Quando o cérebro dá TILT!

Como tenho estado um pouco ausente do mundo exterior, há coisas que me passam ao lado, como por exemplo o facto do Iran Costa ter vindo actuar a Hamburgo. Hoje, ao ir tomar o pequeno almoço dou de caras com um cartaz com a cara deste cromo e fiquei a olhar para aquilo a pensar, "mas quem é que foi ver isto?", atrás de mim uma voz pergunta: "Foste ver?". É claro que não fui ver nem iria mesmo que a minha vida dependesse disso. De que valeria viver tendo sempre presente na memória que foi O bicho que me salvou a vida? Além disso, lembro-me que naquela semana esteve em Hamburgo o Rodrigo Leão .

"Não! Fui ver o Rodrigo Leão".
"O König der Löwen?"
"Não, esse é o Rei Leão, eu fui ver o Rodrigo, mesmo!"



Eu fico chocado com a guerra perdida das associações portuguesa versus empresas de espectáculos Alemãs. Os Alemães trazem nomes como: Madredeus, Misia, Marisa, Ana Moura e Rodrigo Leão, os tugas não sei se porque motivo trazem nomes como: Miguel e André, Tayti, Toni Carreira, e Iran Costa e depois queixam-se que ninguém vai ver. O mais irónico é ouvir portugueses em Portugal a rotular estes gajos, em particular o Toni Carreira, como pimba-para-emigrantes e saber que ele encheu duas vezes o pavilhão Atlântico e veio a Hamburgo cantar para meia dúzia de gatos pingados. 

Lembro-me uma vez de ter confrontado um dos responsáveis por trazer esta pimbalhada para Hamburgo e depois chorar por não ter dado lucro, tendo dito que pimba por pimba mais valia trazer o Quim Barreiros, a resposta surpreendeu-me: "O Quim Barreiros é um porco a cantar". Mas afinal quem é o porco? Será quem canta "quero um autografo desses" ou quem ao ouvir o verso só consegue memorizar um inexistente "fodesses"?

Acho impressionante e revelador da estranha forma de como certas cabeças funcionam ao achar que cantar: "o bacalhau quer alho" é engraçado e cantar: "quero cheirar teu bacalhau" é porco. Se a Maria está na cozinha a cozinhar um belo de um bacalhau é normal que se queira cheirar o manjar, ao passo que esse bacalhau não salta da panela porque quer alho.


Miguel Sousa Tavares

Seria de esperar que mais tarde ou mais cedo, depois de ter falado de alguns casos semelhantes de escritores que considero maus, apesar do seu sucesso, que falasse deste senhor que é responsável por algumas das maiores insanidades que já li em crónicas jornalísticas em particular na sua cronica do jornal A Bola.

(Chupa, chupa que se apaga!)

Quero deixar claro que tenho perfeita consciência de que este meu tipo de textos demonstra uma "falta de respeito" pela pessoa alvo e por isso convém esclarecer de que eu não acredito que o respeito seja algo que se impõe ou conquista. Acredito que todos os seres humanos merecem respeito até ao momento que o deixam de merecer, da mesma forma que o cliente tem sempre razão até ao momento que a deixa de ter. Miguel Sousa Tavares deixou de ser merecedor do meu respeito. Esta perda de respeito está relacionada ao homem que ele demonstra ser e que demonstrou ser durante este processo chegando a ameaçar o autor da denuncia não só de "processo" mas também de "paulada". Um homem que passa a vida a masturbar-se publicamente com auto-elogios e a criticar tudo e todos, demonstrou não aceitar criticas mesmo que bem argumentadas. E mesmo sabendo que ele tem um ódio de estimação pela blogosfera e que está atento ao que é escrito sobre ele, não tenho problemas em usar da minha liberdade de expressão e falar sobre o assunto.

Miguel Sousa Tavares recebeu uma indemnização de 100.000 euros enquanto pedia 250.000 euros por uma acusação de plágio feita pela revista Focus e publicada também num blogue do mesmo jornalista, blogue esse que foi encerrado. Miguel Sousa Tavares queria também processar um bloguer que o acusa de plágio e que diz saber quem é mas não o consegue provar, dizendo que "o Google não o conseguiu identificar", o que é ridículo, pois é fácil identificar qualquer pessoa online principalmente quando se suspeita quem é. Com exemplo, posso usar a minha acusação ao BragaOnline  (servidor encerrado e que já tinha um processo por plágio do seu logótipo) pelo plágio de 23 textos entre 2007 e 2008 deste blogue, onde não tendo ideia de quem era o plagiador o identifiquei ao pormenor em 24 horas, tendo conseguido nome completo, morada, numero de telefone e numero de contribuinte ao passo que o meu representante jurídico em Portugal dizia que o ministério público considerava impossível identificar a pessoa. 

(Antigo site de plágios do Sr. João Oliveira residente no 1°Esq, numero 75 de uma certa rua em Braga)


Ao Miguel Sousa Tavares só posso dizer que é possível e é fácil, (exigindo recursos financeiros) mas não é para conas (por conas refiro-me ao Miguel Sousa Tavares que possui recursos e motivo e não ao comum leitor que nestes casos se vê desarmado).

Sabendo eu que o tribunal deu razão a Miguel Sousa Tavares e sabendo que eu próprio poderia ser processado, começo por esclarecer que a acusação que faço neste texto não é de plágio. O que faço é demonstrar que há mais semelhanças do que os "3 parágrafos" que estiveram em causa em tribunal.
O livro Equador não é no seu todo um plágio mas tem partes copiadas, adaptadas e isso é inegável. e é ilegal.  Uso os termos "copiado" e "adaptado" em perfeita consciência de como funciona a lei de direitos de autor em Portugal. A lei portuguesa tem uma visão muito particular de plágio. Eu em 1998 processei uma banda portuguesa por um plágio de uma letra e música que escrevi em 1996, o processo foi complicado pelo simples facto de eu ter escrito a letra no masculino sobre uma mulher ela ter sido alterada para o feminino sobre um homem. Além disso a música era tocada meio tom abaixo em guitarra e possuía uma linha diferente de bateria, o que para a defesa a tornava um novo tema. Ganhei o processo, mas fiquei a saber que se pegarem num poema com direitos de autor e mudarem uns versos e se pegarem numa música e mudarem uns acordes ficamos, em Portugal, com um tema novo considerado original. É esta a lei que protege muitos músicos portugueses como Tony Carreira e até a linha de bateria da música Dunas dos GNR onde por só terem copiado a linha de bateria da música Last Kiss de Wayne Cochran (1961), o tema passa a ser original e as pessoas só repararam quando os Pearl Jam fizeram um cover desta música, onde cheguei a ler sobre a possibilidade dos Pearl Jam terem plagiado os GNR, o que me fez rir perdidamente.



