Triste realidade!

Chegou às minhas mãos um anuncio da Galp energia, este anúncio é conhecido de todos vós, mas uma novidade para mim, pois não vejo televisão Portuguesa, na verdade não vejo televisão nenhuma, mas isso é outro assunto.



Como Português, senti-me ofendido ao ver este anúncio, apesar de ser uma realidade.
Este anúncio, sem intenção de o fazer, mostra-nos como as coisas são.

O adepto luta, ri, chora, acompanha, apoia, faz tudo em nome, não dos jogadores, mas sim da camisola que eles vestem. O facto de empurrarem o autocarro, parece-me uma analogia de como os levamos ao colo, de como fazemos deles heróis, de como lhes damos um estatuto, uma importância que eles não teem.

Portugueses esgotados, a cairem no chão cansados, a ser ajudados por outros Portugueses, porque o que é importante é levar aqueles idiotas mimados e arrogantes ao seu destino. Os jogadores, vão sentados, como reis no autocarro que deveriam ser eles a empurrar. Como se fosse a obrigação do povo, empurrá-los, leválos ao colo e ainda lavar-lhes o cu, depois dos jogos.

Este anúncio, envergonhou-me mas ainda bem que só passa em Portugal, se bem que deve passar também na RTPi. A sorte é que só os Portuguese veem esse canal.

Gostaria de ter visto um anúncio diferente. Um anúncio em que os jogadores, saissem do autocarro e empurrassem eles mesmos. Uma demonstração que fariam tudo, para ir ao Euro, uma analogia em como iriam lutar como nunca lutaram, por algo que todos gostaríamos de ver, ou seja um já merecido titulo de campeão Europeu. Aceitaria, ver o povo a empurrar o autocarro, mas depois de ver os jogadores a tentar e a pedir ajuda ao povo que passa. Agora da maneira como o anúncio foi feito?

Apesar da mensagem ser que "são os Portugueses que dão energia à Galp Energia", a mensagem visual é outra e essa é uma mensagem triste. Digo triste por ser realidade. O Português sofre por estes ídolos, luta e faz esforços financeiros, mentais e físicos por eles, sem que eles nos deem o devido valor. Sem que eles nos demonstrem que são merecedores desse esforço. Sem que eles retribuam um pouquinho.

Não faco questão de ver a selecção nacional a ganhar tudo. Gostaria sim de os ver a tentar. Gostaria de os ver perder um jogo e dizer "mereceram ganhar, lutaram para isso". Não é isso que vejo, o que vejo é um conformismo com a derrota. Uma mentalidade de que "não vale a pena correr muito, pois nunca seremos campeões".

De todos os jogos que vi, UM e só UM me mostrou o esforço que lhes é exigido. Esse jogo foi o Portugal vs Franca do Euro 2000, em que num jogo que estava mais do que ganho apesar do 0-0, numa vitória mais do que merecida, no campeonato em que vi mais sangue, suor e lágrimas, por parte dos nossos jogadores, perdemos. Mas perdemos bem, perdemos devido ao desespero da equipa de arbitragem e organizadores de que a equipa sensação (Franca), não fosse eliminada. Sofri com as lágrimas do Sérgio Conceição, gostei de ver a revolta do Figo ao dar a sua camisola suada ao árbitro para ele cheirar.

Não exijo a Portugal que ganhe tudo. Exijo que lutem, suem e nos deixem orgulhosos, é isso que lhes é exigido, dar para receber. Este anúncio mostra o quanto lhes damos sem nada receber.

Aos idiotas responsáveis por este anuncio, poderia dizer-lhes "fode-te e danca", mas não digo, pois mostraram bem a nossa mentalidade pequenina, o nosso espírito de sacrifício sem sermos recompensados. A maneira como o Português luta com todas as suas forcas, pelas causas erradas, deixando o que é realmente importante para segundo plano.

Portugal ainda é futebol, fado e fátima.

Gostei em particular do final. Quando os jogadores saem do autocarro, não está lá nenhuma pessoa à espera de um autografo ou de um obrigado. Algo que me parece ser a mais crua realidade. O Português sonha mas, no fundo, no fundo, não espera nada deles.

25 Comentários:

  ipsis verbis

domingo, maio 11, 2008 4:50:00 da tarde

É um mau anúncio para a Galp, para os jogadores, para os publicitários que o fizeram e para os portugueses em geral. Que aborrecido!

  afectado

domingo, maio 11, 2008 4:57:00 da tarde

Por acaso, agora que falas, teria ficado muito melhor pelo menos além do povo a empurrar os jogadores descerem do autocarro e irem lá para o meio empurrar também. Talvez assim fizesse sentido...

