A verdade de uma guerra de mentiras 5

Em 1991 a Croácia começou a recrutar milícias em toda a Europa: Skinheads Ingleses, Neo-Nazis Alemães e Austríacos e radicais de direita Franceses leais a Len Pen, estes jovens recebiam treino, armas e apoio politico para espalhar o caos sobre as minorias Sérvias, sob o estandarte nacionalista Croata. A própria bandeira croata tem hoje em dia o escudo xadrez vermelho e branco que era o brasão de armas do país criado por Hitler e presente em todos os campos de morte da segunda guerra mundial, que tinham como objectivo dizimar o povo Sérvio.

 
(Brasão Nazi-Croata e brasão croata)


Com o inicio da guerra os EUA voltaram a interferir com um discurso oposto ao que tinham, desta vez apoiava a visão Alemã, e agora denunciavam os Sérvios como causadores e incitadores à violência mesmo após terem perto de 250.000 de refugiados expulsos da Croácia e Eslovénia.

Hoje acreditamos piamente nos crimes Sérvios, acreditamos piamente que eles mataram dezenas de milhar de muçulmanos Bósnios, acreditamos que eles foram os maus da fita, quando 80% dos mortos nesta guerra foram Sérvios. Basta visitar os cemitérios na Bósnia e ler os nomes naquelas campas para perceber que a maioria deles não são nomes muçulmanos Bósnios mas sim sérvios. 

 
(Distribuição de sérvios, Croata e Bósnios na Bósnia antes e depois da guerra)
Devido ao reduzido tamanho do mapa, podem consultar ESTE mapa dinâmico que demonstra a expulsão e extermínio do povo Sérvio e não do Bósnio. O mapa começa em 1992 e termina em Outubro de 1995 onde os Sérvio começaram com mais de 70% do território e acabaram com menos de 50%. Nesta altura surgiu a independência da Bósnia pois os Sérvios eram agora menos que os Bósnios e Croatas juntos.


A parte mais "quente" da guerra foi realmente entre a Sérvia e a Bósnia, não houve praticamente guerra entre Sérvios e Eslovenos ou Croatas, o que houve foi a expulsão de todos os Sérvios desses novos países, mas com a Bósnia o problema era maior, pois 2/3 da população Bósnia era Sérvia e é dificil um país tornar-se independente quando 2/3 da população tem outra nacionalidade e um 1/3 está dividido entre muçulmano e ortodoxos. A Bósnia não tinha identidade nacional nem razões para ser independente, pois era um cocktail de nacionalidades e religiões. De acordo com as leis internacionais a Bósnia nunca poderia ser um país independente.

 
(Caixotes do lixo Bósnio, decorados por milícias neo-nazi Croatas)


Nesta altura a Europa e os EUA estavam satisfeitos com a separação da Jugoslávia. A Alemanha e Áustria tinham a Eslovénia e Croácia independentes e o resto foi ignorado tendo a guerra Bósnio-Servia durado 3 anos enquanto o mundo olhava para o lado e contava os lucros.

Antes da oficialização da independência Croata foi feito um referendo, uma maioria absoluta dos Croatas votaram a favor da separação da Croácia da Jugoslávia. Uma região no sul da Croácia de maioria Sérvia votou a favor de se manter na Jugoslávia. A comunidade internacional interferiu e convenceu o Presidente Croata a criar o seu país dando autonomia a essa região Sérvia que seriam politicamente independente mas inseridos na Republica Croata com cidadania Croata. O Presidente aceitou mas a Alemanha não. A Alemanha só iria reconhecer a Eslovénia e a Croácia dentro das fronteiras regionais estabelecidas legalmente há mais de 40 anos, as fronteiras do tempo Nazi. Esta atitude Alemã suspendeu a possibilidade de separação do país por meios pacíficos.

