Os senhores da guerra (Parte 2)

Nesta altura, continuando o texto anterior, o Presidente Americano Carter enviou um general da NATO para instigar um golpe militar de forma a impedir que Khomeini se torna-se o líder supremo do país e criasse uma Republica Islâmica, usando como base de operações, a Embaixada Americana na capital iraniana que servia de sede da CIA no país e que foi a base de operações do golpe de 1953. Na altura existia um tratado extradição entre os EUA e o Irão, tratado que o Irão usou para exigir que os Americanos extraditassem o Shah para o Irão de forma a ele poder ser julgado. Os Americanos recusaram e foi então que um grupo de estudantes invadiu a Embaixada Americana tendo não só, impedido o golpe militar que estava a ser planeado mas também fazendo reféns que libertariam sob determinadas condições: 

1- Os Americanos entregavam o Shah para que fosse julgado pelos tribunais Iranianos. 
2- A devolução ao Irão da fortuna do Shah roubada dos cofres do estado.
3- A promessa Americana de que não mais interfeririam na política iraniana. 
4- Um pedido de desculpas pelo golpe de 1953.

Nos primeiro meses como sinal de boa fé, os estudantes libertaram todas as mulheres e negros, mantendo 52 prisioneiros que só libertaram em 1981.

Após esta crise e antes das forças armadas iranianas, desmanteladas durante a revolução, terem sido totalmente refeitas/reorganizadas o Presidente fantoche pro-Americano no poder no Iraque, Sadam Hussein, invadiu o Irão sem provocação tomando controlo de uma larga parte dos poços de petróleo e vias marítimas de comercio. A guerra Irão-Iraque durou 8 anos e foi não só foi uma das mais longas guerras do século XX mas também uma das mais mortais com mais meio milhão de civis iranianos mortos (perto de um milhão de mortos no total) por um governo Iraquiano com apoio dos EUA e Inglaterra. O apoio militar Americano foi dado sob uma mascara de de um apoio agrícola  no valor de 1 bilião de dólares onde na verdade em vez de equipamento agricola os iraquianos recebiam equipamentos militares. 


Anos mais tarde o governo Americano desculpou-se dizendo que os Iraquianos tinham transformado as maquinas agrícolas recebidas em equipamentos militares.
Os países vizinhos do Iraque foram também pressionados pelos Americanos e Ingleses a dar créditos ao Iraque para que pudessem comprar equipamentos militares, sendo os maiores fornecedores a Europa, Rússia e China. Mesmo após ser de conhecimento internacional que os Iraquianos estavam a usar armas químicas de fabrico Americano sobre a população iraniana, o apoio euro-americano a Saddam Hussein  manteve-se. Mesmo tendo Saddam Hussein usado essas mesmas armas contra o seu próprio povo no norte (Kurdos) que iniciaram uma revolta. Esse ataque só se tornou relevante muitos anos mais tarde onde essas noticias foram "recicladas" para justificação extra da invasão Americana do Iraque, numa altura em que Saddam Hussein se estava a afastar dos Americanos, tomando controlo do seu pais com mão de ferro.


A ironia de tudo isto foi quando um escândalo rebentou e que foi chamado „Iran contra scandal“ em que se veio a descobrir que unilateralmente os Americanos estavam também a vender armas ao Irão, na tentativa de manter a guerra equilibrada, enfraquecendo ambos as países e boicotando possíveis alianças com países vizinhos.


Ronald Regan, agora no poder nos EUA, tinha visto o seu pedido de financiamento para uma guerra na Nicarágua a ser negado pelo congresso e por isso, o lucro da venda de armas no médio oriente, que estava a ser feito através de Israel (os Americanos mandam o armamento para Israel que por seu lado as vendia ao Irão e Iraque) estava a ser usado para financiar os rebeldes nesse país mesmo sabendo da onda de terror, matando e violando mulheres por todo o pais. Mas foi essa onda de terror que deu o poder a Ronald Regan para contornar o Congresso Americano e invadir a Nicarágua, destituído o governo existente e criando um outro pro-Americano. Isto tanto  é verdade, que o governo Americano foi condenado pelo tribunal mundial por uso ilegal de força e por patrocinar um grupo terrorista, no entanto os Americanos ignoraram o tribunal mundial e tudo caiu no esquecimento.

