A era do medo

Vivemos na era do medo: Medo do fim do mundo. Medo do terrorismo. Medo do ambiente. Medo da comida seja ela de origem animal, vegetal ou sintética. Medo da água. Medo do ar. Medo de vírus, bactérias e doenças. Medo das vacinas, medicamentos, hospitais e curas. Medo dos ladrões e da policia. Medo de falhar e medo de arriscar. Medo de Deus e do Diabo. Medo do Homem e dos ET's. Medo dos políticos e banqueiros. Medo do nosso vizinho. Medo da sociedade e medo de viver longe dela. Medo do consumismo e medo não poder consumir. Medo de ser diferente e medo de ser igual a todos os que nos rodeiam.

Estamos numa era estranha que contrasta com um passado recente onde o medo se baseava no medo do escuro, do homem-do-saco, do papão e dos monstros debaixo da cama. Os nossos pais viveram numa era em que se acreditava que o amor poderia reger as suas vidas e hoje é o medo que as rege, até o medo de amar.

O medo não é nosso, é um elemento externo que nos é imposto por tudo o que nos rodeia. Medo que faz parte de uma programação humana, a qual a maioria parece ser incapaz de detetar e rejeitar.
A imposição deste medo, tem como objetivo ativar instinto humano de buscar proteção e refugio nas pessoas que achamos que nos podem proteger e das quais sentimos um medo valido que é abafado pelos medos que essas mesmas pessoas nos impõem sobre assuntos dos quais não deveríamos ter medo.

No texto anterior mostrei um vídeo de uma campanha de medo nos EUA: O medo do nosso vizinho e das pessoas que nos rodeiam. Ao mesmo nível dessa campanha, temos a escandalosa campanha Britânica, do medo da mentirosa campanha ambiental. Esta campanha pro-mentira-ambiental dentro da agenda Al Gore, insinua que todos aqueles que não acreditam em mentiras cientificas. Todos aqueles que pensam por si e chegam as suas próprias conclusões, devem morrer. Uma campanha onde a ovelha negra, que é negra por ser diferente e se recusar a integrar num rebanho que obedece cegamente a um pastor que lhes é imposto, merece morrer.




Esta campanha poderia ter piada se não entrasse em conflito com a verdade cientifica e liberdade de expressar publicamente as nossas opiniões.

9 Comentários:

  Anónimo

quinta-feira, julho 28, 2011 7:39:00 da tarde

Embora concorde com a generalidade da reflexão acerca da sociedade do medo, gostaria de relembrar que as alterações climáticas (apesar de ainda não serem totalmente compreendidas) são suportadas por inúmeros estudos científicos rigorosos por parte de diferentes entidades e grupos de investigação.

Ignorar todo o manancial de estudos científicos que apontam este problema não é "pensar por nós próprios", pelo contrário, é embarcar num rebanho de dogmatismo anti-ciência.

Com isto não estou a dizer que se deve aceitar cegamente tudo o que nos dizem. Mas também não se deve ignorar cegamente o trabalho publicado por variados e independentes especialistas da área.

  Bruno Fehr

quinta-feira, julho 28, 2011 8:33:00 da tarde

Anónimo:

Perdi a conta ao numero de vezes que discuti este tópico, bem como ao numero de textos que escrevi sobre esta agenda ambiental, em particular aquela baseada em falsos estudos científicos, estudos de encomenda bem como de manipulação de dados, agenda essa liderada por Al Gore que tenta criar um problema de CO2 que ainda não existe, nunca existiu nem vai existir, e culpar o ser humano por ele.

Os atuais níveis de CO2 não são perigosos e estamos ainda muito longe dos níveis de CO2 da era Romana, era essa apagada de todos os "estudos" científicos patrocinados por Al Gore.
Os níveis de CO2 nessa altura eram 2x's superiores aos atuais e havia uma pequena percentagem da população atual a soltar gases. Além disso, a principal industria eram as vinhas que se estendiam desde a Sicila até ao norte de Inglaterra.
Claro, nem sequer irei mencionar os níveis de CO2 no nosso planeta que tornaram a vida na Terra possível.

