Salada Mista

Por ter lido alguns comentário que referiam a possibilidade de eu ter sido apanhado pela salada assassina, resolvi falar nesse assunto pois ontem verifiquei que a imprensa internacional está a abordar o assunto de uma forma muito diferente da Alemã. Digo isto pois ontem durante o jantar, sentado a duas mesas de mim, estava o correspondente da RTP e o seu operador de camara francês que discutiam esse assunto com o dono do restaurante durante o jantar. Na mesa tinham unicamente brócolos e cenoura. 
A RTP não está a investigar nem sequer a especular e a abordar o numero de doentes e os comunicados oficiais e não todo o teatro em torno da situação. 
Eu irei falar do teatro.



1° dia:
Várias pessoas dão entrada no hospital com dores abdominais, são declarados como tendo sido contaminados com a EHEC. A origem é desconhecida.

2° dia:
A EHEC não é mortal e os pacientes são tratados com uma lavagem ao sangue em máquinas de diálise. A suspeita recai sobre os legumes.

3° dia:
Morrem dois idosos de 81 e 83 anos. A EHEC passa a ser mortal em pessoas de idade com fraco sistema imunitário. O culpado foi encontrado e chama-se: Pepino e vem de Espanha. Todos os Pepinos espanhois são destruídos e vira-se a importação para o Holanda. É dito que a EHEC pode ser eliminada cozinhando os legumes ou pelo menos lavando-os muito bem.

4° dia:
Morre uma mulher de 24 anos em Bremen e um homem de 38 em Hamburgo. Afinal a EHEC é mortal. O número de contaminados aumenta e com todas as máquinas de diálise ocupadas, os pacientes são transferidos para hospitais no sul da Alemanha. Mais dois culpados são encontrados: Alface e tomate. A Holanda entra na lista de exportadores de legumes contaminados. Governo garante que os brócolos, cenoura e espargos são seguros.



5° dia
Preço dos brócolos e cenoura, disparam. Os espargos que já eram caros, são agora artigos de luxo. O consumo de vegetais desceu para praticamente zero, sejam cozinhados ou crus. O povo é incentivado a comer vegetais nacionais mas um canal de televisão expôs que os agricultores alemães queimaram em segredo toda a sua produção. Este caso não voltou a ser foi noticiado.

6°dia
O canal Alemão que expôs os agricultores do leste da Alemanha vai à Holanda. Afinal os vegetais Holandeses não são Holandeses mas sim Espanhois. Esses vegetais eram vendidos na Holanda e Alemanha não havendo qualquer problema na Holanda. Esse mesmo canal vai a Espanha e as duas quintas afectadas dizem que exportam para 5 países, garantem que os vegetais são bons e comem-nos perante as camaras. Os produtores Espanhois afirmam que se só acontece na Alemanha, a contaminação foi na Alemanha.
O governo Espanhol afirma que irá processar o governo Alemão pois não encontraram EHEC em nenhum legume desses produtores espanhois.

7° dia
Centenas de toneladas de legumes apodrecem em armazéns, comerciantes fecham as portas e todos os Alemães recusam qualquer tipo de salada nacional ou importada, independentemente do país. O pepino é declarado inocente pelas autoridades Alemãs que afirmam que a EHEC afecta mais mulheres que homens e mais adultos que crianças.

Ontem:
81 crianças de uma escola de Hamburgo são contaminadas com a a EHEC mas nenhuma delas comeu pepino, alface ou tomate. Afinal o que foi dito no dia anterior pode ser ignorado, a EHEC não escolhe sexo nem idade. As autoridades voltam à estaca zero sem saber de onde vem a EHEC.



Hoje:
O pepino afinal volta para a lista de culpados e teoriza-se que a contaminação foi feita durante o transporte. A Holanda cai sobre suspeita mas os pepinos Alemães também são suspeitos e nunca passaram pela Holanda. 

Análise até dia 02.06:
Ora bem, 5 países comem os mesmos pepinos Espanhois, a Holanda importa legumes de Espanha e vende ao maior importador de vegetais da Europa, Alemanha. A doença só aparece na Alemanha. Agricultores Alemães destroem as suas produções e quase ninguém fala nisso. A acusação recai sobre o transporte e não mais sobre a produção mas não há casos na Holanda e a suspeita mais lógica é exatamente aquela que os Alemães ignoram. A contaminação dos vegetais deverá ter sido feita em território Alemão. No entanto está a adoecer gente que não comeu os vegetais suspeitos e na verdade as autoridades sabem tanto quanto sabiam no primeiro dia, nada! Ou... não querem dizer o que sabem...

