Perder países: China

Como sabem, o meu blogue não tem um tema, tem temas. Aqui fala-se de relações, Português, banalidades, insanidades... Por se falar de tudo, quero falar de países. Apetece-me bater em países, falar mal deles. Não vou falar mal de Portugal, pois como Português isso seria muito fácil. Por isso vou começar pela China.

A China é um país onde só se pode ter um filho por habitante, por esse motivo, crimes são cometidos. Mulher obrigadas a abortar ao custo da sua própria vida, aos 5, 6, 7 e até 8 meses de gravidez. Laqueações das trompas obrigatórias após o primeiro filho.

As crianças deficientes são simplesmente abandonadas e, nas zonas mais pobres onde ter um filho varão é sinal de fertilidade e prosperidade, as meninas são abandonadas.

Este país, tem pena de morte, a mais comum é a morte por fuzilamento e a zona à qual disparam, é feita por encomenda. Sim, por encomenda. Se uma clínica privava em Portugal precisar de retinas para um transplante, um Chinês será morto com tiros no coração, se uma clínica precisar de um coração, o condenado é morto com tiros na cabeça. Todo o mundo sabe ninguém liga.

Segundo o tratado de Tóquio, cada país tem quotas de poluição, a China que assinou esse tratado, polui 8 vezes mais que o valor permitido. Isto é legal, pois comprou aos seus vizinhos asiáticos os direitos de poluição não usados por eles.
A economia cresce e dentro de 50 anos será a maior potência mundial. A sua abertura oficial ao mundo será no ano de 2008 durante os jogos Olímpicos de verão.

Devido aos jogos muitas alterações e cicatrizes estão a ser escondidas, estão a construir uma imagem utópica, para "Inglês ver", por isso começam por eliminar o Chinglês e fazer traduções correctas.

Já fui a Hong-Kong e todos os cartazes em Inglês estão correctos. Já morei durante 6 meses em Macau e as traduções em Português e Inglês estão correctas. Na China é uma miséria. Apesar de Hong-Kong e Macau serem China, são regiões autónomas. Nunca fui à China própriamente dita, o mais próximo que estive, foi numa escala de 3h no aeroporto de Pequim devido ao mau tempo, quando me dirigia para Macau.


Aqui ficam algumas dessas pérolas e respectivas traduções directas do Chinglês para Português.

Chegam a um restaurante e reparam na ementa. Nela constam 6 pratos de comida com nomes tão sugestivos como:
- O templo explode o cubo de galinha.
- O rebento de soja queima o bife.
- A água ferve o bife.
- Fatia de galinha escorregadia.
- Massa de galinha de seda.
- A violação do cogumelo preto.

Ora bem, apesar de quererem que esta frase seja inofensiva, a sua construção gramatical obriga à seguinte leitura:

"É guloso vir-se de depressa"

Apesar de ser verdade, leva a interpretações sexuais.



A explicação por haver tantos Chineses no mundo. A marca destes preservativo é "Dano", estarão danificados e por isso em promoção?


Gambol, uma marca de notebooks e notepads, diz-nos:


"Notebooks, feitos com tecnologia do futuro, para os destacados vencedores de amanhã"

Até seria um lema bem pensado, se fosse possível construir algo hoje com tecnologia ainda não inventada, como é a de futuro.




"Rottweilwer"? Eles queriam escrever, "Rotweiler", no entanto, desde quando é que o Lulu to TimTim é um Rotweiler? Bolas, sempre pensei que fosse um Fox-Terrier.



"Extrance", estes brincalhões misturam, "exit" com "entrance" numa palavra, só para confundir a malta.



A economia cresce e o Banco Industrial e Comercial de China, está a inovar misturando os serviços bancários com o negócio do sexo, dando consultas só para homem de segunda a sexta. Estou a tentar abrir lá uma conta e aproveitar a promoção.



Aterramos em Pequim e vamos mostrar o nosso visto, onde? Na "Reception of Alien", "Atendimento ao extra-terrestre".




Este é um aviso de uma profundesa poetico-sentimental de valor incálculavel, sómente comparável ao profundo conhecimento filisófico do povo e cultura Chinesa. "Não faça os céus cairem".