O caso ClimateGate expôs a manipulação de dados e os verdadeiros estudos científicos independentes provam que o ser humano é responsável por pouco mais de 1% da percentagem atual de CO2, e sim, isto inclui carros, industria e os nossos gases.

Pensar por nos próprio não significa ignorar estudos, pois isso não é pensar. Em momento algum disse que pensar por nos próprios era um ato de acreditar ou não acreditar com base em fé, a fé de estarmos certos, como quem lança os dados na fé de conseguir um 7.

Mais inaceitável do que a tentativa de impor um sentimento de responsabilidade e culpa ao cidadão anonimo, incutindo-lhe a ideia de que as suas accoes diárias estão a contribuir para o Apocalipse, é deplorável, tão deplorável como esta campanha de que quem não acredita em propaganda politica merece morrer.

Eu não estou a ignorar os estudos, nem a sugerir que o façam. Estou sim a salientar falsidades. O aquecimento global que afinal pode significar arrefecimento pois temos de adaptar as mentiras aos factos não passa de uma falsidade.

O planeta passa por eras, umas frias e outras quentes, obviamente os níveis de CO2 acompanham a tendencia mas no final de uma era, outra começa e damos outra volta ao ciclo. Do aquecimento vem o arrefecimento e tudo gira num ciclo criativo por toda a eternidade

  Selenyum

quinta-feira, julho 28, 2011 11:23:00 da tarde

O vídeo é um claro exemplo de eco-fascismo e é um insulto para quem trabalha para que as alterações ou não climáticas sejam esclarecidas.

Deixa citar que se há estudos falseados patrocinados pelo Al Gore que afirmam que há aquecimento global, há também estudos patrocinados por petrolíferas, que dizem o contrário. Há uma data de escândalos de ambos os lados. Eu como Físico tenho acesso a algumas pessoas que trabalham nisso. É verdade que o planeta já esteve mais quente, no entanto parece-me que a concentração de co2 nunca aumentou a este ritmo. O sinal de alarme é exactamente o ritmo com que tem vindo a aumentar (não estamos a falar de previsões, estamos a falar de dados já obtidos). Prefiro por isso manter uma mente aberta em relação ao tema.

Parece-me mais credível que as alterações climáticas que observamos sejam fruto da conjunção de vários factores: ciclos solares, quantidade de co2 na atmosfera, valor do albedo, etc... A percentagem de do efeito de cada é a única coisa que esta a ser discutida. Pelo meu conhecimento de sistema complexos, a solução é uma combinação de todos.

O planeta é um sistema dinâmico, como tal consegue manter um equilíbrio dentro de uns certos valores. Se esses limites forem cruzados entramos num sistema de feedback, e isso sim é uma catástrofe. Quais são esses valores, sinceramente não sei.

Mesmo que as alterações climáticas sejam mentira, há muitos problemas ecológicos que é urgente resolver, nomeadamente aqueles causados por grandes multinacionais em países de terceiro mundo de modo a inviabilizar os meios de sobrevivência das populações, obrigando-as a tornarem-se escravas das suas empresas.

Cumprimentos, Pedro

  Bruno Fehr

sexta-feira, julho 29, 2011 7:33:00 da manhã

Selenyum:

Eu não digo não existem problemas ambientais eu centro-me num ponto: A responsabilidade do ser humano na atual concentração de CO2 e seu aumento e as consequências catastróficas.

Existem problemas ambientas não o nego, mas estão muito longe do problema da propaganda ambiental.

Quando o petróleo acabar, o planeta ainda aqui estará. Quando o ser humano desaparecer, o planeta ainda aqui estará. Não temos de salvar o planeta, não temos de pagar mais para salvar o que não precisa de salvação.

