Portugal na guerra de mentiras 2

Por tudo o que disse no texto anterior, culpo o governo Português. O nosso governo mandava não o que os soldados precisavam mas sim o que os fazia felizes, bens tão desnecessários como: tabaco e cerveja.  Não era incomum ver soldados Portugueses alcoolizados e por algum motivo a maioria dos soldados Portugueses morreram em acidentes de viação. Era também normal ver soldados portugueses em patrulha ou em segurança a aquartelamentos a fumar. Um cigarro à noite pode ser visto a uma distancia incrível. Os soldados portugueses faziam coisas que mais ninguém fazia. Respeitavam unicamente outros soldados portugueses. Recebiam continência de soldados estrangeiros mas nunca a faziam por simpatia, faziam-no unicamente se fosse um superior hierárquico e mesmo assim visivelmente contrariados.



Vi pessoalmente soldados portugueses a darem parte da sua ração militar a civis bósnios, o que parece ser uma acção de louvar... mas não era. Tornou-se um divertimento, uma espécie de passatempo dar salsichas aos muçulmanos que perguntavam sempre se era porco, ao que os portugueses respondiam imitando uma galinha. Os muçulmanos comiam e os risos acompanhados do imitar de um porco seguiam-se. Dar porco a muçulmanos é de uma extrema falta de respeito, ainda por cima quando estamos na terra deles. Nenhum soldado foi alguma vez repreendido ou castigado por o fazer.

 

Havia fome, é verdade e a dádiva de salsichas foi inicialmente com boa intenção, a intenção de aliviar a fome das crianças, mas depressa aprendemos que mentir por forma a aliviar a sua fome estava errado, pois elas preferiam a fome do que comer carne de porco. Alguns soldados compreenderam e respeitaram a cultura muçulmana Bósnia, mas muitos passaram de forma malévola a fazer disto uma brincadeira cruel.

Os soldados portugueses dispararam os primeiros tiros a 26 de Abril  de 1996 quando foram atacados com pedras por aparentemente civis na estrada Sarajevo-Rogatica.

O primeiro soldado ferido, foi-o num pé no único confronto com tropas sérvias devido à incompetência americana ao isolar as suas zonas. Os Americanos permitiram treinos militares Sérvios na sua zona que fazia fronteira não delimitada com a zona Portuguesa/Italiana em território Bósnio. O encontro de ambas estas unidades militares aliado ao facto da viaturas usadas não serem as actuais viaturas brancas com o UN em letras grandes e negras, gerou um conflito com um ferido do lado Português e duas baixas não mortais do lado sérvio.

No dia 24 de Janeiro de 1996 Portugal sofreu as primeiras mortes de soldados: 
- Primeiro-Cabo Páraquedista Alcino José Lázaro Mouta
- Primeiro-Cabo Páraquedista Rui Manuel Reis Tavares 
Faleceram em circunstancias duvidosas e foram enterrados em Portugal em desonra. O que foi alegado e publicado na imprensa portuguesa, foi que estes soldados levaram para dentro do quartel uma bomblet (cluster bomb), encontrada perto da unidade num campo que se descobriu estar minado.

 
(Bomblet)

Em teoria estes dois homens levaram esta bomblet para dentro do quartel e tentaram desarmadilhá-la com a intenção de fazer dela uma recordação de guerra. Alegadamente ela rebentou e ambos morreram tendo causado a morte de 7 soldados Italianos no local.
Isto não faz sentido. Estamos a falar de dois militares com um excelente treino militar e para isto acontecer tudo teria de correr mal. Primeiro ao encontrar o engenho eles iram sinalizar o mesmo e não o recolher. Mesmo que o recolhessem para desarmar teriam-no feito no local. Segundo, nunca seria possível entrar na unidade com uma bomblet debaixo do braço como se nada se passasse. Mesmo que por cegueira dos guardas isso acontecesse, não é concebível terem consigo tentar desarmadilhar o engenho numa caserna cheia  de militares experientes. Terceiro, um paraquedista não colocaria em risco os seus camaradas, pois temos a noção que a nossa vida depende da deles e a deles da nossa. Terceiro é mais simples para o povo aceitar um erro humano do que um ataque vindo do povo que estávamos a proteger. A merda vem de cima e os mortos não se podem defender. 9 homens morreram, 2 deles considerados os responsáveis e apesar de terem tido um funeral com honras militares, foram desonrados ao serem apresentados ao mundo como dois idiotas irresponsáveis.

