos)..."

"Presunção e água benta cada um toma a que quer ;)"

Como agnóstico fico-me pela presunção, até porque tenho uma costela vampira!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:38:00 da manhã

Ana Reis:

"Bora voltar para a ditadura e impor ás pessoas o que podem ou não fazer?????"

LOL, acho que sim, é que Salazar fumava, portanto estaria do meu lado :)

"Bolas ,tenho mesmo as costas largas!!!
Vou ali trabalhar um bocadinho e já volto ok???"

Eu acho injusto e sinto que estou a ser ignorado!

MALTA, sou eu o presunçoso pró-tabaco, ataquem-me que eu gosto. Mordam-me, arranhem-me :)

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:43:00 da manhã

sextrip:

"isso é na proposta para uma futura versão da lei.
que saiba, não está ainda aprovada."

Pois não pois em Portugal as leis são feitas às mijinhas, aprova-se parte e depois faz-se uma reunião para aprovar a dia que se vai aprovar a data em que se vai aprovar a segunda das 7543 fases de aprovação da lei.

Quanto ao estado ganhar, ele ganha, por isso tenho de concordar com a Ana. Porque raio se multa o fumador e o dono da casa? Porque raio a multa é maior para o dono da casa? Porque raio se criam fiscais só para passar essas multas. Guito, é tudo pelo guito. A multa deveria ser únicamente para que puxa, acende e fuma o cigarro!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:45:00 da manhã

Vanadis:

"(género distâncias de 70 kms)"

Bah, isso não chega a duas maratonas :=)

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:49:00 da manhã

marta:

"Há muitas Marias na terra, mas parece-me que esta sou eu!"

Yep, és a Maria certa :P

"Fico contente por ver estas opiniões contrárias, estou farta de rir!"

Eu já ri tanto que estive perto de fazer xixi nas calças :)

"Boa sorte com as pneumonias... ;)"

Eu na rua na neve não fumo, sou doido mas não sou maluco :P

"Eles não tinham opção antes desta lei. Isso é errado. Agora sou eu como fumadora que não tenho."

Exacto mas muitos fumadores não querem ver isso. Uma injustiça não se paga com outra. A falta de civismo de alguns fumadores está a ser respondida por falta de civismo de alguns fumadores.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:50:00 da manhã

sextrip:

Sorry, já fui ao teu blogue de cigarro na boca, multa-me, pois como dono da casa também pagas multa :P

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:52:00 da manhã

sextrip:

"Crest... diz-me uma coisa... vês alguma hipótese de vir a ocorrer uma campanha semelhante contra consumidores de conhaque ????"

Não, pois uma garrafa de Luis XII já custa 1.800 Euros e paga menos impostos que o tabaco.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:53:00 da manhã

Teté:

"Pois olha, acho que a Marta sintetizou muito bem."

Assino por baixo.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:54:00 da manhã

Marta:

"desde que s proprietários invistam!"

O problema é que investir sem retorno de capital, não é investir.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 1:55:00 da manhã

Helluah:

"amore mio"

Eu na cama também não fumo!

  Mãe Happy

domingo, janeiro 06, 2008 2:53:00 da manhã

Eu só sei que sou considerada criminosa sempre que agarro num cigarro... mesmo que seja na rua!
E sinceramente, a mim, em bares, não me vão voltar a apanhar a mamar copos, pois se não se pode fumar, prefiro trazer os amigos todos cá para casa, as bebidas e fazemos a festa cá! E ainda sai mais barato!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 2:55:00 da manhã

Zaka:

Isso é verdade, festas caseiras e festas de rua, aqui há muitas mesmo no inverno e se um não fumador se queixar, acendo um maço inteiro só para chatear!

  Mulheka

domingo, janeiro 06, 2008 3:02:00 da manhã

Ai que me cansam a beleza!!!

"Eu estou a falar da lei Alemã, o meu texto deixou Portugal de parte, pois já sei que pouco funciona e que as leis são aplicadas pela metade!"

Se estás só a falar na lei Alemã, caso não tenhas reparado, o pessoal está a discutir a portuguesa!
Se nos comentários que me respondeste estavas só a falar da Alemanha, concordo ctg. Se tavas a falar em Portugal, nem numa vírgula

Na Alemanha não se pode fumar em espaços públicos, PONTO!

Em Portugal os proprietários podem escolher que tipo de estabelecimento quer ter!

Aqui o extremismo é na Alemanha e não em Portugal!

Dos comentários que li aqui, alguns estavam a dizer que está a haver fundamentalismo em Portugal contra os fumadores, coitados. De facto não vou comentar isso senão vomito!

Na Alemanha deviam criar estabelecimentos para fumadores e não fumadores, SIM! Ninguém falou em ditaduras!

Em Portugal, passei a ter opção de escolha e estou contente e concordo plenamente, SIM! Aqui ninguém está a tirar direitos aos fumadores, estão sim a impor limites.

Cada um tem o direito de fazer o que quer com a sua saúde SEM INTERFERIR com a dos outros. E não me venham com merdas! Se se quiserem drogar façam-no à vontade mas não me obriguem a fazê-lo também.
Tão simples quanto isso, não vejo qual a dificuldade em entender algo tão lógico! Vão ser precisos desenhos?

  Mulheka

domingo, janeiro 06, 2008 3:06:00 da manhã

"Como agnóstico fico-me pela presunção, até porque tenho uma costela vampira!"

Tipo Brad Pitt?

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 3:37:00 da manhã

Mulheka:

"Se estás só a falar na lei Alemã, caso não tenhas reparado, o pessoal está a discutir a portuguesa!"

Lol, até podiam discutir o preço do atum, eu estou a curtir :) a malta está a expressar-se lindamente. Acho que estes comentários são os mais longo que já vi :)

Aqui a malta expressa-se, não há regras e neste blogue pode-se fumar. No entanto e porque sou um gajo impecável, disponibilizo máscaras anti-guerra química para a malta não fumadora :P


"Dos comentários que li aqui, alguns estavam a dizer que está a haver fundamentalismo em Portugal contra os fumadores, coitados."

Mas está. Pois forçam os empresários a fazer um investimento que o tabaco em si não poderá ajudá-los a recuperar. Por isso o que queria ver é simplesmente uma placa à porta de "proibido fumar" e "autorizado fumar", sem exigir ao dono de uma taberna que faz 500 Euros por dia a fazer um investimento de 5,000 para manter a clientela. Sim, pois quem se lixa não são os bares nem discotecas, são os pequenos empresários, com cantinhos pequeninos que fazem o necessário para sobrevivier.



"Vão ser precisos desenhos?"

Lê o que escrevi acima. O avôzinho da tasca Alentejana é que se fode com isto tudo e não o dono da Kadoc!


"Tipo Brad Pitt?"

Exactamente como ele, mas moreno, solteiro, mais novo, com menos dinheiro, menos hipócrita, pior actor, sei ler, sou Português e nenhuma Joli me prendia assim!

  Foi Bom

domingo, janeiro 06, 2008 10:13:00 da manhã

"No entanto se para salvar uma vida lhes for pedida medula óssea, não dão, pois dói."- Eu sou nao fumadora, e ja estou no sistema nacional e internacional de doadores de medula osseea, e posso afirmar que nao doi! "E porque não casas de fumo, discotecas de fumo, bares de fumo?" -Por mim na maior!

  Mulheka

domingo, janeiro 06, 2008 11:37:00 da manhã

CEDAC? Inscrita há anos!!!
Fazer julgamentos sem conhecimento de causa às vezes não sai lá muito bem!

  Sílvia

domingo, janeiro 06, 2008 2:23:00 da tarde

é claro que me refiro a todas as formas de civismo, porque fui assim educada e só assim faz sentido...não apenas em relação a este assunto especifico :)


Sabes, as coisas ainda mudam e talvez comecem a existir as tais tabaco shop :P

Por aqui, tenho quase a certeza que os bares marroquinos não vão ter que deixar de vender os cachimbos, uma vez< que podem optar por ser um espaço fumador ou nºao fumador.

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 4:51:00 da tarde

"eu sou contra qualquer lei feita em cima do joelho, que viola liberdades e não deixa a opção de escolha."

Eu concordo mas, no caso, até tens escolha, embora a escolha possa ser friamente desagradável...

Eu também acho que o ideal seria deixar ao critério dos donos dos estabelecimentos (cafés, bares, restaurantes, enfim, aqueles que nós frequentamos por opção e não por necessidade) a escolha de ser local permitido ou não ao fumo.
Em pouco tempo seria naturalmente encontrado um equilibrio entre oferta e procura, os próprios clientes nostrariam qual o mais rentável pela sua frequência ou não... sem necessidade de grandes estudos de mercado nem polémicas sobre injustiças ou falta de opções.

Eu, pessoalmente, preferiria os "proibidos", mas daria aos donos dos espaços a possibilidade de um lema "à Crest":
"Quer, quer; não quer: NEXT!

:)

  Castronauta

domingo, janeiro 06, 2008 5:00:00 da tarde

O interessante deste tema é que o tabaco não é exclusivo de estractos sociais, credos religiosos, classes profissionais, idades, etc.... o fumo nao me incomoda, e até sou um fumador ocasional, mas eu sou a favor de todas as leis que limitam (sem proibir) as liberdade individuais para garantir as liberdades colectivas. Por isso sou a favor da Lei, mas não me agrada nada ver a forma como se está a discriminar os fumadores, não no sentido da sua liberdade, mas sim como a imagem de quase criminosos que está a ser transmitida.

  Flor

domingo, janeiro 06, 2008 5:17:00 da tarde

E parece que a seguir os cafés vão passar a ser servidos obrigatoriamente em copos de plástico!
XISSA!!!

  Ana

domingo, janeiro 06, 2008 5:43:00 da tarde

Isto tá bom, tá bom... LOOL!

Sextrip, eh páh, confesso que de vz em qd ando depressa demais para a minha saúde...por norma qd vou sempre atrasada pró trabalho...conduzir mal, não conduzo: sei estacionar. =D
Mas ultimamente ando com mais cabecinha e ando mais devagar.
Ás vezes não é a velocidade que mata, é o velocista não saber conduzir...acho eu! e é só ás vezes...

Ana Reis, naum digo mai nada. Quanto aos carros, tu tens escolha, ainda bem, eu não tenho. Ou melhor, secalhar tenho: ganhar o euromilhões e arranjar um carro hibrido. Mas isso só qd ganhar o euromilhões. Até lá tenho de conduzir o mais ecologicamente possivel. Pelo menos há a escolha de conduzir mais ecologicamente (ou seja, mais devagar e com mudanças mais altas sempre que possivel e sem acelerações doidas).

Crest, estás a ver se me provocas, mas acontece que eu ontem fui prá ramboiada, meteram-me bacardi no sumo de laranja (a minha irmãzinha mais nova, que é a barmaid) e agora tou com a cabeça a estalar. Mas ainda sou capaz de me enfiar no bikini e ir prá luta na lama, desde que alinhes também, claro...
Saio da frente?? Tás a ver se apanhas, tás tás... cómico é que o meu jóve já me disse o mesmo. Resultado, arranquei-lhe o cigarro e parti-o em dois...xiiiiiiiiii nunca o vi tão marafaaaadooooo, LOOOOOOOOOOOOOL!!!!!

Conclusão: concordamos em discordar e em concordar em alguns pontos. Basta ler os meus commentes outra vez para ver que pondos são esses.
Ah, eu disse o mesmo que tu, tabaco e as outras cenas podem matar. Qd disse matam, acrescentei o excesso de.

Tás a ver se me ponho a dissertar sobre o que é um cancro, É???? ;-)

  Ana

domingo, janeiro 06, 2008 5:45:00 da tarde

Pera aí, li agora cafés servidos em copos de plástico???? mas ca ganda merda é essa???? o plástico aquecido decompõe-se e liberta toxinas... mas as do tabaco já não fazem mal???

Ah, crest, não, nunca quis rebentar com uma discoteca cheia de fumadores. Só com a gaja que me queimou a testa com o cigarro dela.

  White_Fox

domingo, janeiro 06, 2008 6:11:00 da tarde

Eu acho que acima de tudo a lei vem demonstrar que mts dos portugueses não têm respeito pelos outros!
É claro que há coisas que não acho correcto, mas é verdade que há sítios (como os restaurantes) onde esta lei era necessária!