 
(Ainda hoje a Croácia tem o maior movimento Neo-Nazi do mundo)


As pessoas não imaginam o quanto a Europa esteve perto da terceira guerra mundial após as acções tiranas da Alemanha após a reunificação. Os Alemães sabiam que controlavam economicamente a união europeia e que os Americanos precisavam mais da Alemanha do que alguma vez tinham precisado. Neste caso os Americanos não foram os responsáveis pela guerra, foram os Alemães com uma fantástica campanha publicitária na Alemanha e em toda a Europa onde o governo Sérvio era difamado e o governo Croata invocado como heróico. No entanto os EUA são também responsáveis por se submeterem ao poder Alemão. Apesar de os EUA terem dizimado a Alemanha por duas vezes no Séc XX, este país em poucos anos insiste pela terceira vez em torna-se uma potencia mundial e a enfrentar os EUA.

Todos sabem que no que toca à segunda guerra mundial, eu saliento as culpas e crimes Americanos pela sua politica tirana e arrogante, e saliento inocência do povo Alemão e dos crimes que sofreu com a divisão do seu país e constante ocupação internacional. Mas neste caso a Alemanha comportou-se de uma forma só comparável ao período do auge Nazi. 

(continua)

19 Comentários:

  miss bradshaw

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 1:41:00 da manhã

Qual é o problema da bandeira croata ter o escudo xadrez vermelho e branco se esse é o símbolo daquela nação? Que se saiba não foi o Hitler que o inventou e até já existia séculos antes. Associar uma coisa à outra é uma dedução digna do inspector clouseau.

  Bruno Fehr

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 1:59:00 da manhã

miss bradshaw:

"Qual é o problema da bandeira croata ter o escudo xadrez vermelho e branco se esse é o símbolo daquela nação? Que se saiba não foi o Hitler que o inventou e até já existia séculos antes. Associar uma coisa à outra é uma dedução digna do inspector clouseau."

A nação nunca existiu antes de Hitler, era ela inicialmente um ducado criado por homens que tomaram aquela região, mais tarde tornou-se num auto-denominado reino, depois foi região do império austo-húngaro e foi pela primeira vez constituído país pela Alemanha Nazi. O símbolo é de um ducado e não de uma nação.

Este símbolo era o estandarte nazi na Croácia, presente em todos os campos de concentração onde perto de um milhão de Sérvios foram mortos. Os campos Croatas eram os mais bárbaros de todos os campos Nazi, onde os prisioneiro eram mortos em jogos entre soldados com o objectivo de ver quer degolava mais prisioneiros em menos tempo.

A águia imperial Alemã era um símbolo alemão pré-nazi e foi banido devido à sua utilização nesse período. Hoje começa a ser lentamente tolerado.
A Eisernes Kreuz foi também banida sendo um símbolo também pré-nazi. Um país que se queira desligar de um passado criminoso toma medidas destas, mas não a Croácia pois ainda hoje a direita radical lidera.

No entanto a referencia que fiz foi factual e não critica, por mim até poderiam ter a suástica no centro do brasão.

  miss bradshaw

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 3:37:00 da manhã

Crest, tu sabes qual é o significado de nação?

Há muitas nações sem país. Uma nação não pressupõe um país. Mas nem foi o caso croata. Vais querer dizer que o Reino da Croácia não era um país!!!

http://www.euratlas.com/history_europe/europe_map_1000.html

O Reino da Croacia era tão independente, autodeterminado e delimitado quanto qualquer outro daquela época. Inclusive, reconhecido pelo Papa.

O escudo vermelho e branco em xadrez era o símbolo deste reino. E tem origens ainda mais remotas associadas ao povo croata desde que ele ocupou aquela região.

O Hino Alemão existia antes de Terceiro Reich e durante o período do nazismo continuou a ser usado, ficando a primeira estrofe e sendo alterado o resto da letra. Hoje a música do Hino Alemão continua a ser a mesma, e será demasiado simplista associar o facto de o hino alemão ter sido usado pelos nazis para sugerir que o país segue a mesma política, embora o símbolo tivesse sido usado durante esse tempo. O mesmo se passa com este símbolo da Croátia.