  M

segunda-feira, maio 12, 2008 9:30:00 da manhã

Quando o vi pela primeira vez disse ao meu pai que parecia que os gajos só lá iam ao empurrão. Parece que mais pessoas pensam assim. :-D

  Anónimo

segunda-feira, maio 12, 2008 12:59:00 da tarde

É sempre assim... o povo bimbalhão venera gajos que recebem milhões para se irem promover a nivel mundial à pala das cores nacionais.
Aquele anuncio so retrata a realidade.. Os jogadores a serem empurrados e a mostrarem uma grande apatia em relação a quem os empurra.
Quanto à dedicação nao concordo contigo. Acho que o jogo com a França não foi o único, houve o jogo com a Holanda que foi impressionante.

  Bruno Fehr

segunda-feira, maio 12, 2008 2:14:00 da tarde

ipsis verbis:

Eu só preocupo com os Portugueses em geral, por ser um deles!

  Bruno Fehr

segunda-feira, maio 12, 2008 2:15:00 da tarde

afectado:

"Por acaso, agora que falas, teria ficado muito melhor pelo menos além do povo a empurrar os jogadores descerem do autocarro e irem lá para o meio empurrar também. Talvez assim fizesse sentido..."

Claro que sim, o povo a ajudar, tudo bem, mas o povo a fazer de escravo, isso nao!

  Bruno Fehr

segunda-feira, maio 12, 2008 2:16:00 da tarde

Allie:

"Quando o vi pela primeira vez disse ao meu pai que parecia que os gajos só lá iam ao empurrão. Parece que mais pessoas pensam assim. :-D"

É que as carros de empurrao, pegam e neste caso nem assim pegou!

  Bruno Fehr

segunda-feira, maio 12, 2008 2:21:00 da tarde

Osama das Alturas:

"Quanto à dedicação nao concordo contigo. Acho que o jogo com a França não foi o único, houve o jogo com a Holanda que foi impressionante."

Tu estás a falar no Portugal vs Holanda do mundial de 2006. Nesse jogo o que vi, foi orgulho pessoal e nao nacional. Toda a porrada que houve em campo era vinganca pela que estavam a levar. Esse jogo nao dignificou Portugal nem a Holanda, pareciam 22 homens das cavernas a lutar pelo título de mais macho.

O Portugal vs Franca a que me refiro, nao foi o do mundial de 2006, mas sim o do Europeu de 2000 na Bélgica e Holanda. Aquele que foi sem dúvida o nosso melhor Europeu. Melhor do que o de 2004. Em 2000 nao mercemos perder jogo nenhum, ganhámos tudo e fomos eliminados por um erro de arbitragem contra a Franca. Recuperámos de 2-0 contra a Inglaterra, ganhando 3-2, demos 4-0 à Alemanha. Foi o Europeu em que os jogadores se dedicaram mais, por ser a última oportunidade da "geracao de ouro" fazer algo.

  Anónimo

segunda-feira, maio 12, 2008 5:03:00 da tarde

Somos os país dos Fs...Fado, Futebol, e Fátima...

E para concluir foderam os portugueses todos neste anuncio!!


bahhh...que anuncio pateta!!!

  iFrancisca

segunda-feira, maio 12, 2008 5:47:00 da tarde

Adorei o texto!
Beijo!

  Pax

segunda-feira, maio 12, 2008 7:55:00 da tarde

Tens razão.
Eles muito repimpadinhos a ouvirem música enquanto o povo os empurra e sua (do verbo suar) a sua própria camisola sem marca!

Parece que o orgulho de um português já não está em ser o primeiro mas sim o que empurra, atrás.
E pior, o que empurra quem sabe não merecer (muitas vezes) o seu suor.

  André

segunda-feira, maio 12, 2008 8:10:00 da tarde

De certeza que a maioria dos portugueses quando viu o anuncio deve de ter pensado que deviam de ser eles a empurrar, eles é que ganham muito dinheiro e pouco fazem e assim deveria de ter sido. Concordo contigo que quando se honra a camisola é o mais importante, mas também de vitórias morais estão os portugueses fartos. Elevam-nos lá bem alto e depois não querem que a decepção seja grande!?

  caditonuno

segunda-feira, maio 12, 2008 10:45:00 da tarde

concordo contigo. dava uma maior sensação de apoio eles começarem a empurrar e depois juntar-se o público anónimo e ajudar, por exemplo. acho que ficava melhor.

continuamos a ser um portugal pequenino, daquelas 3 coisas que disseste e poucas mais.

  Bruno Fehr

quarta-feira, maio 14, 2008 9:30:00 da manhã

Ondinhas:

"E para concluir foderam os portugueses todos neste anuncio!!"

Este anúncio parece ter sido inspirado num anuncio feito para o Euro 2004, que foi considerado um dos melhores anuncios do ano.

Nesse anuncio a bola de uma crianca fica presa num ponto alto e quem passava, contruíu uma gigantesca torre humana para que a crianca fosse buscar a bola. Ora esse anúncio é bonito, este nao o é.

  Bruno Fehr

quarta-feira, maio 14, 2008 9:30:00 da manhã

iFrancisca:

Danke.