Acho que esta é uma mensagem importante de passar a todos vós e às gerações futuras. Para esclarecimento, pedi a uma amiga Chinesa para traduzir, realmente a tradução é manhosa e complicada, mas de uma maneira geral é um pedido, para não deixar cair objectos das alturas, ou seja enquanto estiverem no ascensor.

55 Comentários:

  André

sábado, outubro 13, 2007 5:08:00 da tarde

Realmente falares de portugal teria sido muito fácil, mas a verdade é que também por cá se ve este tipo de coisas. letreiros absurdos com todo o tipo de erros ortográficos ou simplesmente idióticos,mas em portugues. mas quando é para venderem ao 'camon' fazem grandes textos em inglês e normalmente sempre correctos. é assassianr a própria lingua para parecerem bem aos olhos dos outros.

  Anónimo

sábado, outubro 13, 2007 5:19:00 da tarde

E ainda obrigam a família a pagar a bala do fuzilamento...
Não sendo xenófoba (porque não sou) confesso que os chineses me assustam um bocado. Acho que eles já são potência e nós ainda não nos apercebemos bem disso.
É impressionante ver como "eles" estão em todo o lado. A pouco e pouco têm-se vindo a apoderar de África... e não só.
Mas também não sei bem o quê que se pode fazer para inverter esta situação, acho que ninguém pode competir com eles. Eles são muitos, e com um espírito de sacrifício que acho que mais ninguém tem.

  Ana

sábado, outubro 13, 2007 6:08:00 da tarde

Ok, os meus abdominais agradecem novamente a sessão de "aeróbica risual"...

Honestamente, não fazia a menor ideia desses fuzilamentos por encomenda. Chiça...

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 6:31:00 da tarde

PsYcHo_MiNd:

É verdade, ainda este verão num restaurante em Portugal recebi uma ementa em Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Não tinha problema nenhum em pedir o que queria, pois estudei estas 4 línguas, mas no meu país, quero uma ementa na minha língua.

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 6:34:00 da tarde

Inês:

Eles lentamente estão a construir um monopólio, mas não fazem nada que os Americanos não tenham feito. Pelo menos a China não interfere com a politica interna de outros países.

Por outro lado, a China já é um potencia nuclear e militar, só precisa de se tornar uma potência enconómica para devolver o equilibrio ao mundo!

Os EUA são perigosos devido ao seu baixo QI e arrogância, com o queda da URSS, ele não temem ninguém. A China irá devolver o equilibrio ao mundo e controlar a arrogância Americana.

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 6:36:00 da tarde

Vanadis:

Para ser sincero, eu não discordo que um criminoso condenado à pena de morte, não seja útil ao ponto de salvar uma vida ao perder a sua.

O que não concordo é que é por este negócio render milhões, muito são mortos por crimes minimos, muitas vezes só porque têm saúde.

  Anónimo

sábado, outubro 13, 2007 7:50:00 da tarde

Atendimento ao extraterrestre, ora aí está uma coisa muito bem feita, todos os que não sejam chineses são como ETs quando chegam lá :)

  Anónimo

sábado, outubro 13, 2007 8:04:00 da tarde

"Pelo menos a China não interfere com a politica interna de outros países."
Dêem-lhes tempo...

"A China irá devolver o equilibrio ao mundo e controlar a arrogância Americana."
Não gostava que fosse a China a pôr um "travão" aos EUA. Se o fizer será para fazer ainda pior, porque se (ou quando) eles chegarem a esse ponto serão donos e senhores de tudo e não vejo quem lhes possa fazer frente. Além disso a arrogância deles já se faz sentir, veja-se o que acontece sempre que o Dalai Lama se põe a passear...

De um ponto de vista muito egoísta, neste "cantinho à beira-mar plantado" tenho (como quase toda a gente) tendência a temer mais o desconhecido. Não gosto da história dos chineses. Não gosto da cultura deles, e por mim não estou disposta a pagar o preço de um "equilíbrio" conseguido dessa maneira. Mas é claro que se houver esse preço a pagar pagamos todos...