As minhas referências são também factuais, acho que o esclarecimento se impunha, os nazis não criaram aquele símbolo, o escudo vermelho e branco em xadrez já existia há muito. Não acho que se possa associar o uso actual do símbolo a qualquer simbolismo que ele tivesse durante a segunda guerra.

  lunatiK

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 10:38:00 da manhã

Viva
quer dizer que a Alemanha continua apesar de já ter perdido duas guerras, será que ainda querem tentar uma terceira vez? Caso tentem será que os EUA lhes farão frente? é que desta vez não será uma guerra contra a Alemanha mas sim contra a Europa, e não me parece que seja esse o caminho a seguir.
Será que vão dividir o mundo como nós fizemos com os Espanhois?
Cumps.

  Bruno Fehr

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 2:04:00 da tarde

miss bradshaw:

"Crest, tu sabes qual é o significado de nação?"

Sei. Um nação é um conjunto de indivíduos habituados aos mesmos usos, costumes e língua. Possuem leis próprias. Os dicionários até dizem que são pessoas da mesma raça, o que é estranho tendo em conta que cientificamente não existem raças dentro da raça humana.

No entanto temos aqui a mesma dicotomia da diferença não estabelecida pelos dicionários mas estabelecida legalmente entre pessoa e ser humano. O mesmo existe entre nação e pátria.

A Lusitânia era uma nação, mas nunca foi país. O Curdistão ainda é uma nação mas não é país. Para ser ser um país legal, são precisas fronteiras legais, e não foi o reconhecimento do Papa que as estabeleceu mas sim Hitler. Tanto que para a Croácia ser hoje país foram reconhecidas as fronteiras estabelecidas pelos Nazis e não as do reino Croata.

"4. Naturalidade, pátria."

O povo Croata não é natural daquelas terras, simplesmente se estabeleceu lá.

"Há muitas nações sem país. Uma nação não pressupõe um país. Mas nem foi o caso croata. Vais querer dizer que o Reino da Croácia não era um país!!!"

Antes do tempo Nazi, não era.

"http://www.euratlas.com/history_europe/europe_map_1000.html"

Este é um mapa de reinos e não países. A diferença é que um reino não tem fronteiras legais e estão em constante mutação.

O Reino da Croacia era tão independente, autodeterminado e delimitado quanto qualquer outro daquela época. Inclusive, reconhecido pelo Papa.

"E tem origens ainda mais remotas associadas ao povo croata desde que ele ocupou aquela região."

Correcto, dizes ocupou, logo não é natural de lá.

"O Hino Alemão existia antes de Terceiro Reich e durante o período do nazismo continuou a ser usado, ficando a primeira estrofe e sendo alterado o resto da letra."

O Hino Alemão foi mutilado depois da segunda guerra mundial. A musica é a mesma mas parte do texto está proibido. Só mais um exemplo da vontade de distanciamento com os crimes da altura. A Alemanha baniu estrofes do hino e baniu símbolos que durante a segunda guerra mundial foram associados as extermínio de um povo. A Croácia mantém como símbolo nacional o mesmo símbolo à porta de todos os campos de concentração e presente em todos os fardamentos das SS Croatas.

Isto só acontece, pois a Croácia, tal como a África do Sul, depois da segunda guerra mundial, tornaram-se um local seguro para o exílio de imensos nazis. Nunca houve perseguição nestes dois países. Nunca houve um pedido de desculpas e só recentemente se fala nos campos de concentração Croatas.

"Hoje a música do Hino Alemão continua a ser a mesma, e será demasiado simplista associar o facto de o hino alemão ter sido usado pelos nazis para sugerir que o país segue a mesma política, embora o símbolo tivesse sido usado durante esse tempo."

Não tem a ver com o Hino como símbolo, tem a ver com a interpretação e aplicação mortal da primeira estrofe que ainda é hoje é proibida de ser cantada.

