Como sou um gajo que gosta de contrariar, vou responder a um desafio. É verdade! Sabem que não o faço regularmente por achar que quebra o ritmo do blogue e por a maioria deles não fazer grande sentido, mas achei este giro e como é fim-de-semana e poucos são os que visitam blogues, é de aproveitar.
Das minhas 9 afirmações seguintes, 3 são mentira. Quais?
1- Certa noite fugi à polícia.
2- Já tive uma experiência sexual com uma mulher 14 anos mais velha.
3- Apanhei uma bebedeira aos 3 anos.
4- Levei um estalo de uma mulher.
5- Eu já roubei uma namorada a um amigo.
6- Morei já em 5 países.
7- Beijei já um transsexual.
8- Já estive numa guerra daquelas com tiros e tudo.
9- Já roubei num supermercado.
O vencedor ou vencedores poderiam ganhar o direito de fazer este desafio, mas acho que já toda a gente o fez. Por isso o prémio será, um fim-de-semana num hotel 5 estrelas à vossa escolha e por vossa conta.
Usando de algoritmos mais uma vez:
baby+(y)oubiquitous+(
e
baby+(y)oubiquitous+(
e
baby+(y)oubiquitous+(
Etc, etc, etc. Foi assim que foi criada a palavra. Simbolicamente está correcta e é aceite, mas de facto não é uma palavra que conste de algum dicionário, existe unicamente no livro do seu criador.
Há que insista que a maior palavra do mundo é:
Methionylglutaminylarginyltyrosylglutamylserylleucylphenylalanylalanylglu-taminylleucyllysylglutamylarginyllysylglutamylglysylalanylphenylalanylvalyl-prolylphenylalanylyalylthreonylleucylglcycylaspartylprolylglicylisoleucygluta-mylglutaminlserylleucyllysylisoleucylaspartylthreonylleucylisoleucylglutamy-lalanylglyclyalanylaspartylalanylleucyglutamylleucylgluycylisoleucylproluylphe-nylalanyserylaspartyprolylleucelalanylaspartylglycylprolylthreonylisolleucyglu-taminylasparaginylalanythreonylleucylarginylalanylphenylalanylalanylalanylgly-cylvalylthreonylprolylalanylglutaminylcysteinylphenylalanylglglutamylmethi-onylleucyalanylleucylisoleucylarginylglutaminyllysylhistidylprolyuthreonyliso-leucylprolylisoleucylglycylleucylleucylmethionyltyrosylalanylasbaraginylleucyl-valylphenylalanylsparaginyyllysylglycylisoleucylaspartylglutamylphenylalanylyl-tyrosylalanylglutaminylcysteinylglutamyllysylvalylglycylvalylspartylserylvalylleu-cylvallalanylaspartylvalylprolylvalvlglutaminylglutamylserylalanylprolylphenyla-lalrginylglutaminylalanylalanylleucylarginylhistidylasparaginylvalylalalprolyliso-leucylphenylalanylisoleucylcysteinylprolyprolylaspartylalanylaspartylaspartyspar-tyleucylleucylarginylglutaminylisoleucylalanylseryltyroslglycylarginylglycyltyro-sylthreonyltyrosylleucylleucylserylarginlalanylglycylvalylthreonylglycylalanylglu-tamylasparaginylarginylanylalanylleucylprolylleucylaspaaginylhistidylleucylvaly-lalanyllysylleucyllysylglutamyltyrosylasparagimylalanylalanyprolylprolylleucyl-glutaminylglycylphenlalanylglycylisoleyucylserylalanylprolylaspartylglutaminyl-valyllysylalanylalanylisoleucylalspartylalanylglycylalanylalanylglycylalanylasoleu-cylserylglycylserylalanylisoleucylbalyllysylisoleucylisoleucylglutamylglutaminyl-histidylasparaginylisoleucylglutamylpronylglutamyllysylmethionylluecylalanyla-lanyoeucyllysylvalylphenylalanylvalylglutamilylprolylmethionyllysylalanylalanyl-threonylarginyl-serine
Mas não é, pois o nome de uma proteína, não é uma palavra.
Existe uma ainda maior com 1,913 letras que é a formula:
C(1289) H(2051) N(343) O(375) S(8)
Methionylglutaminylarginyltyrosylglutaalanylalanylglutaminylleucyllysylglutagy-cylalanylphenylalanylvalylprolylphenleucylglycylaspartylprolylglycyllisoleserylleu-cyllysylisoleucylaspartylthreoglutamylalanylglycylalanylaspartylalanglycylisoleu-cylprolylphenylalanylserylalanylaspartylglycylprolylthreonylisolglycylvalylthreo-nylprolylalanylglutamiglutamylmethionylleucylalanylleucylisolysylhistidylprolyl-threonylisoleucylprleucylmethionyltyrosylalanylasparaginyasparaginyllysylglycy-lisoleucylaspartytyrosylalanylglutaminylcysteinylglutamaspartylsrylvalylleucyl-valylalanylaspaglutaminylglutamylserylalanylprolylpheprolylisoleucylphenyla-lanylisoleucylcyalanylaspartylaspartylaspartylleucylleisoleucylalanylseryltyro-sylglycylargintyrosylleucylleucylserylarginylalanylgalanylglutamylasparaginylar-ginylalanylglutamyltyrosylasparaginylalanylalanyl
Mas uma formula, também não é uma palavra.
A maior palavra do mundo na língua inglesa é:
Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis
Uma doença pulmonar causada pela respiração de partículas de pó vulcânico. Esta palavra tem 45 letras é de facto uma só palavra.
Esta é a maior palavra real contida neste meu texto, até agora, mas...
Qual é a maior palavra da língua portuguesa?
A campeã que sempre foi anticonstitucionalissimamente, com as sua 29 letras, mas perdeu seu posto. A palavra mais extensa hoje em Português é:
pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
Ela descreve o estado das pessoas que sofrem de uma doença rara, provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas. Ou seja a tradução para Português da maior palavra Inglesa. A vantagem da Portuguesa é que ela ficou com 46 letras, sendo na minha opinião a maior palavra do mundo.
Quanto o nome mais comprido do mundo (não é palavra), refere-se a uma colina na Nova Zelandia é um nome Maori:
TAUMATAWHAKATANGIHANGAKOAUAUOTAMATEATURIPUKAKAPIKIMAUNGAHORONUKUPOKAIWHENUAKITANATAHU
Claro que a minha investigação poderá estar incompleta, se souberem de uma palavra maior avisem, mas tenham em atenção que termos químicos (formulas e proteínas), palavras logarítmicas e nomes de locais, não são palavras. Uma palavra tem de constar de um dicionário. A Portuguesa consta.
Não aceito como argumento, que no livro de recordes do Guiness conste a palavra na versão Inglesa, visto que a tradução para Portugues não existia na altura e é um facto que tem mais uma letra.