 
(soldado português (julgo que do 1°BIAT) na Bósnia) 

Quando isto aconteceu, eu ainda não tinha partido para a Bósnia nem sequer era ainda militar. A noticia fez o meu pai torcer o nariz e sentir-se ofendido por se tratarem de soldados paraquedistas, tal como ele o foi no Ultramar (na altura chamados de caçadores paraquedistas), lembro-me de o meu pai ter proferido as palavras "isto soa-me a treta"

Depois de me tornar militar e à medida que prosseguia nos treinos, a versão destas mortes era a cada dia mais inacreditável e hoje considero-a impossível.

É verdade que diversos militares portugueses foram feridos por minas, em particular das de fragmentação, mas sempre, SEMPRE no local onde eram encontradas.

(continua)

12 Comentários:

  Diogo

domingo, fevereiro 28, 2010 11:43:00 da tarde

Parabéns por informações sobre as quais eu não tinha a mínima ideia. Quem mandou aquele morteiro para o centro de Sarajevo que matou mais de 70 civis? Sérvios ou Bósnios ou outros?

  Bruno Fehr

domingo, fevereiro 28, 2010 11:57:00 da tarde

Diogo:

"Quem mandou aquele morteiro para o centro de Sarajevo que matou mais de 70 civis? Sérvios ou Bósnios ou outros?"

Se te estás a referir ao alegado morteiro que atingiu o mercado de Sarajevo, isso não foi morteiro, foi bomba. A televisão Bósnia e Croata passaram a noticia como tendo sido um ataque morteiro dos Sérvios mas não foi.

Segundos após esse "ataque" já estavam lá as equipas de televisão, chegaram antes dos militares. Testemunhas oculares dizem que as equipas de televisão estavam há horas a montar equipamento.

Após a limpeza do local não havia marca de morteiro, que deixaria uma profunda cova no chão, mesmo sendo alcatrão. O morteiro explode ao embater criando uma cratera sendo o restante da explosão praticamente vertical em forma de cone, e por isso mataria as pessoas num raio limitado... 70 pessoas num espaço de meio campo de ténis? Não me parece!
O que se viu foi uma explosão que se expandiu na horizontal típico de dinamite ou C4, e ao nível do solo pois 90% das vitimas tinham ferimentos nos membros inferiores.

O mercado foi armadilhado e as equipas de televisão sabiam disso.
As autoridades Bósnias tomaram conta da ocorrência e por isso os soldados internacionais não investigaram. No entanto o General Francês que comandava as tropas internacionais referiu mais tarde que não foi um ataque morteiro, mas sim uma bomba atribuindo responsabilidades às milícias Bósnias.

Mesmo assim a noticia foi passada durante dias em toda a Europa como sendo verdadeira.

  Anónimo

segunda-feira, março 01, 2010 5:43:00 da manhã

é impressionante tudo isto!!! obrigada por este blog e por toda a informação que vais expondo nele!
obrigada pelo teu tempo, dedicação, esforço e pela força de vontade que te faz constantemente actualizar este espaço com informação verdadeiramente importante e que tem ajudado as pessoas a olharem para o mundo com olhos de ver!!!

  Streetwarrior

segunda-feira, março 01, 2010 5:26:00 da tarde

Olá Bruno.

Realmente quando esta noticia estoirou nos média PT, lembro-me de tambem não aceitar lá muito bem os factos reportados.

1ª- Fui Policia D/ Exercito e sabia bem que não era possivel andarem a varrer granadas no quartel" esquyeçidas" assim sem mais nem menos, como tal foi noticiado.

2º- A forma estupida, mesmo de contro de fadas como os média deram a noticia,foi facil aperceber-se que....ou havia conflito de interesses em alguem limpar as culpas,ou então,aquilo era uma balda descomunal e eu, tendo muitas vezes visitado Tancos, em serviço,feito algumas operações de simulação com Paraquedistas( aerotransportadas)e como camaradas dentro do meu pelotão,varios paraquedistas a tirarem o curso de P.U (policias de unidade)sabia que tinham especialidade e formação para não cometerem erros infantis destes.

No entanto, boa forma resumida de esclareceres através da tua visão do acontecimento.


1 Forte abraço
Nuno Guerreiro

  Nuno Guerreiro

segunda-feira, março 01, 2010 8:39:00 da tarde

oh...desculpa, esqueçi de colocar o link


é este...

http://www.youtube.com/watch?v=jcnEbMnLcxQ

  Nuno Guerreiro

segunda-feira, março 01, 2010 8:39:00 da tarde

Boas bruno.

Eu sei que este Post nada tem a ver com o topico mas acheri este video postado hoje acerca de 1 encontro ou avistamente Extra terrestre.

Ve la o video e tenta la ver se é falso, porque se não for, UAUUUU é brutal amigo.