  Anónimo

sábado, outubro 13, 2007 8:24:00 da tarde

Muito sinceramente acho vergonhoso nos dias de hoje ainda existir pena de morte, infelizmente a china não é o único país onde ela existe porém é ó único que conheço em que é feita por encomenda... enfim...

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 8:27:00 da tarde

Skynet:

É um pouco assim, mas irá mudar com o tempo.

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 8:36:00 da tarde

Inês:

Acho que o que irrita a China no Dali Lama é o mesmo que me irrita nele. Temos que ser conscientes, o Dali Lama é como que um Deus ou segundo a religião deles a reencarnação de um. O Dalai Lama diz coisas muito bonitas, mas é tanto Deus como eu sou. E o facto de ter tido escravos antes do exilio... acho que o torna tão humano como os outros.

"Não gosto da história dos chineses. Não gosto da cultura deles, e por mim não estou disposta a pagar o preço de um "equilíbrio" conseguido dessa maneira."

A história Chinesa não é diferente da nossa, com guerras pelo poder e sob constante ameaça de invasão. A sobra de Espanha sobre nós era a sombra que o Japão fazia sobre eles. A diferença é que Espanha nunca nos venceu para nos dominar e o Japão escravizou milhões.

O que temo na China, não é a cultura deles pois considero-a rica e cheia de coisas boas. O que temo é o regime comunista e repressivo.

Com o aumento das fortunas na China, o poder público irá aumentar também. Antes da China se tornar a maior potência mundial já o povo tem voz, já haverá direitos e democracia.

Com uma China poderosa, podemos ter a certeza que não irá haver um segundo Vietnam, Koreia, Afeganistão ou Iraque. A China consegue os recursos naturais dos países através do negócio e não da invasão sob pretextos ocos. No caso do Vietnam e Koreia não passaram de guerras para os EUA terem bases militares perto do Japão.

Os Chineses além de trabalhadores, têm uma forte noção de honra e justiça.

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 8:40:00 da tarde

sexy hot:

A pena de morte, para mim é aceitável de acordo com o crime.

O que não acho justo é eu pagar impostos para alimentar criminosos uma vida inteira sem fazerem nada.

Ou pior, alguém que mata 7 pessoas, apanhar 20 anos de prisão e ser solto ao fim de 11, como o nosso Mata 7 foi.

Um país com penas tão leves como Portugal, não deve criticar só porque fomos os primeiros a abolir a pena de morte.

As nossas penas, fazem xom que o crime compense. Roubas um comida num supermercado e és presa de 3 a 5 anos. Roubas milhões da tua empresa e já não é roubar é desviar.

O homem que passa droga é um traficante, o rico que passa droga, faz tráfico de influências.

O nosso sistema judicial é uma vergonha, não podemos criticar quem de uma forma, mesmo que exagerada diz, "fazes merda, fodes-te!"

  ipsis verbis

sábado, outubro 13, 2007 8:43:00 da tarde

O outro cantava "don't let the sun go down on me" estes, vão mais longe, devaneios de potência mundial talvez, por isso, "don't make skies fall down" tem tudo a ver.

  Bruno Fehr

sábado, outubro 13, 2007 8:49:00 da tarde

ipsis verbis:

Sim, pois eles estão a crescer tão depressa, que as bases que os sustentam não podem se muito seguras!

  ipsis verbis

sábado, outubro 13, 2007 8:57:00 da tarde

crestfallen: Sou fervorosamente contra a pena de morte. É horrível que ainda se pratique. Mesmo que seja por injecção letal, os apedrejamentos ou lapidação, a forca, a câmara de gás, a fogueira e a crucificação, estão no soro! Nenhum crime, por mais hediondo que seja, pode ser apagado com um outro crime contra os direitos do homem.

  Anónimo

sábado, outubro 13, 2007 10:52:00 da tarde

Concordo no que dizes acerca do nosso sistema judicial, mas não peças para concordar com a pena de morte. Ninguém tem o direito de tirar a vida a alguém, sim eu sei, ai e tal muito bom criminosa anda por aí a matar muito inocentes, mas se ao permitires a pena de morte não está a ser igual ou pior do que o tal criminoso?! Não achas que para muitos deles a pena de morte até é um alivio?! Desculpa lá, mas não sou a favor de uma coisa dessas! Retirar a liberdade a alguém é a pior coisa que se pode fazer!

