A verdade de uma guerra de mentiras 7

Após a independência da Eslovénia e Croácia, a Europa estava-se literalmente a cagar para a Bósnia limitando-se ao reconhecimento ilegal da sua independência.

 
(Biblioteca de Sarajevo antes da guerra)

O mundo só voltou a olhar para a Bósnia quando apareceu um líder Bósnio com poder, um muçulmano disposto a liderar a Bósnia a caminho da independência. Foi este o facto que levou os EUA e a UE a interferir, pois este homem tinha ligações ao Irão e queria formar um estado muçulmano na Europa, isso era algo que a comunidade internacional não poderia permitir. A forma encontrada para impedir isto foi sublinhar o reconhecimento da independência mantendo liberdade religiosa no território, mas este reconhecimento violava todas a convenções internacionais que afirmam que um país para ser formado precisa de controlar todo o território que reclama e 2/3 do território era habitado por Sérvios. A comunidade internacional sabia que isto iria causar uma guerra pois a Servia iria ver-se na obrigação de garantir a segurança do seu povo e para o fazer teria de entrar dentro de um país agora reconhecido internacionalmente como independente. E assim começou a guerra mais sangrenta na Europa desde a segunda guerra mundial.

 
(Distribuição populacional por altura da independência)


Depois de causarmos esta guerra enviámos finalmente tropas das nações unidas para a parar, mas quando o fizemos já dezenas de milhar de pessoas tinha morrido e as principais cidades estavam destruídas.
A Bósnia conseguiu o apoio da comunidade internacional ao afirmar que a Sérvia tinha já tomado 70% do seu território, isto seria correcto se esses 70% não fossem habitados por Sérvios há mais de 1500 anos e o avanço das tropas sérvias foi só até às fronteiras dessa parte de território habitada por sérvios. Mas as guerras antes de serem vencidas no terreno, precisam de ser vencidas politicamente e para isso é preciso uma máquina eficiente de propaganda para convencer a imprensa internacional.


Eu fui para Bósnia a ver os Sérvios como monstros e cheguei lá para ver Sérvios mortos e enterrados em tudo quanto era pedaço de terra. Tanto Sérvios como Bósnios a partilhar um mar de cemitérios. E a ver a minha segurança e a segurança das forças internacionais colocadas em causa pelos "bons da fita" sem nunca ter visto os "maus da fita" a representarem esse papel. Os Bósnios foram os maiores inimigos das forças internacionais. Aqueles que fomos defender eram aqueles que nos colocavam em risco e que não nos queriam lá.
Por mais do que uma vez me saiu da boca a frase "mas afinal o que querem estes gajos?", mas quando escrever sobre as tropas Portuguesas na Bósnia irão perceber melhor.


Em 1992 as primeiras forças das Nações Unidas entraram em Sarajevo, uma pequena força com a missão de separar o lado Bósnio do lado Sérvio. O General que liderava as forças da Nações Unidas inicialmente acusou o exercito Sérvio de lançar artilharia pesada sobre zonas populacionais de Sarajevo para poucos meses depois mudar o discurso e afirmar que os 19 acordos de cessar fogo que tinha conseguido negociar foram quebrados pelos bósnios que queriam forçar uma intervenção mais forte das forças internacionais. Esse General ainda hoje é o que fala mais abertamente da verdade no terreno, comentando as mentiras na imprensa e os seus relatórios ignorados pela ONU. Podem ver e ouvir comentários deste General no documentário do texto anterior.

