A minha análise a Mário Cordeiro

Hoje vou falar de um comentário no Público de alguém que assinou como: Mário Cordeiro, Pediatra e professor de Saúde Pública - Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Nova de Lisboa), que ao ser mesmo deste senhor (já confirmei que foi mesmo ele), acho que deveria ter usado do anonimato e não deitar as suas credenciais para a sarjeta.


Ora o seu primeiro argumento para rotular a campanha de esclarecimento dos perigos da vacina, foi usar de entre centenas de videos no Youtube, o video da pessoa que mais facilmente seria descredibilizada.

"Mesmo antes de se iniciar o Programa de Vacinação contra a Gripe A, já circulava na Internet um "famoso" vídeo da autoproclamada ex-ministra da Saúde da Finlândia"

Essa senhora não se auto-proclamou Ministra. Em nenhum momento ela se referiu à sua pessoa como ministra, o próprio título do video não a rotula como ministra e pode confirmar isso aqui. Se no E-mail que recebeu diziam que ela era ministra, esse é um problema de quem lhe enviou o video e uma prova de que tem nos seus contactos pessoas um bocadinho parvas.
No que toca a esta minha resposta, não está em causa se o que ela diz é verdade ou não, só está em causa que o que você diz é mentira.

"O vídeo circulou, mas poucos se deram ao trabalho de questionar tamanho disparate. Pois a senhora Rauni Kilde era médica e directora-geral da Saúde quando, em 1986 (há mais de 20 anos)."

Estará o senhor a insinuar uma ligação directa entre a década em que esta senhora prestou serviço público com a suas capacidades? Estará a dizer que tendo ela sido médica e directora médica há mais de 20 anos, isso de alguma forma afecta os seus conhecimentos sobre a realidade actual? Se assim for, qualquer médico credível teria de ter o seu diploma há menos de 20 anos e teria de prestar serviço público durante essa altura, sob o risco de passar a validade. Quando é que você terminou os estudos? Está dentro destes últimos 20 anos de serviço? Se está, óptimo mas significará isso que dentro de alguns anos estará obsoleto?

"teve um acidente de viação e ficou, digamos, com uma diminuição acentuada da sua lucidez"

Não digamos, justifique! Se você possui dados médicos sobre a saúde mental desta senhora, terei todo o prazer em analisar, no entanto é já sabido que o senhor é famoso por teorizar e não por apresentar documentação.
Teve um acidente grave de viação, é verdade, mas não há um único dado médico que coloque em causa a sua lucidez. Ela foi unicamente colocada em causa pela imprensa e poder politico, pois mesmo sabendo que o universo é desconhecido, achar-se que poderá existir vida extra-terrestre é pura loucura. O seu comentário coloca em causa a sua lucidez interpretativa, deverá ser crucificado por isso?

"A vacina da gripe A é uma vacina segura e eficaz. Repito: segura e eficaz."

A repetição de palavras é para convencer o leitor ou para se convencer a si próprio, fugindo do ridículo da frase? É que nem os dados da OMS, CDC, UE ou das farmacêuticas que criaram a vacina sustentam essa sua incompreensível certeza.

"E é bom que as pessoas assumam isto como um facto científico."

Se é um facto cientifico onde está a documentação que o sustenta? Será esse facto sustentado pelo relatório de segurança previsto para Dezembro de 2010 ou pelos relatórios de características da vacina emitidos pela Baxter e GSK que contradizem essa certeza de segurança? Como pode o senhor de uma forma responsável afirmar algo que as empresas que criaram a vacina não afirmam?

"Os efeitos colaterais que pode ter - como qualquer vacina - não a tornam insegura e resumem-se a febre baixa, dores musculares, inflamação no local da vacina e, nos adolescentes, sensação de desmaio."

De acordo com os relatórios da Baxter não existe qualquer teste da Celvapan. E de acordo com a GSK a vacina deverá ser dadas a menores de 18 anos "se for considerado necessário", pois não foram feitos testes de segurança. Por isso, o que o senhor afirma é de uma irresponsabilidade tremenda e pela qual deveria ser responsabilizado.

"Os casos de reacção grave são raríssimos (menos de um caso para um milhão de vacinas!)"

Em que dados baseia esta alarvidade? Dados meu caro, documentos, de palavras estamos nós fartos. Estamos fartos de médicos armados em Messias a profetizar e a pedir fé da parte do povo nas suas palavras baseadas unicamente numa opinião pessoal à qual você acha que ao juntar-lhe o seu título académico de alguma forma lhe dá credibilidade para além de qualquer dúvida. Não dá!

"apenas em pessoas que tiveram reacções anafilácticas ao comer ovo (não são as inofensivas alergias da pele, mas ao verdadeiro choque "de cair para o lado")."