  Oásis

sábado, outubro 13, 2007 11:37:00 da tarde

A "Recepção do Alien" foi feita propositadamente para a tua pessoa e nem agradeces!
Acabei de ver mais um ursinho por teres um "Blog 5 estrelas". Parabéns!

p.s.-Continuo à procura de um teletubbie roxo...

  Anónimo

domingo, outubro 14, 2007 2:13:00 da manhã

Hilariante:)

  Anónimo

domingo, outubro 14, 2007 2:24:00 da manhã

"Os Chineses além de trabalhadores, têm uma forte noção de honra e justiça."

Que não têm nada a ver connosco...

  Schlumpy

domingo, outubro 14, 2007 11:22:00 da manhã

Um pequeno àparte: Os JO são em 2008 e não em 2012. 2012 são em Londres...

Quanto à China: Tem muitos problemas internos que terá que resolver. Quando falo de problemas "internos" falo da questão de Taiwan.

É igualmente extremamente dependente do exterior energéticamente, daí a sua aposta em África (Angola, Camarões, Nigéria, S. Tomé, etc...)

Enquanto não houver solução para estes problemas que aumentarão com os anos em vez de diminuir, a China nunca será um verdadeiro rival para os EUA. E por outro lado estará cada vez mais sobre a pressão do exterior... esperemos que se transforme...

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 12:41:00 da tarde

ipsis verbis:

Eu simplesmente pergunto o que fazer a um homem que vilola uma criança de 3 anos? Esse homem não lhe tira a vida mas destroi-a. Será que merece ficar numa prisão Portuguesa por 25 anos? Será que paga a sua divida em 25 sem trabalhar e a ser alimentado?

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 12:50:00 da tarde

sexy hot:

"Ninguém tem o direito de tirar a vida a alguém"

No entanto tiram e nós não temos castigo a aplicar-lhes. Nos EUA são condenados as 25 anos de trabalhos forçados a arranjar caminhos de ferro e estradas, nós simplesmente lhes damos comida, TV e uma bola de futebol, para que possam passar o mais confortávelmente possivel o seu tempo de prisão.

"Não achas que para muitos deles a pena de morte até é um alivio?! Desculpa lá, mas não sou a favor de uma coisa dessas! Retirar a liberdade a alguém é a pior coisa que se pode fazer!"

Se é um alivio porque e que dezenas de homens no corredor da morte, têm recursos em tribunal para que a pena seja convertida em prepétua?

O nosso mundo está louco, com o amunto da miséria está-se a verificar um aumento de criminosos. A este ritmo a nossa vida será insuportável em menos de 50 anos. O que fazemos? Vamos construir cidades prisão?

Dentro de 50, só haverá água potável para 1 terço da população mundial. Vamos deixar morrer os nossos vizinhos sem água, para que o criminosos na prisão não lhes falte nada.

Não sou contra a pena de morte, não sou a favor da pena de morte. Mas que o nosso sistema judicial é muito leve, isso é.

Pois uma coisa é certa. Tenho uma irmã de 7 anos, se um porco lhe fizesse mal, esse porco não chegaria a ir viver a boa vida na prisão, ia eu por ele!

A pena de morte não é um alivio para o criminoso como dizes, é um alivio para a familia, pois com esse pesadelo já não têm que preocupar.

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 12:51:00 da tarde

Orquidea:

Pois, este blogue está a ficar muito fofinho, só com ursinhos.

Ainda tenho de fazer um texto sobre isso, com agradecimentos e blah blah, blah :)

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 12:51:00 da tarde

Noivo:

Gracias

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 12:53:00 da tarde

Inês:

Pode ser que não, mas por eles serem diferentes não são melhores nem piores do que nós. Não podemos julgar todo um povo, pela politica que os governa. O regime comunista irá cair.

