Zeitgeist (parte 1) filmes 2007 e 2008

Já por aqui falei diversas vezes quer em textos quer em comentários e respostas a eles, sobre os Filmes Zeitgeist. Tendo em conta que saiu no passado dia 15 de Janeiro de 2011 o terceiro filme documentário Zeitgeist, e como quero abordar o tema, aproveito este texto para juntar num só raciocínio tudo o que tenho dito sobre o assunto.

Os filmes documentário estão tão bem feitos que não podemos ignorar nada, nem sequer os cartazes ou forma como são apresentados.

Zeitgeist: The movie (2007)


A maneira como ele é ilustrado por esta imagem de apresentação levou-me, na altura, a interpretar esta imagem com um mix. Uma mistura disfarçada do olho que tudo vê, olho de Hórus, com uma imagem de um ecrã, cinema ou televisão, como forma de controlo e com um efeito hipnótico. Esta interpretação perfeitamente contestável, ganhou mais crédito com os filmes seguintes e seus logos de apresentação. 
Este filme é televisão e cinema e portanto deve ser incluído no mesmo saco de tentativa de criar, mudar, influenciar, impor opiniões. Certas ou erradas isso é secundário, o importante é que toda a opinião tem como objectivo influenciar outras.

Este primeiro filme é um ataque frontal à religião, seja ela católica, muçulmana, hindu, ou qualquer outra. O filme está excelente, está bem argumentado mas está também repleto de argumentos falsos, dados manipulados e ligações ilógicas mas que foram tão bem feitas, que são conviventes. Foi um filme tão louvado como criticado e as criticas possuem tanto valor como os louvores, visto que nos créditos às fontes, a devastadora maioria delas são ateus convictos e a mesma fonte é citada várias dezenas de vezes o que retira a validação que seria dada por uma investigação abrangente e imparcial.

Objectivo do filme Zeitgeist: The movie (2007), é desacreditar toda a religião e deixar a mensagem de que ela não é necessária e que na verdade só nos está a prejudicar. Apesar de concordar com a intenção não concordo com os meios, pois não chamo a isto o fruto de uma investigação abrangente e objectiva mas sim uma investigação parcial e com objectivo, sendo o objectivo desacreditar sem olhar a meios.

Zeitgeist: Addendum (2008)


A minha interpretação do logótipo do filme de 2007 foi confirmada pelo de 2008, que é claramente um olho com uma cor não natural. O olho parece afectado por cores reflectidas que possivelmente serão as do ecrã hipnótico do primeiro filme, parecendo este olho estar fixo, como se hipnotizado.

Este segundo filme é excelente pois explica com todos os detalhes como funciona o sistema monetário mundial, como é criado o dinheiro e de que forma, justificando que o dinheiro não tem valor pois na verdade é dívida. O filme não tem falhas lógicas, interpretativas ou de investigação, está correcto no seu todo e as fontes usadas são incontestáveis, deixando a critica desarmada.

Objectivo do filme Zeitgeist: Addendum (2008), é desacreditar todo o sistema monetário, expor os seus erros e mentiras e a forma como nos controla e escraviza mesmo que voluntariamente e na maioria dos casos de forma inconsciente. 

Por altura deste filme, apesar do meu apoio ao seu conteúdo insurgi-me contra ele pois foi apresentado ao mundo o Movimento Zeitgeist ligado aos filmes.




Em primeiro lugar, a passagem de informação não pressupõe a criação de um movimento. Este movimento foi separado dos filmes ao ser colocado num website à parte. O website dos filmes permitia que qualquer pessoa fizesse o download gratuito na própria página o que significa que as despesas da criação do filme não possuem retorno e o site representa uma despesa de dezenas de milhares de Euros todos os meses em tráfego. A minha questão sempre foi: Esta pequena fortuna anual é paga por quem?
Por outro lado o site do Movimento Zeitgeist tinha links para traduções do site em mais de 30 línguas o que representa uma participação e presença em todo o mundo (Chapters) num movimento supostamente acabado de nascer na Internet.

O factor que confirmou todas as minhas suspeitas, foi a ligação deste movimento ao Venus Project, ligação essa que era assumida no site no Movimento Zeitgeist mas não no site dos Filmes.

Por agora podem assistir ao novo filme na sua totalidade, pois será importante quer para a vossa cultura geral, quer para a vossa capacidade de analisar a actualidade, quer ainda para os 2 textos que irei escrever de seguida:



(continua) - Venus Project

6 Comentários:

  Flame

sábado, janeiro 29, 2011 12:16:00 da tarde

Não estando relacionado com o assunto mas uma vez que andava a ler uns posts antigos sobre UE, queria perguntar a tua opinião sobre o Farage e o ukip, até pelo protagonismo que ganharam.
Desculpa não estar relacionado com o artigo.

  Diogo

sábado, janeiro 29, 2011 8:08:00 da tarde

Bom post e obrigado pelo link do novo filme cuja existência desconhecia.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 30, 2011 12:42:00 da manhã

Flame:

"Não estando relacionado com o assunto mas uma vez que andava a ler uns posts antigos sobre UE, queria perguntar a tua opinião sobre o Farage e o ukip, até pelo protagonismo que ganharam."

Um dos maiores financiadores do partido Tory (conservador) apelou aos Ingleses para votas UKIP para o parlamento Europeu. Adoraria ver no parlamento Europeu mais 3 ou 4 a pegar o touro pelos cornos e chamar as coisas pelos nomes.

Ao contrário do UKIP nao sou anti-UE mas concordo com ele em toda a fantochada feita em torno de uma ideia boa.

  Bruno Fehr

domingo, janeiro 30, 2011 12:42:00 da manhã

Diogo:

O fim é tipo conto de fadas, mas vale pelo conteúdo do inicio até perto do final.

  Anónimo

segunda-feira, janeiro 31, 2011 9:19:00 da tarde

O documentário está bem feito, explica algumas coisas bem, como a propaganda que tem sido feita relativamente aos genes nos definirem e limitarem. Os problemas do nosso sistema monetário e da nossa "deseconomia", juntando algumas falácias como a da mão invisível de mercado, que dão a entender que Adam Smith era um tontinho que achava que o mercado se equilibrava pela mão de deus e a estória da obsolência programada que não funciona bem assim, senão teriam de haver coligações entre todas as empresas de tecnologias, o que é praticamente impossível. Entre outras. Acabando em beleza, com uma utopia muito engraçada em que os programadores dominariam o mundo. Enfim mais uma operação "dividir e conquistar" enquanto se faz a propaganda de controlar os recursos da terra, vivendo em paz e harmonia, nesse aspecto está genial. Alguém com 2 neurónios e bem informado percebe o que se passa...

  Anónimo

quarta-feira, maio 11, 2011 7:33:00 da tarde

Obrigada pela dedicação em expôr o Zeitgeist e o projecto Venus e Jacques "Fresquinho", bla bla bla...estas "ovelhoas" precisam de abrir a pestana em relação a isto e ao movimento "Nova Era"/"New Age"...
Não sei se tem algum post sobre a "Cisco"... Se não, vale a pena persquisar;)

Anónima