 
(Ponte com 500 anos destruída e que agora está como se pode ver na imagem)


Apesar do mundo ver Sarajevo como uma cidade cercada (titulo das noticia no jornal da noite em Portugal), o general das nações unidas afirmava que a cidade não estava cercada, que a guerra em Sarajevo se limitava a Sérvios dispararem para zonas Bósnias e Bósnios a dispararem sobre zonas Sérvias, mas que os Sérvios tinham do seu lado um regimento de 300 tanques de guerra e se intenção fosse tomar a cidade que eles o poderiam fazer em poucas horas sem que as forças de paz tivessem alguma chance de os parar. Este mesmo General documentou que muitos dos ataques atribuídos aos Sérvios tinham sido efectuados por Muçulmanos Bósnios, de onde destacou o bombardeamento com morteiros do aeroporto de Sarajevo que eles próprios controlavam. Apesar de ser o próprio General no terreno a afirmar que os Sérvios estavam do seu lado da fronteira e que não eram uma força agressiva, isso não bastou pois a imprensa internacional e os seus leitores já tinham escolhido os Sérvios como os maus da fita e era tarde demais para mudar.

(continua)


8 Comentários:

  lunatiK

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 11:09:00 da manhã

Viva
quanto a estes textos só te posso agradecer por seres tão explícito e por expores toda a verdade em relação a esta guerra. Penso que muitos, como eu, não fazíamos a mínima ideia do que se passou.
Cumps.

  Nuno Guerreiro

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 1:31:00 da tarde

Boas Bruno.

Aqui tens mais algum material que te pode ser util, visto que os outros videos que postas-te é de dificil percepção ( a ligua)

Judgment! - Bosnian Serbs Vindicated; U.S. & Western Powers Propagandize Again 1 of 3

Part 1
http://www.youtube.com/watch?v=pGFRoG3PwQE


Part 2
http://www.youtube.com/watch?v=lLZo7SBwZfI&feature=channel

part 3
http://www.youtube.com/watch?v=B8JUAT3zgz0&feature=channel


Aquele abraço

Nuno Guerreiro

  Prešeren

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 11:25:00 da tarde

Bruno, tunel spasa nos arredores de Sarajevo. Sabe do que eu estou a falar.
O ano passado estive lá a falar com o rapaz que vive nessa casa. Tem agora 34 e é muçulmano (bosniak)...
O discurso dele é bem claro no que toca ao cerco sérvio à cidade. Os balázios nas paredes também. Nao so nessas casas, por toda a cidade.

Obviamente houve muitos excessos de todas as partes... mas esse "tunel da vida" nao foi construido para garantir a sobrevivencia dos servios na cidade...

Por coincidencia vi ha uns 6 meses uma entrevista com esse rapaz na TV espanhola num programa de viagens americano (salvo erro). Muito bom, vou ver se enontro online e "posto" aqui.

Cumps

  Bruno Fehr

terça-feira, fevereiro 23, 2010 1:10:00 da manhã

lunatiK:

Nem nunca saberemos exactamente tudo.

  Bruno Fehr

terça-feira, fevereiro 23, 2010 1:10:00 da manhã

Nuno Guerreiro:

"Aqui tens mais algum material que te pode ser util, visto que os outros videos que postas-te é de dificil percepção ( a ligua)"

Não, o áudio dos vídeos que postei estão em inglês.

Obrigado pelos vídeos.

  Bruno Fehr

terça-feira, fevereiro 23, 2010 1:11:00 da manhã

Prešeren:

"O ano passado estive lá a falar com o rapaz que vive nessa casa. Tem agora 34 e é muçulmano (bosniak)...
O discurso dele é bem claro no que toca ao cerco sérvio à cidade. Os balázios nas paredes também. Nao so nessas casas, por toda a cidade."

Os relatos de uma pessoa são bem claros...
O cerco não existiu, existiu um sem-circulo a Sarajevo, observa bem o mapa deste texto. O General das forcas internacionais foi contra a politica dos seus superiores políticos e afirmou que não houve cerco a Sarajevo. ALIÁS se houvesse cerco a Sarajevo como raio é que eu e milhares de soldados entrávamos e saíamos da cidade sem ver 1 único Sérvio?

"Por coincidencia vi ha uns 6 meses uma entrevista com esse rapaz na TV espanhola num programa de viagens americano (salvo erro)."