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 6:33:00 da tarde

andar-se a passar a ideia (a imagem até) de que os fumadores são os responsáveis pelas doenças respiratórias dos não fumadores é um fundamentalismo, sim !
e é apenas um exemplo.

o que acontece aqui neste artigo tem acontecido em outras temáticas discutidas neste país - quem mais fala de isenção e em imparcialidade não é capaz de a exercer.

como não-fumador... DISPENSO que quer que seja me "defenda" com hipocrisias e moralismos vingativos.

não vejo os fumadores como "criminosos", conforme pretendem que o faça, pois respeito muito mais os amigos que o são, do que estes "militantes anti-tabagismo" de cordel, que só são muito corajosos e interventivos com uma lei a aquecer-lhes as costas... que precisaram dela para se defenderem... que antes nem sequer interpelavam quem os incomodava a fumar (porque "não queriam arranjar problemas).

as leis a sério para realmente me protegerem... não são feitas !

gostava de assistir a "levantamentos populares" tão intensos e interventivos quando se encerra arbitrariamente uma SAP ou uma Urgência de hospital...

gostava de ver alguma desta "garra", desta crítica, deste arrivismo em reuniões de juntas de freguesia com abutres da REN, como aquela a que irei na 3ª feira.

mas não vejo !!!
vejo "meia dúzia" de pessoas lutando por si e pelos seus, pelos muitos que lá não vão porque não querem "chatices" (deve estar no café a falar dos fumadores criminosos), por outros anónimos que um dia terão o mesmo problema.

quando não se quer entender o que está em questão... de nada adianta.

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 6:44:00 da tarde

--> Vanadis

os fundamentalismos contra a velocidade só não tomam maior proporção porque... no meio do povinho há muito "acelera" (e não "velocista", termo que bem empregas) que não lhe interessa alinhar neles.
(ou "alinham devagarinho", assim como santinhos que querem dar uma no cravo e outra na ferradura)
senão, eram tanto ou mais violentos que estes contra os fumadores.

agora juntas um velocista que é fumador e tens o caldo entornado... ahahahah

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 6:50:00 da tarde

--> White Fox

no local onde resido, em todos os locais onde durante a semana estacionam 3 carros, chegando o fim de semana está tudo ocupado com 2 carros - assim estacionados propositadamente para os seus donos estarem "à vontade"...

acreditas mesmo que é necessário o advento de uma lei para perceber essa falta de respeito pelo semelhante ?!?

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 6:55:00 da tarde

--> Crestfallen

« Aqui a malta expressa-se, não há regras e neste blogue pode-se fumar. No entanto e porque sou um gajo impecável, disponibilizo máscaras anti-guerra química para a malta não fumadora :P »

e as máscaras são das tais "reconhecidas pelas entidades competentes" ?!?

(olha a multa !!!!...)

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 7:00:00 da tarde

--> Castronauta

« Por isso sou a favor da Lei, mas não me agrada nada ver a forma como se está a discriminar os fumadores, não no sentido da sua liberdade, mas sim como a imagem de quase criminosos que está a ser transmitida. »

parece-me que somos poucos.

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 7:50:00 da tarde

--> Ana Reis

« O governo deveria ajudar a criar infraestruturas para todos os estabelecimentos,era isso que estava a dizer... »

discordo... isso não cabe ao estado.
mas cabe-lhe ser "claro" desde a primeira hora e colocar logo na lei algo do género "tem que haver um sistema do tipo X, se quiser ser para fumadores".

vão dizer-me que desde Agosto até Dezembro (pelo menos) estão a redigir um documento final, que já de si é uma cópia de um outro... e não perceberam este tipo de especificações ?!?
pois !... e eu tenho 18 aninhos...

Ana... a leitura que tenho feito de tudo o que se tem vindo a passar é tão simplesmente a seguinte :

o senhor estado quer ambas as coisas !

quer sacudir para cima dos fumadores as "culpas" de faltas de civísmo e de saúde pública, mas... não quer abrir mão dos milhões que o tabaco lhe proporciona.
logo, cria uma lei dúbia e mal construída, que não é nem carne nem peixe e sacode (mais uma vez) as responsabilidades para cima dos comerciantes e os radicalismos para cima dos não-fumadores, que irão fazer o "trabalhinho sujo" que não convém ao senhor estado.

ainda que a esta hora o Crest me estivesse a "jurar morte", eu compreenderia melhor uma lei que fosse intransigente no género : não se pode fumar em cafés e demais estabelecimentos de restauração e PONTO FINAL.

mas não !!!!... o estado também não quer, depois, ouvir dos comerciantes que estão a sofrer prejuízos.
porque... se são "reais" os números do governo... 38% dos portugueses são fumadores e isso é uma "minoria" assim para o "grandota" em termos económicos.

portanto... o estado continua a navegar nas meias águas e deixa as hostilizações a uns, as revoltas a outros e a eliminação dos erros grassos a outros ainda.

um país fantástico !!!

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 8:04:00 da tarde

meu último comentário de hoje...

como "não fumador" agradeço alguns espaços livres de fumo, é verdade!

deixei de ir a um bar de que muito gostava porque... a partir de determinada hora era-me literalmente impossível lá estar.
mas ainda hoje vejo que... era culpa dos fumadores que não sabiam impor um limite a si próprios e... do proprietário, que apesar de ganhar "pipas de massa" nunca colocou qualquer sistema de exaustão - o dinheiro entrava e o resto que se lixasse.

mas não posso, de maneira nenhuma, compreender que se ache correcto obrigar pessoas (não criminosos ou bichos) a beberem um café e fumarem um cigarro numa esplanada sem o mínimo, pelo menos, de protecção dos elementos e ainda se achar que "já é muito bom".

um povo sem discernimento é uma coisa bem triste a que se pertencer !

  Mulheka

domingo, janeiro 06, 2008 8:06:00 da tarde

Lembraste do post do jornalismo onde dizias que é uma enorma lacuna a falta de aulas de Português? Já concordava contigo, depois de ler certos comentários aqui escritos, ainda mais!!! Existe aqui tanta má interpretação que até dói!

SEXTRIP:
"andar-se a passar a ideia (a imagem até) de que os fumadores são os responsáveis pelas doenças respiratórias dos não fumadores é um fundamentalismo, sim !"

Wrong! São UMA das razões!
Exemplo: Sou viciada em alcool e em jogo. Se não consigo largar o alcool mas consigo largar o jogo, não vou largar o jogo só porque não consigo largar o alcool que também me faz mal???
Tenho várias coisas que me fazem mal e tenho a oportunidade de me livrar de uma mas não aceito porque outras que me vão continuar a fazer mal? Bela prespectiva!
___________

Gostava de saber também onde está o pessoal que dizem estar a julgar os fumadores como criminosos.
E já agora, onde é que está a ser desrespeitada a liberdade do fumador!

A única liberdade que foi desrespeitada até agora foi a do não fumador que não tinha opção em ir a algum sítio que fosse livre de fumo. Pensar que querermos locais tanto para fumadores como para não fumadores é fundamentalismo, isso sim, é fundamentalismo. Que eu saiba ainda não li aqui ninguém a dizer que quer seja proibido fumar em todo o lado. Se isso acontecesse, aí sim, seria fundamentalismo!