Até lá ficarei à espera do resultado deste circo e do muito provável louvar dos legumes biológicos, dizendo que são os mais seguros. A minha opinião da fantochada biológica é largamente conhecida mas uma coisa é certa, sem campanhas deste tipo ninguém pagará 10 por algo que se compra por 1. E o povo alemão é muito cuidadoso com o Estado, não o deixando ganhar poder/controlo demais (por motivos óbvios ainda se lembram de Hitler) e por isso o bloqueio aos vegetais está a ser feito por parte do povo e é total a nível nacional.
Quer seja uma forma de fomentar o consumo de produtos Alemães sejam eles orgânicos ou biológicos, ou simplesmente a natureza ter abortado a EHEC em todos os pepinos, tomates e alfaces em território Alemão, isto tem obviamente motivações politicas e económicas e é só esperar para ver quem sairá com larga vantagem de todo este circo.

("Calma, isto não é contagioso, estas roupas fazem parte do teatro!")

Eu como saladas e vou continuar a comer. Ao comer saladas resolvi jogar também no Lotto, algo que nunca jogo. Esta decisão tem a ver com probabilidades, pois a probabilidade de num país com 60 milhões de habitantes, eu ser contaminado é inferior à de ganhar no Lotto. Por isso, se eu for contaminado provavelmente ganho no Lotto duas vezes nessa semana e poderei comprar a minha própria máquina de diálise.

Estava a ver que não havia um virus/bactéria ou similar mortal novo em 2011. Ano não é ano sem uma merda destas aparecer, causar panico e depois... não é nada, esquecam e vejam mais uns programas de ficção novos, chamados de reality show...

Agora vou alí comer um filete de vaca acompanhado por uma salada depois de meter o Lotto.

18 Comentários:

  Mel

quinta-feira, junho 02, 2011 1:29:00 da tarde

Filete de vaca?
Nunca ouvi falar!

  Anónimo

quinta-feira, junho 02, 2011 4:56:00 da tarde

Mel, o mais certo será ser Lombo... Lombinho... Fillet... Solomillo... Veja lá oh Bruno se em vez de estar na salada não está na carne! Uiii eu aposto!!! Aposto que isto ainda vai aparecer na carne! Obrigada Bruno. Volto a dizer, coitados deles todos. Assim se estraga um mercado.

  ipsis verbis

quinta-feira, junho 02, 2011 5:50:00 da tarde

Pois é. Já a meio do ano e ainda nada de doenças e vírus super contagiosos tinham aparecido, era de estranhar, de facto.
Mas também com os acontecimentos hiper mediáticos e mega explosivos de bin Laden e Strauss-Kahn, alguma coisa tinha que ficar para último...

  Anónimo

quinta-feira, junho 02, 2011 6:47:00 da tarde

Parece que esta em producao uma vacina contra as saladas assassinas. Ja foi testada e e segura.

Sera melhor jogar o Lotto para ganhar o dinheiro para comprar uma maquina de dialise primeiro e depois comer a salada com um filete de vaca. Filete de vaca? isso e Alemao?

  Anónimo

quinta-feira, junho 02, 2011 6:55:00 da tarde

Concordo contigo.... Para mim por de trás dos pepinos está uma jogada politica! quem sabe se não será mais uma facada na economia espanhola, que deverão ser os próximos a pedir "ajuda" internacional.Cada vez acredito mais na teoria conspiratória da NOVA ORDEM MUNDIAL

  Bruno Fehr

sexta-feira, junho 03, 2011 12:03:00 da manhã

Mel disse...

"Filete de vaca?
Nunca ouvi falar!"

Com tanta vaca e o boi na tua zona e nao conheces? Filete de vaca (Pt), Beef fillet (UK), Rinder fillet (DE), Filet mignon (FR), Filet minhao (BR).

De uma vaca ou boi, retiras 1 filete normalmente e por isso custa uma média de 24€ o Kg.

Se lhe chamas outra coisa, nao sei...

  Bruno Fehr

sexta-feira, junho 03, 2011 12:03:00 da manhã

Anónimo disse...

"Mel, o mais certo será ser Lombo... Lombinho... Fillet... Solomillo..."

O problema em lhe chamar lombo é que isso chama-se também nos porcos, tal como lombinho ou solomillo. Fillet é um termo geral existe fillet de borrego, cabrito, peixe, etc, etc, até de pato.

