Headshot

Este será mais um texto que tem como intenção matar mais um mito. Depois das fotos falsas da revista Visão, das fotos falsas da Reuters, do vídeo falsamente ligado ao BlueBeam e dos falsos apanhados Russos, vou expor mais um falso vídeo viral que dizem vir do programa Got Talent Russo.

Primeiro vamos ao vídeo:



Ouvi falar deste vídeo por pessoas que acreditavam ser real, eu só pensei: "Um vídeo com uma morte no YouTube? Impossível, nem que seja unicamente por ser ilegal!", mas como eu gosto de investigar fui procurar o vídeo e imediatamente me ri, não do vídeo mas sim de como as pessoas são crédulas ao avaliarem o que estão a ver sem ver realmente o que lhes é mostrado. Mas vamos por partes. Não importa se uns dizem que é Russo e outros dizem que é Ucraniano, o que importa são os factos. Os dois homens intitulam-se como "Os fantásticos irmãos de Kiev":



A amarelo destaquei o logótipo do canal de televisão. É falso, não existe nenhum canal Russo nem Ucraniano chamado TVд. A legenda deveria dizer: "Os fantásticos irmãos de Kiev" mas está cheia de erros, o correcto seria: "Удивительные братья из Киева". Como se não bastasse, o logótipo do programa está em Inglês e não em Russo.


Após não conseguir equilibrar o fruto na cabeça ele dirige-se ao júri. 2 elementos júri estão a beber água e um está a beber uma bebida energética em que a lata é perfeitamente visível. Reparem bem na mesa.



Como por milagre apareceu um papel à frente deste elemento do júri no centésimo de segundo seguinte. Reparem naquelas pernas lá atrás, já falaremos delas.



Esta imagem é antes de ele ir buscar a lata, reparem no saco azul com que eles entraram em cena, está mais ou menos debaixo no "n".


Depois de já ter a lata, o saco mudou de posição.



O arqueiro disparando iria fazer com que seta seguisse a linha verde que desenhei, acertando-lhe no nariz e no entanto acertou-lhe na testa (linha vermelha).



O alvo com a lata na cabeça, não está em frente ao atirador, mas sim um metro para a sua esquerda. Disparando a seta passaria ao lado, a uma distancia segura.



A seta em pleno ar tem um voo correcto, perfeitamente paralelo ao chão. O tiro de arco só é curvo em grandes distancias.


Ao atingir o alvo a seta está com um inclinação com se tivesse sido disparada em arco.



Lembram-se de ter dito para se lembrarem de umas pernas? As pernas são daquele senhor que segura o microfone. No momento em que a lata é recolhida, ele está do lado do júri. Mas por milagre consegue teletransportar-se:


Magia! Ali está ele segundos depois, atrás do atirador.

Mas há mais detalhes:

1- Os júris  destes programas, já sabem o que cada candidato irá fazer e nunca isto seria autorizado, nem que o atirador fosse o próprio Guilherme Tell.

2- Não vemos o homem a cair. Eu gostaria de o ter visto a cair pois ao bater com a cabeça nos degraus, aí sim poderia morrer.

3- Em vez de o vermos a cair, a imagem muda para que vejamos a reacção do júri pois era essa a intenção do realizador.

4- Um vídeo como este, se fosse um acidente real não teria sido editado e ele foi obviamente editado com vários cortes que ainda por cima demonstram um lapso temporal grande pois objectos e pessoas mudaram de posição.

5- Um vídeo como este, se fosse real não teria música, a qual foi interrompida por um efeito sonoro para dar ênfase ao "choque" do júri.

Isto não passou de um spot publicitário a uma bebida energética que nunca chegou a ser usado e que foi criado, tal como o vídeo dos apanhados russos que afinal não tinha nada de Russo, para participar num concurso de publicidade.

Mas o vídeo resultou pois centenas de blogs ajudaram a espalhar esta mentira como verdade, mas sites Russos como o TopNews já tinham declarado o vídeo como falso, mas como o fizeram em Russo, ainda hoje há quem acredite nisto.

1 Comentários:

  joão teixeira

quarta-feira, novembro 24, 2010 9:02:00 da tarde

gosto da tua argumentação/retórica