A verdade de uma guerra de mentiras 9

Quando eu parti para a Bósnia levava na cabeça uma imagem dos Sérvios como uma espécie de Nazis que queriam dizimar os Bósnios Muçulmanos, tudo parte da intensiva propaganda que recebia no quartel durante a "formação sobre a situação que nos esperava no terreno" durante os intervalos dos treinos. Durante 9 meses o dia-a-dia era composto de treinos e propaganda chamada de "informação vital". Ao chegar vi imensos cemitérios, parques, jardins, campos de futebol, tudo era um gigantesco cemitério e em pouco tempo percebi que os nomes, naquelas placas de madeira, eram tanto Bósnios como sérvios. A razão dos cemitérios estarem por todo o lado, devia-se a atiradores furtivos nas colinas que circundavam a cidade de Sarajevo que disparavam indiscriminadamente sobre qualquer pessoa, Bósnio, Sérvio, civil, militar e até tropas internacionais.



No entanto a história Europeia já está escrita, e os Sérvios serão para sempre declarados nos livros como os responsáveis por uma limpeza étnica enquanto os massacres de comunidades sérvias tenham disso deixados de fora dos livros.


Até hoje nenhum dos criminosos Eslovenos, Bósnios e principalmente Croatas foram julgados por qualquer tribunal, esses lideres de milícias que mataram civis ainda hoje estão em posições de poder nos seus governos. Os generais americanos que ordenaram o ataque à Servia colocando a força aérea Americana ao serviço dos Bósnios não foram julgados, os únicos que foram perseguidos e julgados formam os líderes Sérvios. Também é deveras estranho e ainda mal explicados os casos do processos contra Milosevic e Karadzic.

 (Slobodan Milošević)

Milošević defendeu-se em Haia da acusação de crimes de guerra e acabou por falecer na prisão ao fim de 5 anos, alegadamente por enfarte. É importante salientar que Milosevic por forma a poder tomar a sala de audiências e responder directamente a todas as acusações e por forma a poder confrontar as testemunhas, ele optou por defender-se a ele próprio. Morreu e nunca se saberá nada do que ele tinha para dizer e do que ele disse naquele tribunal.


(Radovan Karadzic o líder Bósnio-sérvio em 1994 e seu disfarce sob o nome a "Dragan Dabic,"  um praticante e orador de medicina alternativa)

O caso de Karadzić é ainda mais estranho, pois ele não fugiu, manteve-se em Belgrado limitando a deixar crescer a barba e mudado de nome. Dava cursos, consultas e congressos sobre medicina alternativa. As melhores policias do mundo como Interpol e Europol não o encontraram mesmo quando ele vivia exposto publicamente, nem os serviços secretos Americanos e Alemães, nem mesmo a policia Sérvia, Bósnia, Croata e Eslovena... não o encontraram ou não o queriam encontrar, foi necessária uma denuncia para que ele fosse preso. Karadzić afirma que ninguém sabe mais sobre a guerra do que ele, e por isso quer também defender-se a ele próprio de maneira a estar todos os dias na sala de audiências, no entanto o tribunal de Haia ainda não o autorizou a fazê-lo, exigindo que apresente um advogado e desta forma não estará presente em todas as audiências. O que querem esconder? Porque querem impedir um inocente até ser declarado culpado de exercer o seu direito de defesa?


Logo depois o mesmo aconteceu no Kosovo, com as forcas militares internacionais a serem influenciadas pelos lideres Kosovares matando milhares de Sérvios e ciganos as minorias que os Kosovares queriam fora do seu território.

Numa guerra, nenhum dos lados é inocente e é uma guerra recente demais para nos conseguirem tapar os olhos com esta forma viciada de escreverem os livros de História consoante os seus interesses políticos. A verdade é clara. A guerra na Jugoslávia poderia ter sido evitada pois a sua divisão poderia ter sido conseguida de forma pacifica, mas havia interesses militares, políticos e económicos. Havia um desejo de guerra Croata com apoio Alemão, houve uma cobardia Inglesa, Francesa e Americana que se venderam em troca de favores políticos ou financeiros vindos da Alemanha. Havia com há sempre um desejo da imprensa de fazer de todas as guerras um filme de cowboys e Índios, de bons e maus, tendo sempre de pintar um dos lados como maus.
Nos filmes de Cowboys e Índios, os cowboys eram sempre os bons da fita e os índios os vilões, mas nós hoje sabemos que o Holocausto Índio foi até hoje o maior crime da humanidade, um Holocausto que torna o Holocausto Judeu num ligeiro acidente de viação numa proporção de 15 para 1, pois foram mortos mais de 90 milhões de Índios versus 6 milhões de Judeus. Ainda hoje os cowboys são os bons da fita, mesmo quando todos nós sabemos a verdade, e por isso nunca aqueles catalogados como maus da fita, irão conseguir limpar a sua imagem. Teremos sempre criminosos vistos como heróis bem ao estilo do adorado terrorista Che Guevara.