"Veja lá oh Bruno se em vez de estar na salada não está na carne! Uiii eu aposto!!! Aposto que isto ainda vai aparecer na carne!"

Por aqui dúvido, pois 90% da carne é Argentina e o Alemanha sabe bem que se chatear a Argentina nao leva mais bife :)

  Bruno Fehr

sexta-feira, junho 03, 2011 12:03:00 da manhã

ipsis verbis disse...

"Mas também com os acontecimentos hiper mediáticos e mega explosivos de bin Laden e Strauss-Kahn, alguma coisa tinha que ficar para último..."

Um bom virus ou bactéria, precisa de uma pausa na imprensa para ter o devido protagonismo.

  Bruno Fehr

sexta-feira, junho 03, 2011 12:04:00 da manhã

Anónimo disse...

"Parece que esta em producao uma vacina contra as saladas assassinas. Ja foi testada e e segura."

Nao me admira nada que peguem nisto e criem um medicamento "preventivo".


"Filete de vaca? isso e Alemao?"

Nao, regra geral a carne aqui é Argentina. Em Alemao é Rinder fillet.

  Bruno Fehr

sexta-feira, junho 03, 2011 12:04:00 da manhã

Anónimo disse...

"Concordo contigo.... Para mim por de trás dos pepinos está uma jogada politica! quem sabe se não será mais uma facada na economia espanhola, que deverão ser os próximos a pedir "ajuda" internacional."

Os Espanhois vao processar a Alemanha, o primeiro processo vai ser contra o Estado de Hamburgo que por ser independente e ser a "central" deste problema deverá ter de indeminizar Espanha em 200 milhoes de euros.

  Anónimo

sexta-feira, junho 03, 2011 2:50:00 da manhã

Bem...eu de tanto ler este blog começo também a ter as minhas próprias teorias de conspiração! ...então é assim, os senhores alemães andaram por aí a zangar-se com uns outros senhores lá dos lados de lá do oceano e arranjaram novos amigos lá prás bandas do outro lado.
Vai daí os ex-amigos toca de lhes enviar um E-colie enriquecido com uma mutaçãozinha (como tem sido noticiado por aqui) a ver se os meninos alemães voltam a ir brincar com eles e não fazem grandes amizades com chinocas.
E os espanhois onde entram? ...é que estes teimam em não entrar em crise profunda de modo a precisar de uma ajudinha do FMI e esta história dos pepinos ía dar um empurrãozinho à coisa!
Será que já ando a conspirar bem ou ando a ver filmes a mais?
MM

  Anónimo

sexta-feira, junho 03, 2011 3:59:00 da tarde

Uma notícia gira, o genoma desta bactéria tem 80% da E.Coli e 20% de outra que produz a toxina da shigella:
http://www.sueddeutsche.de/wissen/zahl-der-ehec-ausbrueche-steigt-mutierte-coli-bakterien-loesen-ehec-infektionen-aus-1.1104454

Um projecto de investigação giro (Diversity of enteric pathogens including E. coli/Shigella ), a E.Coli e a Shigella são tão parecidas que era giro combiná-las com vista à investigação de "terapêuticas adicionais" e vacinas.

Outra notícia gira, de janeiro de 2010:
http://www.biofuelsdigest.com/blog2/2010/01/28/jbei-ls9-reengineer-e-coli-to-produce-renewable-diesel-directly-from-biomass-cbp-arrives-in-the-drop-in-sphere/

  Anónimo

sexta-feira, junho 03, 2011 4:54:00 da tarde

ahahahah...então bom apetite, Bruno!
Eu também já comi a minha salada diária!

Essa bactéria é alemã!Ainda alguém duvida? Espero que o governo alemão pague as indemnizações devidas aos agricultores injustamente acusados!

F.M.

  Storyteller

segunda-feira, junho 06, 2011 1:25:00 da tarde

Antes de mais, vais perdoar-me a crítica mas o rigor científico assim o exige. Sendo assim, pergunto-te eu: que raio é EHEC? Presumo que queiras dizer «Escherichia coli» ou, se quiseres abreviar, «E. coli». Os géneros e as espécies devem ser escritos em itálico ou, nessa impossibilidade, entre aspas.
Pondo de lado as formalidades académicas/científicas, vamos ao que interessa: curiosa a forma como a Alemanha está sempre pronta a «sacudir a água do pacote». Faz asneira, mas não se responsabiliza. Até porque é muito mais fácil acusar os outros. Enfim...
A «E. coli» é uma bactéria gram-negativa, inofensiva, que vive no intestino grosso dos animais endotérmicos. Apesar de gostarem de viver no nosso intestino, conseguem sobreviver por breves períodos fora do corpo do animal e, como tal, são excelentes indicadores ambientais de contaminação fecal.
Disto deduz-se que os produtores alemães - friso, alemães - regaram as suas plantações com água contaminada e/ou que os adubos utilizados estariam contaminados. Além disso, é de salientar que dadas as características deste surto, muitos legumes não devem ter sido devidamente lavados nem sequer cozinhados. Ou seja, é fruto de falta de higiene.

  Bruno Fehr

segunda-feira, junho 06, 2011 4:44:00 da tarde

Anónimo:

"Uma notícia gira, o genoma desta bactéria tem 80% da E.Coli e 20% de outra que produz a toxina da shigella:
http://www.sueddeutsche.de/wissen/zahl-der-ehec-ausbrueche-steigt-mutierte-coli-bakterien-loesen-ehec-infektionen-aus-1.1104454"

Sem dúvida que é uma interessante mistura e ilógico culpar-se as fezes dos animais usadas como adubo.

  Bruno Fehr

segunda-feira, junho 06, 2011 4:46:00 da tarde

Anónimo:

"Essa bactéria é alemã!Ainda alguém duvida? Espero que o governo alemão pague as indemnizações devidas aos agricultores injustamente acusados!"

Pagar terá de pagar, devido aos últimos desenvolvimentos. Se é Alema ou nao, nao sei mas é certamente ocidental.

  Bruno Fehr

segunda-feira, junho 06, 2011 4:47:00 da tarde

skeptikos:

Pelos desenvolvimentos dos últimos 3 dias, acho que é algo bem mais simples... querem que as comadres se chateiem, mas explico melhor no texto de hoje.

  Bruno Fehr

segunda-feira, junho 06, 2011 5:10:00 da tarde

Storyteller:

"Antes de mais, vais perdoar-me a crítica mas o rigor científico assim o exige. Sendo assim, pergunto-te eu: que raio é EHEC?"

EHEC é "Enterohämorrhagische Escherichia coli". EHEC é a forma como se referem a ela aqui na Alemanha. O meu uso de EHEC é tão válido como dizerem AIDS em Portugal. Este blogue não segue qualquer tipo de regra que implique o uso, nestes casos, de português, Inglês ou latim.

"EHEC significa Presumo que queiras dizer «Escherichia coli» ou, se quiseres abreviar, «E. coli»."

Não quero abreviar, pois esta bactéria é a E.Coli+, o + significa um adição/mutação dependendo do ponto de vista de quem interpreta este estranho acontecimento.

"Os géneros e as espécies devem ser escritos em itálico ou, nessa impossibilidade, entre aspas."

Não usei nem géneros nem espécies. Usei unicamente as iniciais desta bactéria.

"curiosa a forma como a Alemanha está sempre pronta a «sacudir a água do pacote». Faz asneira, mas não se responsabiliza. Até porque é muito mais fácil acusar os outros. Enfim..."

Concordo. A Alemanha preocupou-se mais em acusar antes de investigar mas não estava errada, isto veio mesmo de fora da Alemanha. No entanto Espanha está inocente e por isso o estado de Hamburgo irá pagar 200 milhões de Euros às duas quintas Espanholas.

"A «E. coli» é uma bactéria gram-negativa, inofensiva, que vive no intestino grosso dos animais endotérmicos. Apesar de gostarem de viver no nosso intestino, conseguem sobreviver por breves períodos fora do corpo do animal e, como tal, são excelentes indicadores ambientais de contaminação fecal."

Por isso a Alemanha acusou essas duas quintas Espanholas, pois elas usam fezes de animais como adubo. Mas estavam errados pois não se trata unicamente de E. Coli, mas também ainda não esclareceram o que é. Mas dizem agora ser contagioso.

"Disto deduz-se que os produtores alemães - friso, alemães - regaram as suas plantações com água contaminada e/ou que os adubos utilizados estariam contaminados."

Não foram os Alemães, a origem foi detectada. Os pepino ilibados. A bactéria veio na soja.

"Além disso, é de salientar que dadas as características deste surto, muitos legumes não devem ter sido devidamente lavados nem sequer cozinhados. Ou seja, é fruto de falta de higiene."

Correto. As autoridades alertaram para isso desde o primeiro dia. Daí os suspeitos terem sido as saladas que são comidas cruas. E os locais em alerta eram os restaurantes que digam o que disserem acredito que 1 em 100 se preocupe em lavar bem os vegetais.