Estão a querer unicamente que o ser humano compre coisas novas, como por exemplo a lampadas economicas que em muitos países são agora obrigatórias e na sua maioria foram recentemente proibidas na Alemanha, porque simplesmente uma dessas lampadas pode matar um ser humano.

A quantidade de CO2 vai continuar a aumentar independentemente do que o que o ser humano fizer, pois esse aumento faz parte de um ciclo tal como o ser humano faz parte dele.

Apesar de falarem em 2500 estudos, toda agenda Al Gore assenta em 4 estudos:
- Co2 forcing coeficient (1 estudo)
- Plank parameter (2 estudos)
- Feedback multiplier (1 estudo)

Pois são os únicos 4 estudo no planeta que suportam a sua teoria que lhe rendeu 100 milhões de dólares.

4000 cientistas defendem a teoria de Al Gore ao passo que 30000 a colocam em causa e querem que Al Gore a discuta com cientistas, algo que ele se recusa.

http://someapetececobrir.blogspot.com/2009/12/fontes-da-serie-ambiente.html

O CO2 compõe 3,62% da atmosfera. Desses 3,62 unicamente 3,4% são de origem humana o restante vem da natureza. Se pararmos com todos os carros e industria voltando a viver em cavernas ainda temos de respirar e dar uns peidinhos e no total conseguimos reduzir 0,28%.

Sera mesmo um problema?
Se queres ver gráficos, tenho alguns aqui: http://so-me-apetece-cobrir.blogspot.com/2009/12/ambiente-5-o-clima.html

  Pedro

sexta-feira, julho 29, 2011 1:09:00 da tarde

já que se fala de aquecimento global, este artigo vem mesmo a calhar...

http://www.abovetopsecret.com/forum/thread733594/pg1

  Anónimo

sexta-feira, julho 29, 2011 5:22:00 da tarde

Fds... k raio de filme ou campanha ou la k merda é esta! Akilo parece mais o raio da inquisiçao com a mania das bruxas e fogueiras! controlo de massas é k é! dasssssssssssse nem tanto ao mar nem tanto á terra! escoria de gente!

cumprimentos a todos(as)

  Diogo

sexta-feira, julho 29, 2011 9:34:00 da tarde

Não é por acaso que os governos espanhóis têm mantido a ETA. Um grupo terrorista é garante de um povo obediente.

  André

domingo, julho 31, 2011 7:38:00 da manhã

Concordo absolutamente contigo, Bruno.

Recentemente estive num país da américa do sul e quando cheguei ao destino deparei-me com uma realidade diferente, com outra realidade, tendo por isso sentido o famoso choque cultural. Porém, e encurtando a história, quando regressei a Portugal o choque foi bem maior. Sim, vivemos na era das "injecções" de medo através da televisão (repetições, hora após hora, sempre o mesmo, sempre mau, sempre medo, sempre preocupações, como uma propaganda, uma lavagem), dos jornais, das revistas, enfim... um medo emitido sempre a partir de um mundo a 2 dimensões (sem profundidade), seja este a televisão, os jornais ou as revistas.

O medo, que é tantas vezes propositadamente inventado, acaba por ganhar vida própria nas pessoas que se deixam absorver pela bolha, e isso sente-se no próprio ar. A atmosfera em Portugal é de MEDO, de depressão, de falta de carinho e amor, completamente. Estas pessoas estão mortas para a vida e raramente se abraçam; normalmente, quando o fazem é porque estão bêbedas.

Mas nem tudo é mau. Existem sítios neste mundo onde vive gente que sabe viver bem melhor do que a maioria dos cidadãos que habitam e dão vida, ou "vida", ao mundo civilizado, ou "civilizado".

  Fada

domingo, julho 31, 2011 12:36:00 da tarde

Este vídeo é pavoroso!...
Estou sem palavras perante tal aberração!...

Aqui, rege-se a punição, e não a formação, nem a liberdade de escolha...
Lá está: querem que sejamos todos uma carneirada igual...

É por estas e por outras que raramente vejo TV ou leio alguns jornais...

:S

Beijitos