Wikileaks - Bradly Manning

Independentemente do que penso sobre Julian Assange, apoio incondicionalmente a exposição dos telegramas chamados de Cablegate. Possuo backups de todos eles e sempre que aparecem novos adiciono aos meus ficheiros dos quais estou filtrar informações, em particular, sobre Portugal.

É importante que as pessoas não deixem que a imprensa desvie as vossas atenções do que é importante. Não é o caso Julian Assange que é importante mas sim os telegramas em si. Se possuem blogues, se comentam em sites de jornais portugueses ou estrangeiros levantem questões, em particular, questionem o motivo de nenhum jornal estar a falar de Bradly Manning.

Bradly Manning é o soldado de 23 anos acusado de passar os documentos à Wikileaks e que está preso nos Estado Unidos acusado de traição. Este soldado não foi julgado e já admitiu ter sido ele a passar o vídeo do helicóptero Americano a assassinar um grupo de jornalistas e a sua escolta, bem como de um tanque Americano a passar por cima dos cadáveres o que fez os soldados do helicóptero acharem imensa piada. Este jovem está a ser assassinado por via de tortura pelo governo Americano que quer a todo o custo saber mais, saber o que este jovem provavelmente não sabe. E quem sabe se foi ele mesmo que passou o vídeo à Wikileaks, ou se simplesmente assumiu a culpa para parar a tortura a que está a ser sujeito.. 

Falem neste homem, não o deixem cair em esquecimento, enquanto é assassinado lentamente por um governo criminoso.
Este é Bradly Manning, parece-vos um rapaz de 23 anos?


Ele hoje parece ter os seus 23 anos com mais 23 de envelhecimento nos seus 7 meses de prisão militar. Se bem se lembram, quando falei dele neste texto, ele era assim:


Independentemente do crime de traição à pátria de que ele é acusado, qualquer ser humano merece ser tratado com o mínimo de decência e é óbvio que a noção de mínimo do governo Americano, é manter este rapaz vivo para que o possam torturar indefinidamente.


10 Comentários:

  Anónimo

quinta-feira, março 17, 2011 6:24:00 da tarde

Gostava que disponibilizasses os telegramas sobre Portugal, porque aqueles que os Expresso está a publicar têm sido censurados e estão a fazê-lo a conta gotas. Já que divulgam os telegramas era importante que fossem mais transparentes, o que não está a acontecer.
Um abraço.

  Bruno Fehr

quinta-feira, março 17, 2011 11:33:00 da tarde

Anónimo disse...

"Gostava que disponibilizasses os telegramas sobre Portugal, porque aqueles que os Expresso está a publicar têm sido censurados e estão a fazê-lo a conta gotas. Já que divulgam os telegramas era importante que fossem mais transparentes, o que não está a acontecer."

Eu já esperava que o Expresso fosse censurar. No entanto um Expresso tem uma vantagem enorme sobre mim, eles receberam um ficheiro com todos os telegramas sobre Portugal e possuem um equipa a analisar e obviamente censurar. Eu estou sozinho a procurar todos os telegramas.

Imagina um pasta com mais de 200 pastas lá dentro. Dentro de cada uma dessas pastas há uma pasta para cada ano desde 1966 a 2010 e dentro de cada ano há 1 pasta por cada mês. É imenso trabalho e por isso irei demorar algum tempo a encontrar tudo sobre Portugal.
Um abraço.

  Anónimo

sexta-feira, março 18, 2011 1:49:00 da manhã

Então podes publicar os telegramas que o Expresso já publicou, mas com a informação completa, ou seja, com os fragmentos que foram retirados nos telegramas que o Expresso publicou. É mais fácil, porque eles têm as datas em que foram enviados. E já agora, se puderes, divulgar também aqueles que já tenhas encontrado sobre Portugal.
Abraço!

  Bruno Fehr

sexta-feira, março 18, 2011 2:26:00 da manhã

Anónimo:

"Então podes publicar os telegramas que o Expresso já publicou, mas com a informação completa"

É essa a minha intenção, publicar os telegramas sem censura. Ainda só encontrei 50 dos quase 800 e ainda não encontrei nenhum dos do Expresso.

"É mais fácil, porque eles têm as datas em que foram enviados."

Não é assim tão fácil, como te disse são centenas de pastas que foram divulgadas pelo Wikileaks e cada pasta tem pastas com todos os anos desde 1966 a 2010 e todos esses anos possuem 12 pastas. Os telegramas que falas podem estar na primeira pasta ou na pasta numero 200. Eles estão organizados cronologicamente dentro de cada pasta mas estão espalhados em centenas delas.

Tal como está no Wikileaks, é o bruto dos documentos, cada pessoa que faz o download tem de procurar agulhas neste palheiro.

"E já agora, se puderes, divulgar também aqueles que já tenhas encontrado sobre Portugal."

Se são perto de 800, eu irei divulgar perto de 800. Falarei dos mais importantes mas criarei .pdf's para download de TODOS.

  I.D.Pena

sexta-feira, março 18, 2011 4:57:00 da tarde

O que me espanta é que neste século ainda se acredite nas formas de tortura para conseguir uma informação.
Mas antes de ser censurada pelo fb partilhei varios videos e existe grupos de apoio a este coitado que teve azar de ser soldado.
Triste e por isso só espero que o cometa faça um serviço amplo.

  Anónimo

sexta-feira, março 18, 2011 6:04:00 da tarde

Uma boa ideia era disponibilizares esses ficheiros na net ou dizer-nos em que link é possível encontrar os telegramas. Ganhava-se em ter mais gente a pesquisar nesses cables. Assim cada um poderia procurar por si e, eventualmente, tirar as suas conclusões.
Abraço

  Bruno Fehr

sábado, março 19, 2011 8:53:00 da manhã

I.D.Pena:

"O que me espanta é que neste século ainda se acredite nas formas de tortura para conseguir uma informação."

Informação até se consegue, mas não a verdade. Já no tempo da inquisição as pessoas confessavam só para que a Igreja lhes desse uma morte rápida parando a tortura.
A tortura serve para que o torturado confirme o que o torturador que confirmado e não a verdade.

"Mas antes de ser censurada pelo fb partilhei varios videos e existe grupos de apoio a este coitado que teve azar de ser soldado."

Se eu fosse censurado por um site de merda como o FB eu iria abrir 300 contas lá só para chatear.

  Bruno Fehr

sábado, março 19, 2011 8:53:00 da manhã

Anónimo:

"Uma boa ideia era disponibilizares esses ficheiros na net ou dizer-nos em que link é possível encontrar os telegramas."

Os telegramas disponibilizados estão no site Wikileaks, mas nenhum dos telegramas do Expresso está ainda no site. Le o texto de hoje, para mais detalhes.

  Anónimo

sábado, março 19, 2011 7:48:00 da tarde

Li o novo post, mas não percebi uma coisa, dizes que já encontraste 50 telegramas da embaixada portuguesa, mas que os ficheiros que tens são os mesmos que a wikileaks já divulgou no site deles, mas que esses são apenas 16. Caguei para o Expresso, para mim era importante não guardar isso no congelador e pôr cá fora tudo quanto existe para saber, sem censuras. Espero que publiques esses 50 que já encontraste ou mais que apareçam, de preferência aqueles que o Expresso ainda não divulgou.

  Bruno Fehr

domingo, março 20, 2011 2:07:00 da manhã

Anónimo disse...

"Li o novo post, mas não percebi uma coisa, dizes que já encontraste 50 telegramas da embaixada portuguesa, mas que os ficheiros que tens são os mesmos que a wikileaks já divulgou no site deles, mas que esses são apenas 16."

Encontrei todos os que mencionam: Lisboa e Portugal, ao todo são 50, 16 da Embaixada de Lisboa e os restantes são de outras embaixadas que mencionam Portugal.

Todos os que tenho não foram divulgados pelo Expresso. O Expresso está a divulgar primeiro os que o Wikileaks ainda não divulgou. Esta semana irei fazer o primeiro post.