Vigança? Qual vingaça?
Vigança seria se quisessemos que acto de fumar fosse PROIBIDO em todo o lado. Concordar e querer que haja lugares para ambas não é nenhum acto de vingança. É permitir a ambas as partes ter opção de escolha.

Qualquer miúdo da primária conseguiria entender isso!

Desta forma, não estou aqui a ver o porquê do drama e vitimação de certos comentários em que os fumadores são uns enormes discriminados e injustiçados com esta nova lei!!!!

Para que não restam dúvidas... tou a falar da Portuguesa, claro!

VANADIS:
Tb quero copos à borla :p

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 8:43:00 da tarde

...é só pra dizer que, afinal, nem tiveste de te esforçar assim tanto para bateres o record...só faltam dois!
;)

P.S:
Tenho de dizer isto:
O sextrip não só colaborou com "números", mas fez também algo muito importante: falar seriamente sobre o assunto sério que está por trás da "fantochada" que nos querem fazer "papar". O que, certamente, qualquer miúdo da primária conseguiria entender! (Ou não...)

(Poderia ter dividido o meu comentário em duas ou três partes mas...nah! Deixo esse gostinho a outro...:)

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 8:59:00 da tarde

lol...
se a ideia foi provocar-me, esquece!

não vejo onde estejam essas falhas, nem de português, nem de interpretação que te convenham.
(para mais, não sou jornalista)

"andar-se a passar a ideia (a imagem até) de que os fumadores são os responsáveis pelas doenças respiratórias dos não fumadores é um fundamentalismo, sim !"

reitero !

porque serão eventuais coadjuvantes nesse problema - não uma razão por si só !

mais... haverão razões bem maiores, bem piores e bem mais identificadas (localmente) e quanto a essas... os governos não interferem tão afincadamente.

onde estavam estas atitudes "anti-tabaco" antes de sair a lei ?!
um não fumador sempre teve o direito de exigir que um fumador não acendesse um cigarro a seu lado num restaurante !
ou não sabias disso ?!

acho sempre ESTRANHO como é que uma MAIORIA de não fumadores sofreu tantas sevícias destas e NUNCA tomou uma atitude de força contra a MINORIA fumadora que os oprimia.

eu fui junto do proprietário de um bar e disse-lhe: X, ou tu fazes algo contra esta fumaceira aqui dentro ou há malta que deixa de cá vir !...
ele riu-se da minha observação... fui lá mais duas noites e... mudei para outro bar (onde também se fumava, mas... com tino, com conta-peso-medida).
se todos os não-fumadores tivessem feito o mesmo, o tal X teria resolvido o problema.
não vou voltar ao bar do X só porque AGORA tenho uma lei por detrás das costas, entendes ???

se em toda a minha vida tive de pedir uma dúzia de vezes para apagarem cigarros que me estavam a incomodar em restaurantes, foi muito !
que me lembre... uma vez, tive o problema de não me respeitarem.
agora... só oiço relatos apocalípticos de nuvens tóxicas pairando sobre tudo e mais alguma coisa.

não vês de que forma se está a tratar as pessoas como criminosas ?! nem como se estão a cometer exageros ?! não vês qualquer fundamentalismo em nada disto ?!
não lês a entrelinhas em artigos de jornal e N outras situações?!

deve ser porque... ou ainda não foste a sítios onde estas coisas sucedem... ou não estás atenta ao que te rodeia... ou porque fazes parte do grupo de quem está a ter essas atitudes.
há várias hipóteses, não sei qual seja.

mas efectivamente, se não entendeste nada daquilo que aqui tenho escrito existem realmente graves problemas TEUS de interpretação.

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 9:12:00 da tarde

--> Pax
a
« O sextrip não só colaborou com "números", »

ahahahah...
por acaso pensei em colocar mais uns comentários (faltavam 3 não era?) só para dizer ao Crest que tinha falado antes de tempo...
mas enfim, não era esse o fito.

« mas fez também algo muito importante: falar seriamente sobre o assunto sério que está por trás da "fantochada" que nos querem fazer "papar". »

ALELUIA !!! ALELUIA !!! HOSANA, HOSANA...

grato, grato ! estava a ver que passava novamente por "traidor aos não fumadores e smokers lover" sem que alguém entendesse o que estava a dizer.


« O que, certamente, qualquer miúdo da primária conseguiria entender! (Ou não...) »

é que até... nem todos os miúdos da primária são iguais !

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 9:18:00 da tarde

Crest... RETRATA-TE !!!
(ou pelo menos, anima-te)

1 4 8 comentários com este !
(vá... corrige o outro artigo que a malta faz de conta que não leu...)

  Mulheka

domingo, janeiro 06, 2008 9:36:00 da tarde

SEXTRIP:

Opiniões! Se achaste provacação, isso já é lá ctg!!!

"porque serão eventuais coadjuvantes nesse problema - não uma razão por si só !"

Exacto! Volta a ler o que escrevi!

"onde estavam estas atitudes "anti-tabaco" antes de sair a lei ?!
um não fumador sempre teve o direito de exigir que um fumador não acendesse um cigarro a seu lado num restaurante !
ou não sabias disso ?!"

Não queres comparar o fumo em restaurantes com fumo em bares, discotecas e cafés, pois não?
Em restaurantes, concordo ctg, é facilimo pedir a alguém para apagar o cigarro... apesar de algumas não respeitarem! Como queres fazer isso noutro tipo de estabelecimentos? Só podes estar a brincar!
Quer dizer, posso sempre pedir para parar a música, peço para apagarem os cigarros porque ou não consigo para de tossir ou tenho os olhos a arder... riem-se na minha cara e continuam a dançar. Sim, de facto é uma solução!

"deve ser porque... ou ainda não foste a sítios onde estas coisas sucedem... "

Nop, por acaso ainda não saí desde que saiu a nova lei. Estou a comentar o tal fundamentalismo aqui nos comentários do pessoal que concorda com a lei. Somos todos uns mauzões!

"mas efectivamente, se não entendeste nada daquilo que aqui tenho escrito existem realmente graves problemas TEUS de interpretação."

Tb não. Da minha parte não estão a existir quaisquer tipo de problemas de interpretação, até porque, como deves ter reparado, não discordei com tudo o que disseste. No entanto volto a afirmar que não vejo onde está o fundamentalismo em se querer que haja espaços para ambas as partes nem a criminalização dos fumadores que são umas vítimas no meio disto tudo!

Crest, já viste? Conseguiste!!! É o post com mais comentários!