Quanto a Miguel Sousa Tavares ele afirmou após o processo: "Não posso admitir que o livro, que me custou anos de trabalho e de vida, que está traduzido em 14 línguas, que foi Melhor Romance Estrangeiro em Itália, seja deitado abaixo por um jornalista e um tipo anónimo".

Tudo isto é uma questão de perspectiva e foi por perspectiva que o tribunal decidiu, por exemplo: Se eu entrar num banco e furtar todas as esferográficas e um jornalista me acusar de ter assaltado um banco, eu, se o processar por difamação posso vencer o processo, pois não roubei dinheiro e  por isso tecnicamente não foi um assalto a um banco. É como alguém que rouba 30€, roubou mas se rouba 30 milhões de euros já não é roubo é desvio de fundos. Tal como um puto na rua vende 5 gramas de Cocaína e é traficante de droga e um empresário que vende uma tonelada pratica tráfico de influencias. Desta forma Miguel Sousa Tavares não plagiou simplesmente usou partes de outros livros. No entanto internacionalmente o plágio tanto é do todo da obra como de parte dela e o uso de parte da obra só não é plágio sendo usada para fins informativos sem fins lucrativos, como é o caso deste blogue e muitos outros onde partes de obras com direitos de autor são usadas para esse efeito.

Vamos comparar:

"Luís Bernardo Valença, instalado confortavelmente num assento de uma carruagem de 1ª Classe, recosta-se e observa a paisagem alentejana ao mesmo tempo que vai rememorando as circunstâncias desta sua inesperada viagem. Estava em Lisboa e foi chamado a Vila Viçosa, ao palácio real, onde será convidado a assumir uma função absolutamente inesperada: a de Governador de S. Tomé".
--Equador de Miguel Sousa Tavares

"Louis Francis Mountbatten, instalado confortavelmente no assento de um automóvel, recosta-se e observa a paisagem londrina ao mesmo tempo que vai rememorando as circunstâncias desta sua inesperada viagem. Estava em Zurique e foi chamado a Downing Street, residência do Primeiro-Ministro, onde será convidado a assumir uma função absolutamente inesperada: a de último Vice-Rei da Índia".
--Cette nuit la liberté de Dominique Lapierre e Larry Collins:

É impossível negar que foi uma cópia. Aqui não há inspiração é uma cópia de um parágrafo com pequenas adaptações. Mas há mais:
"finalmente, Sua Exaltada Excelência haveria de morrer, prostrado à mais incurável das doenças: o tédio."(Equador)
"His was a malady that plagued not a few of is surfeited fellow rulers. It was boredom. He died of it...".("Freedom at Midnight" versão inglesa de Cette nuit la liberté)



MST não tem razão ao dizer: "...de ter esta acusação sobre mim, baseada em três parágrafos de um livro que tem 500 páginas"

Na verdade não são 3 parágrafos são 3 páginas: 245, 246 e 247, que foram tidas em conta na acusação e no processo mas isto na reduz as parecenças só a estas páginas.

Miguel Sousa Tavares, «Equador», págs. 245 e 246, 1ª Edição, 2003 Versus Dominique Lapierre e Larry Collins, «Freedom at Midnight», págs. 175 e 176. 2ª Edição, 2002

Miguel Sousa Tavares, «Equador», pág. 247, 1ª Edição, 2003 Versus Dominique Lapierre e Larry Collins, «Freedom at Midnight», pág. 171. 2ª Edição, 2002

Miguel Sousa Tavares, «Equador», pág. 246, 1ª Edição, 2003 Versus Dominique Lapierre e Larry Collins, «Freedom at Midnight», pág. 168. 2ª Edição, 2003

Miguel Sousa Tavares, «Equador», pág. 246, 1ª Edição, 2003 Versus Dominique Lapierre e Larry Collins, «Freedom at Midnight», pág. 174. 2ª Edição, 2003

Na bibliografia publicada nas últimas páginas está referida a consulta de La Pierre, Dominique e Collins, Larry – «Cette nuit la liberté», Éditions Robert Laffont, Paris 1975. As parecenças são imensas e variadas quer seja no desenvolvimento da história como na construção e até na própria linguagem com parágrafos inteiros traduzidos e outros com pequenas alterações de nomes, locais, números, etc

Miguel Sousa Tavares afirma: "Eu pus o país a ler!", deverá ser por eu morar fora de Portugal que ele não me pôs a ler, na verdade só li o Equador depois de ler o Freedom at Midnight e quem me fez ler o Equador não foi ele mas sim este processo de plágio. Mas recomendo ao país que ele pôs a ler e  que antes de ele ter aparecido, não lia, que leia Dominique Lapierre e Larry Collins, podem ler em francês «Cette nuit la liberté» ou em Inglês «Freedom at Midnight» e acabo de descobrir que há a versão em português «Esta Noite a Liberdade», e tirem as vossas conclusões sobre se tudo se resume a 3 páginas, pois não é uma decisão judicial que torna ilegal vocês retirarem as vossas próprias conclusões. Acreditem que para quem leu um, ler o outro se torna divertido devido aos momentos de déjà vu que felizmente ainda não são passíveis de processo judicial .