  Bruno Fehr

quarta-feira, maio 14, 2008 9:32:00 da manhã

Pax:

Será que ninguem reparou nisto antes de colocarem o anúncio no ar?

  Bruno Fehr

quarta-feira, maio 14, 2008 9:33:00 da manhã

PsYcHo_MiNd:.

"mas também de vitórias morais estão os portugueses fartos. Elevam-nos lá bem alto e depois não querem que a decepção seja grande!?"

O problema é que temos sempre esperanca na camisola, o problema é que quem a veste nao tem.

  Bruno Fehr

quarta-feira, maio 14, 2008 9:34:00 da manhã

caditonuno:

"concordo contigo. dava uma maior sensação de apoio eles começarem a empurrar e depois juntar-se o público anónimo e ajudar, por exemplo. acho que ficava melhor."

Muito melhor, passava uma mensagem de que todos os Portugueses apoiam a seleccao e nao que todos os Portugues andam com ela às costas.

  Pax

quarta-feira, maio 14, 2008 12:07:00 da tarde

"Será que ninguem reparou nisto antes de colocarem o anúncio no ar?"

Quem colocou o anúncio no ar deve ter sido um daqueles que teve direito a um primeiro plano no filme e a quem ofereceram um bilhete para o primeiro jogo no mundial.

O anúncio não é grandemente bem sucedido, até porque se é da Galp e o autocarro atravessa vários países sem que funcione por si... mal estará a tal da energia.

  Brown Eyes

quinta-feira, maio 15, 2008 10:18:00 da manhã

Digamos que o anúncio é muito infeliz mas ao mesmo tempo mostra uma das péssimas características do nosso povo, o conformismo, o sacrifício e a resignação. Os jogadores ganham aos milhares e o povo lá os vai empurrando.

BE

  hiniii

domingo, maio 18, 2008 7:30:00 da tarde

Bem o.O

Ao ver o anuncio pensei o mesmo k tu..

Desrespeitam os portugueses com akele anuncio...
Vamo la levar os meninos de ouro ao colo, enkanto eles tao todos divertidos e confortaveis no seu autocarro, o 'povo comum'[ao k parece, eles sao muito superiores a nós pessoas comuns k não ganham milhoes] empurra o autocarro, alguns caiem ao chao, suam, fazem tudo por tudo para apoiar os 'herois' por kem sao desprezados..

Ao ver a parte final, esperava ver ao sairem, as pessoas k os tinham feito xegar ate ali, alguma interacção plo menos com os pobres coitados k empurravam o autocarro..
Mas não tava la ninguem.. mais uma vez... nao se percebe kal era a idea a transmitir de kem criou akele anuncio estupido...


tbm tive pa escrever um post sobre isso.. mas a falta de paciencia entre outras coisas fizeram k não o fizesse..
portanto, posso 'divulgar' o link deste post no meu blog? ^.^'

fica bem*

  Bruno Fehr

quinta-feira, maio 22, 2008 4:54:00 da manhã

Pax:

"O anúncio não é grandemente bem sucedido, até porque se é da Galp e o autocarro atravessa vários países sem que funcione por si... mal estará a tal da energia."

Por outro lado é energia limpa, um retorno à escravatura :P

  Bruno Fehr

quinta-feira, maio 22, 2008 4:55:00 da manhã

Brown Eyes:

"mas ao mesmo tempo mostra uma das péssimas características do nosso povo, o conformismo, o sacrifício e a resignação. Os jogadores ganham aos milhares e o povo lá os vai empurrando."

Claro que mostra a realidade, mas daí a ser motivo de chacota...

  Bruno Fehr

quinta-feira, maio 22, 2008 4:57:00 da manhã

M!a:

"Ao ver a parte final, esperava ver ao sairem, as pessoas k os tinham feito xegar ate ali, alguma interacção plo menos com os pobres coitados k empurravam o autocarro.."

No entanto o final foi a única coisa que gostei. O facto de o povo ter sofrido e apoiada sem ficar à espera de um agradecimento. Esta é a maneira mais honrada de dar, dar sem esperar nada em troca, nem sequer um obrigado.

"portanto, posso 'divulgar' o link deste post no meu blog?"

Podes, sim!

  Anónimo

sexta-feira, junho 20, 2008 10:05:00 da tarde

eu nao concordo totalmente, mas também nao discordo, uma vez que a selecção perdeu, penso que é a altura perfeita de fazerem outra mensagem publicitária, mas desta vez com os adeptos dentro do autocarro com os jogadores da selecção a empurrarem, isso sim sería o mais justo.
Penso que a mensagem inicial da publicidade nao era para ofender, tendo em conta que a mesma tería um significado muito claro e simples, demonstrar que todo o país estava apoiar toda a equipa da selecção e nada mais.
Mas aceito a opinião dos outros até porque esta é apenas uma opinião entre muitas outras.