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 9:56:00 da tarde

Comentário número 150!!
afinal afinal este post sp é recordista :D

  Anónimo

domingo, janeiro 06, 2008 10:25:00 da tarde

Ó sextrip, e se agora nós lá fossemos acrescentar uns bitates ao "Foda memorável!" só pra chatear o Crest?...hehe.
É o meu espirito "judeu".
;)

  Foi Bom

domingo, janeiro 06, 2008 11:19:00 da tarde

Ena, tanta papagaio...Mulheka, afinal nao vomitei, parece mal na casa dos outros, mesmo dizendo que tenho bulimia...:D Olha, e' so para te dizer que ja cheguei a casa, sa e salva (desculpa a falta de "assentos", tenho a porra do teclado marado outra vez) e que vou com os caes a rua, e que me doi a cabeça e tou louca para me ir deitar...Amanha ainda e' dia de trabalho, e estou a dar formaçao a proxima vitima...:D Esta mensagem foi para a Mulheka, apenas para a mulheka...acho que me estou a apaixonar por ela, pena eu nao ser nem les nem bi...

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:46:00 da tarde

Foi Bom:

"Eu sou nao fumadora, e ja estou no sistema nacional e internacional de doadores de medula osseea, e posso afirmar que nao doi!"

Olha eu como dador posso dizer que doeu imenso.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:47:00 da tarde

Mulheka:

"CEDAC? Inscrita há anos!!!
Fazer julgamentos sem conhecimento de causa às vezes não sai lá muito bem!"

Um não são muitos. Dois não são muitos, 1 milhão não são muitos, pois a compatibilidade pode ser de 1 para 100 milhões em casos extremos.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:49:00 da tarde

SílviA

"Sabes, as coisas ainda mudam e talvez comecem a existir as tais tabaco shop :P"

Só era justo.

"uma vez< que podem optar por ser um espaço fumador ou nºao fumador."

Até a ASAE começar a fechar tudo, por os sistemas serem falsos, estarem desligados ou de capacidade insuficiente.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:50:00 da tarde

Pax:

"Eu concordo mas, no caso, até tens escolha, embora a escolha possa ser friamente desagradável..."

Escolha? Achas que ter uma opção é ter escolha ou é o último recurso?



"Quer, quer; não quer: NEXT!"

Mainada!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:52:00 da tarde

Castronauta:

"mas sim como a imagem de quase criminosos que está a ser transmitida."

O que posso eu fazer? Posso ir a um café e apresentar um queixa que o empregado de mesa cheira a tabaco e tem os dentes amarelos. é justo!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:53:00 da tarde

Flor:

"E parece que a seguir os cafés vão passar a ser servidos obrigatoriamente em copos de plástico!"

Isso é que era bonito!!! Uma lei como deve de ser devia obrigar as chávenas a serem lavadas em água quente e devidamente escaldadas, em muitos locais, são passadas por àgua fria.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:56:00 da tarde

Vanadis:

"é o velocista não saber conduzir...acho eu!"

Saiba que não saiba, se querem ver regras cumpridas, cumpram as básicas, a velocidade é só uma delas.

"a minha irmãzinha mais nova, que é a barmaid"

Gosto muito de barmaids :)

"Mas ainda sou capaz de me enfiar no bikini e ir prá luta na lama, desde que alinhes também, claro..."

Ahahah, bora lá :P

"cómico é que o meu jóve já me disse o mesmo. Resultado, arranquei-lhe o cigarro e parti-o em dois...xiiiiiiiiii nunca o vi tão marafaaaadooooo"

Ui, eu até te mordia!!!

  Mulheka

domingo, janeiro 06, 2008 11:57:00 da tarde

Assim como erras em 2, podes errar num milhão! Por isso, não vale a pena estar a dizer que maior parte não é dadora porque não fazes a mínima ideia de tal, assim como eu não posso dizer que a maior parte é dadora.

O comentários sobre os dadores foi totalmente despropositado da tua parte para tentar justificar uma opiniã tua. No entanto, quando fundamentamos algo, convém termos bases para tal e não mandarmos bitaites p'o ar!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:57:00 da tarde

Vanadis:

"Pera aí, li agora cafés servidos em copos de plástico???? mas ca ganda merda é essa???? o plástico aquecido decompõe-se e liberta toxinas... mas as do tabaco já não fazem mal???"

Isso é Portugal, também surgiu a lei que bares e restaurantes devem servir água em garrafas de vidro, mas podem vender de plástico para fora!

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 06, 2008 11:59:00 da tarde

White_Fox:

"É claro que há coisas que não acho correcto, mas é verdade que há sítios (como os restaurantes) onde esta lei era necessária!"

Onde há comida, crianças, doentes, instituições publicas sim, mas locais de lazer e divertimento nocturno? Não isso está errado é tornar ilegal algo que é legal.

  Foi Bom

domingo, janeiro 06, 2008 11:59:00 da tarde

"Olha eu como dador posso dizer que doeu imenso."
Desculpa? Aquilo é só uma amostra de sangue...:S

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:06:00 da manhã

sextrip:

"andar-se a passar a ideia (a imagem até) de que os fumadores são os responsáveis pelas doenças respiratórias dos não fumadores é um fundamentalismo, sim !
e é apenas um exemplo."

Ora lá está, é como dizer que a cupa da sida é dos macacos!

"os fundamentalismos contra a velocidade só não tomam maior proporção porque... no meio do povinho há muito "acelera""

Os plíticos que podem ir a 220 pois vão em capanha eleitoral!

"e as máscaras são das tais "reconhecidas pelas entidades competentes" ?!?"

Foram devidamente testadas pelos Kurdos!

"o senhor estado quer ambas as coisas !"

Uma dá dinheiro a outra dá votos.

"não se pode fumar em cafés e demais estabelecimentos de restauração e PONTO FINAL."

Por acaso e apesar de não concordar, respeito mais a lei Alemã, realmente discrimatória do que a de meia medida Portuguesa, neste assunto!

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:08:00 da manhã

Mulheka:

"Wrong! São UMA das razões!
Exemplo: Sou viciada em alcool e em jogo. Se não consigo largar o alcool mas consigo largar o jogo, não vou largar o jogo só porque não consigo largar o alcool que também me faz mal???"

Vai um jogo de Poker acompanhado de uns cocktails e um charuto?

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:10:00 da manhã

Pax:

"...é só pra dizer que, afinal, nem tiveste de te esforçar assim tanto para bateres o record...só faltam dois!"

E não tive de discutir muito, aliás sou mais um espectador visto que está tudo a ralhar e ninguém ralha comigo :(

Vou fumar um cigarro e ler o resto dos comentários, SAIAM DA FRENTE OU EU VOU ACTIVAMENTE ABUSAR DA VOSSA PASSIVIDADE!