Hein? Se estiver a falar da Pandemirx tudo bem, mas a Celvapan não poderá ser incluída nesse grupo e terá obviamente efeitos secundários que nada terão a ver com reacções anafilácticas ao ovo, pois a vacina foi maturada em cultura de células. É você como médico, que puxa de galões académicos para sustentar as suas crenças pessoais, que deveria saber isto e não eu.

"Uma das questões que muita gente levanta é a "pressa" com que a vacina foi feita. Pois a dita "rapidez" (entre aspas) foi a necessária e suficiente, semelhante a todas as vacinas antigripais. Não houve, portanto, qualquer pressa e tudo foi feito com o controlo de qualidade adequado."

Deveria ler os comunicados Baxter e GSK, pois afirmam não ter testado as vacinas em certos grupos etários. A Celvapan nem sequer foi testada em humanos e isto são dados fornecidos pela própria Baxter. O que sabe o senhor que os criadores da vacina não sabem?
Eu até tomei a iniciativa de lhe dar os documentos que publiquei no final deste texto. Documentos que você não leu pois já sabe e tudo e de acordo com a sua resposta as bulas não passam de uma decoração da embalagem.

"Outro argumento: as multinacionais andam a ganhar muito dinheiro com as vacinas; ao que eu contesto: então os vendedores de lenços de papel também ganham com as constipações e com a gripe, o que não quer dizer que estejam envolvidos em qualquer teoria da conspiração ou de manipulação."

Os lenços de papel também servem para limpar o cu, depois de uma cagadela de emergência no pinhal. Também servem para limpar os óculos. Servem para de forma educada tirar macacos do nariz. Os lenços de papel possuem imensa utilidade que vai infinitamente para além de uma gripe. Este seu argumento é assustadoramente infantil tendo em conta as suas responsabilidades!

"Mais um argumento: o adjuvante, de seu nome escualeno, que causaria autismo e outras coisas mais. Não é verdade, e tal já foi bastamente clarificado quando da polémica, aqui há alguns anos, sobre a vacina do sarampo."

Não, não foi e deixo o desafio a apresentar dados sobre a segurança de um veneno, quando injectado, como esqualeno. Os únicos dados de segurança são sob a forma de palavras de membros governamentais que não possuem qualquer validade cientifica.

"O facto de alguns países retirarem estas vacinas tem a ver com pressões ambientalistas referentes ao uso de mercúrio, mas as alternativas ainda são muito escassas."

Não tem nada a ver com ambientalistas, tem unicamente a ver com o envenenamento com mercurio, um metal que o corpo armazena pois não tem forma de se livrar dele.

"Obviamente que, um dia que haja capacidade de produzir vacinas em massa sem escualeno, serão estas que ocuparão o espaço vacinal em todos os países."

Baseia isto em que dados? É que esse dia foi ontem, só é preciso que a qualidade esteja acima da relação despesas/lucros, o que ainda não se verifica.

"No nosso país, ocorrem todos os anos, em média, 300 mortes fetais após as 22 semanas de gestação. Em muitos destes casos não é possível encontrar uma explicação. Como o número de grávidas vacinadas com a vacina anti-gripe A está felizmente a aumentar, é natural que os casos como os relatados nestas duas últimas semanas - morte fetal em grávida vacinada - sejam cada vez mais frequentes, sem que isso permita extrair qualquer relação de causa-efeito."

Da mesma forma que a causa-efeito não pode ser excluída. Sabe que que um dos casos foi antes das 22 semanas e os outros? O primeiro caso foi às 34 semanas e foi só preciso um dia para suspenderem a vacinação de grávidas até 3 meses.

"Relembro também que a gripe A pode ter efeitos mais desastrosos na grávida do que na população em geral, devido às alterações do sistema imunitário que ocorrem na gravidez."

Relembro que a vacina da gripe A pode ter efeitos mais desastrosos na grávida do que na população em geral, devido ao facto de poder perder o filho. Devido ao facto, também, da Pandemirx não ser recomendada a menores de 6 meses e sem segurança comprovada a menores de 18 anos. Um bebé na barriga da mãe, tem menos de 6 meses de idade.

"As doenças matam, as vacinas não."

Excepto todas as vacinas que matam. Com na ultima vacinação de H1N1 nos EUA, como a vacinação durante a Gripe Espanhola e como em inúmeros exemplos que poderá investigar, mas claro, você nem sequer leu as bulas das vacinas, como posso esperar que investigue?

"Em Portugal, centenas de milhares de pessoas estão vivas e de boa saúde graças às vacinas."