"As minhas referências são também factuais, acho que o esclarecimento se impunha, os nazis não criaram aquele símbolo"

Os Nazis não criaram os símbolos que usaram e mesmo assim, devido a esse uso muitos estão banidos, alterados, não há orgulho em símbolos ancestrais que foram abusados pelos Nazis. Os Croatas são um caso à parte pois o orgulho, num símbolo que foi a última coisa que quase um milhão de pessoas sérvias degoladas virão, mantém-se até aos dias de hoje.

  Bruno Fehr

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 2:04:00 da tarde

lunatiK:

"quer dizer que a Alemanha continua apesar de já ter perdido duas guerras, será que ainda querem tentar uma terceira vez?"

Já tentaram e venceram. A conquista da Europa chama-se União Europeia. Com a queda económica em flecha da Franca e a extrema crise Inglesa a Alemanha é o motor e financiador do Europa, e como se sabe, quem manda é quem tem o dinheiro.

Não achas estranho que existam países que não tenha sido afectados pela crise? Eu como residente na Alemanha, acho estranho a crise estar a existir. Acho estranho os avisos constantes do governo dizendo que a crise está a chegar mas nunca chega.

Hoje em dia o controlo é obtido politicamente e não através de guerras.

"Caso tentem será que os EUA lhes farão frente?"

Não tentam pois não há necessidade, mas se tentassem hoje, os EUA não teriam capacidade de financiar uma ofensiva como na segunda guerra mundial. Se os EUA não gostarem da politica Alemã na Europa, precisam engolir em seco, pois além da Alemanha se o motor da Europa é o principal parceiro Russo, Chinês e Turco.

"Será que vão dividir o mundo como nós fizemos com os Espanhois?"

Não tem a ver com este assunto, mas desde sempre quem tentou fazer isso foram os Americanos com a criação da NATO.

  lunatiK

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 3:18:00 da tarde

Obrigado pelas respostas, pois este foi um conflito que nunca compreendi bem.
Olha que aqui a crise sente-se e bem.
Cumps.

  Anónimo

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 3:47:00 da tarde

Querido Crest, andaste às voltas, mas não foste ao ponto essencial.

Tinhas dito que os nazis criaram o país Croácia e que o símbolo que identifica a Croácia não deveria ser usado porque tinha sido usado durante o período do Terceiro Reich. Quando na verdade esse escudo tem séculos de existência e enquanto símbolo da Croácie existia já muito antes.

E dizer que um reino não é um país... Então, Portugal só existe enquanto país desde 1910.

Não precisavas de dar tantas voltas para comprovares que neste caso não estavas certo.

Bjs, Miss Bradshaw

  Bruno Fehr

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 3:55:00 da tarde

lunatiK:

Eu sei que sim, mas aqui passou ao lado.

  Bruno Fehr

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 4:11:00 da tarde

Anónimo:

"Tinhas dito que os nazis criaram o país Croácia"

Correcto.

"e que o símbolo que identifica a Croácia não deveria ser usado porque tinha sido usado durante o período do Terceiro Reich. Quando na verdade esse escudo tem séculos de existência e enquanto símbolo da Croácie existia já muito antes."

Eu fui exactamente ao ponto essencial e referi-o em todas as minhas respostas ao seu comentário. A Alemanha baniu símbolos seculares por terem sido usados em crimes contra a humanidade. A Croácia usou também o seu símbolo em crimes ainda mais brutais e manteem-no orgulhosamente. Neste momento não estou a ir ao essencial, estou a repetir-me pela terceira vez.

Eu NUNCA disse que os Nazis criaram o brasão, pois eles não criaram nenhum dos símbolos que usaram, mas mancharam-nos todos. Usar o brasão Croata com orgulho é o mesmo que andar com a cruz germânica, águia imperial ou suástica nazi ao peito. Todos símbolos que existiram séculos antes do tempo nazi, mas que a utilização feita por eles, manchou o símbolo e levou um povo a ter vergonha de os usar. Mas o povo não decide, os governos decidem e o governo Croata ainda é simpatizante do radicalismo de direita, algo diversas vezes comprovado pela forma como lidam com a juventude Neo-Nazi a mais activa e violenta da Europa, que vive num país que a protege.