O povo Sérvio foi a vitima, que será para sempre historicamente responsabilizada por dezenas de milhares mortes Bósnias que afinal não eram só Bósnios.

Os verdadeiros criminosos nesta guerra fomos nós, os membros da união europeia e o nosso aliado EUA, que foram usados para fazer uma limpeza étnica, pois em vez de pararmos a guerra tomámos partidos e atacámos um dos lados sem piedade.

O massacre Sérvio foi feito pelos nosso governos que mandaram soldados para manter a paz dando-lhes um inimigo chamado Sérvia. Que tipo de paz se mantém quando nos é dado um inimigo?


(Termina esta série de introdução ao conflito. De seguida escreverei sobre as tropas Portuguesas na Bósnia)



15 Comentários:

  Anónimo

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 2:26:00 da manhã

Não se sabe o que o Milosevic disse no tribunal? Como assim?
Pensava que o julgamento tinha sido público e que estava gravado e escrito.
Sofia aka KKK

  Bruno Fehr

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 3:14:00 da manhã

Anónimo:

Teoricamente o julgamento foi transparente, excepto em casos pontuais:

1- Não existem vídeos ou transcrições públicas das sessões à porta fechada. A maioria já deveria ser pública pois já passaram 5 anos.

2- Não existem transcrições, o site oficial da Haia sempre teve os links mas nunca foram dar ao documentos.

3- Diversos dos vídeos estão em más condições, uns possuem menos tempo do que o tempo registado em acta, mais de 8 estão sem som ou com falhas de som e sem as transcrições muito se perde.

Acompanhei durante 3 anos os desenvolvimentos neste site: http://hague.bard.edu/
Li todos os relatórios dos peritos, mas até hoje espero a documentação prometida que Milosevic forneceu, usou e iria usar em sua defesa, 900.000 páginas de documentos. Esses documentos ajudariam a esclarecer muita coisa pois estão incluídos as ordens dadas aos Generais do Exército, da Força Aérea e ao Almirante da Marinha, bem como os relatórios desses generais sobre as acções no terreno. E mais importante que tudo, a documentação sobre quando e sob que argumentos a Europa e EUA exigiram o pagamento da dívida externa ao governo Jugoslavo.

Esses documentos deveriam ter sido tornados públicos em 2006 e já estamos em 2010. Quanto tempo mais irá demorar?

  I.D.Pena

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 11:21:00 da manhã

Não fazia ideia da quantidade de mentiras, mas suspeitava, como suspeito que toda esta grande crise economica está a ser provocada por quem dela tira proveito.

Fico triste porque dá-me a ideia que os europeus(e não só) preocupam-se mais com futebol e jogos olimpicos do que com o nosso próprio futuro, que é o futuro de quem nos sucede.

Reunem-se grandes personalidades da politica para combater a pobreza extrema, mas nada se faz em concreto, porque o sistema em si foi feito para em todos os possiveis casos beneficiar as corporações ao qual todos os actuais governos pertencem.

Sou completamente contra todo o tipo de guerra seja ela santa ou não. E preocupa-me muito que cada vez haja menos exemplos e alternativas para deixar de seguir esta tendência mesquinha que é possuir e consumir.

Os recursos existentes, são invariavelmente de todos os que cá habitam. Mas também é necessário merecê-los e não sei se todos merecem.

A vida é bem mais que morrer por uma Pátria especialmente quando o que a suporta é a mentira e falsos propósitos.

é pena porque eu sei que até há muita boa vontade que não está a ser encaminhada para quem dela precisa.

  Parisiense

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 12:57:00 da tarde

Como em todas as guerras o lado que é o bom da fita é aquele que o Ocidente "Democrático" e "Imparcial" defende pelos seus proprios interesses.

Vi isso acontecer com Angola em que tudo o que havia de errado era culpa do Savimbi.

Infelizmente os interesses falam mais alto e foi sempre muito mais facil acusar os outros do que reconhecer os nosso próprios erros.