Eu vejo os Chineses a quererem o mesmo que nós, dinheiro, Gucci, Lévis, Macdonalds, pizza hut, mercedes...

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 1:00:00 da tarde

Schlumpy:

Correcto, 2008.

Taiwan é um problema, se o sistema politico mudar, Taiwan será verdadeiramente livre, se não mudar, Taiwan será invadido e o mudo irá ficar a olhar, pois não pode fazer nada.

"É igualmente extremamente dependente do exterior energéticamente"

A questão é, por quanto tempo?

Os EUA estão longe de serem autosuficientes, vivem numa economia virtual e dependem do mundo exterior. A China enquanto não actualizar o valor da sua moeda e continuar as movimentações económicas por toda a Asia e Africa, terá os seus problemas resolvidos em pouco tempo.

  ipsis verbis

domingo, outubro 14, 2007 1:09:00 da tarde

crestfallen: um homem que viola uma criança de 3 anos, é um homem perturbado, horrível, nojento, com sérios problemas a nível sexual. É um doente. Demente. É uma ave rara no meio de tantas iguais. É uma coisa má na natureza. É contra-natura. Privá-lo do que gosta e o torna "especial" e melhor, deixá-lo sofrer por falta disso, em vida, é penitência suficiente, mesmo que seja por apenas 25 anos. Pena perpétua faz todo o sentido. Pena capital, não.

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 1:12:00 da tarde

ipsis verbis:

Eu partilho da tua opinião, mas quando a criança é nossa a justiça só por si não chega!

  ipsis verbis

domingo, outubro 14, 2007 1:19:00 da tarde

crestfallen: Pois, eu percebo-te. Talvez só a justiça não chegue e é claro que quando nos acontece a nós, ou a alguém próximo, deixamos a imparcialidade ficar de fora. É a cegueira temporária da ira. Mas, é aqui que temos que dar a vez ao juiz e deixar a equidade com ele. Não é fazendo justiça com as nossas próprias mãos que vamos devolver a vida, a pureza, a ingenuidade ou o que quer que seja a alguém que acabou de a perder.

  Anónimo

domingo, outubro 14, 2007 1:32:00 da tarde

Sou de ideias fixas!
Não tenho irmãos e muito menos ainda sou mãe, mas muito provavelmente se fizessem algo ao meu filho/a seja lá o que for, provavelmente não concordaria com a pena estabelecida, mas de uma coisa tenho a certeza, pena de morte NUNCA! Nunca disse que concordava com o nosso sistema judicial, mas podes ter a certeza absoluta que não concordo com imensas coisas dos EUA.
Já agora alguma vez pensaste na quantidade de inocentes que foram parar à pena de morte e que só agora é que se provou que afinal o tal criminoso até era inocente?!

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 1:49:00 da tarde

ipsis verbis:

São aquelas discussões que não levam a lado nenhum, pois nada irá mudar. Mais do que alguém se sentir injustiçado pela fraca pena de um criminoso, ainda temos de o alimentar enquanto ele está na prisão.

Há tanta estrada para arranjar e ter esses fdp todos a fazer 25 anos de trabalhos forçados, era um pouquinho mais justo.

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 1:52:00 da tarde

sexy hot:

A prisão perpétua por exemplo é um castigo justo para quem tira uma vida. Não será a prisão perpétua uma pena de morte bem mais desumana?

"Já agora alguma vez pensaste na quantidade de inocentes que foram parar à pena de morte e que só agora é que se provou que afinal o tal criminoso até era inocente?!"

Já mas isso era quando do julgamento até à execução da pena, passavam dias, hoje deixam passar mais de 20 anos. Duvido que que alguém seja executado inocentemente com este novo sistema.

  ipsis verbis

domingo, outubro 14, 2007 2:11:00 da tarde

crestfallen:
"Não será a prisão perpétua uma pena de morte bem mais desumana?"

Não. E respondo-te com as tuas palavras:
"nós simplesmente lhes damos comida, TV e uma bola de futebol, para que possam passar o mais confortavelmente possível o seu tempo de prisão."

Desumano seria um campo de concentração. Sem água nem comida. Mas assim, como está, também não acho justo. Demasiado fácil e quase burguês talvez. "Trabalhos forçados a arranjar caminhos de ferro e estradas" seria melhor.

  Silêncio ©

domingo, outubro 14, 2007 2:12:00 da tarde

LOL


Essa do atendimento dos Et's está realmente boa!

hehehehehe

Um Beijo Gargalhado

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 2:17:00 da tarde

ipsis verbis:

Então vamos força-los a trabalhar à lei do chicote!!

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 2:18:00 da tarde

Som Do Silêncio:

Os Chineses são muito simpáticos. Antes de entrares no túnel que te dá acesso ao avião, podes ler um simpático:

"Welcome next time"

  M

domingo, outubro 14, 2007 4:29:00 da tarde

Como se viola um cogumelo???

(Babe)

  ipsis verbis

domingo, outubro 14, 2007 4:48:00 da tarde

crestfallen:
"lei do chicote" faz lembrar escravatura. Not good.
Next.

:]

  ipsis verbis

domingo, outubro 14, 2007 4:53:00 da tarde

allie:
Para violares um cogumelo antes de mais tens que saber que tipo de som queres fazer. Para heavy metal ou hard-rock colocas umas cordas SIT. Para mais durabilidade, umas Elixir. Para um timbre de strato ou de telecaster usas umas Fender.

:D

(Eu sei que foi uma piada fácil)

  Anónimo

domingo, outubro 14, 2007 5:21:00 da tarde

Acho que todos nós preferíamos morrer do que ficar o resto da nossa vida privados da nossa liberdade por esse motivo é que digo que a pena de morte é apenas um alivio para quem vai lá parar!
Entre a prisão perpetua e a pena de morte prefiro a prisão perpetua. Pode ser desumana mas, aposto contigo que está muito longe de se considerar um alivio!

  ipsis verbis

domingo, outubro 14, 2007 5:52:00 da tarde

sexy hot:
O homem é o animal mais adaptável de todos. Logo, em cativeiro, apenas usando da liberdade prevista pela lei, o homem molda-se e cria um outro mundo, com o qual terá que viver.
E nem falo só dos prisioneiros. Muitas freiras, padres e monges vivem grande parte da sua vida enclausurados porque assim o escolhem. E apesar de não compreender, talvez neste caso, seja mesmo um alívio...

  Anónimo

domingo, outubro 14, 2007 5:55:00 da tarde

medo...mt medo!
eu sempre os achei um povo esquisitinho....so as cenas que eles vendem nas lojas deles...enfim!
tenho conhecimento dos fuzilamentos mas nao fazia a minima ideia de serem por encomenda!

quanto aos cartazes e ao atendimento ao alien,eles sao grandes adeptos de ficçao cientifica mas e serem patrioticos e atenderem tmb o godzila n?
****

  Schlumpy

domingo, outubro 14, 2007 7:52:00 da tarde

Então e velho cliché de que não funerais de chineses? Onde é que os corpos são enfiados? ehehehehe

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:01:00 da tarde

Allie:

Eheh, acho que os Chineses explicam isso na hora :) mas não deve ser nada de bonito de se ver!

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:04:00 da tarde

ipsis verbis:

A da "lei do chicote" foi piada propositada :).

Vejo que percebes de guitarras :). Pessoalmente prefiro as Ernie Ball Slinky 0.9 numa Gibson LesPaul, chamem-me antiquado :=)

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:05:00 da tarde

sexy hot:

Eu adoro quando os comentários começam a ir para a outro lado :)

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:07:00 da tarde

miss bradshaw:

Eles são patrioticos, tanto que acho que não atendem o Gdozilla por ele ser Japonês :)

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:08:00 da tarde

Schlumpy:

Já foste a restaurantes chineses?

Os mercados de rua na China vendem carne humana. É uma das coisas que o governo Chinês anda a tentar combater... pelo menos até aos jogos olímpicos!

  Teté

domingo, outubro 14, 2007 8:09:00 da tarde

Mim, quelêle uma violação de cogumelo pleto...