(Ali Khamenei)

Depois do fim da guerra Irão-Iraque, Khomeini morreu. O homem que prometeu um democracia nunca a deu. A Khomeini seguiu-se Khamenei que ainda hoje é o lider supremo do Irão.

O que seguiu foi a invasão por parte de Rússia do Afeganistão que acabou por perder a guerra contra os Mujahedin, equipados e apoiados pelos Americanos. Após a retirada Russa, os Americanos através de CIA treinaram os Mujahedin para serem um grupo de guerrilha de elite, equipado e financiado de modo de poderem defender o Afeganistão de futuras invasões Russas, esse grupo passou a ser chamado de Al-Qaeda.
No Iraque Saddam Hussein afastava-se cada vez mais dos Americanos e resolveu invadir o Kuwait, o que gerou a primeira invasão Americana do Iraque e quando o Iraque estava de rastos e só era preciso as tropas Americanas marcharem pela capital Iraquiana e deter Saddam Hussein, os Americanos terminaram a guerra e deixaram Saddam no poder.

Anos depois Saddam Hussein voltou em força dizendo que estava disposto a vender petróleo em Euros e não em dólares e assim começou a campanha política e mediática de demonização do fantoche que se cansou de ter uma mão Americana no rabo. Para manterem o dólar como moeda de reserva mundial, os EUA precisam que o petróleo seja negociado em dólares e precisam de impedir que um produtor de petróleo como o Iraque largue o dólar.


(Continua)

4 Comentários:

  Anónimo

quarta-feira, setembro 04, 2013 6:06:00 da tarde

Já reparaste Bruno que os lideres mundiais andam com um semblante muito carregado.
O presidente da America com um passo curtinho, sem discurso, a Inglaterra receosa,
a França hesitante...Correu mal, muito mal esta Odisseia pelo medio oriente(carnificina) em tudo.
Perderam poder e pior perderam respeito. Ninguem respeita mais a America, depois de tanta mentira perderam a (alguma) simpatia que tinham na Europa.
Encalharam os barcos de guerra e os misseis, estão como os passarinhos la presos na gaiola, muito mais preocupados com o seu territorio agora terra fertil para os inimigos que semearam pelo mundo. Cada vez
que me lembro daquele encontro de criminosos nas ilhas dos Açores(que ninguem quiz) mas foi avante pelos superiores interesses do governo que pretendia ser mundial...fico assim triste
como estão eles agora, pensativos, assim oh my God estamos a perder a batalha para os nossos inimigos::a maçonaria no brasil caíu(o governo), irmãos a America não é mais segura: descobriram todo o esquema mundial
para enriquecimento e corrupção e a estrategia delineada desde os nossos antepassados
para o dominio mundial... os nossos irmãos maçons no brasil estão em maus lençois!!
:a imprensa esta envolvida em escândalo e a policia: o escandalo é já mundial...

E o mundo das artes Bruno, está com um cinzentismo peculiar...
Não andam satisfeitos, era a maçonaria que os aconchegava...e lhes dava imensa fortuna...
e ainda protegia com métodos terroristas contra ameaças(pouca gente sabe disso)
mas a maçonaria tem pessoas treinadas para entrar dentro de nossas casas e fazer sabotagens...
no carro que vai para o trabalho, em documentos que desaparecem, e por ultimo nos empregos
que destroem e a vida das pessoas também...

Andam tristes Bruno os Artistas e o mundo das fantasias...
(Bem feito)

  Anónimo

sábado, outubro 12, 2013 3:25:00 da tarde

ola Bruno, tenho saudades das tuas cronicas, este blog não era para morrer. Medo do capital?
Falas sempre que é do que eles tem
medo das pessoas informadas, e já sabem quem és, para mim
é um desperdicio este blog estar ao abandono.
E quando um País fica nas garras deles...e fazem o que querem das pessoas!!era para continuar, na minha opinião.

  Anónimo

sábado, outubro 12, 2013 10:57:00 da tarde

Perdi o respeito pelo José Cid.

  Anónimo

domingo, outubro 13, 2013 12:28:00 da manhã

Nem de proposito fui para barbeiro na cadeia...