Gostei de aqui vir.
Beijokitas

  Anónimo

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 9:42:00 da tarde

Podia so fazer um miniresumo de isto tudo.
Confesso que estou um pouco baralhado.
Um resumo de 10 linhas ou assim, muito obrigado.

  Nuno Guerreiro

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 10:32:00 da tarde

Naquilo que de mim depender e sabendo o pouco que sei hoje, nunca os meus filhos serão educados no sentido de pegarem em armas para matar outro ser humano.
Numa guerra,os unicos que tiram vantagem dela,saõ os banqueiros que vendem armas a ambos os lados,a uns pela via diplomatica e aos opositores pela via clandestina.
Bruno, ao que me parece foste (ou és militar), gostaria de saber o que pensas sobre isto....achas que envergar uma farda para defender mais uma manipulação da mente a que chamam nacionalismo ou patriotismo,levando as pessoas a matarem-se?
Ainda consegues sentir orgulho por enveredar uma farda militar,sabendo que a manipulação é sempre certa?
Os politicos se quisserem guerras, que as façam em troco da vida de seus filhos, pois eles, não têm país, nem nação,tal como eu,sou habitante deste planeta num país chamada de Portugal...Eles usam o Patriotismo para dividir as pessoas e iludi-las a "defenderem" os seus países.

1 abraço
Nuno Guerreiro

  Anónimo

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 12:58:00 da manhã

Pois esse é um tema interessante. Era interessante conhecer os documentos que o Milosevic tinha. Pelo menos esclarecia um pouco do que se passou. E se tivessemos acesso aos documentos que o Milosevic não quis apresentar na defesa dele e que se calhar estão escondidos ou foram destruídos, podiamos ter uma noção mais verdadeira do que aconteceu.

Sofia aka KKK

copiei os teus textos sobre a jugoslávia para o meu blog.

  Bruno Fehr

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 1:20:00 da manhã

I.D.Pena:

É durante as crises que se criam as maiores fortunas. Quem apostou em ouro, por exemplo, como disse há vários meses atrás ganhou imenso. Agora o FMI que vai vender uma imensidão de ouro irá destruir o único mercado que permite ao comum cidadão retirar bons lucros.

No entanto que apostou em prata irá, também como disse ganhar muito mais. Nenhum governo vende prata e será ela a melhor forma de fuga à crise.

  Bruno Fehr

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 1:20:00 da manhã

Parisiense:

"Vi isso acontecer com Angola em que tudo o que havia de errado era culpa do Savimbi."

Um excelente exemplo. São os governos ocidentais que escolhem o bom da fita, é a imprensa que os pinta e que leva o povo a escolher o "lado certo" quando numa guerra não há lado certo, é tudo uma questão de perspectiva.

  Bruno Fehr

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 1:20:00 da manhã

Anónimo:

Não, não poderei nem irei resumir assuntos que necessitam de explicação em 10 linhas nem sequer numa página.

  Bruno Fehr

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 1:20:00 da manhã

Nuno Guerreiro:

"Bruno, ao que me parece foste (ou és militar), gostaria de saber o que pensas sobre isto....achas que envergar uma farda para defender mais uma manipulação da mente a que chamam nacionalismo ou patriotismo,levando as pessoas a matarem-se?"

Considero importante a existência de um exercito, na falta dele, de um sistema de povo armado com treino de tiro como na Suíça. Digo isto pois os militares juram fidelidade à pátria e a pátria nao é a sua terra mas sim o seu povo, família e amigos. O exercito não defende o governo, defende a constituição contra o governo se necessário. É o exercito ou o povo armado a única barreira que impede um governo totalitarista.

"Ainda consegues sentir orgulho por enveredar uma farda militar,sabendo que a manipulação é sempre certa?"

Nas tropas especiais a destruição da mente testando os seus limites é uma forma de hipnotismo tal como a usada por sociedades secretas e seitas religiosas. A pessoa é destruída internamente para que se construa uma máquina. 1 em cada 100 não são quebrados e felizmente são esses que acabam como líderes, mas acho que só 1 em 1.000 é um bom líder.

Enquanto numa sociedade secreta ou seita a destruição da mente, serve para que possam usar as fraquezas da pessoa contra ela própria, no ramo militar ela serve para eliminar as fraquezas, entre elas a individualidade. Na Bósnia liderei uma unidade de combate, e sei que é a morte da individualidade na construção de um militar que permite que uma decisão minha fosse uma ordem inquestionável para aquele grupo. Isto é importante para manter liberdades e direitos, mas é perigoso quando os líderes não possuem escrúpulos.

