A verdade de uma guerra de mentiras 2

A divisão na Europa e mundo que levou a que nada fosse feito, estava relacionada com a divisão dos países dentro da NATO neste assunto:

- A Alemanha que recentemente tinha assistido à queda do muro de Berlim e era agora um país unido e o terceiro mais rico da Europa, eram defensores e apoiantes de independência Croata, acusando os líderes Sérvios e Eslovenos de crimes de guerra.  Este apoio pretendia ser uma forma da Alemanha recuperar o seu poder e influencia politica na Europa e no mundo.

- Os EUA eram e ainda hoje são contra a criação de novos países, tendo apoiado a manutenção da Jugolávia como país, dando inicialmente o seu apoio politico não aos Sérvios directamente, mas sim ao Governo eleito da Jugoslávia. Para os Americanos a Jugoslávia era um país, para a Alemanha a Jugoslávia era todo o território excepto a Croácia.

- A Áustria usou das suas boas relações com a Alemanha para conseguir o seu apoio na defesa dos interesses austríacos na Eslovénia, incluindo esta região na agenda politica Alemã.

Quando dois países como a Alemanha e os EUA entraram em conflito politico pela primeira vez desde a segunda guerra mundial, nenhum outro país teve coragem de intervir (Inglaterra e França mantiveram-se neutros) e enquanto estes dois países discutiam, não os interesses humanitários mas sim os seus interesses económicos, os anos passavam, e a Bósnia era um país destruído.

Como é que haviam países publicamente a apoiar a independência da Eslovénia e Croácia, quando nenhuma destas regiões tinham exército apresentável e o exército Federal da Jugoslávia que iria defender a união do país em nome da Sérvia, era o quarto maior exército da Europa? Isto é uma prova que de facto havia interesse em que uma guerra começasse. A guerra é um negócio que salva economias e que dá combustível económico a potencias como a Alemanha. Depois desta guerra a Alemanha era, como ainda é o país mais rico e com a economia mais estável na Europa, tendo passado ao lado de crises que Inglaterra e França não conseguiram evitar.

A Europa então tornou público um embargo de armas a todas as facções em conflito, uma anedota total pois era visível que as forças pró-independência e governamentais estavam a crescer e com cada vez mais armas, de fabrico Alemão, Americano, Russo, Inglês e Francês. O embargo não era mais do que verbal. Existem provas de aviões MIG-21 de fabrico Russo fornecidos às forças Croatas vindos da ex-Alemanha de leste. A extinção do exercito alemão de leste criou cemitérios de armamento Russo que foram de forma misteriosa parar a mãos Croatas, que eram de longe a força independentista mais bem armada.

Ao mesmo tempo que a Alemanha financiava esta guerra, avisava o governo Sérvio para não usar os seus meios militares contra os independentistas. Um pedido ou aviso que qualquer governo sabe que não será tomado em consideração quando a união nacional e segurança interna estão em causa.

O governo Jugoslavo conseguiu manter o país unido até 1991, mas tudo mudou numa manifestação "pacífica" na Croácia em Maio desse ano. Na minha memória, um adolescente na altura com vontade de ser militar, este foi o momento mais revoltante e cruel que já vi na minha vida. Um tanque do exército Federal pára em frente a uma manifestação e nada faz, como militares a nossa função é proteger os civis do nosso país, pois eles são o nosso país. Os manifestantes Croatas sobem para cima do tanque, sem reacção do soldado que controla o canhão exterior. Esse jovem soldado foi estrangulado e o seu corpo lançado na rua enquanto os manifestantes furtam o veículo de combate. Podem ver nas seguintes imagens televisivas, hoje presentes em diversos documentários de apuramento da verdade:

 (Primeiro manifestante sobe para o carro de combate)


 
(Manifestantes gritam ao soldado Federal)


 
(O ataque ao soldado é iniciado enquanto mais pessoas sobem para o carro de combate)
 

 
(O estrangulamento do jovem soldado Federal)



(Manifestantes exibem-se pelas ruas após o homicídio, sentados no seu troféu)

Na verdade hoje o Sérvios são vistos como monstros, como os responsáveis por tudo, quando na verdade foram os Croatas que que atacaram primeiro, mataram centenas de soldados Jugoslavos. Um soldado não tem munição real na maioria das situações quando não há guerra, e mesmo que em certa altura as tenham não irá disparar sobre a população do seu país, algumas vezes nem com ordens superiores o fazem desde que essas ordens entrem em conflito com o seu juramento militar. Foi neste cenário que os Croatas atacaram as forças federais, mataram centenas de homens que desempenhavam a sua função. Homens que não foram mortos por serem Sérvios pois nem eles sabem detectar as diferenças entre os povo, tal como olhando para uma pessoa na rua, vocês não sabem se ela é do Minho ou do Algarve.

É lógico que isto causou uma guerra, civis Croatas tornaram uma manifestação numa revolução com base no homicídio de um miúdo, o que deu inicio a uma guerra devido à tentativa de restauração da ordem e lei por parte do governo central.

(continua)

0 Comentários: