Nuno Markl e o seu fã

Vamos falar de um tema mais suave. Este blogue funciona também a nível de pedidos de opinião sobre alguns assuntos e aqui está a resposta a um desses pedidos que consiste em eu usar métodos que usei em alguns textos neste blogue e analisar uma possível edição de imagem por forma a esclarecer quem tem razão, o Nuno Markl ou seu amigo anal.

Apesar de já ter referido que não gosto do Nuno Markl, e já o ter criticado aqui e aqui (depois de saber que ele lida mal com as criticas, passou a dar-me ainda mais gozo), admito que por raras vezes já lhe achei piada. Com isto não quero dizer que o ache um bom humorista, pois se o simples facto de me ter feito rir uma vez ou outra fosse prova de qualidade, então tenho uma génia humorística de quatro patas cá em casa...


Sinopse do caso:
Alegadamente um fã de Nuno Markl enviou-lhe um guião para análise. Alegadamente Nuno Markl respondeu por E-mail de forma deselegante. Alegadamente, nesse mail, Nuno Markl admitiu usar/adaptar piadas de humoristas desconhecidos, retiradas de DVD's comprados online. É facto que alguém que alegou isto expôs uma suposta troca de mails num blogue e no Facebook. É facto que a conta de Facebook e blogue desse "fã" foram encerrados. É facto que Nuno Markl nega (ver texto de 02.07). É facto que não tenho acesso aos prints da primeira troca de mails. É facto que o fã insiste numa nova página e com um novo mail alegadamente do Markl. É facto que esta merda não deveria interessar a ninguém, mas vamos dar o desconto...

O que fiz foi verificar se o printScreen do E-mail do acusador foi editado ou se é mesmo um PrintScreen. Ao analisar a imagem do alegado mail do Nuno Markl ao seu fã:


Detectei o seguinte:


Em "Assessement" podemos ler que a imagem foi editada sem referir o programa usado. Acima vemos que as marcas de edição são coincidentes com os programas descritos. No entanto num printscreen aparece SEMPRE como tendo sido editado, pois é usado o paint (ou programa semelhante) para guardar o printscreen e a marca paint (ou programa semelhante) coincide com todos os programas descritos. Para confirmação fiz um print da minha caixa de E-mail e analisei o resultado:

 

Como podem verificar, o programa refere que foi editado e apresenta a mesma lista de programas possíveis, que neste caso se deve ao facto de ter usado o Paint para guardar o print.

Que conclusões podemos retirar?

Contra Afonso Queirós (o fã):

Para falsificar um mail, não é preciso editar com Photoshop ou outros programas. Eu posso mandar um mail a mim mesmo como tendo vindo do E-mail oficial do Presidente da República. Já alguma vez receberam spam mail vindo do vosso próprio mail? O sistema é o mesmo. No entanto isso não prova nada, pois não temos forma de saber se é esse o caso!


O print acima também foi divulgado pelo "fã", no entanto a caixa de mail dele levanta algumas suspeitas:

O acusador alega que ficou sem conta de Facebook, devido à sinalização dos fãs do Markl e que essa conta era pessoal com mais de 200 contactos. No entanto o que vejo é que criou a conta Facebook unicamente 3 horas antes do alegado mail do Nuno Markl. É claro que isto não prova nada, mas é intrigante.

Contra Nuno Markl:
Em primeiro lugar, o printscreen de quem acusa o Nuno Markl é real e não foi editado e por isso no seu texto Nuno Markl mente, por ignorância ou maldade, quando se refere ao printscreen como tendo sofrido edição Photoshop.
Nuno Markl tem saídas parvas nesse texto que demonstram que o seu ego é mais exagerado que os testículos do cavalo do mosteiro da Batalha, falando "nos meus fãs", considerando-se um ídolo. Quem se considera ídolo tem graves problemas mentais e Nuno Markl obviamente não joga com o baralho completo.

Apelar a esses tais fãs para denunciarem um perfil Facebook (que conseguiu graças a eles encerrar) e apelar a sinalizarem um blogue e uma página web ou o que quer que seja com a simples intenção de pressionar os donos do servidor a bloquear essa página, é uma atitude parva, sem cabimento, inaceitável e motivadora de se virar o feitiço contra o feiticeiro, eu próprio sinalizei esse texto do blogue do Markl como sendo ofensivo por apelar à acção dos seus fãs em actos de censura.
A web é um local livre e tem de ser mantido um local livre. Livre de nos expressarmos, livre de criticarmos, livre de expormos farsas e até livre de inventarmos histórias sobre terceiros. Sim, temos a liberdade de difamar terceiros. A lei não proíbe a difamação, a lei recomenda a que não se difame, impondo castigos para quem o fizer. No entanto qualquer pessoa é livre de difamar pois, visto que ninguém pode alegar desconhecer a lei, ao faze-lo estamos cientes de que poderemos ter de responder em tribunal. Nuno Markl tem o direito de processar mas não tem o direito de apelar à censura online.
A única vantagem de usar fãs e amigos para sinalizar páginas é a possibilidade de parar esses ataques pessoais na impossibilidade de apresentar uma queixa crime, como por exemplo, não havendo capacidade de provar que é difamação, pois existe sempre possibilidade de identificar o difamador.

A atitude censuradora de Nuno Markl, parece mais um acto de esconder a verdade (mesmo que não seja o caso) do que de salientar a sua inocência. Quem é inocente processa, não age desta forma.
Outra suspeita que fica no ar, é a importância que Nuno Markl deu a este assunto. Quando nos tentamos justificar de algo que alegamos ser mentira, e desta forma damos importância ao que não a tem, estamos alimentar essa suspeita.

Termino com a demonstração do resultado de um teste a uma imagem com Photoshop, que seria o resultado que eu teria de obter para dar razão à acusação de Nuno Markl:

Este é um exemplo de uma foto na qual usei Photoshop e a analise à imagem confirma que o fiz.

As redes sociais servem para socializar tal e qual como no nosso dia-a-dia e por isso fala-se bem e fala-se mal de terceiros, como o próprio Nuno Markl faz com o seu humor, ridicularizando terceiros. A forma de agir contra quem fala mal de nós não é apelando aos fãs para pressionarem os servidores a fechar essas páginas, da mesma forma que não se apela aos fãs e amigos para espancarem na rua quem fala mal de nós. Se a difamação é algo punível por lei, o ataque a páginas web pessoais é terrorismo.

É muito provável que Afonso Queirós tenha agido de má fé, mas é uma certeza que Nuno Markl agiu da mesma forma e se algum idiota por essa web se achar um ídolo poderá apelar aos seus fãs para sinalizarem as páginas em redes sociais de Nuno Markl pois o seu humor é muitas vezes ofensivo.

Claro que não apelo a isso pois não sou ídolo de ninguém, excepto da minha cadela e isso não posso controlar. Não sou hipócrita ao apelar a fazerem algo que acho repugnante. Não alego ser um homem de tomates para depois me esconder atrás dos fãs pedindo para fazerem a merda por mim. E claro, porque quero que Afonso Queirós e Nuno Markl se sodomizem mutuamente.   

8 Comentários:

  Para si!

sexta-feira, abril 15, 2011 3:34:00 da tarde

Os meus parabéns pelo o ódio ao Markl....há quem perca tempo a fazer emails fictícios, o Markl perde tempo com isto deixando no ar a duvida e você perde tempo com analise a imagens e com textos contra o Markl!!!!....Espero que o seu ordenado seja bem maior agora...Acredite que existem bem piores que o Markl...Mas há é a inveja e a comichão aos super hiper intelectuais e humoristas "superiores" que um "parvo" como o Markl tenha sucesso e seguidores como tem!! E PARABÉNS A MIM: tornei-me em algo como vós a dar importância a isto! Vá trabalhar e seja mais selecto na comédia que vê e ou e evite ouvir o Markl...acredite o ódio assim passara!

  André

sexta-feira, abril 15, 2011 5:36:00 da tarde

Sinceramente, acho que estes humoristas portugueses nem com gps chegam lá. São uma gargalhada fora de tempo.

Isto é diferente:

http://www.youtube.com/watch?v=OL-33xWX2gQ

http://www.youtube.com/watch?v=nXpdJLJqG9U

http://www.youtube.com/watch?v=rsL6mKxtOlQ

http://www.youtube.com/watch?v=ZWUV6Hl-pNw

  Bruno Fehr

sábado, abril 16, 2011 1:48:00 da manhã

skeptikos:

Tanto um como outro querem protagonismo, um para conseguir mais e o outro para conseguir alguma coisa :)

  Bruno Fehr

sábado, abril 16, 2011 1:48:00 da manhã

Para si!:

"Os meus parabéns pelo o ódio ao Markl..."

Ódio? Não! Eu não odeio ninguém. Não gostar, não é odiar. Criticar não é odiar. Odiar é perda de tempo!

"há quem perca tempo a fazer emails fictícios, o Markl perde tempo com isto deixando no ar a duvida e você perde tempo com analise a imagens e com textos contra o Markl!!!!"

Em que ponto é que este é um texto contra o Markl. Se quer ver as coisas a preto e branco: Contra ou a favor (o que é uma forma simplista demais de ver as coisas), então é um texto contra ambos.
Na minha opinião, este é um texto contra a censura e indiretamente contra a acção de a advogar e não contra a pessoa.

"Espero que o seu ordenado seja bem maior agora."

Dinheiro e tempo não me faltam, felizmente e por isso uso ambos como entender visto que nem um nem outro é divida para com terceiros.

"Mas há é a inveja e a comichão aos super hiper intelectuais e humoristas "superiores" que um "parvo" como o Markl tenha sucesso e seguidores como tem!"

Uma das vantagens da ovelha humana é que podem escolher o pastor a seguir.

"E PARABÉNS A MIM: tornei-me em algo como vós a dar importância a isto!"

Efectivamente. Bem-vindo seja todo o seu rancor a uma critica válida :)

"Vá trabalhar"

Não preciso. Tenho de pedir desculpa por isso?

  Bruno Fehr

sábado, abril 16, 2011 1:48:00 da manhã

André:

Nem se pode comparar este senhor a reis da comédia sarcástica como Bill Hicks e George Carlin (RIP).

  Mel

domingo, abril 17, 2011 1:23:00 da manhã

O Bruno é um coça, não trabalha e ainda lhe pagam para isso...(Sim, a inveja é uma coisa terrível!)

  Bruno Fehr

domingo, abril 17, 2011 1:37:00 da manhã

Mel:

"O Bruno é um coça, não trabalha e ainda lhe pagam para isso...(Sim, a inveja é uma coisa terrível!)"

Se não me querem na concorrência precisam de me pagar :) É muito simples e justo! Claro que não tenho a mínima intenção de trabalhar na mesma área, pois para isso tinha ficado onde estava.

Coçar é chato e por isso muito em breve (quando fizer ferida) voltarei a trabalhar, mas felizmente em algo que sei que vou gostar de fazer.

Até lá, chulo quem me chulou a mente, horas de sono e uma boa parte da minha humanidade em troca de lucros insanos.

  O abominado

sexta-feira, outubro 18, 2013 2:20:00 da manhã

Boa noite

Deparei-me com este blog quando procurava um artigo quefoi escrito na Time Out sobre o Markl e sobre o qual paira uma azia do humorista. Ha pouco tempo atras, enquanto morriam bombeiros no pais, o presidente da republica dava as condolencias a alguem no seu FB e o Markl saiu-se com uma piada sobre qualquer coisa no seu FB. Achei mal que o PR passasse ao lado da tragedia mas como nao me identifico ou aprecio a personagem, nao perdi tempo a criticar quem nao me surpreende. Quando ousei criticar o Markl (queiramos ou nao, ele e uma figura publica!) por ,em plena crise humana nada ter referido naquela altura,e que, infelizmente muita gente do meio artistico costuma boiar como rolhas na vida politica nacional, o caramelo azedou e disse que abominava moralistas do FB! Olhando para tras, talvez tenha exagerado com a da rolha, mas fiquei com a pulga atras da orelha quanto ao ser que se esconde por detras da personagem do Adrian Mole e que aproveita bem o nonsense dos Monty Pyton. Dos apresentadores do 5 para a meia noite, para mim e o melhor (-embora nao seja dificil!) e identifico-me bastante com situacoes que caricaturiza com graca, mas como nao faco parte da manada acritica q o idolatriz, qualquer dia limpam-me a conta no FB, ta visto! Peco desculpa nao haver acentuacao nas palavras mas ainda nao atinei com o tablet.