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:13:00 da manhã

sextrip:

"Crest... RETRATA-TE !!!
(ou pelo menos, anima-te)"

Bah,ninguém quer discutir comigo :(

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:14:00 da manhã

Mulheka:

"Crest, já viste? Conseguiste!!! É o post com mais comentários!"

Bah, a malta aqui é tuda frita, eu arranjo a briga e ninguém briga comigo :(

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:15:00 da manhã

*Joana*:

"Comentário número 150!!
afinal afinal este post sp é recordista :D"

É, mas não me convenceu!

  Mulheka

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:15:00 da manhã

Dispenso o charuto, ensinas-me a jogar poker e aceito os cocktails!!!

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:16:00 da manhã

Pax:

"É o meu espirito "judeu"."

O espirito Judeu não e abrir uma livraria e guardar o dinheiro debaixo do colchão? :P

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 12:17:00 da manhã

Foi Bom:

"Esta mensagem foi para a Mulheka, apenas para a mulheka...acho que me estou a apaixonar por ela, pena eu nao ser nem les nem bi..."

E lés já tens um a teus pés!

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 10:15:00 da manhã

(...) "sou mais um espectador visto que está tudo a ralhar e ninguém ralha comigo"

Sobre ralhar contigo, já sabes qual a minha teoria.

Sobre este post, para mim, não valeu especialmente pelo que escreveste (desculpa a franqueza), mas sim pelas cerca de 170 gargalhadas que dei ao ler os comentários!
Até dos meus me consigo rir!

Agora deixa-me concentrar de novo, que o assunto é sério!...

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 10:19:00 da manhã

"O espirito Judeu não e abrir uma livraria e guardar o dinheiro debaixo do colchão?"

Não.
Esse é o espirito de um judeu rico.
Aqui no nosso cantinho, onde nem os judeus conseguem ser ricos, quer dizer "fazer maldades", (mas maldades levezinhas, nada de obrigar a ler livros do Paulo Coelho em 10 segundos).
;)

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 11:32:00 da manhã

Chegeui tarde, mas tinha k comentar...
Sou uma fumadora recente, estupido eu sei. Chegar aos 30 sem fumar e agora deu-me para isto!!
Sempre achei errado fumar em locai fechados, sobretudo em locais onde se encontram crianças, e onde se come... nos outrosq, mesmo quando não fumava so entrava se quisesse..
ir a uma discoteca e apanhar fumo nos olhos, é o menos quando sias de la com os timpanos perfurados pelo barulho..
é o extremismo de posições k me chateia, ah e tal sou fumador passivo vou morrer com cancro.. Fodasse conheço, infelizmente gente que nunca fumou passiva ou activamente e morreu com cancor na mesma..
Ah o estado gasta dinheiro com os tratamentos...e quem caralho é que lucra com a venda do tabaco??? eu???
Mas a melhor a melhor foi o proprio inspector da ASAE ser apanhado a fumar dentro do casino, PARECE que a lei não se aplica às casas de jogo..
Ora la esta crest, queres beber uma cervejita e fumar uma tocha vais ao casino de vilamoura...
Mas eu acho k vouviver para Loulé, a terra do equilibrio onde tudo é perfeito e ha lugar para todos...

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 11:56:00 da manhã

Não resisti...

Aquela do "quem nunca fumou também morre de cancro" acho que deve ser a brincar... obvio que é verdade!
Acho que o que já foi provado cientificamente é que quem fuma tem MAIS POSSIBILIDADES DO QUE QUEM NÃO FUMA, de morrer de cancro, ou fui eu que percebi mal?

Beijos.

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 1:45:00 da tarde

Assim como quem conduz todos os dias tem mais possibilidades de morrer num acidente de carro...
O k esta em causa aki, tanto quanto me foi dado a entender é a criação de uma lei que limita ao fumador a utilização de um direito que é seu de morrer com os pulmões envenenadinhos pelo fumo do seu cigarro.
Claro k se devem proteger todos os outros, os não fumadores, sou mãe e abomino a ideia de expôr o meu filho ao fumo passivo, por isso não fumo em casa nem o levo a sitios onde sei k pode estar exposto a ele.
Penso apenas que o radicalismo desta lei não vai trazer bons frutos, até porque num pais como o nosso vai haver sempre alguém a encontrar formas mais ou menos astuciosas de contornar esta lei.
Acho k cabe aos não fumadores, coisa que fui durante muitos anos, seleccionarem os locais onde entram, e se de facto o fumo os incomoda então devem abster-se de frequentar locais onde sabem ha partida que vai haver fumo.

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 2:25:00 da tarde

Epá eu tenho de deixar de ler isto ou então arranjar coisas para fazer (vai ser o último comentário!! I swear!): fumem! O único consolo que me dá é esse: quando eu finalmente estiver a trabalhar já não vos pago a reforma porque com sorte já morreram de cancro do pulmão! ahahahahahah ;) mais um...já é o post com mais comentários ãh ãh ãh?

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:14:00 da tarde

Pax:

"Não.
Esse é o espirito de um judeu rico.
Aqui no nosso cantinho, onde nem os judeus conseguem ser ricos, quer dizer "fazer maldades", (mas maldades levezinhas, nada de obrigar a ler livros do Paulo Coelho em 10 segundos)."

Não sabia que havia Judeus pobres :)

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:16:00 da tarde

Maya Gaarder:

"ir a uma discoteca e apanhar fumo nos olhos, é o menos quando sias de la com os timpanos perfurados pelo barulho.."

Exacto e são tímpanos perfurados passivamente!

"é o extremismo de posições k me chateia, ah e tal sou fumador passivo vou morrer com cancro.. Fodasse conheço, infelizmente gente que nunca fumou passiva ou activamente e morreu com cancor na mesma.."

Morrer de cancro sem fumar é como morrer de Sida sem foder, acontece!

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:18:00 da tarde

Pax:

"tem MAIS POSSIBILIDADES DO QUE QUEM NÃO FUMA, de morrer de cancro, ou fui eu que percebi mal?"

Percebeste bem, muito que são contra o tabaco é que gostam de trocas as probabilidades por certezas.

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:19:00 da tarde

Maya Gaarder:

"Assim como quem conduz todos os dias tem mais possibilidades de morrer num acidente de carro..."

Ou de atropelar alguém, que é como um condutor passivo!

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:20:00 da tarde

Physalia physalis:

"O único consolo que me dá é esse: quando eu finalmente estiver a trabalhar já não vos pago a reforma porque com sorte já morreram de cancro do pulmão!"

Ora lá está, é só vantagens!

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:52:00 da tarde

--> Maya Gaarder

« Mas a melhor a melhor foi o proprio inspector da ASAE ser apanhado a fumar dentro do casino, PARECE que a lei não se aplica às casas de jogo. »

se um casino não é "um local de trabalho" (artº4,alínea b) nem "um local de atendimento ao público" (alínea c) nem "uma sala ou recinto de espectáculos ou outro local destinado à difusão das artes e do espectáculo, incluindo antecâmaras, acessos e áreas contíguas" (alínea j) nem "um recinto de diversão ou recinto destinado a espectáculos de natureza não artística" (alínea l)... é perfeitamente natural e compreensível que o governo fique indeciso em aplicar a sua lei aos casinos !...

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 3:59:00 da tarde

"como o pão feito em Portugal tem 3 vezes mais sal do que o pão feito no resto da Europa, acho bem que o excesso se aloje nas paredes das artérias e que os portugueses morram de problemas cardíacos !"

...

( ? )

...

bããhhh... pensei que esta coisa de ser radical era "giro"... mas não tem piléria nenhuma !!!

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 4:13:00 da tarde

sextrip:

"como o pão feito em Portugal tem 3 vezes mais sal do que o pão feito no resto da Europa, acho bem que o excesso se aloje nas paredes das artérias e que os portugueses morram de problemas cardíacos !"

Quem diz pão, diz bolos com mais açucar e comida com mais condimentos. Os restaurantes Portugueses por aqui, fazem o mesmo comer, com menos condimentos, os mesmo bolos com menos açucar, pois o Alemão simplesmente não comia.

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 5:33:00 da tarde

Eu ja propus ao pessoal aki do local de trabalho colocar umas mesas de jogo no bar, uns baralhos de cartas e uns dominos, transformar akilo num local de jogo e fumar à vontade....

  Bruno Fehr

segunda-feira, janeiro 07, 2008 5:45:00 da tarde

Maya Gaarder:

Aqui já encontraram dois buracos na lei para tornar casa de fumo legais.

1- Colocar máquinas de jogo e pedir certificação como casa de jogo, que é legal na Hamburgo.

2- Tornar um café numa associação, oferencendo aos clientes um cartão de sócio :P

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 6:12:00 da tarde

--> Mulheka

« Opiniões! Se achaste provacação, isso já é lá ctg!!! »

interpretas mal !
se escrevi "se a ideia foi... etc" é porque estou a colocar uma hipótese, não a opinar !

« Exacto! Volta a ler o que escrevi! »

eu li o que escreveste e acho-o obviamente razoável, mas... contextuado aqui, considero que representa apenas uma "diversão" àquilo que afirmei, porque duvido das intenções tão altruístas de quem faz esse tipo de observações.

da mesma forma considero que... aqueles que tanto apontam esta lei como algo "para resolver o problema de saúde dos fumadores" deviam, antes de tudo o mais, serem honestos e fazerem um pouco de introspecção para perceberem se fazem tudo de correcto noutros campos para protegerem a sua própria saúde.
digamos que é engraçado ouvir um obeso anafado a comer um enorme bolo de chantilly e a congratular-se estoicamente por a nova lei proteger a saúde de toda a gente, principalmente a dos fumadores e etc...

é no mínimo "cómico", pronto...

« Como queres fazer isso noutro tipo de estabelecimentos? Só podes estar a brincar! »

não.
não estou a brincar.
tu é que pegaste naquilo que disse no meu 1º exemplo e foste aplicá-lo numa situação similar à do meu 2º exemplo... não fui eu !
é evidente que, da forma como deste volta ao assunto, resulta algo bastante ridículo e... deves estar a brincar.

no meu 2º exemplo apontei a "solução" que encontrei !
não mandei desligar a música nem fui fazer figuras parvas - fui falar com quem de direito, com o proprietário do estabelecimento e disse-lhe o que pensava.

ele riu-se da minha cara (claro).
mas... se todos os não-fumadores tivessem feito o mesmo que eu fiz, talvez ele tivesse perdido a vontade de "rir".
(ou então... afinal, os não-fumadores não são a maioria como se quer constantemente fazer crer)

« Estou a comentar o tal fundamentalismo aqui nos comentários do pessoal que concorda com a lei. Somos todos uns mauzões! »

pois a questão é essa !...
se há quem chame a si a adjectivação... não é problema meu !
não chamei "mauzões" a ninguém e os exemplos que dei de "fundamentalismos" são pertinentes.
se alguém se ressente dos exemplos que apontei... é porque deles partilha !

« No entanto volto a afirmar que não vejo onde está o fundamentalismo em se querer que haja espaços para ambas as partes »

nem eu !...
onde está algum comentário meu que afirme isso ?!?

aquilo que considero como "fundamentalismos" tem mais a haver com posturas, ainda que tenha apontado um ou dois casos... e, tanto quanto me parece, estão muito claros !
os meus comentários aqui, visam mais a postura de um governo face a tudo isto do que outra coisa qualquer e isso... poucas pessoas vejo a discutir ou alerta para.

se as coisas que digo como não-fumador não interessam a muitos "não fumadores", isso... não me aquece nem arrefece !
os "não fumadores" serão alguma "classe social" por acaso ?!?

não vou é insultar amigos meus que fumam, ao generalizar com noções e adjectivos que me queiram pôr na cabeça e na boca !
aquilo que aqui escrevo, serei capaz de o dizer na cara a um amigo, seja fumador ou não fumador !

farei companhia a qualquer deles numa esplanada, ao frio e ao vento e mandarei "pró caralho" todo e qualquer não-fumador que com ele goze por ali estar, por exemplo...
assim como lhe pedirei que se aguente sem fumar para que me faça companhia num local "livre de fumo".

não são "opiniões".
são posturas na vida.

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 07, 2008 6:33:00 da tarde

--> Crestfallen

aqui em Lisboa há, pelo menos, dois "clubes de fumadores" - clubes de pessoal que gosta de fumar cachimbo, charutos e cigarrilhas, enfim...
um conhecido meu pertence a um deles.
e o Clube tem, há uns 10 anos, um café aberto ao público, que nem é no mesmo edifício.

neste momento está fechado porque, apesar de pertencer ao clube, apesar de estar definido que é um café para fumadores (tem mesmo uma tabuleta à porta há vários anos), onde por essa razão só lá vai quem quer, apesar de ter sistema de extracção de fumos, apesar de venderem tabacos a granel e permitirem "provas" e etc... é um "café".
e por isso foram "devidamente avisados com antecedência" (15 dias) que incorriam em transgressão caso não abrissem como "espaço livre de fumo".

portanto... eles andam a ver se alguém sabe como é possível mudar o nome ou a razão social para reabrirem, porque "da forma de o poderem alterar" ninguém avisou.

talvez aquilo que dizes seja uma saída, lol lol...

  turbolenta

segunda-feira, janeiro 07, 2008 9:22:00 da tarde

Este assunto é altamente discutível.
Quanto a mim, é uma questão que se resume a 2 factos concretos:
- Não fumadores:
-Acharam a lei o máximo
-Que ela já devia ter vindo há muitos anos
-Que não são obrigados a fumar o fumo dos outros

Fumadores:
-Acharam a lei uma injustiça
-Que ela nunca deveria ter entrado em vigor.
- Que o seu fumo não faz mal aos não fumadores.

