O Census Nacional, afinal é Europeu!

Já aqui falei por duas vezes do Census português e por uma vez do Census Britânico. Reparei que os Census são iguais, que as perguntas são iguais. Como podem ser iguais ao mais pequeno detalhe de palavra?
Certamente o Sr.(a) Recenseador/a que tem comentado os outros textos defendendo o sistema e tentando desinformar, dirá que foi coincidência. Talvez diga também que foi um momento cósmico em que um português e um britânico entraram em sintonia e escreveram as mesmas perguntas, da mesma forma, na mesma ordem mas em línguas diferentes.

Andei em busca do motivo real, e não do sobrenatural, e encontrei. Ao encontrar contactei mais uma vez a Comissão Nacional de Protecção de Dados que referiu publicamente neste documento: Que os dados não podem ser transferidos para países terceiros. Neste contacto eles fizeram o mesmo que o INE e ignoraram o meu mail. Por telefone faziam-me esperar e a chamada caía sistematicamente, até eu desistir. Sim, desisti mas só porque percebi que não havia intenção de responder pois tinham conhecimento da legislação e não queriam admitir que a CNPD não serve para nada e não tem razão de existir e de gastar parte dos nossos impostos. Tudo o que CNPD disse que teria de ser feito, não foi feito. Não há adenda ao Census, não há informação clara por parte dos recenseadores e haverá partilha de dados com países terceiros.

A própria lei nacional não o permite. Mas... meus amigos, já todos sabemos que a lei Europeia se sobrepõe à lei nacional e tendo em conta que há legislação Europeia que regula os Census Nacionais e os centra na base de dados da Eurostat, esses dados não ficam só em Portugal. É tudo retórica, pois a União Europeia é vista como uma Federação de Estados e não como uma União de Países. É esta interpretação que torna legal centralizar os Census de toda a União Europeia numa única base de dados e era isso mesmo que eu temia.

No site do Office of National Statistics do Reino Unido, é assumida a partilha de dados com a União Europeia (clicar no link anterior para ver). O INE nada diz, nada responde, mantendo a ilusão de Census nacional de forma a ter mais sucesso nesse Census do que o Reino Unido terá.

A legislação Europeia criada sobre o Census Individual e da Habitação refere-se aos Census nacionais não como sendo nacionais mas sim regionais, considerando países independentes dentro da União Europeia como sendo regiões dessa União e portanto conseguindo que esta legislação se sobreponha à legislação nacional que possa ser contrária.

Nessa legislação diz que os Census de 1980, 1990 e 2001 foram "harmonizados" e que esse processo irá continuar numa maior escala (maior escala devido às perguntas ilegais) em 2011. Continuam o texto dizendo que os Census "serão comparados" referindo uma série de finalidades estatísticas e dizem também servir para "análise e tomada de decisões":

Isto explica muita coisa, como a falsa obrigação e falsas multas só para assustar as pessoas ao ponto de revelarem mais de si.

Tendo lido esta legislação, certamente que o recenseador que batesse à minha porta iria ter de voltar imensas vezes para obter sempre um sonante de directo: NÃO!

Podem consultar a legislação Europeia publicada a 15 de Março de 2011 aqui:  

O Census não é nacional, é Europeu e tem como finalidade a análise estatística e análise para tomada de decisões. Estaremos a falar do sonho molhado do imposto Europeu único? Do seguro de saúde Europeu? O que quer que seja, não será certamente para melhorar o nosso nível de vida!

6 Comentários:

  Anónimo

quarta-feira, março 23, 2011 3:53:00 da tarde

Inacreditável momento censitário!...

"Ficam assim excluídos do conceito de pessoa sem-abrigo:

· As pessoas a viverem em edifícios abandonados;
· As pessoas que, não tendo um alojamento que possa ser classificado de residência habitual, no momento censitário estavam presentes em alojamentos colectivos como hospitais, centros de acolhimento com valência residencial, casas de abrigo, etc…
· As pessoas que, apesar de não terem uma residência habitual, no momento censitário se encontravam em alojamentos de amigos ou familiares;
· As pessoas a viverem em abrigos naturais, por exemplo grutas."

https://censos2011.ine.pt/ecensoswebaux/documentos/QuestConceitos.pdf

http://www.feantsa.org/code/en/pg.asp?page=484

  Bruno Fehr

quarta-feira, março 23, 2011 3:58:00 da tarde

Anónimo:

Essas pessoas são potenciais não pagantes de impostos e portanto sem interesse para este Census, que sendo da UE tem uma função especifica de saber qual o nosso valor a nível de impostos e qual a nossa potencialidade de nos tornarmos despesa a nível de saúde.

  Lusitano

sábado, março 26, 2011 4:28:00 da tarde

<>

http://aeiou.expresso.pt/ine-nao-vai-aplicar-coimas-nos-censos-2011=f637976

  I.D.Pena

sábado, março 26, 2011 9:18:00 da tarde

http://www.youtube.com/watch?v=bHL6QV3lE3E

  Anónimo

segunda-feira, abril 04, 2011 1:38:00 da tarde

Cá está a confirmação daquilo que estava à vista de todos (os que quiseram ver):

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=15828

  Anónimo

segunda-feira, abril 18, 2011 10:52:00 da tarde

Até agora só um politico está a dizer a verdade aos portugueses e a alertar para os perigos da globalização, iluminati, Bilderberg, etc. http://casa-real-portuguesa.ativo-forum.com/