Ambiente 4 - New Talk


Os termos Global Warming (aquecimento global) e Global Change (mudança global) são muitas vezes confundidos. O primeiro refere-se a uma mudança causada pelo homem, o segundo a uma mudança natural. É importante esclarecer as diferenças. Eu defendo o segundo, uma mudança global e não um aquecimento global. Mas este termo "aquecimento global", foi o escolhido para assustar, e depois de ter sido categoricamente provado que não há aquecimento global, os mares estão há quase uma década a arrefecer, Stephen Guilbeault da Greenpeace, que foi o homem que levou o fundador da Greenpeace a sair do grupo e acusar o grupo de se terem tornado num canal de propaganda governamental, em 2005 disse: "Aquecimento global pode significar mais frio. Pode significar mais seco. Pode significar mais molhado. É com isso que estamos a lidar".

Então se pode significar isso tudo, por que motivo não lhe chamaram arrefecimento global? Pelos vistos "aquecimento" pode significar qualquer coisa que aconteça, o que entra em conflito com a definição da palavra. Acho que pode querer dizer tudo, pois na verdade não quer dizer nada.
Por que motivo não usam o termo aceite por todos que é mudança global? Como é que aquecimento pode significar arrefecimento? Isto é uma forma de desculpar a aplicação de um termo que estava errado. Na verdade a isto chama-se New Talk que é uma forma de dizer uma coisa afirmando poder querer dizer outra, uma frase que dita várias vezes produz um efeito hipnótico que convence multidões. Temos um excelente exemplo disso no fantástico livro 1984, onde são usadas frases, e onde nasceu o termo New Talk, como: "Guerra é paz", "liberdade é escravidão" e "ignorância é força".
Dizer que aquecimento global pode querer dizer arrefecimento global parece uma daquelas desculpas dos violadores que dizem "ela disse não mas queria dizer sim", pois quer uns quer outros são criminosos.


A questão dos ursos polares estarem a morrer é gira. Pois morreram 4 em 2004 durante uma tempestade no Alasca. Um deles morreu afogado. Al Gore diz que morreram de calor e que o afogado morreu por eles terem de nadar 60 milhas para encontrar gelo.

Ao ouvir Al Gore até parece que eles moram no centro de Washington e precisam de ir a nado todos os dias em busca de gelo no Alasca. Um juiz Britânico confirmou que a morte deles se deveu a uma tempestade. Isto aconteceu durante um processo colocado por Lord Christopher Monckton (o senhor do vídeo que recomendo no final do texto) a Al Gore pelas mentiras do seu filme "An inconvenient truth". Este filme foi tornado parte do programa escolar Britânico e este processo obrigou a que Al Gore corrigisse 9 mentiras e que todas as escolas recebessem um documento com as correcções e os professores seriam responsáveis por repor a verdade.


O numero de ursos polares tem vindo a aumentar, a sua colocação na lista de espécies em vias de extinção é puramente politica. Noticias como esta são mantidas fora da imprensa convencional, não vão as pessoas parar de dar dinheiro e de apoiar a propaganda do aquecimento global.

Fotos como a que podem ver, tiveram um impacto enorme pois parece que não há gelo e o urso se está a segurar-se à vida naquele pedacinho de gelo. No entanto esta foto foi desmascarada:

1- O urso sabe nadar e poderá sair dali.
2- A foto esconde o gelo em volta.
3- A foto foi tirada na Primavera.
4- O urso está assustado pois a foto foi tirada de um helicóptero, como podem ver pela ondulação circular.

E claro que o urso polar é usado por ser fofinho, os dois exemplos que podem ver nas fotos abaixo, estão em vias de extinção, mas ninguém liga, pois ninguém os quer abraçar e ter um em casa.
Estes não teriam qualquer impacto numa campanha do género.






À direita temos: Arowana.










À esquerda temos: Salamandra de Santa Cruz.








Próximo texto: Ambiente 5 - O clima



Vídeo recomendado


6 Comentários:

  Diogo

quarta-feira, dezembro 09, 2009 11:20:00 da tarde

Gostei do desmascarar do pobre urso sobre o último bocado de gelo sobre a terra.

  Bruno Fehr

quinta-feira, dezembro 10, 2009 12:07:00 da manhã

Diogo:

"Gostei do desmascarar do pobre urso sobre o último bocado de gelo sobre a terra."

Os ursos adoram subir para pedaços de gelo isolados, tenho dezenas de fotos semelhantes mas que não servem para causar pânico pois há imenso gelo em volta.

Como esta há imensas fotos, tal como fotos que provam que há menos gelo, usando de comparações entre inverno e primavera.Um exemplo disso é uma foto que prova o degelo no Kilimanjaro, onde se compara uma foto de um inverno nos anos 60, com outra do final dos anos 90, o problema é que na tirada no final dos anos 90, não repararam que as árvores em volta tinham flor, logo é uma foto tirada na primavera.

  Mel

quinta-feira, dezembro 10, 2009 12:55:00 da manhã

Os ursos polares são rijos, conseguem fazer uma viagem de avião da Alemanha até Portugal, fechados dentro de uma caixa, sobreviverem e ainda andarem por cá para contar...

  Meire Ruiz

quinta-feira, dezembro 10, 2009 12:18:00 da tarde

Olá! Bem polêmico esse assunto! Parabéns e obrigada pelas informações, estarei sempre aqui me atualizando com a verdade!
Abraço.
http://ruizmeire.blogspot.com/

  Bruno Fehr

domingo, dezembro 13, 2009 11:54:00 da tarde

Mel:

"Os ursos polares são rijos, conseguem fazer uma viagem de avião da Alemanha até Portugal, fechados dentro de uma caixa, sobreviverem e ainda andarem por cá para contar..."

Exacto, uma caixa fechada cheia de CO2 da sua respiracao :)

  Bruno Fehr

domingo, dezembro 13, 2009 11:54:00 da tarde

TI SI SIHT:

Nao será a verdade mas sim a exposicao de mentiras.