Os militares são uma faca de dois gumes, tudo depende do líder. Mas sim, orgulho-me de um dia ter sido militar, mesmo que não me orgulhe da instituição em si.

  Bruno Fehr

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 1:21:00 da manhã

Anónimo:

"Era interessante conhecer os documentos que o Milosevic tinha. Pelo menos esclarecia um pouco do que se passou. E se tivessemos acesso aos documentos que o Milosevic não quis apresentar na defesa dele e que se calhar estão escondidos ou foram destruídos, podiamos ter uma noção mais verdadeira do que aconteceu."

Ainda é possível Karadzic afirmou estar a basear a sua defesa em 1 milhão de páginas de documentos da altura. Nao acredito que sejam tornados públicos mas acho que seria benéfico que ele deixa-se cópias em mãos de alguém de confiança pois acredito que ele não chegará ao fim do julgamento. Se esses documentos viessem parar à net, o tribunal de Haia iria ter de ser menos anti-sérvia e mais imparcial.


"copiei os teus textos sobre a jugoslávia para o meu blog."

Sem problemas.

  Prešeren

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 10:00:00 da tarde

Gostava de fazer comentarios mais extensivos mas visto que nao consigo acompanhar o teu ritmo de posts vou ao mais importante:

"os massacres de comunidades sérvias tenham disso deixados de fora dos livros"

"Até hoje nenhum dos criminosos Eslovenos, Bósnios e principalmente Croatas foram julgados por qualquer tribunal"

Surpreendente!! Visita estes links

http://www.icty.org/x/cases/gotovina/cis/en/cis_gotovina_al_en.pdf

http://www.icty.org/x/cases/ademi/cis/en/cis_ademi_norac.pdf

acusados por "planning, preparation or execution of persecutions of Serb civilians", na pagina do tribunal penal internacional para a ex jugoslavia.

esses sao croatas, mas aposto que facilmente se encontram kosovares e bosnios, para alem de sérvios.

No kosovo realmente os albaneses perseguiram bastante os servios... a partir de 99 quando a Nato interveio e o exercito servio se retirou do territorio.
Mas para repôr a verdade total convém falar das perseguições sérvias aos kosovares entre 87 e 99 quando Milosevic foi ao Kosovo discursar, dizendo aos sérvios para não temerem porque a partir desse dia nao permitiria que mais nenhum sérvio fosse acossado, ainda por cima no "berço da nação". Já agora falavamos no êxodo massivo que essas perseguições provocaram de kosovares para a Albânia e a Macedónia.

Por último, agora que já acabou a série, as referências não apareceram...
Todas essas informações "secretas" que publicas, os números de mortos, etc... assim não têm credibilidade.

Portanto, apesar de discordar fortemente com muitos dos factos aqui descritos e, creio, ter contraposto com credibilidade, é de louvar a iniciativa de trazer este tema a "debate".

  Bruno Fehr

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 12:06:00 da manhã

Prešeren:

"Gostava de fazer comentarios mais extensivos mas visto que nao consigo acompanhar o teu ritmo de posts"

É normal, se estou em "flow" não posso esperar por comentários. Mas podes comentar a qualquer altura, recebo mensagem em todos os comentários por mais antigo que seja o texto.


"Até hoje nenhum dos criminosos Eslovenos, Bósnios e principalmente Croatas foram julgados por qualquer tribunal"

"Surpreendente!! Visita estes links
http://www.icty.org/x/cases/gotovina/cis/en/cis_gotovina_al_en.pdf

http://www.icty.org/x/cases/ademi/cis/en/cis_ademi_norac.pdf"

Concordo que é surpreendente por vários motivos, todos eles foram libertados ou ilibados excepto Mirko Norac que cumpre 7 anos numa "estância" de férias. Esses são documentos de um tribunal, e dados que continuam fora da História desta guerra.

"Por último, agora que já acabou a série, as referências não apareceram..."

Existem referencias no texto do passado Domingo e série não terminou, terminou a série introdutória ao caso Português na Bósnia.

  lunatiK

sábado, fevereiro 27, 2010 12:18:00 da manhã

Viva
como é triste que só agora, e aos poucos é que se vai sabendo de tudo isto. Como é que se destrói um povo e se escapa impunemente?
Resta-nos realmente a Internet como último recurso á informação livre.
Cumps.