Se o brasão secular da minha família for usado para matar seres humanos, eu não o vou colocar na parede de minha casa, excepto se não tiver um pingo de vergonha na cara.

"E dizer que um reino não é um país... Então, Portugal só existe enquanto país desde 1910."

Ligeiramente antes de 1910 já tinha fronteiras legais. Mas sim, o Portugueses viveram séculos num país roubado. Será que ainda há dúvidas disso? Tanto vivemos num país roubado, como roubámos países além fronteiras, a História só troca as palavra "roubo" e "homicídio" por "descobrimento" e "conquista".

"Não precisavas de dar tantas voltas para comprovares que neste caso não estavas certo."

Comprovar que não estava? Certo ou errado é uma questão de perspectiva, depende a quem te diriges.
Por exemplo: Se a tua família tivesse uma espada secular de família que um antepassado recente usou para decapitar inocentes e tu a expões orgulhosamente sobre a tua lareira... isso levará a questionar sobre que parte da história dessa espada tu de orgulhas.

O mesmo se passa com os brasões e símbolos nacionais. Há mais detalhes ainda a referir na bandeira croata, como o azul, mas esta série é uma visão geral com o objectivo de falar da Bósnia, assunto onde quero chegar.

  Prešeren

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 9:13:00 da tarde

Porquê Portugal é um país roubado?
Reconhecido por Castela, que era quem reclamava o mesmo território no século XII e reconhecido pelo Vaticano, que tinha na altura o poder para dizer se um país era independente ou não também no século XII... Roubado? Se mais ninguém o reclama como seu...

e seria roubado a quem? Castela? Mouros? Os mouros também o roubaram !...

  Diogo

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 11:52:00 da tarde

O que você afirma não é verdade:

Dismantling Yugoslavia; Colonizing Bosnia

  Bruno Fehr

sábado, fevereiro 20, 2010 12:00:00 da manhã

Prešeren:

"Reconhecido por Castela, que era quem reclamava o mesmo território no século XII"

Cujo Rei era primo do primeiro Rei de Portugal e sim, queria a união dos reinos que conseguiu após o cerco de Guimarães. Portugal tornou-se após esse cerco um estado vassalo de Castela, vassalagem da qual se libertou mais tarde.

"reconhecido pelo Vaticano, que tinha na altura o poder para dizer se um país era independente ou não também no século XII..."

Quanto ao reconhecimento do Papa, ele reconheceu o Rei se ele concordasse em expulsar os mouros da península Ibérica, o reconhecimento do Papa ao Rei não é reconhecimento de fronteiras, logo o país será mutável. O Papa só reconhecia Reis e Imperadores, os países não, pois ele sofriam mutações constantes.

"Roubado? Se mais ninguém o reclama como seu...""

Ainda hoje os mouros reclamam o território e existe um documento antigo ainda tido em consideração que menciona que os mouros precisam reconquistar o Algarve.

Além disso, o povo Lusitano era nómada. Temos o mais famoso dos Lusitanos que era Viriato, um herói que não se chamava Viriato. Viriato era unicamente um título equivalente a Rei dos nómadas Celtas que se estabeleceram na região norte do que viria a ser Portugal.

  Bruno Fehr

sábado, fevereiro 20, 2010 12:24:00 da manhã

Diogo:

"O que você afirma não é verdade"

O que voce afirma? Quem? EU?
É que se não é verdade, você apresenta um documento que confirma o que digo... e passo a citar:

"But following a pattern set early on, Western public opinion has been misled. The conventional wisdom holds that the plight of the Balkans is the outcome of an "aggressive nationalism," the inevitable result of deep-seated ethnic and religious tensions rooted in history."

Confirma que o a opinião pública foi manipulada usado do argumento de "nacionalismo agressivo.

"The strategic interests of Germany and the US in laying the groundwork for the disintegration of Yugoslavia go unmentioned"

Confirma que os interesses Alemães e Americanos na desintegração do território ficam por mencionar.