O que diria Sophia de Mello Breyner Andresen deste livro? Para mim é triste pensar que ao comprar a excelente obra desta autora, estamos a encher a conta de Miguel Sousa Tavares. Tão triste como entrar numa livraria portuguesa e quando pedimos um livro de Miguel Esteves Cardoso nos fazem uma busca por Miguel Sousa Tavares, que é como confundir o Rei com o Bobo.

Aviso: Mozzila FireFox & Gmail

Neste momento o FireFox é de longe o melhor e mais seguro navegador de Internet e é aquele que quebra o domínio Microsoft e Google na Rede. A Google tentou comprar o FireFox e falhou, por isso criou o Chrome. O motivo é simples: O FireFox é o retorno da empresa que criou o Netscape Navigator que foi o primeiro motor de busca na Internet e que faliu após o aparecimento do Google, sendo hoje propriedade da AOL. Este rancor manteve o FireFox longe do controlo destes dois gigantes que controlam quase tudo na Net. Mas... apesar de louvar o desempenho desta empresa nem tudo é claro, nem tudo é seguro e existe agora um perigo para toda a gente que quer manter os seus mails privados.



O FireFox está sempre a inovar com novas aplicações, algumas delas simplesmente geniais e que uso regularmente mas surgiu uma nova aplicacao da qual desconfiei: Gmail Manager Add-on
Esta aplicação permite criar um botão no vosso FireFox para fundir e aceder a todos os vossos e-mails no Gmail sem terem de ir à página dele ou sequer de colocar password. É preciso ter em conta que a maioria destas aplicações são feitas por anónimos e não sabemos as suas intenções, e além disso ao usá-las declarámos que aceitamos que ninguém se responsabilizará por possíveis danos.



O perigo é relativamente simples, para quem sabe o que fazer. Ao termos esse botão, isso permite que acedam ao vosso e-mail sem terem de vos roubar a password, basta fazer um hack ao vosso FireFox usando uma página 302 redirect error do Google. Soa a complicado, mas não é!

Se instalaram esta aplicação, aconselho que desinstalem o vosso FireFox e façam download novamente, apagar a aplicação não resolve o problema (Já testado). 
O FireFox ainda não tem solução para este problema e por isso até que ele seja resolvido joguem pelo seguro.

P- Como sei se instalei isso ou não?
R- Abram o FireFox e olhem para a barra inferior do lado direito. Se tiverem a aplicação aparece um símbolo Gmail e o nome desse mail:



A vossa segurança na Internet é sempre colocada em causa por vós próprios e são pequenos erros que abrem portas a pessoas mal intencionadas.

Boicote a blogues!

Como devem ter reparado, este blogue tal como milhares de outros blogues ficaram sem imagens, tendo esta imagem aparecido em milhares de blogues por todo o mundo:



O servidor onde a maioria das imagens dos templates Blogspot, em particular dos Wordpress adaptados para o Blogger, estavam armazenados, de uma forma incompreensível resolveu fechar o seu site a todos os estrangeiros, acho engraçado usarem o termo "estrangeiro" na Internet. 
Em Setembro já o tinham feito mas resolveram continuar a disponibilizar os links das imagens, de forma a manter os sites e blogues dos seus clientes, mas hoje, sem aviso prévio fecharam o site banindo todas as contas de estrangeiros não dando sequer a oportunidade de se fazerem backups dessas imagens em outros servidores.

Isto significa que este blogue, tal como muitos outros vão ter de substituir o seu template, o que significa uma trabalheira imensa por causa de uma birra estúpida de uma empresa de idiotas que sei que em breve, quando virem os seus rendimentos a cair em flecha, irão reabrir o seu site aos "odiados" estrangeiros. Estrangeiros esses que espero sinceramente que mandem esta empresa apanhar no pacote. 

Apesar de ser aborrecido, dou-me por feliz por só o template estar armazenado nos servidores destas bestas, e este não ser um dos blogues que perderam todas as imagens não só do template mas também as dos próprios textos.

Até que encontre um template que me agrade visualmente, que me permita organizar as largas centenas de textos que escrevi ao longo destes quase 4 anos e que de mais destaque ao texto do que aos enfeites na barra lateral, terão de ter paciência com as alterações visuais dos próximos dias.

23%

Já aqui falei dos estranhos químicos colocados na água da torneira e nas bebidas em geral, químicos que são adicionados pois não existem naturalmente nessas bebidas. Há uns meses saiu uma reportagem num jornal Alemão que comparava os valores desses químicos entre França e Alemanha, onde as bebidas Alemãs possuíam um valor mais elevado de concentração.
Historicamente já se conhecem casos de químicos adicionados pelos Nazis às águas, como o uso de Laudano em baixa concentração por forma a "acalmar" sem matar as populações Holandesas e Belgas, inibindo a capacidade de insurreição.

Começo a ver uma relação entre este caso e a capacidade actual do povo de protestar. Na Alemanha as leis passam sem grandes manifestações, o IVA passou de 16% para 19%, a idade de reforma passou para os 68 anos, o código do trabalho falha ano após ano e a única manifestação que foi feita de forma eficaz foi pelo direito de fumar quando o governo queria ilegalizar o tabaco no estado de Hamburgo. Estranho, o povo protestar unicamente pelo direito de se poder encher com mais químicos ao passo que em assuntos relevantes vivem apáticos submetendo-se a tudo. Os Gregos protestam e os franceses também. Passaram a idade de reforma dos 62 para os 67 anos, algo que só acompanha a tendência Europeia e os Franceses vieram para rua protestar.



Isto leva-me a questionar o que se passa em Portugal. Um povo famoso pela revolta, pelos protestos de rua mas que actualmente está completamente apático, adormecido, sem vontade de sair de frente da TV. Nos últimos anos que protestos grandes temos como referencia? A violência nas ruas da Marinha Grande após o encerramento de diversas vidreiras onde a maioria do capital era do Estado. A manifestação estudantil em todo o país contra as PGA's e Exames Nacionais. A greve dos policias. O bloqueio da ponte 25 de Abril por causa de 50 escudos. Tudo isto durante os anos 90. Recentemente aceitámos alterações castradoras no código do trabalho e no estatuto de trabalhador estudante, alterações fiscais que reduzem os benefícios de quem tem incapacidades, um aumento astronómico do preço dos medicamentos, o aumento da idade de reforma, os encerramentos constantes de hospitais e centros de saúde, aumento do desemprego, redução de salários por os aumentos não acompanharem a inflação, o disparar da nossa dívida externa, as elevadas propinas aliadas aos elevados preços dos livros num ensino ironicamente rotulado de grátis, preços de telefone e combustíveis mais altos que os da Alemanha (de acordo com um ex-director da PT: "Portugal tem 10 milhões de habitantes e precisa pagar mais para a PT poder competir com Telecom Alemã que fornece 60 milhões de pessoas") , e claro o aumento do nosso IVA para 19% e depois para 21% (em menos de 6 meses) e agora  para 23% que coloca Portugal com o IVA mais alto da Europa. E o que vemos? Nada! O espírito de revolta de todo um povo simplesmente morreu. Chegámos a um ponto em que ouvimos alguém dizer: "Ganho 400 euros mas pelo menos tenho trabalho".

- Aperta o cinto!
E o tuga aperta.
- Aperta o cinto!
E o tuga aperta.

Tanto apertámos o cinto que ele já rebentou e não temos dinheiro para comprar outro. As calças já nos caíram. As cuecas já têm buraco e agora querem que o Tuga se coloque de gatas e descontraia as nádegas. E nós, contrariados mas obedientes assim o fazemos.

Já nos roubaram. Já nos penhoraram o futuro dos nossos filhos. Já nos destruíram o sistema de ensino. Já nos limitaram o direito aos mais básicos serviços de saúde. Já nos venderam à União Europeia e agora querem sodomizar o povo Português e tristemente colocamo-nos em posição, pois mesmo que tenhamos de dar o cu, pelo menos temos trabalho.

Será que a perda de iniciativa, a incapacidade de revolta é um efeito natural?

Se bem que os franceses com os seus protestos podem não fazer o governo recuar, certamente fará com que esse governo pense mais cuidadosamente quando quiser impor novas medidas castradoras.
Na Islândia os protestos fizeram com que os bancos internacionais que levaram o país à falência recuassem na sua ilegal chantagem financeira. Na Grécia o governo percebeu que aparente saída fácil da crise chantageando a União Europeia ao declarar falência na verdade foi uma medida que lhes saiu cara. O governo português por seu lado, vive num paraíso violando um povo que come e cala e mesmo que em breve nada tenha para comer continua ordeiro e calado.



Acho que mais apático do que isto, só mesmo tendo as pessoas após todas as refeições a verter três gotas de laudano sobre um cubo de açúcar, derreter esse açúcar numa dose de absinto e passar uma hora a ver elefantes cor-de-rosa com T-shirts a dizer "IVA 23%? Podia ser pior...".

O banco mundial

O banco mundial teoricamente serve para ajudar países em desenvolvimento... teoricamente... Na verdade o banco mundial é um grupo que cria endividamento dando um punhado de nada em troca de tudo.


O sistema é simples: O banco mundial procura um país pobre com muitos recursos naturais e oferece uma quantia gigantesca em dinheiro para o ajudar no seu desenvolvimento. Esse país aceita criando uma divida que não pode pagar, mas vai pagando eternamente. Dinheiro que entra no banco mundial mas nunca sai. Mas se emprestam dinheiro, como é possível emprestar dinheiro sem ele sair do banco? 

O banco mundial diz que empresta dinheiro ao país, mas o país nunca o vê, quem recebe esse dinheiro são as grande corporações mundiais ligadas a esse banco que ficam responsáveis por o aplicar nesses países, pois nunca são empresas desses países ou os seus governos a aplicar o dinheiro. Com esse dinheiro são construídas infraestruturas que interessam ao banco mundial: Centrais energéticas, portos, aeroportos, etc, coisas que na verdade beneficiam unicamente alguns ricos nesses países, os seus governos e as empresas internacionais que as gerem. 



No entanto a dívida desses países ao banco mundial passa a ser chamada dívida pública, pois a dívida externa de um governo não é do governo é sim dividida por todos os cidadãos desse país. Ora os cidadãos desses países não podem pagar essa divida e passado pouco tempo o banco mundial diz a esses países que se não podem pagar a dívida terão de vender o seu petróleo, minérios, recursos naturais a preços baixos às corporações ligadas ao banco mundial, no caso de não os terem, vendem cotas de exploração. Esses bens são então vendidos nos países ricos aos preços exorbitantes que todos conhecemos. Além de recursos naturais são pedidas outras coisas que podem reduzir a dívida como: Autorização de construção de bases militares, envio de tropas desse país para guerras de terceiros como o Iraque, votos favoráveis a certos países ricos nas reuniões da ONU, NATO, bem como o controlo privado do banco central desse país e desta forma ficam com o controlo total da economia desse país. Como se isto não bastasse, o banco mundial exige a privatização das companhias eléctricas, de água, telefones, televisões e rádios e vendidas às corporações do banco mundial em troca de um abatimento da dívida.

Com dinheiro que o país nunca viu, ficam com infraestruturas que não controlam e uma dívida que não conseguem pagar. Como forma de agravar essa divida e após tomarem controlo do banco central desse país, é a economia desse país que paga e investe dinheiro nessas instituições publicas em mãos privadas. Vemos também regularmente chantagens dessas companhias aos governos, ameaçando despedir milhares de pessoas ou até encerrar as portas caso não recebam gigantescos investimentos governamentais.



É esta a guerra actual entre o banco mundial controlado pela Europa e EUA contra os avanços dos bancos Chineses em África. Mas quer sejam Americanos, Europeus ou Chineses o método usado é o mesmo tal como o objectivo.

Como é isto possível? Porque existem corporações cujos lucros são superiores a certos países, por exemplo: Das 10 maiores economias mundiais 51 não são países mas sim empresas.

A Mitsui, Mitsubishi e Toyota geram mais dinheiro por ano que Portugal.
A Wall-Mart, Exxon, Ford e Daimler Chrysler, geram mais dinheiro que a Polónia, Noruega e Arábia Saudita.
A General Motors gera mais dinheiro que a Dinamarca que é o 24° no ranking mundial de riqueza.

Assim, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Organização Mundial de Comercio, controlam não só a economia mas também nações e a sua população. A escravização global em nome do negócio, em nome do dinheiro que só por si, nem existe pois é dívida.

No final temos empresas a controlar os recursos naturais que precisamos, bem como o dinheiro que precisamos para os obter. Assim se mantém o mundo a trabalhar num sistema corrupto no qual além de pagarmos os produtos com trabalho ainda somos abrigados a comprar o que já está pago. É a isto que se chama escravatura moderna onde o escravo nada recebe, pois tudo o que recebe é devolvido a quem nos paga, pois os escravos modernos ao contrário das escravatura antiga, precisam de comprar tudo, incluindo os seus alimentos e habitação. 

 (Áreas de controlo do banco mundial em 2007)

Isto é o que a globalização realmente se refere e não ao belo quadro pintado de globalização como: Tornar um mundo numa aldeia global.

Quanto maior for o controlo sobre o dinheiro maior é controlo sobre o povo, e agora estamos a assistir a esse mesmo grupo a tentar controlar recursos naturais e bens de primeira necessidade. Todo este circo tem como objectivo justificar a criação do Banco do Mundo, que será o banco dos bancos. Uma instituição internacional gerida por entidades privadas não eleitas que passaria a controlar a economia não só mundial mas também nacional em todo o nosso planeta, ou pelo menos nos países da NATO.

O amigo Sócrates, parte 4

Como forma de adenda ao texto anterior gostaria de partilhar biografia relativa à vergonhosa participação do Sr.Sócrates na palestra da Columbia University, onde começou logo mal, dizendo que: "lhe pediram para falar Bad English", ou como ele pronuncia "Bad Inglish", dando a ideia que se não lhe pedissem para ele falar mal, ele falaria bem e com um aprimorado sotaque Posh.
Aqui está a biografia:





Salientei a referencia a um tal de MBA dado pelo ISCTE/IUL (o tal Lisbon University Institute). Mas segundo vos disse, Sócrates afirmava em 2005 ter tirado um Mestrado nesta universidade, tendo em conta que em Portugal não estabelecem as devidas diferenças entre MBA e Mestrado, fica a questão no ar: "Afinal o que é que o Sócrates tirou?". No ISCTE o que temos não é propriamente um MBA mas sim EMBA e se o tirou teria sido especificamente no INDEG (apesar de ser do mesmo grupo, qualquer aluno chama a sua universidade pelo nome). Se foi no ISCTE o que ele tirou não foi MBA nem EMBA mas sim um Mestrado ou Mestrado Executivo que são cursos diurnos leccionados (de acordo com o site ISCTE) em.... suspense... Inglês!! Aiiii, como eu gostava de ler a sua tese :)

Se o facto de ser em Inglês não fosse suficientemente grave, são cursos diurnos e Sócrates quer que o mundo acredite que ele é um génio que conseguiu tirar o Mestrado em 2005? Conseguiu tirar um Mestrado durante a campanha eleitoral, eleições e primeiros meses de novo governo e ainda teve tempo de fazer a tese? Tudo isto sem ir às aulas pois andava pelo país a dar bonés , bandeiras e beijinhos às peixeiras? Isto é digno de um génio, mas se é génio... Como se justifica o Inglês dele?


E por falar em génio, vamos ver umas fotos das obras geniais deste Senhor:

Nada a salientar, um simples projecto de ampliação de uma casa e uma firma pré-fabricada.

No primeiro caso vemos instalações de uma empresa, no segundo caso uma obra de ampliação. O que posso salientar é que no segundo caso a ampliação foi de mais 1 piso e varanda no centro histórico da Guarda... um feito que não é para qualquer um, conseguir fazer obras que desfiguram a fachada num centro histórico.


Uma ampliação para 3 pisos que estava a ser construída ilegalmente e que a 20 de Setembro de 1983 a Câmara Municipal mandou demolir, mas no dia 10 do mês seguinte já com Sócrates à frente do projecto e com os seus contactos políticos foi legalizada e aqui está a obra de arte. Nem tudo o que se destaca é arte... por vezes a arte pode ser merda (em caso de dúvida cliquem no link para ver arte literalmente de merda).


Uma casa de um emigrante em que o projecto original foi do pai de José Sócrates. Esta obra sofreu diversas alterações ilegais que o proprietário tentou legalizar em 1985 mas viu o seu pedido deferido ao que se seguiu uma ordem de demolição. Nesta altura o Super-Sócrates entrou para salvar o dia conseguiu legalizar a obra sob o argumento "o dono é emigrante em tem urgência em sair do país". Mais um caso de simpatia politica do PS. Cometer uma ilegalidade e safar-se com este argumento é como alguém ser apanhado depois de fugir à policia e o advogado argumentar que o réu como emigrante tinha urgência em sair do país.



Esta casa é um caso! Um caso de "eu preciso de qualquer coisa no meu CV", o projecto desta casa foi feito e assinado por um outro técnico e posteriormente assumido por José Sócrates.



Uma ilegalidade que não se compreende como pode ter sido legalizada a não ser que à frente do projecto estivesse o Super-Sócrates que conseguiria legalizar um arranha-céus no centro de Conimbriga.
O que vemos é uma casa construída em cima de um curral de vacas sem drenagem de esgotos, algo que não é autorizado desde o inicio do século XX. Esta obra tinha uma outra ilegalidade, ou seja, janelas para um terreno particular. Após queixa do vizinho, dono desse terreno, a Câmara inviabilizou o projecto mas mais uma vez entrou José Sócrates no esquema e apresentou umas alterações sem sentido que mantiveram as vacas no andar debaixo, sem esgotos mas substituiu as janelas por frestas e o resultado é beleza estética que se pode ver.