Não tenho muita certeza que vá ser essa potência que dizes... Até porque essa política de um filho (que a meu ver até era necessária, dado o excesso populacional), aliada à tradição que o que é útil é ter filho varão, fez com que pais se tranformassem em assassinos das próprias filhas, ou as abandonassem à nascença. Alguma vez viste algum documentárío sobre as condições degradantes em orfanatos, em que só quase estão meninas e deficientes? Em que muitos nem chegam à idade adulta?
Bom, sendo assim, é certo que vai haver excesso de homens no futuro e poucas mulheres. O que já de si não augura grande futuro, não?

Sou contra a pena de morte. Ponto final parágrafo. Na China, não há apenas pena de morte, como julgamentos sumários que ditam a mesma. O que vai contra todos os direitos humanos...

Já os céus a cairem-nos na cabeça, fez-me lembrar um conto infantil, ah, ah, ah!

E de regimes ditatoriais não gosto de nenhum, sejam comunistas ou não. Uma das últimas deste foi acabar por decreto a sucessão do Dalai Lama (personagem com a qual simpatizo bastante, não sendo mulher dada a religiosidades). Os monges tibetanos devem estar cheios de vontade de cumprir o dito decreto, de quem os espoliou das suas terras seculares. Aliás, este decreto fez-me lembrar o de um PM que um dia tentou acabar com o Carnaval por decreto, tentativa com a qual não se deu nada bem! Quer dizer, agora é Presidente, mas essa são outros 5 paus!

Este comentário é quase um post dentro do post, desculpa lá o ganda lençol, ah, ah, ah!

  Anónimo

domingo, outubro 14, 2007 8:35:00 da tarde

ia jurar que o godzila é chines! =x

shame on me!

ja agora,uma coisa que smp me moeu a cabeça: que é que os chineses fazem aos corpos dos seus falecidos aqui em portugal? é que nao ha registos de enterros em cemiterios nacionais......chop suey de vóvó??

oh Deus eu n escrevi isto.....

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:35:00 da tarde

Teté:

Não precisas de ir à China para ver o tratamento de crianças desumano. Temos esse tratamento ignorado na Europa. Romenia, Bulgária, Hungria, em muito países do bloco de leste as crianças são abandonadas e recebem tratamentos desumano... alguns desses país estão na UE.

"Bom, sendo assim, é certo que vai haver excesso de homens no futuro e poucas mulheres. O que já de si não augura grande futuro, não?"

A homossexualidade masculina está em crescimento, mas não será isso que irá parar a economia Chinesa.

Quanto ao decreto Chinês dirigido ao Dalai Lama eu concordo. O governo Chinês, exige que ninguém reencarne sem autorização do estado. Eu acho muito bem, pois acho que o Dalai Lama é um homem como eu e não a reencarnação de "A tulku" desde 1391. Poupem-me com esta coisa do mesmo gajo reencarnar.

O budistas acreditam na reencarnação, mas já viram a sorte deste gajo que reencarna há mais de 600 anos sempre em forma humana e masculina.

  Bruno Fehr

domingo, outubro 14, 2007 8:38:00 da tarde

miss bradshaw:

Eu adoro chop-suey mas não me admirava nada que seja a avózinha deles. A carne humana é comercializada na China, tal como qualquer tipo de carne. Até dizem que é doce!

  Francisca

domingo, outubro 14, 2007 9:39:00 da tarde

Ora então, peço permissão para invadir tão prezado espaço comercial...:P
Recebi um mail à tempos, onde explicavam, através de imagens, que em Taiwan fetos humanos eram vendidos em hospitais e supermercados por 50 a 70 dólares. Eram considerados uma especiaria de churrascos...
Depois envio-te o mail, porque não tenho palavras para comentar!

  Bruno Fehr

segunda-feira, outubro 15, 2007 11:48:00 da manhã

rosa:

Olha nem sei o que dizer... ainda não tinha ouvido falar nisso, mas não me surpreende.

  luafeiticeira

quarta-feira, outubro 17, 2007 1:24:00 da manhã

E ensinar português a chineses? As escolas portuguesas estão com esse problemas, se ainda ao menos os donos dos restaurantes fizessem desconto aos profs.... lol
beijos