Concordo. Mas dizer que todas as vacinas são boas, é o mesmo que dizer que todos os médico são bons, que todos os doutores são inteligentes, que todos os políticos são honestos, que todas as velhinhas são meiguinhas, etc, etc, etc...

"É tempo de optar: independentemente do que viermos a fazer (só se vacina quem quer!), há dois tipos de atitudes: a que é lógica, científica, lúcida e isenta, ou a que é sensacionalista, mal informada e não fundamentada... como os ovnis e extraterrestres da ex-ministra que nunca foi ministra..."

É tempo de deixar as pessoas optar. É tempo de investigar antes de escrever. É tempo de ter médicos a escrever de forma responsável. É tempo de pararem com baboseiras como as do senhor. É tempo de se calar e pegar na merda da bula das vacinas e ler. É tempo de ser o que esperamos que um médico seja, responsável.
Eu vejo dois tipos de atitudes para se decidir: a informada e responsável e a de ovelha cega. A primeira ouve o que dizem os defensores da vacina e os opositores e depois buscam informação. Os outros acreditam na TV e em pessoas sem informação que usam de títulos para darem um ar de informados, quando obviamente andam perdidos sem saberem o que dizem.

"Mário Cordeiro, Pediatra e professor de Saúde Pública - Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Nova de Lisboa)"

Este é só um exemplo do que me faz perder um pouco da minha fé no ensino Português e inteligência das pessoas a quem confiamos a saúde dos nossos filhos.
Este tipo de comentários desculpam-se a uma pessoas sem formação e sem informação, mas não se desculpam a um médico. Espero sinceramente que a vacina não se torne obrigatória nem que cause grandes problemas, pois se isso acontecer, acho que este senhor deveria ser responsabilizado criminalmente por tamanha campanha de desinformação, desinformada!
Toda a sua argumentação pró-vacina é sustentada por crenças pessoais denotando que a sua fonte de informação é unilateral, vinda da OMS e CDC. Não fez investigação, não estudou prós e contras, nada! Ele é mais um alarmista que fala nos perigos de um vírus que está a matar 1/1000 em relação à gripe sazonal.
O único objectivo deste senhor é gerar o pânico e levar as pessoas a vacinarem-se sem que decidam em consciência.

Em vez de este senhor estar a causar o pânico a respeito do H1N1, defendendo uma vacina sem qualquer tipo de documentação, e em vez de atacar a senhora Finlandesa, por que motivo ele não enfrenta argumentos de outras pessoas como: Jane Bürgermeister? Se acha que não tem estaleca para ela, poderá até tentar contrariar o que eu digo, que não passo de um simples bloguer.

Aqui fica o desafio!

9 Comentários:

  aNGie

domingo, novembro 29, 2009 4:00:00 da tarde

...

- das leituras em atraso que fiz dos teus textos sobre a Gripe A;
- das leituras que tenho feito de investigações científicas;
- das opiniões que tenho ouvido ganhar força pelas ruas;
- das conversas que tenho tido com os especialistas de saude que me acompanham, os quais questiono sem qualquer tabu;

... resta-me a enorme dúvida:
PORQUE AINDA CONTINUAM AS PESSOAS A CORRER AOS CENTROS DE SAUDE PARA RECEBER VACINAÇÃO???

Se até já o senso comum compreendeu que há toda uma máfia política, farmacêutica, etc. e tal, relacionada com esta nova vertente da gripe e a sua vacinação "preventiva".. O que nos leva a ter tanto medo de assumir uma posíção, um pensamento próprio?

  Jane Doe

domingo, novembro 29, 2009 4:00:00 da tarde

O comentário:

Quando li este artigo - quando alguém o deixou numa caixa de comentários aqui - fiquei estupefacta com o que li. Claro que usar a Delegada de Saúde finlandesa é uma estratégia interessante para lançar a dúvida nos mais desatentos, e desinformados. A dita falta de lucidez desta senhora é um excelente bode expiatório para desacreditar tudo o que ela diz, por muito que possa ser verdadeiro.

Afirmar a segurança e eficácia da vacina com tanta certeza é um bocado estúpido. Todas as vacinas têm efeitos secundários - logo a segurança destas não é total, e nem sempre a eficácia. LEmbro por exemplo a HPV, que bem me parece que o verdadeiro estudo clínico está a ser feito na população - tal como a vacina da gripe A. Se assim não fosse, porque haveria o ministério da saúde de pedir que se esteja atento aos possíveis efeitos secundários, colocando ênfase na monitorização pós vacinação? Bolas, tenha lá um bocadinho de parcimónia no uso das palavras...

Os efeitos colaterais... Ora bem, o senhor fala dos efeitos colaterais mais frequentes, esquece os raros ou muito raros MAS que ocorrem, ou não estariam descritos no RCM... E o senhor não pode afirmar uma coisa que ainda não se sabe. A maioria das vacinas não leva o esqualeno na sua composição, logo ainda não se sabe ao certo o efeito deste produto injectado no corpo humano. Digo eu.

A analogia dos lenços de papel é daquelas que dá vontade de rir. Foda-se é cá um argumento...

Enfim... Este médico deveria ter um pouco mais de informação, e cuidado na hora de falar da vacina. De uma vacina cujos ensaios clínicos foram curtos, e que não foi testada em todos os grupos etários.

Subscrevo a tua crítica.

  aNGie

domingo, novembro 29, 2009 4:02:00 da tarde

foi bom voltar ao fim de tanto tempo e ver que ainda não perdeste o talento de provocar!

  Sammy

domingo, novembro 29, 2009 6:16:00 da tarde

Bruno, o que este "senhor" relata, não tem a ver com o conhecimento das vacinas da gripe A, ele fala e expões argumentos que são dados para defender a vacina da gripe comum!
Eu explico o porque de eu dizer isto: eu estou a acabar farmacia, e tive uma monumental discusão numa aula com os meus profes de Saúde Pública en Salamanca, precisamente porque eu nunca fui a favor da vacina da gripe comum, sempre achei (e acho) um negócio, para nada tão segura quanto dizem e os argumentos que me davam eram exatamente os mesmo (identicos!!) que os que acabei de ler deste senhor...Ahh e isso foi a 4 anos...
Acho que este tipo de "médicos", leram todos o mesmo, há 20anos e dai nunca mais ninguém os tirou dai.

  mãe pimpolha

domingo, novembro 29, 2009 9:56:00 da tarde

Clap, clap, clap.

  Lily

domingo, novembro 29, 2009 11:06:00 da tarde

"Se até já o senso comum compreendeu que há toda uma máfia política, farmacêutica, etc. e tal, relacionada com esta nova vertente da gripe e a sua vacinação "preventiva".. O que nos leva a ter tanto medo de assumir uma posíção, um pensamento próprio?"

A maioria das pessoas sabe, mas não quer aceitar nem ver isso porque não acha possivel nem ético para politicos ou empresas ditas 'sérias' que isso seja verdade, porque supostamente os politicos estão nos cargos para fazerem o 'melhor' para o país e para o mundo e porque a suposta função das empresas framaceuticas é cuidar da saúde das pessoas. A maioria das pessoas sabe que há algo por trás, mas não questiona, não pesquisa, não vai ao cerne da questão...Uns por preguiça, outros por ignorância, outros por medo do que poderão descobrir...
Como se isto não bastasse, aqueles que tentam chamar a atenção para o que realmente se passa e dar a conhecer a verdadeira realidade, ainda são apelidados de loucos, conspiradores, alienados e mais uns quantos nomes, porque, simplesmente, aos olhos da maioria dos mortais, este cenário quase "apocaliptico" (lol) não pode ser real...

acho eu...

  shaun

segunda-feira, novembro 30, 2009 11:07:00 da manhã

Lily:

Subscrevo.

  I.D.Pena

segunda-feira, novembro 30, 2009 1:12:00 da tarde

Espero que esse dr não leia este comentário. Concordo contigo, esse doutorzeco não faz outra coisa se não manipular opinião e ainda por cima acha-se no direito de nem apresentar factos... Mais ! Fala e escreve mal de quem nem sequer conhece, mete nojo existir pediatras assim.
Verifico que existe muitos medicos oportunistas tal como este sr, a minha pergunta é quais serão as contrapartidas para um médico recomendar uma vacina com uma mortalidade ainda crescer , basta abrir os olhos e encarar a realidade. E mais os media incentivam ainda mais o medo ao misturarem dados de mortes de gripes sazonais com a da A.
Lamento tudo isto, e revolta-me que não exista justiça , e nem sequer oportunidade para que se faça a devida justiça, pk o sistema so funciona para quem convem .

E por dizer estas coisas qualquer dia ainda me arrisco a ser considerada como terrorista .

  Anónimo

sexta-feira, dezembro 11, 2009 8:13:00 da tarde

Gostei da parte em que o Dr.Mário diz:
"- morte fetal em grávida vacinada - sejam cada vez mais frequentes, sem que isso permita extrair qualquer relação de causa-efeito"

e depois no fim:

"A gripe A, apesar de ser uma variante benigna e "mansa" da gripe, pode ter consequências graves"...

ORA... se a Vacina é feita com o virus da Gripe A, mas com menos intensidade..... então o que raio anda este médico a dizer?! Estudou na universidade do Socrates?????