E termino com a Master Piece, a Monalisa da engenharia de Sócrates:



Casa reconstruída e ampliada estando à frente do projecto José Sócrates. Parece que está torta? Não! Ela está torta!


Tendo em conta que a casa fica numa subida, a estrutura precisa de compensar a inclinação de modo a ficar direita e temos de ter em conta o ângulo da fotografia. Para que se perceba as cores, passo a explicar:

A azul temos a casa original com uma inclinação de acordo com a linha verde que é a do poste de electricidade numa zona mais acentuada do subida A linha amarela tem verticalidade correcta e parece ser o único ponto positivo da obra. A linha vermelha da esquerda mostra um erro: O primeiro piso é mais estreito no topo do que na base e a inclinação é acentuadamente oposta. Parece que este terceiro segmento da casa está a empurrar os restantes para aquilo não cair tudo.

Não percebo de engenharia civil mas percebo de fotografia e o ângulo não muda só metade da foto.

Para comparar, vejam a foto seguinte (num ângulo que causa menos dúvidas). As casas foram construídas por forma a compensar a inclinação e podemos ver na base de uma delas (a laranja) a forma de compensar. Além disso, como mostram as linhas vermelhas as casas possuem a mesma largura do topo à base (que pode ser vista pela distancia entre as linhas vermelhas):



Vamos ver aquele estranho portão, que é único no mundo:



O portão teve de ser feito especialmente para esta casa e é a prova cabal de como isto está tudo torto. Por mais estranho que seja um ângulo de fotografia, ele não faz aquele efeito ao canto inferior direito do portão. Do lado esquerdo a parede é mais larga em cima do que em baixo, temos a vermelho as linhas da casa e a verde como deveria estar. Esse erro foi compensado do outro lado do portão mas de forma exagerada, a linha vermelha contorna o terceiro segmento do portão e a verde é como deveria estar.

Hoje, em resposta, e tendo em conta o diploma vindo do futuro, Sócrates poderia dizer que para aquela casa se inspirou no porto de Düsseldorf que seria construído 20 anos depois:


Não percebo esta loucura por causa de uma licenciatura. Um homem que se matriculou em 1975 e só viu o seu diploma 29 anos depois. Diploma esse passado por uma universidade que ele próprio mandou fechar, passado um homem a quem ele ainda hoje recompensa com cargos públicos bem remunerados. Tudo isto por causa de algo que não é preciso. Sócrates não precisa de uma licenciatura.  Queria uma, ok, eu também queria uma Olivia Munn na minha vida mas o que é que eu fiz para a ter? Ninguém precisa de uma licenciatura para ser Primeiro-Ministro. Ninguém precisa de um título excepto pessoas inseguras ou simplesmente arrogantes que precisam de Dr.'s, Eng.'s, etc, para se sentirem melhor com eles próprios.
Sempre que uma pessoa me pede para o/a tratar por Doutor, Engenheiro, etc, não sou do tipo de exigir semelhante tratamento, limito-me a dizer: "Muito bem, pode tratar-me por Sua Magestade!"

Chamar a Sócrates: arrogante, inculto, mal educado, mentiroso e ainda, uma grande besta, não é difamação pois é o próprio que nos dá os factos que justificam estes carinhosos apelidos. Vejam só os primeiros segundos deste vídeo. O que se chama a um homem destes que caga literalmente para um parceiro económico-histórico-politico para poder lamber o cu às elites Europeias?

O amigo Sócrates, parte 3

Vamos agora ver os documentos referentes às cadeiras terminadas em 1996:

-Estruturas Especiais, 16 Valores em 08-08-1996.

-Betão armado e pré-Esforçado, 17 Valores em 08-08-1996.

-Análise de Estruturas, 18 Valores em 08-08-1996.

- Inglês técnico, 15 Valores, sem data.

Durante a investigação por parte da Inspecção Geral do ensino superior, a inspectora-geral Helena Dias Ferreira após saber que a Universidade estava na posse dos originais de todos os processos de alunos, solicitou acesso aos seguintes documentos:

-Dossier de pautas de engenharia de 1993/94 a 1995/96.
-Dossier de informações estatísticas dos alunos de 1995/96 e 1996/97.
-Documentos originais do processo do aluno nº 95389 - José Sócrates.
-Livros de termos de Engenharia Civil de 1993 a 1996".

Não tendo tido sucesso em ver qualquer destes documentos, chegou a enviar um Fax à Universidade questionando o motivo de eles estarem a bloquear a investigação:



A Inspecção Geral teve finalmente acesso aos documentos exigidos mas tarde e a más horas, ou seja, depois de passar o prazo legal de 10 dias, por isso nada poderia ser feito. No entanto é importante salientar que nesses documentos constava que Sócrates estava isento de propinas e isto coloca em causa as afirmações anteriores a esta data de que pagou todas as propinas e que tinha os documentos comprovativos. Em que é que ficamos?

Agora vamos a factos:

1°- Até às eleições se 2005 que Sócrates venceu com maioria absoluta, Sócrates apresentava-se nos seus currículos com tendo terminado o Bacharelato e licenciatura em Lisboa (1981), mas só o poderia ter feito a licenciatura no Instituto Superior Técnico e ele não consta como aluno desse instituição. Tanto no ISEL como no politécnico a licenciatura em Eng. Civil só começou em 1988/89, mesmo que tivesse sido no ISEC onde fez o bacharelato, isso não seria possível pois só no ano lectivo 1998/99 é que começaram as licenciaturas. Poderia ter em 1981 essa licenciatura, tendo estudado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra ou do Instituto Superior Técnico mas nunca foi aluno desses estabelecimentos. Poderia também ter a licenciatura em 1981 sendo aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, mas apesar de dizer na sua inscrição no PPD estudar lá, ele nunca esteve inscrito. Em 1981 ele não era licenciado e por isso mentia descaradamente.

2°- Não estava inscrito na Ordem dos Engenheiros e por isso não era engenheiro.