O rapaz que conheceste lá, viste-o numa entrevista num canal Espanhol? Será coincidência ou propaganda? Quais são as probabilidades de um português conhecer um rapaz na Bósnia que gosta de fazer relatos sobre a guerra e mais tarde esse português vê-o num programa de televisão espanhol?

Recomenda-se uma certa dose cepticismo pois parece-me ser uma pessoa muito cédula!!

  Prešeren

terça-feira, fevereiro 23, 2010 1:18:00 da tarde

Bruno, "propaganda" é uma palavra usada por ambas as partes para atrair a atenção para a sua versão dos acontecimentos, tentando influenciar a opinião pública.

Ora, eu como português, de 25 anos, estou-me pouco marimbando para quem tem ou deixa de ter a culpa. Analiso os factos porque me interessa a nível pessoal e ponto. Eu tinha 8 ou 10 anos quando isso se passou, acha que tenho algum interesse em fazer "propaganda"? Acha que tomo algum partido e me beneficio dessa posição?!

Bom, espero que esse ponto esteja esclarecido. Por outro lado, e mais uma vez, gostaria de conhecer as suas fontes e os motivos que o levam a analisar toda esta problemática. Se realmente publicar todas as suas fontes de conhecimento no final, muito bem. Agora, o que não vale é dizer que não pode ainda citar fontes porque não sabe o que vai escrever amanhã, porque nesse caso já pode informar acerca do que escreveu ontem.
Cada um tem a sua opinião sobre os factos, ok. Mas quando afirma que houve X mil mortos sérvios na croácia ou X mil na bósnia, etc, etc, é óbvio que para dar credibilidade aos números tem que informar de onde os retirou porque eles não aparecem em nenhum lado (já sei que segundo o seu ponto de vista a ideia geral está errada) nem você os andou lá a contar. Digo isto nao como ataque mas para não andarmos a falar de números no ar.

Quanto ao assunto "rapaz da bosnia" vamos la ver se nos entendemos...
O ano passado fiz uma viagem pela Bosnia na qual visitei Sarajevo e o tunel da vida que há nos arredores.
O tunel (800m) foi construido por baixo do aeroporto, para comunicar a cidade com o exterior, uma vez que a volta da cidade, as montanhas que a cercam estavam rodeadas de soldados (sérvios, nunca ouvi outra possibilidade).
O aeroporto também estava constrolado pelos sérvios, então foi por baixo deste que se fez o túnel.

Do lado de fora do aeroporto o tunel desembocava numa casa que hoje está meio transformada em museu (não sei se o terá visitado, presumo que não) e onde se pode visitar a entrada do tunel, ver documentários, etc. Vale a pena visitar.

O "rapaz" é o dono dessa casa e a pessoa que mostra o "museu". A conversa com ele foi super interessante e ele não tem dúvidas sobre quem o cercou durante quase 4 anos...

Quanto à parte da TV espanhola... Eu moro em Espanha e uma vez por coincidência vi na TV um programa sobre viagens que se passava nos Balcãs, e quando passou Sarajevo visitaram o tunel e falaram com essa pessoa. É simples... Quanto a probabilidades não sei, sou mais dado a História e factos concretos. E o "rapaz que gosta de fazer relatos sobre guerra" é muito fácil de encontrar... basta lá ir a casa dele que por sinal é bem perto de uma base da KFOR, EUFOR ou qualquer coisa do género. E pelo que ele conta e a forma emocionada que o faz dúvido que tenha muito prazer nisso...

Têm aqui o link do programa com algumas fotos, o video nao encontrei...

http://www.pilotguides.com/tv_shows/globe_trekker/shows/europe/balkans.php

  Prešeren

terça-feira, fevereiro 23, 2010 1:21:00 da tarde

Têm que clicar em cima em "photo gallery" para ver fotos do tuenl, entre outras.