Black Block, Agentes provocadores!

As raízes do grupo são em Hamburgo e Schleswig-Holstein e remontam aos anos de 1977-1980 durante uma era de ocupações, por parte de pessoas sem casa, de edifícios públicos abandonados. Uma pratica ainda hoje comum e legal, que a policia tenta ilegalmente impedir.
Inicialmente o grupo defendia o seu "território" ocupado, barrando o acesso ao edifício e lutando contra a policia com todas as armas disponíveis, até serem expulsos ou resistirem o tempo suficiente para que a ocupação fosse legalizada devido ao apoio popular e pressão política para terminar os conflitos. Hamburgo está repleto de exemplos de edifícios públicos ocupados há mais de 20 anos e que hoje servem de sedes a grupos de esquerda radical.

 (Kein mensch ist illegal - Foi numa guerra contra a policia por este prédio que em 1977-1980 nasceu o Black Block, residência atual de diversos movimentos de protesto em nome da esquerda radical)

Hoje em dia os Black Block são chamados de anarquistas, apesar de na verdade terem apoio político e financeiro da esquerda radical. Pois em sociedade a anarquia é vista como uma ridícula utopia, ao passo que a esquerda radical é vista com um inimigo a combater. Portanto a escolha do termo "anarquista" não passa de um manobra de marketing.

Estes pseudo-anarquistas, e claro verdadeiros mas raros anarquistas la pelo meio, usam táticas de guerrilha durante manifestações, devidamente planeadas. Vestem-se de negro pois dificulta a identificação individual. Usam de violência para gerar o caos e esse caos cria a camuflagem ideal para saírem impunes mas não só...

Por incontrolável curiosidade em busca de fatos, aliada a uma extrema capacidade de me meter em confusões, privei com um grupo black block e reparei que os organizadores estão todos fortemente politizados, possuem agendas políticas de alegado protesto. A simples mistura entre a política dos organizadores e o tema anárquico do grupo, seria o suficiente para fazer uma porta pensar, mas todos sabemos que a maioria dos jovens é mais burro que uma porta.
Na verdade estes gajos não passam de um grupo e como qualquer grupo, há os que sabem o que estão a fazer e lideram um grupo de tolinhos em atos criminosos.
Todo o ideal anárquico perde a validade ao estarem organizados num grupo com uma definida liderança interna. Anarquistas que seguem lideres para impor a anarquia... só pode ser anedota pois insulta a inteligência de qualquer pessoa ao dar um novo significado a anarquia.



(este vídeo faz parte de uma reportagem Alemã sobre agentes provocadores, um dos países que mais os usam mas que também os expõem.)

O Black Block junta-se a protestos mas não estão lá a protestar ao vosso lado. Não estão lá a exprimir a sua liberdade de expressão, nem estão lá para garantir a vossa liberdade de protesto publico.
Os Black Block são o elo mais fraco da sociedade e atrativo para agentes provocadores, um vírus na sociedade moderna.

Os agentes provocadores são usados regularmente em missões militares. Como ex-militar tive formação nesta área como parte de treinos que consistiam em destabilizar zonas ocupadas com o fim de justificar intervenção militar sob civis. Imensos movimentos revolucionários são agentes provocadores, como os rebeldes Libaneses e Sírios, apoiados por potencias externas com o intuito de destabilizar uma zona de forma a justificar uma intervenção armada desejada.

Na sociedade de hoje, a policia foi completamente redesenhada e militarizada. Já não temos policias de segurança publica pois eles não estão la para garantir a segurança do publico mas sim a segurança do estado e das grandes corporações. Um edifício ou terreno publico abandonado/desocupado pode ser ocupado pelo povo, mas se o for a policia de segurança publica coloca o publico em risco, garantido que o estado ou corporação ligada ao estado mantém propriedade do que na verdade é publico.

O black block funciona da mesma forma. A policia para poder justificar o uso de força sobre o publico precisa que o publico crie desordem e é aqui que entra o black block, eles penetram uma manifestação, passando a fazer parte dela e portanto parte do publico. Iniciam uma campanha de caos e destruição pela cidade, evitando inicialmente o confronto direto com as autoridades. Durante esta campanha algum do publico segue estes palhaços e normalmente a policia com poucos efetivos recua ficando só a observar. Antes da retirada do black block da cena, iniciam o confronto direto com a policia e a policia recebe assim a justificação para avançar e destruir por completo a manifestação. Nesta altura a maioria do Black Block está em casa a ver pela TV.

 (Depois de expostos como agentes provocadores a policia encenou a detenção dos 3 agentes provocadores, expostos finalmente pela coincidência de todos os envolvidos terem botas da policia. Podem ver os acontecimentos no vídeo abaixo.)

(Este caso foi assumido pelas autoridades e emitido um comunicado oficial, desculpabilizando as autoridades.)

Este vídeo que se segue, não é um vídeo do black block mas sim um exemplo de como a violência da Grecia é alimentada pela policia:


O Black block não apoia ninguém a não ser uma agenda, um objetivo, o de rotular o povo em protesto como violento e merecedor de punição e a policia faz o resto. O povo inocente em protesto é atacado e destruído. O povo em casa só vê nas noticias a violência do black block e isso acaba por fazer com que a opinião publica desculpe a violência da policia, pois o black block é visto em casa como parte podre do povo que justifica a existência e necessidade de uma policia cada vez mais militarizada..

Recentemente tivemos um excelente exemplo, onde 8 elementos do black block tiveram de fugir de alguns manifestantes fartos de os ver a causar caos, esses elementos fugiram na direção da policia que abriu um corredor para eles passarem e o fechou aos cidadãos em perseguição. Isto aconteceu no G20 em Toronto, onde existem também vídeos de homens vestidos de negro a saírem de dentro de uma carrinha da policia e a juntarem-se aos manifestantes. Mais recentemente no Occupy Oakland que após a violência de elementos do Black Block durante o dia, o povo sofreu um dos mais brutais ataques policiais ao cair da noite.



(Neste vídeo podemos ver elementos que participarem em tumultos e que no dia seguinte estavam vestidos de policia.)

Este ano em Ocupy Oakland, ao cair da noite a policia realizou o ataque mais agressivo e brutal de entre todos os movimentos de ocupação que estão a acontecer nos EUA. Após 6 semanas de ocupação pacifica, chegaram os membros do black block e após o inicio da destruição, manifestantes começaram a enfrentar o black block, no entanto ao cair da noite e com o black block ausentes a policia atacou indiscriminadamente os manifestantes.

Em qualquer manifestação, a única violência justificada é aquela que impede este grupo de se infiltrar num protesto. Todos possuem o direito ao protesto, mas este grupo não pretende protestar, pretende unicamente criar a circunstancias para colocar a vossa integridade física em questão.
No dia em que um grupo Black block for severamente corrido de uma manifestação, será um passo decisivo para o fim destes agentes provocadores e as autoridades políticas vão ter de inventar outras formas de justificar a violação dos vossos direitos.

A policia existe por consentimento popular e este tipo de ações não possuem consentimento e portanto toda e qualquer atitude da policia sem o poder do consentimento é ilegal. O trabalho de um militar é ser educado para entrar em ação disposto a matar quem for rotulado como inimigo, a policia esta a receber uma educação semelhante onde o povo é o inimigo.
Termino com a citação na apagada pagina pessoal de Facebook de um policia Canadiano que esteve em imensas manchetes de jornais por prender uma protestante que lançava bolas se sabão, acusando-a de assalto a um agente da autoridade.


Um policia com um tijolo na mão (como no segundo vídeo) não é detido, mas uma mulher lançando bolas de sabão, é! A culpa não é só do agente pois ele foi treinado a ver o povo como lixo, servindo a elite e por isso temos dicotomia de nomes, onde a policia de segurança publica coloca a segurança do publico em risco e os peace officers causam o caos.

9 Comentários:

  nazunia

sábado, maio 19, 2012 4:58:00 da tarde

É isso aí Bruno! Mais um excelente artigo para abrir a pestana a malta. É importante sempre expor estas situações para contrariar a mídia convencional que não passam de uns papagaios a servir os interesses da elite.

  Anónimo

quarta-feira, maio 23, 2012 10:12:00 da manhã

Importante texto! Os vídeos não aparecem! Podes corrigir isso ou é só aqui? Obrigado!

  Bruno Fehr

quinta-feira, maio 24, 2012 12:05:00 da manhã

Se os vídeos não aparecem devem actualizar o vosso Adobe Flash Player.

  Anónimo

domingo, maio 27, 2012 4:41:00 da tarde

O Black Bock é bem mais do que o texto sugere. Há policias infiltrados semelhantes ao Black Bloc? pode haver, no entanto ao estarem a desprestigias o BB já é um objectivo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_bloc

  Anónimo

domingo, maio 27, 2012 5:14:00 da tarde

http://www.infoshop.org/page/Black-Blocs-for-Dummies

  Bruno Fehr

domingo, maio 27, 2012 7:25:00 da tarde

Anónimo disse...

"O Black Bock é bem mais do que o texto sugere. Há policias infiltrados semelhantes ao Black Bloc? pode haver, no entanto ao estarem a desprestigias o BB já é um objectivo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_bloc"

O Link que me esta a dar a sustenta o que disse, fala do inicio nobre do Black Block do seu presente violento.
O vestuário e cara tapada não tem a explicação da Wikipédia: "The clothing is used to conceal marchers' identities, appear theoretically as one large unified mass, and promote solidarity."
Ninguem se veste de igual e tapa a cara para se tornarem um grupo ou por motivos solidariedade. Isso na faz sentido. Roupas negras e cara tapada impedem a identificação e se partem para uma marcha a pensar em se esconderem é porque já levam violência em mente.

A violência nada resolve, simplesmente atrai mais violência e atinge como sempre os inocentes.

  Bruno Fehr

domingo, maio 27, 2012 7:28:00 da tarde

Anónimo disse...

http://www.infoshop.org/page/Black-Blocs-for-Dummies

Nem vou ligar a esse site. Qualquer site que explique qualquer coisa "for Dummies", é invariavelmente um insulto aos visitantes e um auto-insulto de quem visita.

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 28, 2013 4:28:00 da tarde

Os BB estao em forca no Egypto e sao um dos grupos com impacto na politica, cujo objectivo e o de derrubar o Governo de Morsi.

  Milena Duchiade

sábado, julho 13, 2013 4:26:00 da manhã

Excelente trabalho, amigo ! Aqui no Brasil os Black Block (BB, poderíamos chamá-los de babacas) estão fazendo exatamente o mesmo servoço sujo, infiltrando-se nas manisfestações para causar arruaça e depois justificar a repressão pesada.Como não eram aqui conhecidos, e estão misturados a inocentes úteis, causam muito dano e confusão.