3°- 15 das cadeiras sobre as quais Sócrates conseguiu equivalência e que não faziam parte do Bacharelato não existiam no ISEC (onde tirou o bacharelato) nem no ISEL (onde retomou os estudos). Essas cadeiras começaram no ISEC em 1991 e no ISEL em 1989. Onde é que Sócrates fez essas cadeiras, para ter obtido equivalência?

4°- Disse mais tarde possuir uma Pós-Graduação em Engenharia Sanitária emitida pela Escola Nacional de Saúde Pública no entanto esse curso é leccionado na Universidade Nova de Lisboa desde 1975 e exige uma licenciatura. Sócrates obviamente não era pós-graduado.

5°- Em 2005, Sócrates frequentava o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, inscrito num Mestrado em Gestão de empresas o que exigia uma licenciatura (nesta altura tinha a da Universidade Independente), mas nesse mesmo ano em entrevista ao Correio da Manha disse ter concluído recentemente esse Mestrado, algo que não era possível devido a não ter apresentado até à data qualquer tese.

Estes assuntos não mais foram abordados por Sócrates assim que, após as eleições (2005), a suas habilitações começaram a ser expostas por António Balbino Caldeira, autor do blogue Do Portugal Profundo e autor também do livro O dossier de Sócrates. Este livro pode ser comprado ou feito o download aquiEste foi o homem, investigador e Bloguer que José Sócrates processou sem levar o processo avante por motivos óbvios.

As datas e os factos:

1°- O diploma que Sócrates apresenta agora, tem a data: 13 de Junho de 2003 mas que foi emitido  depois dessa data, pois ele usava outro documento nesta altura em que dizia ser licenciado desde 26 de Agosto de 1996, o que não é verdade.

3°- Como viram nos primeiros links, ele recebeu as suas notas a 08 de Agosto de 1996 excepto a de Inglês Técnico que não tem data mas o exame foi feito no dia 22 de Agosto de 1996 e a nota recebida a 26 de Agosto de 1996.

4°- O diploma que Sócrates apresentou na Câmara Municipal da Covilhã tinha a data de 26 de Agosto de 1996, o que significa que a nota foi dada 4 dias depois do exame e que o certificado foi emitido de imediato, mas não foi bem assim... A folha desse certificado possuía um código postal e numero de Fax que só foi introduzido em 1998... ou seja, um certificado vindo do futuro!

5°- Esse mesmo diploma apresentado na Câmara Municipal da Covilhã referia que Sócrates estava licenciado deste 8 de Agosto de 1996.

Sócrates estava licenciado desde o dia em que recebeu as notas das cadeiras que apresentei nos primeiros links, mas ainda não tinha feita a prova de Inglês que era uma cadeira semestral do primeiro ano! Além disso o seu certificado tinha dados do futuro e não os reais de 1996.

Continuando...

6°- O diploma que Sócrates apresentou numa entrevista à RTP1 tem a data de 8 de Setembro de 1996, um domingo, facto que  Universidade Independente declarou ser normal. O presidente da empresa que era detentora a Universidade Independente confirmou que Sócrates se licenciou a 8 de Setembro de 1996.

7°- As notas de um e outro certificado não coincidiam.

Mas... então como se justifica o segundo certificado de 26 de Agosto de 1996, que simplesmente corrigia o "erro" de uma licenciatura antes do último exame mas que continuava errado? 

O que temos aqui é mesmo falsificação de documentos, ou por parte de Sócrates ou por parte da própria instituição de ensino. Primeiro temos um certificado de licenciatura com uma data anterior à última prova. Segundo, temos um outro certificado de licenciatura antes de estar licenciado. Não admira que ele tenha precisado de um terceiro certificado e mesmo esse possuí uma lacuna entre a sua emissão e a data em que foi realmente emitido. (Mais aqui). A data deste novo certificado é um simples carimbo e não imprimido no documento.

Em Abril de 2007 foi a própria Universidade Independente a anunciar a abertura de uma investigação interna: "Na sequência da divulgação de diferentes certificados de habilitações de José Sócrates que a UnI considerou poderem ser forjados". Poderem? Se ele não estava licenciado é ÓBVIO que foram forjados. Como diria a Lili Canecas: "Ser falso é o contrário de ser verdadeiro".

(retirado de wehavekaosinthegarden.blogspot.com que tem excelentes foto-montagens)


Detesto dar razão a ditados populares, mas é verdade: "Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo", nem que seja pelo facto de eu andar atrás de mentirosos e nunca ter tido motivos para perseguir um coxo. Se Sócrates além de mentiroso fosse coxo, poderia ser que a deficiência física lhe desse uma vantagem e talvez não tivesse sido apanhado tão depressa.

O amigo Sócrates, parte 2

No texto anterior encontrámos alguns erros. Agora vamos ver o documento que encontrei perdido no meio de muitos no meu PC-Lixeira (Nós os ricos, somos assim. Um PC só para lixo!):


(Frente)




(Verso)


Esta é a ficha de inscrição do Sr. Sócrates como militante do PPD com a data de 5 de Novembro de 1974. O que é interessante neste documento é que as habilitações literárias dele eram: Curso Geral dos Liceus. A profissão dele era Estudante Universitário. E reparem bem onde ele  referia estudar: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. José Sócrates tinha 17 anos.

No Porto em 1974? Ora vamos ver a sua folha de estudante:


(Frente)


(Verso)

Pelos visto ele matriculou-se no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra a 19 de Novembro de 1975! Ele nunca esteve na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Isto só prova que as habilitações literárias são o seu pé de Aquiles e por isso ele mente compulsivamente e tem mentido pelo menos nos últimos 36 anos, durante toda a sua idade adulta.

Apesar de não ter terminado a licenciatura, ele continuo mais tarde, muuuuuuuiiitooo mais tarde, em Lisboa, como pode ser confirmado pelo seguinte documento:





(Frente)


Desta vez, uma modesta média de 12 no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Instituto do qual saiu seguindo o seu professor para a Universidade Independente. Professor esse que se tornou um bem remunerado administrador ao abrigo do programa: "Jobs for the boys that help Mr. Sócas, pá!"