Moral da história:
Cada um é um acérrimo defensor dos seus direitos, das suas opções e está-se perfeitamente a marimbar para os que não têm os mesmos hábitos tabagistas.

Eu não fumo
Nunca fumei de livre vontade. Mas tive de sair imensas vezes de restaurantes e cafés ,pois os vizinhos das mesas do lado empestavam o ambiente com uma fumarada enorme, que mais pareciam chaminés da Sacor!

Mas não sou contra os que fumam!
Agora que não fumem ao pé de mim , pois, em determinadas ocasiões fico a tossir desalmadamente e quase sem conseguir respirar.

Mas se querem que se fume em ambientes fechados, que haja leis concludentes , que estabeleçam que estes locais devem ter uma excelente tiragem de fumos.
Todos sabemos que, em determinados locais, o vizinho fumava o seu cigarrito, sem quase incomodar ninguém, pois a tiragem era excepcional .
Agora sem condições de extracção de fumos, não!

Agora levantem-se daí algumas "vozes" e batam-me à vontade.

Boa semana

  iFrancisca

terça-feira, janeiro 08, 2008 12:31:00 da manhã

Aqui, nem em algumas praias se pode fumar! dasse! Beijos

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 11:38:00 da manhã

sextrip:

"apesar de venderem tabacos a granel e permitirem "provas" e etc... é um "café".
e por isso foram "devidamente avisados com antecedência" (15 dias) que incorriam em transgressão caso não abrissem como "espaço livre de fumo"."

Isso é incrível!!!

Aqui é o oposto, vários cafés, em particular os que têm canais de desporto por cabo, estão a oferecer cartões de "sócio" aos clientes e a alterar o alvará para Clube recreativo, assim já se pode fumar. Outros estão a instalar maquinas de jogo, para obter alvará de casa de jogo, onde também se pode fumar.

Agora vamos ver a resposta dos governos. Devem proibir as pessoas fumadoras de pensar também.

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 11:42:00 da manhã

turbolenta:

"- Não fumadores:
-Acharam a lei o máximo
-Que ela já devia ter vindo há muitos anos
-Que não são obrigados a fumar o fumo dos outros"

Correcto!

"Fumadores:
-Acharam a lei uma injustiça
-Que ela nunca deveria ter entrado em vigor.
- Que o seu fumo não faz mal aos não fumadores."

Errado, nunca ninguém disse que o nosso fumo não faz mal aos outros. O que se quer é locais onde fumadores possam beber uma cerveja.

"Cada um é um acérrimo defensor dos seus direitos, das suas opções e está-se perfeitamente a marimbar para os que não têm os mesmos hábitos tabagistas."

Errado. Quer locais distintos, não é estar-me a marimbar!

"Eu não fumo
Nunca fumei de livre vontade. Mas tive de sair imensas vezes de restaurantes e cafés ,pois os vizinhos das mesas do lado empestavam o ambiente com uma fumarada enorme, que mais pareciam chaminés da Sacor!"

E agora como vingança, os fumadores não podem entrar em local nenhum!

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 11:43:00 da manhã

iFrancisca:

"Aqui, nem em algumas praias se pode fumar! dasse!"

Por que é que achas que há tantos fogos na Austrália? A malta tem de ir para a mata fumar!!

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 12:24:00 da tarde

"A malta aqui é toda frita"
-Crestfallen

Pronto! Foi a gota de água! Agora ofendeste-me!!!

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:32:00 da tarde

Gostaria ainda de comentar uma coisa, agora que parece que a celeuma abrandou e se a tua "pseudo ditadura" mo permitir:

Adorei, mais que qualquer outra coisa, ver o empenho, calor e poder de argumentação que aqui foi conseguido.
Ignoraram o anfitrião, mas com mais ou menos consultas de psiquiatras irás conseguir, eventualmente, sobreviver...lol.

ARGUMENTAR é preciso sim!

Espero, muito sinceramente, é que este "encaloramento" passe daqui e se aplique no futuro contra quem provoca as "injustiças" que nos tiram do sério a este ponto e que quem, agora, dispara para todos os lados aprenda a fazer pontaria para o alvo certo e guarde munições suficientes para o derrubar sem reanimação possivel.
Ou seja, espero que não estejamos a assistir agora ao surgimento da geração "morangos com açucar", na sua forma adulta, em que deixaram de ter professores a quem agredir e enquanto buscam novos alvos, vão descarregando as munições contra tudo o que se move... sem ter ainda capacidade para ver que quem merece a rajada não é quem fala na injustiça mas sim quem a criou e que 500 pessoas diferentes tem 500 pontos de vista diferentes para o mesmo assunto e TODOS, de alguma forma (ainda que distorcida) têm, no seu próprio entender, razão.

Por vezes gostaria de pensar que me engano...

Beijos.

  Bruno Fehr

terça-feira, janeiro 08, 2008 2:40:00 da tarde

Pax:

"Pronto! Foi a gota de água! Agora ofendeste-me!!!"

Ser frito não é necessáriamente mau :P

"Adorei, mais que qualquer outra coisa, ver o empenho, calor e poder de argumentação que aqui foi conseguido.
Ignoraram o anfitrião, mas com mais ou menos consultas de psiquiatras irás conseguir, eventualmente, sobreviver...lol."

Mas é isso que gosto neste blogue. Nos comentários a malta escreve realmente o que pensa, não como noutros onde se escreve por favor.

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 3:24:00 da tarde

Crest, lamento muito ter de ser eu a dar-te a notícia... mas também há aqui quem escreva sempre sem esquecer de que tem um quintal onde não convém cairem bombardeiros... dou-te, mesmo assim, uma boa percentagem de razão.

Estava à espera que comentasses a parte final do meu comentário, mas aceito que isso seriam "outros 200" :)- gosto de trocadilhos- que queres?

  Anónimo

terça-feira, janeiro 08, 2008 6:33:00 da tarde

--> Pax

BÓRA !!! vamos ao Foda Memorável "fritar" aquilo tudo !...

(já que temos a fama, gozemos o proveito)