Depois diz alguma coisa e desculpa postar aqui mas tive receio que nao visses o post num topico relaçionado.
Desculpa, nao foi com má intenção, antes pelo contrario, foi a melhor.

Nuno Guerreiro

  Bruno Fehr

quarta-feira, novembro 10, 2010 12:23:00 da manhã

miguel:

Caro Miguel, o que considera disparate no meu texto fez do seu comentário disparate suficiente para não ser publicado. Os mortos são respeitados mas não respeito os vivos que os desrespeitam ocultando a verdade.

Se prestou atenção ao final do texto verá um logótipo importante, onde quer imagens, vídeos e fontes são citadas ao abrigo da lei de "uso justo de direitos de autor". Esta utilização respeita a lei nos termos em que se destinam à critica, comentário e informação publica sem fins lucrativos. Poderá ter acesso a toda a informação legal aqui:

http://someapetececobrir.blogspot.com/2009/11/direitos-de-autor.html

No entanto, se reclama direitos de autor sobre qualquer das imagens desta série, terei todo o gosto em mencionar o seu nome na devida foto e para isso deverá contactar-me por mail que é disponibilizado neste blogue.

  Bruno Fehr

sexta-feira, novembro 19, 2010 1:22:00 da manhã

Anónimo:

Mais uma vez o seu comentário não será publicado. O desrespeito é seu para com os camaradas falecidos pois quer que o povo continue a pensar que eles morreram por serem idiotas ao ponto de tentarem desarmadilhar uma cluster bomb, como foi noticiado em Portugal.

A ETAT não forma idiotas que tentam desarmadilhar explosivos para guardar como recordação.

Se reclama direitos de alguma das fotos, identifique-as e não diga que "algumas são suas pois algumas fotos neste blogue, pode significar mais de 3.000 fotos.

Quanto ao meu argumento de "uso justo" é um argumento com sustentação legal de acordo com a lei internacional de direitos de autor. Como disse retirarei o que for seu, se identificado como seu. Pois eu sei a origem de todas as fotos neste blogue e poderei confirmar o que diz e retirar o que for realmente seu.

  Anónimo

domingo, março 18, 2012 7:04:00 da tarde

o militar da foto e do 3 biat.
informa-te o que faziam certos pelotoes deste biat na bosnia,coisas fantasmagoricas em VITKOVICI por exemplo..........se se soubesse metade nunca mais saia nenhum militar para fora, mas a culpa era dos oficiais que tinham a mania da operacionalidade e eram zero.....NAO MORREU NINGUEM QUASE TODAS AS NOITES POR SORTE.....

  Bruno Fehr

segunda-feira, março 19, 2012 8:18:00 da tarde

Anonimo:

"o militar da foto e do 3 biat.
informa-te o que faziam certos pelotoes deste biat na bosnia,coisas fantasmagoricas em VITKOVICI por exemplo..........se se soubesse metade nunca mais saia nenhum militar para fora, mas a culpa era dos oficiais que tinham a mania da operacionalidade e eram zero.....NAO MORREU NINGUEM QUASE TODAS AS NOITES POR SORTE....."

Conheci imensos do 3° biat por terem estado na BAI antes de se mudarem para S. Jacinto e ouvi de facto historias arrepiantes contadas com um sorriso nos lábios. E concordo que os oficiais portugueses andavam todos a apanhar papeis.

  Manca Mulas

sábado, maio 19, 2012 8:41:00 da tarde

O Paraquedista em questão era da CAT33 (companhia a que eu tb pertenci)!
Por razões de privacidade não divulgo o nome nem o meu.
Esta companhia era comandada pela maior nódoa que os Páras conhecerem, Tenente Infantaria (ARREMACHO) PIRES e o seu cão KENDO.
Informo, passado todos estes anos que nós Praças tivemos o nosso acampamento sobre controlo (motim) e que os Oficiais e alguns sargentos nem sequer tinham autorização de sair do quarto... Tudo porque o PIRES teve azar em tratar um CABO/PQ como se fosse um arremacho do exrecito... Deu-se mal! E mais não digo!

  Anónimo

quarta-feira, julho 04, 2012 3:52:00 da manhã

O que nunca deveria acontecer é soldados enviados para fora do pais.Pois os FP`s que gritavam nem mais um soldado para africa, sao os que defendem a ida para varios teatros de guerra.Em nome de que interesses.Lá dizia o Grande Camões mudam-se os tempos mudam-se as vontades.E Isto de os paras estarem no exercito, esse antro de invejosos e alguns imcompetentes que agora tb querem ter avioes.Enfim se não fosse triste era de rir.