Nisto tudo, onde está o Porto? Parece que é hábito o Sr. Sócrates mentir em qualquer documento na parte referente aos estudos. 

Como apontamento cómico, partilho também um Fax enviado por Sócrates ao seu querido professor e na altura Reitor da Universidade Independente:

Não sei o que é mais engraçado neste Fax, se é o facto de estar a usar para fins pessoais: material dos contribuintes, equipamento dos contribuintes, no local e em horário de trabalho pago pelos contribuintes ou o Fax ser sobre o envio de decumentos *inserir 20g de ironia* ou ainda terminar uma carta com "seu José Sócrates".

Por fim, aqui fica o terceiro resultado final (sim, este é já o terceiro diploma. Falarei dos outros na parte 3 desta série): O diploma da Universidade Independente que foi emitido após, o já Primeiro-Ministro Sócrates, ter convenientemente fechado aquele estabelecimento:


(Frente)
(Verso)
O Sr. Sócrates ficou assim com um certificado suspeito, de uma licenciatura suspeita, passada por uma universidade já fechada e ainda com um bónus de 2 Valores, pois a sua anterior média 12 ficava mal e mais do que 14 ninguém ia acreditar. Estes dois valores foram ganhos devido aos seus excelentes conhecimentos sobre: Betão armado e Pré-esforçado (18 valores), Análise de estruturas (17 Valores), Projecto e dissertação (18 Valores) e pasmem-se... 15 Valores a Inglês... 15? Ahahahahahaha 15, 15, 15, 15 mais engraçado que 15, só mesmo 16! Não me sai da cabeça a frase de Sócrates: "That's a double proud for me".

Vamos relembrar o discurso onde Sócrates aplicou o seu Inglês técnico de 15 valores, discurso esse em que os chefes de Estado atrás dele não conseguiram evitar rir das tremendas calinadas do nosso Primeiro. E gostaria de referir que a Merkel não tem um Inglês por aí além e certamente se estava a sentir bem de ouvir um chefe de Estado com o Inglês bem pior que o dela:



(continua) 

O amigo Sócrates, parte 1

Vou falar de uma personagem que estranhamente conseguiu ser eleita para dois mandatos (o que poderá ser prova da qualidade dos políticos que se candidataram), e que me parece estar com intenções de mergulhar o rabo em super-cola e colar-se ao trono do poder em Portugal. Há quem lhe chame: - Sr. Sócrates - Eng. Sócrates - Sr. Eng. Sócrates - Pinocchio - Sócas ou ainda simplesmente ! Mas afinal como é? O Sr. Eng. Sócrates é Eng. ou é só Sr.?

É isso que vou abordar numa curta série. Resolvi escrever esta série pois apesar de todas as dúvidas, e mesmo que tudo aponte para que ele não seja engenheiro, faltava ele ser apanhado em mentira. Ontem enquanto limpava o meu PC, encontrei um documento interessante onde ele é apanhado em mentira no que toca aos seus estudos.
Não vou falar do facto de ele ter dado ao professor que lhe deu a licenciatura vários empregos muito bem remunerados após ter o ambicionado, mas suspeito, documento, pois essa história já conhecem. Aqui vamos só olhar para os documentos e levantar questões pertinentes.

Vamos começar por um documento da Assembleia de Republica sobre as suas habilitações:

Neste documento salientei que ele declarou ser Engenheiro de profissão e que as suas habilitações literárias eram em Engenharia Civil. Salientei a validade do seu BI como prova que esta declaração é anterior àquela data, mas para os mais cépticos aqui fica o verso, com a data e assinatura do próprio:


Muito bem, o nosso Primeiro-Ministro, na altura deputado, declarava a 13 de Fevereiro de 1992 ser Engenheiro. O documento que mostro acima, depois de assinado é copiado e arquivado ficando o original disponível para consulta.

A certa altura surgiu a questão da veracidade das suas habilitações literárias e para surpresa dos mais atentos aparece na Assembleia de Republica um documento visivelmente rasurado:

Esta nova versão apresenta dois problemas:

1° - O documento disponível para consulta não estava igual ao arquivado.
2° - Ao rasurar o documento admite ter mentido.

Mas... vamos insistir mais um pouco. Vamos esquecer que mentiu ao insinuar ser licenciado e que afinal tem um bacharelato. Vamos dar uma olhada no seu diploma:




O diploma mostra que afinal ele em 1992 ele não tinha licenciatura pois só fez a cadeiras em falta no ano lectivo de 1995/1996. E o bacharelato? Seria possível ter um bacharelato em 1992 com cadeira em atraso do primeiro e terceiros anos, feitas em 1996?


Em toda esta história, com mudanças de universidade para seguir o professor/amigo que lhe ia dar um diploma em troca de futuros favores, etc, etc, etc, não podemos esquecer que Sócrates assumiu ter feito o exame de Inglês em casa, a um Domingo, na companhia de um amigo e que o enviou por Fax para aprovação.

Se todos nós pudéssemos fazer exames em casa, seja aos Domingos ou a qualquer outro dia, na companhia de amigos, certamente seriamos todos médicos, advogados, engenheiros, arquitectos, e porque não, uma licenciatura em politica internacional. Acho que num ano, qualquer pessoa conseguiria fazer 52 exames com nota positiva sem grande esforço.

Ainda bem que Sócrates não teve de fazer uma prova oral de Inglês, pois quem o ouviu destruir esta língua sabe bem que ele nem por baixo da mesa passaria.

Sim, existe ensino à distancia, eu próprio no meu primeiro ano na Alemanha estive inscrito numa universidade deste tipo de maneira a fazer 3 cadeiras de Alemão (obrigatórias para as minhas ambições naquele estabelecimento de ensino). Estas aulas eram via PC e recebia/enviava trabalhos por mail, mas nunca, NUNCA me permitiriam fazer os exames em casa, para isso tive de me dirigir à Universidade no dia marcado e ficar sob vigilância juntamente com imensos outros alunos de modo a garantir resultados honestos.

(continua)