"But through their domination of the global financial system, the Western powers, in pursuit of national and collective strategic interests, helped bring the Yugoslav economy to its knees and stirred its simmering ethnic and social conflicts."

Confirma a criação da crise e rivalidade étnica como obra do mundo ocidental.

E as confirmações do meu texto continuam por todo o documento:

"As the world focuses on troop movements and cease-fires, the international financial institutions are busily collecting former Yugoslavia's external debt from its remnant states, while transforming the Balkans into a safehaven for free enterprise. With a Bosnian peace settlement holding under NATO guns, the West has unveiled a "reconstruction" program that strips that brutalized country of sovereignty to a degree not seen in Europe since the end of World War II. It consists largely of making Bosnia a divided territory under NATO military occupation and Western administration."

Ou você leu na diagonal, ou nem sequer leu.

  miss bradshaw

sábado, fevereiro 20, 2010 12:51:00 da manhã

Crestinho, desculpa mas tu já pareces como o outro: escreves, escreves, escreves, mas não dizes nada.

Entender o simbolismo do brasão da croácia fazendo uma associação ao uso que lhe foi dado pelos nazis não é correcto, é a tua conclusão, mas não é a de milhões de croatas, e é para eles que o símbolo tem de dizer alguma coisa.

O que dizes é que, porque o xadrez vermelho e branco foi usado pelo Hitler o simbolismo de séculos de História deve ser deitado para o lixo. E que a sua existência e uso indica que são todos uma cambada de nazis. MAs isso é que tu pensas, não é a realidade nem o que pensam os croatas. E se os conheceste, sabes bem que é assim.

E dizer que um reino não é um país porque um reino não tem fronteiras legais e estão em constante mutação, parece uma daquelas respostas dos exames do secundário que aparecem naqueles livros género História de Portugal em Disparates. Não há nenhum território que tenha fronteiras definitivas, reino ou república. Mas dizer que há um mapa de reinos e não de países, e dizer que um reino não é um país... Se calhar andamos todos enganados, e Espanha deixou de ser um país em 1975, a Bélgica não é um país, a Suécia não é um país, a Dinamarca não é um país, a Holanda não é um país, Marrocos não e um país, O mesmo é dizer, segundo a tua visão, onde existe uma monarquia não existe um país. Existe qualquer coisa, ligeiramente indefinida, mas que não é um país.

Foi por isso que disse que por vezes as tuas deduções são dignas do inspector clouseau (cujos filmes muito aprecio).

  Bruno Fehr

sábado, fevereiro 20, 2010 1:07:00 da manhã

miss bradshaw:

"Entender o simbolismo do brasão da croácia fazendo uma associação ao uso que lhe foi dado pelos nazis não é correcto, é a tua conclusão, mas não é a de milhões de croatas, e é para eles que o símbolo tem de dizer alguma coisa."

Eu nunca me referi ao simbolismo, só ao uso. Se retiras o fundo branco e vermelho à suástica não limpas a sua imagem e a suástica até tem um significado de paz e amor.

"O que dizes é que, porque o xadrez vermelho e branco foi usado pelo Hitler o simbolismo de séculos de História deve ser deitado para o lixo."

Não, o brasão nunca foi utilizado por Hitler, visto que o extermínio Sérvio e todos os Nazis na Croácia eram croatas e não Alemães. A utilização foi croata e não por parte de Hitler.

"E que a sua existência e uso indica que são todos uma cambada de nazis. MAs isso é que tu pensas, não é a realidade nem o que pensam os croatas. E se os conheceste, sabes bem que é assim."

Conheci, é sem dúvida um povo extremamente nacionalista e preconceituoso em relação aos povos vizinhos, nomeadamente Judeus e muçulmanos. Se os conheces sabes bem que sim.

"Não há nenhum território que tenha fronteiras definitivas, reino ou república."

Não há? Todos possuem fronteiras definidas quer terrestres quer marítimas. É devido a elas existirem que ainda hoje existe o conflito politico referente a Olivença que está a ser mediado pelos EUA e com relatórios detalhadas no site oficial da CIA.

Bem quanto a resto do comentário, é óbvio que pelo que dizes não sabes o que são fronteiras politicas. Para ti os limites auto-impostos por uma nação são fronteiras legais.

"Se calhar andamos todos enganados, e Espanha deixou de ser um país em 1975, a Bélgica não é um país, a Suécia não é um país, a Dinamarca não é um país, a Holanda não é um país, Marrocos não e um país, O mesmo é dizer, segundo a tua visão, onde existe uma monarquia não existe um país."

Isto que estás a dizer não faz qualquer sentido.

  miss bradshaw

sábado, fevereiro 20, 2010 1:45:00 da manhã

«Isto que estás a dizer não faz qualquer sentido.»

Não fui eu que disse que um reino não é um país, foste tu que o escreveste num comentário anterior.

tu é que escreveste que um reino não é um país porque não tem fronteiras legais e estão em constante mutação.

«Eu nunca me referi ao simbolismo, só ao uso.»

Então se te referiste apenas ao uso, porque te apoquenta o uso que é dado nos dias de hoje ao símbolo da croácia, que tem a ver com o simbolismo de séculos do brasão xadrez vermelho e branco?

«Todos possuem fronteiras definidas quer terrestres quer marítimas.»

Não disse que os países não têm fronteiras definidas. O que eu escrevi foi que não há países com fronteiras DEFINITIVAS. Reinos ou repúblicas.

Então dizes tu que um reino não é um país... Não andaste a mandar para a veia com veneno da Ana Julia? ;) Bjs que eu vou de saída.

  Bruno Fehr

sábado, fevereiro 20, 2010 1:57:00 da manhã

miss bradshaw:

"Não fui eu que disse que um reino não é um país, foste tu que o escreveste num comentário anterior."

Referia-me às referencias a monarquias numa confusão da tua parte de monarquia com fronteiras legais e reino.

"Então se te referiste apenas ao uso, porque te apoquenta o uso que é dado nos dias de hoje ao símbolo da croácia, que tem a ver com o simbolismo de séculos do brasão xadrez vermelho e branco?"

Nunca disse que me apoquentava, fiz uma analogia entre esse símbolo e símbolos de igual peso cultural banidos em sociedades que reconhecem os seus erros passados. Os Alemães reconhecem-nos, foram castigados, pagaram e ainda pagam a factura. Os Croatas saíram ilesos e ainda deram asilo tal como a África de Sul a Nazis em exílio.

"Não disse que os países não têm fronteiras definidas. O que eu escrevi foi que não há países com fronteiras DEFINITIVAS. Reinos ou repúblicas."

Legalmente há sim. Sao essas fronteiras legais que resolvem disputas de fronteiras. Sao essas fronteiras legais que continuam em disputa, por exemplo, em Israel após todo o território conquistado na guerra dos 6 dias ao Egipto, Siria, Arábia Saudita e Palestina. Devido a essa legalidade de fronteiras muito desse território já foi devolvido, como a recente entrega de parte dos montes Golan à Síria, sendo que se recusam a devolver a totalidade do território alegando razoes de segurança nacional. A disputa irá manter-se quer seja legalmente ou na eterna guerra entre esses dois países.

"Então dizes tu que um reino não é um país... Não andaste a mandar para a veia com veneno da Ana Julia? ;) Bjs que eu vou de saída."

A Ana Júlia já faleceu, e eu não dou na veia. Nem sequer vou entrar no campo da tentativa de ofensa, algo comum quando não há argumentos.

  Prešeren

sábado, fevereiro 20, 2010 6:12:00 da tarde

E os mouros não roubaram a península ibérica aos visigodos?????

E estes refugiaram-se em frança e nas Astúrias e daí recuperaram o território perdido... então teoricamente não é um roubo!!!

Enfim sei que estamos a fugir ao tópico "jugoslávia"...